Arquivo da Diocese da Guarda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Arquivo da Diocese da Guarda

#159545 | E. Osório | 15 jun 2007 19:45

Encontra-se em fase de organização o arquivo histórico da Diocese da Guarda.

Trata-se de um extenso conjunto de manuscritos pertencentes à antiga Câmara Eclesiástica, abrangendo também o extinto bispado de Pinhel. Consiste em processos de ordenação sacerdotal, dispensas matrimoniais, testamentos e colação de igrejas, assim como muitos outros documentos, do sec. XVI até à actualidade.

Nestes últimos três anos, os documentos – muitos deles em frágil estado de conservação – têm vindo a ser pacientemente tratados e organizados por uma pequena equipa “ad hoc”. Recentemente, o projecto mereceu o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, o que vai permitir um trabalho mais consistente.

É intenção da diocese que o arquivo seja de acesso público, de acordo com as recomendações da Conferência Episcopal Portuguesa acerca da protecção e divulgação do património cultural da Igreja.

Julgo ser esta uma notícia do maior interesse, pois vai permitir aprofundar os elementos históricos e genealógicos de muitas famílias, das Beiras e não só, pois muitos processos estão ligados a outras regiões do país.

Resta dizer que a abertura não será imediata, pese embora a natural ansiedade dos interessados, mas julgo que o resultado final compensará a espera.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese da Guarda

#159739 | JCALD | 17 jun 2007 02:31 | Em resposta a: #159545

Caro Eduardo Osório:

É sem dúvida uma notícia do maior interesse que, estranhamente, parece ter passado despercebida dos frequentadores do fórum.

Peço-lhe que não deixe de nos manter informados dos desenvolvimentos do projecto.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese da Guarda

#159815 | lmgp | 17 jun 2007 22:27 | Em resposta a: #159739

Caro Eduardo Osório,

Esta noticia é sem dúvida do maior interesse, para quem como eu faz investigação no distrito de Castelo Branco, porque a Diocese da Guarda até 1771, tinha no seu território grande parte do actual Distrito da Guarda e todo o Distrito de Castelo Branco e alguns concelhos que hoje pertencem a Santarém.
Desta forma, peço lhe para nos manter informados dos desenvolvimentos deste processo.

Com os melhores cumprimentos.

Ass. Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese da Guarda

#159853 | Saba | 18 jun 2007 05:42 | Em resposta a: #159815

Sou mais um com interesse neste topico. Grande parte dos meus antepassados sao da zona da Guarda.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese da Guarda

#159854 | jg15542 | 18 jun 2007 08:31 | Em resposta a: #159545

Caro Eduardo Osório

Estou verdadeiramente interessado na nóticia sobre os arquivos da Diocese da Guarda, e estou-lhe grato pela sua disponibilidade em nos manter informados sobre o andamento deste processo de divulgação da documentação existente no arquivo da Diocesse.
Eu sou natural da freguesia de Bogas de Cima. Esta pertence à Diosese da Guarda. Curioso que o Sr. Bispo vai estar na minha terra no próximo domingo...
O meu interesse sobre a documentação existente nos arquivos da Guarda é grande. Desde muito cedo que irmãos dos meus antepassados foram Sacerdotes especialmente nesta Diocese e estou interessado em obter esta informação. Com a abertura deste arquivo será mais fácil para todos o acesso à informação.
Por favor mantenha-nos informados sobre o andamento do processo.
Muito Obrigado
Com os melhores cumprimentos
Joaquim Brás Gomes (de Bogas)

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese da Guarda

#185392 | Amador | 19 fev 2008 16:30 | Em resposta a: #159545

Caro Eduardo Osório

Será que já é do seu conhecimento a data da abertura pública do Arquivo da Diocese da Guarda? Quando o souber certamente que o divulgará no forum. É uma notícia que interessa a muitos e lhe agradecerão por isso.

Melhores cumprimrntos

Herminio Ferraz

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese da Guarda

#185410 | E. Osório | 19 fev 2008 18:38 | Em resposta a: #185392

Caro Hermínio Ferraz,

A única informação que posso prestar é que o trabalho de organização continua. Logo que tenha notícias, não deixarei de informar.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese da Guarda

#185440 | lmgp | 19 fev 2008 22:29 | Em resposta a: #185410

Caro Eduardo Osório,

Obrigado pela informação.

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese da Guarda

#204751 | João Filipe | 03 ago 2008 13:17 | Em resposta a: #185440

Boa tarde

Porque estou a desenvolver trabalho de investigação, no âmbito da história económica, para a área geográfica de Abrantes cujo Arciprestado pertenceu à Diocese da Guarda, solicito informação junto de quem conheça a situação sobre se, deslocando-me à cidade da Guarda, será possível consultar no Arquivo Histórico da Diocese documentação referente aos períodos medieval e moderno.

Agradeço antecipadamente a informação que me venha a ser disponibilizada.

João Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese da Guarda

#247034 | João Filipe | 03 jan 2010 23:17 | Em resposta a: #185440

Boa noite,

Será que já é possível aceder ao Arquivo Histórico da Diocese da Guarda?

Com os melhores cumprimentos

João Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese da Guarda

#247255 | lmgp | 06 jan 2010 22:19 | Em resposta a: #247034

Boa Noite,

Não sei, mas também gostava de saber.

Se a Documentação que procura, for do Séc. XVIII aos finais do Séc. XIX existe a Câmara Eclesiástica de Castelo Branco na Torre do Tombo (com alguns documentos do Séc. XVII e raros os que são do Séc. XVI se é que existem).

Com melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese da Guarda

#247260 | João Filipe | 06 jan 2010 22:42 | Em resposta a: #247255

Boa noite,

Agradeço a informação. Irei pesquisar nessa documentação.

Com os melhores cumprimentos

João Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese da Guarda

#247264 | lmgp | 06 jan 2010 23:07 | Em resposta a: #247260

Só há um problema, embora venha à leitura essa documentação ainda não está toda tratada e devidamente condicionada.
Apesar disso, bom trabalho.

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese de Lamego

#247307 | mivapi | 07 jan 2010 17:21 | Em resposta a: #247264

É uma pena a Diocese de Lamego não seguir este bom exemplo e não pôr à consulta pública os Livros de Matrícula dos Ordinandos.

Cumprimentos,

M. Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese de Lamego

#247330 | lmgp | 07 jan 2010 22:49 | Em resposta a: #247307

Boa Noite,

De facto é pena. Assim a história de algumas famílias fica incompleta. A Câmara Eclesiástica de Castelo Branco, pode ser consultada porque está na Torre do Tombo.
Posso lhe dizer que existem cinco processos em que mencionam Lamego, que são os seguintes:

- No maço N.º 1941 (Faia - Lamego)
- No maço N.º 2001 (Lamego)
- No maço N.º 2003 (Várzea da Serra - Lamego), (Belmonte responde a Lamego) e (Celorico - Lamego)

Lamento não ter tirado o Nome das Pessoas nem a Data do Processo.

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese de Lamego

#247342 | HelenaB | 08 jan 2010 09:17 | Em resposta a: #247330

Bom dia,

A minha Avó insiste em como tinha um tio sacerdote da Faia, Guarda,

Será que esta Faia e este Celorico que escreveu são do Distrito actual da Guarda?
Assim sendo, eu teria que procurar em que Arquivos? Fiquei confusa.

Obrigada,
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese de Lamego

#247386 | mivapi | 08 jan 2010 18:54 | Em resposta a: #247330

Caro Luis Portela,


Obrigado pela sua simpática resposta, mas infelizmente as terras do antigo Bispado de Lamego que me indicou estão fora do âmbito das minhas investigações.

Cumprimentos,
Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese de Lamego

#247394 | lmgp | 08 jan 2010 22:38 | Em resposta a: #247342

Boa Noite,

Tem de requisitar os maços indicados da Câmara Eclesiástica de Castelo Branco na Torre do Tombo em Lisboa.

Cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese de Lamego

#247395 | lmgp | 08 jan 2010 22:47 | Em resposta a: #247386

Caro Miguel Vaz Pinto,

De nada.
Ajudo todos (as) aqueles (as), que posso, sempre que souber as repostas às perguntas colocadas.

Cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese de Lamego

#247535 | Maria M Luz | 11 jan 2010 22:16 | Em resposta a: #247395

Eu também gostaria de dizer que fico muito feliz com a notícia pois estou finalizando a genealogia do meu ramo materno (Avó materna) e são família ligadas a Guarda, Pinhel e Lamego.
Já consegui alguns dados na Torre no Tombo, no que tange aqueles que foram atingidos pela Inquisição.
Fiquei contente por saber destas raízes judias e por poder tido a possibilidade de saber que antes de irem para Portugal, pertenceram ao Reino de Castela e pelos processos da Torre do Tombo, consegui fazer um bom início genealógico, Já que no Brasil, e em especial, no Estado de Santa Catarina, encontrei mais oito gerações.
Neste estudo genealógico com raízes espanhola e depois portuguesa, encontrei nomes como: Luiz Vaz de Oliveira, Felipa Gomes ou Henriques de Oliveira, Francisco de Miranda e Castro e Ana de Souza Vale, João Sanches Maioral e Francisca Vaz de Oliveira, Francisco Ferreira isidro ou Isidoro. Nomes que me levaram a descobertas surpreendentes.
Que todos esses documentos que nos fazem descobrir nossas raízes possam sair dos arquivos o mais breve possível, e sejam colocados a disposição do mundo digital, para que cada família possa escrever a sua história.
Um abraço a todos deste fórum e um Ano de 2010 muito venturoso.
Cordiais Saudações
Maria Helena - INGESC - Instituto de Genealogia de Santa Catarina - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese da Guarda

#309108 | hmartins | 27 jun 2012 14:39 | Em resposta a: #159545

Bom dia.

Alguém tem conhecimento de algum desenvolvimento na organização do arquivo histórico da Diocese da Guarda.

Estou a aguardar evolução, para poder solicitar a pesquisa de um processo relativo a um padre desta diocese.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese da Guarda

#309109 | hmartins | 27 jun 2012 14:40 | Em resposta a: #309108

Bom dia.

Alguém tem conhecimento de algum desenvolvimento na organização do arquivo histórico da Diocese da Guarda?

Estou a aguardar evolução, para poder solicitar a pesquisa de um processo relativo a um padre desta diocese.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese da Guarda

#309111 | CarlosP | 27 jun 2012 14:56 | Em resposta a: #309109

Também já contactei através de email o Arquivo da Diocese, há mais de um ano, para saber da evolução dos trabalhos e da acessibilidade aos documentos, mas não obtive resposta, até hoje... :-(

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese da Guarda

#318739 | João Filipe | 06 dez 2012 22:08 | Em resposta a: #204751

Boa tarde

Porque estou a desenvolver trabalho de investigação, no âmbito da história económica, para a área geográfica de Abrantes cujo Arciprestado pertenceu à Diocese da Guarda, solicito informação junto de quem conheça a situação sobre se, deslocando-me à cidade da Guarda, será possível consultar no Arquivo Histórico da Diocese documentação referente aos períodos medieval e moderno.

Agradeço antecipadamente a informação que me venha a ser disponibilizada.

João Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Diocese da Guarda

#318787 | coviantiga | 08 dez 2012 01:35 | Em resposta a: #309111

Caros Confrades

A notícia que saiu de que o Arquivo já estava disponível não é certa.Poderá estar para breve, mas um breve que tanto pode ser de 1 mês como de 1 ano.Os documentos estão mais ou menos em ordem, mas dispõem de poucos meios humanos e materiais , falta fazer regulamento , não têm sala de consulta, enfim !!!
Necessitavam de dinheiro e um novo espaço, pois o que têm é muito pequeno.Estão a tentar ......resposta de há 1 semana..
M.Campos

Resposta

Link directo:

Arquivo da Diocese da Guarda

#406137 | João Filipe | 06 ago 2018 12:50 | Em resposta a: #159545

Boa tarde

Será que, entretanto, o Arquivo da Diocese da Guarda já está em condições de nele acedermos à documentação existente?
Agradeço informação para fins de investigação em curso.

João Filipe

Resposta

Link directo:

Arquivo da Diocese da Guarda

#408591 | João Filipe | 14 out 2018 22:24 | Em resposta a: #159545

Não sei o que se passa. Desconheço eventuais dificuldades vividas com o processo de organização do Arquivo Histórico da Diocese da Guarda. Mas, por Deus, porque não informar os investigadores que pedem esclarecimentos sobre a possibilidade ou impossibilidade de acesso à documentação?
Lamento, como católico e investigador, este comportamento por parte da Diocese.

Com os melhores cumprimentos

João Filipe

Resposta

Link directo:

Arquivo da Diocese da Guarda

#424192 | virgilio | 15 mai 2020 16:58 | Em resposta a: #408591

hà novidades ?

Resposta

Link directo:

Arquivo da Diocese da Guarda

#445086 | tosousa | 04 jan 2023 11:44 | Em resposta a: #445074

Essa notícia é de 2021. Até hj, não se viu nada...

Resposta

Link directo:

Arquivo da Diocese da Guarda

#445455 | lmgp | 26 jan 2023 16:51 | Em resposta a: #159545

Boa tarde,

Liguei para o arquivo distrital da Guarda que me informou que continuam a receber documentação do arquivo Diocesano, mas a título de empréstimo. Penso ainda não receberam toda a documentação. Se fizerem uma pesquisa no Google: "Arquivo da Diocese da Guarda" aparece "Diocese da Guarda - Arquivo Distrital da Guarda - DigitArq" clicando aqui vê-se alguns documentos que já estão no Arquivo Distrital.

Cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 16:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen