Pires, de Covide

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Pires, de Covide

#159741 | IsabelFont | 17 jun 2007 02:43

Caro confrade António Mota,
Tendo verificado que não se importa de ajudar os outros nalguma pesquisa, e sendo eu aqui da Lourinhã, sem possibilidade de deslocação a Braga, venho pedir-lhe ajuda num processo de IG refrente ao padre Diogo João, datado de 1730-10-02, Nº de processo 33583 Pasta 1493, para me situar em termos de ascendentes e datas; tenho que ele teve uma irmã de nome Engrácia Ribeiro, casada em 1724 (só me deram o ano) com Manuel Antunes; seriam filhos de Francisco Gonçalves no lugar de Paradella, freguesia de Valdozende que casou com Maria Ribeiro ?? (não consigo ler o que está escrito). Gostaria de saber o maior nº de dados que lhe for possível obter.
Será que me pode ajudar?
Cumprimentos de
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Pires, de Covide - Peço ajuda no AD Braga

#160512 | IsabelFont | 22 jun 2007 16:04 | Em resposta a: #159741

Caros confrades,
Relanço o tema!
Sendo eu aqui da Lourinhã, sem possibilidade de deslocação a Braga, venho pedir ajuda num processo de IG referente ao padre Diogo João, datado de 1730-10-02, Nº de processo 33583 Pasta 1493, para me situar em termos de ascendentes e datas; tenho que ele teve uma irmã de nome Engrácia Ribeiro, casada em 1724 (só me deram o ano) com Manuel Antunes; seriam filhos de Francisco Gonçalves no lugar de Paradella, freguesia de Valdozende que casou com Maria Ribeiro ?? (não consigo ler o que está escrito). Gostaria de saber o maior nº de dados possível.
Alguém me pode ajudar nesta pesquisa?
MIFontoura

Resposta

Link directo:

RE: Pires, de Covide - Peço ajuda no AD Braga

#160729 | IsabelFont | 24 jun 2007 14:16 | Em resposta a: #159741

Relanço o tema!
Sendo eu aqui da Lourinhã, sem possibilidade de deslocação a Braga, venho pedir ajuda num processo de IG referente ao padre Diogo João, datado de 1730-10-02, Nº de processo 33583 Pasta 1493, para me situar em termos de ascendentes e datas; tenho que ele teve uma irmã de nome Engrácia Ribeiro, casada em 1724 (só me deram o ano) com Manuel Antunes; seriam filhos de Francisco Gonçalves no lugar de Paradella, freguesia de Valdozende que casou com Maria Ribeiro ?? (não consigo ler o que está escrito). Gostaria de saber o maior nº de dados possível.
Alguém me pode ajudar nesta pesquisa?
MIFontoura

Resposta

Link directo:

RE: Pires, de Covide - Peço ajuda no AD Braga

#160747 | Antoniomota | 24 jun 2007 17:09 | Em resposta a: #160729

Cara MIFontoura

- Diogo João, pasta 1193, Procº 33583 de 10.2.1730, nasceu a 25.4 e foi baptizado a 4.5.1710, Padre Alexandre do Vale Araujo, abade, Padrinho Diogo Ribeiro, Vilar e Agueda Ribeiro, mulher de Manoel Dias, Paradela
. Filho de Francisco Gonçalves e Maria Ribeiro, Paradela, Santa Marinha, Valdozende
. Neto paterno de Domingos Francisco 'Perdigão', Perdizes e Catherina Francisca (filha de João Francisco e Madalena Afonso), Paradela, Valdozende
. Neto materno de Domingos Dias, Paradela, Valdozende e Maria Ribeiro, Vilar
. Bisneto paterno de Francisco Dias 'Perdigão' (filho de Gonçalo Dias, Perdizes e Catherina Domingues) e de Isabel Gonçalves, casaram no lugar de Perdizes, Valdozende
. Tetraneto Pedro Gonçalves, natural de Freitas, Covida, Terras de Bouro e de Apelonia Dias, moradores na Casa do Cancelo
. Quartaneto de Antonio Dias e de Maria Domingues, moradores no lugar de Saa, Covide

Este processo tem uma 'fama de cristão novo', que nasceu do nome de Apelonia Dias que casou com Pedro Gonçalves, no entanto isso não era verdade, que a fama se existia era de uma outra Apelonia, também desta familia, mas casada com Manoel da Silva, este filho do 'camisola', este sim com a dita fama.

Muitos cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Pires, de Covide - Peço ajuda no AD Braga

#160755 | IsabelFont | 24 jun 2007 17:43 | Em resposta a: #160747

Caro Confrade António Mota,
Muitíssimo obrigado pela sua ajuda!
Portanto devo situar os tetravós - António Dias e Maria Domingues - por volta de 1600? Acha que posso pedir os assentos de batismo ao ADBraga destes tetravós nessas datas?
Esta genealogia não vai ficar completa - sou amadora, e apenas quero deixar uma imagem dos ancestrais aos meus filhos e netos!
Uma coisa que não percebo a seguir a "Perdigão" é Perdizes - é o lugar de nascimento?
Por fim a observação sobre 'fama de cristão novo' é da sua autoria ou consta do processo?
Já que tão prontamente conseguiu estas informações, na mesma família, mas bastante mais recente, tenho uma dificuldade,que também já coloquei aqui num outro tópico, pensando que o pudesse ler; é ele (o tópico): Família Araújo Lanhoso, de Braga.
Se não conseguir saber nada, pelo menos gostaria de saber onde posso adquirir uma revista das décadas de 50/60: Bracara Augusta, que me disseram que aborda esta ligação.
Grata por tudo,
Aguardo as suas notícias possíveis!
Cumprimentos de
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Pires, de Covide - Peço ajuda no AD Braga

#160783 | Antoniomota | 24 jun 2007 21:57 | Em resposta a: #160755

Prezada Maria Isabel Fontoura

Respondendo às suas dúvidas:
Quanto a situar os tetravós Antonio Dias e Maria Domingues, por volta de 1600? - não encontra concerteza assento de nascimento dos mesmos, no entanto já lhe posso dizer que um irmão de Apelonia Dias a casada com Pedro Gonçalves, de nome Domingos Dias, o mesmo nasceu em 11.10.1582 e casou em 7.5.1618 com Margarida Loução, também em Covide.
No que respeita a completar uma genealogia, não se preocupe que nunca a completará, tem é que ter paciência e sempre que puder a poder melhorar.
O 'Perdigão' que a surpreendeu, não é o lugar de nascimento. Como é Valdozendo havia um lugar chamado perdizes, essa familia por qualquer razão de que desconheço, passou a ter a alcunha de 'Perdigão'.
A fama de cristão novo, consta do processo e é graças a essa fama, que os processos de Inquirição de Genere, passam a ser peças de grande informação como é o caso desta inquirição.
A revista 'Bracara Augusta', deve encontrá-la, facilmente, em qualquer biblioteca ou arquivo, mesmo até nessas feiras de livros em 2ª mão.
Igualmente, para sua informação e contemporâneos com o Padre Diogo João, tem os seguintes primos ou familiares: Padre Antonio Dias, clerigo inminoribus, Padre Manoel Dias Codeço, clerigo de missa e Joseph Dias, a receber ordens, na altura.
No Brasil, mais precisamente, na Baia, Padre Manoel Gonçalves, Padre Joseph Dias

Muitos cumprimentos
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Pires, de Covide - Peço ajuda no AD Braga

#160788 | IsabelFont | 24 jun 2007 22:58 | Em resposta a: #160783

Caro António Mota,
Muito obrigada por toda a sua informação.
Devo dizer-lhe que tenho 1 cópia - folha A4 - que me deram, de uma pequena genealogia a que lhe chamaram de "Pires, de Covide" e que se ligava a outros antepassados meus. Mas como tenho dificuldade em ler letras antigas e não tem datas, estava difícil de me situar.
Assim percebo melhor, e então quando puder peço os assentos, a partir dos meus antepassados mais recentes, para ir melhorando. Esta é realmente uma tarefa que nunca acaba!
Ajudou-me imenso com as suas informações.
Quando diz que não vou conseguir assentos desses tetravós de Padre Diogo João, é porque eles não existem? Ou desapareceram?
Se não considerar muita ousadia da minha parte, gostaria de ter dados mais concretos (dos assentos de baptismo ou casamento) dos antepassado directos que são a irmã do Padre Diogo João -> Engrácia Ribeiro, filha de Francisco Gonçalves e de Maria Ribeiro, que casou, salvo erro em 1724 com Manuel Antunes, em Valdozende.
A propósito de Inquirições de Genere, sabe se no Brasil existe algum arquivo/orgão que disponibilize informação online, correspondente á que o ADBraga - Univ Minho disponibilza sobre IG? Isto porque quanto aos Padres da Baía a dita folha só menciona o Pai; também não é muito importante: pura curiosidade intelectual!
Quanto ás revistas Braccara Augusta, acha que se encontram das décadas 50/60? Porque me disseram que é aí que vem a tal dedução genealógica do Padre João Navio de Barros.
Grata por tudo em que me ajudou,
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Pires, de Covide - Peço ajuda no AD Braga

#160899 | Antoniomota | 25 jun 2007 18:15 | Em resposta a: #160788

Prezada Maria Isabel Fontoura

Quanto à sua pergunta 'quando diz que não vou conseguir assento desses tetravós de Padre Diogo João', apenas me referia a Antonio Dias e de Maria Domingues, lugar de Saa, Covide, que o muito que conseguirá, será a data do óbito, pois os outros assentos não existe livro dos mesmos.
Como também tenho antepassados em Covide e como penso a curto prazo consultar os referidos livros paroquiais, pode ser que se ajuste em dar-lhe mais algum apoio nessa altura.
Quanto às IG no Brasil, não sei como funcionam, mas pelo menos numa 1ª fase teriam que estar na Sede do Bispado, no entanto, é provável que até estejam em Braga, dado que eles tinham cá os avós.
Aproveito para lhe dizer que o ramo que seguiu para o Brasil, era filho de Francisco Dias e de Isabel Gonçalves, que casaram no lugar de Perdizes, Valdozende, filho esse de nome Mathias Francisco, que casou com uma nativa da Bahia.
Quanto à revista em causa, também tenho vários exemplares, mas por acidente em nenhuma delas, tenho artigos de genealogia.

Muitos cumprimentos
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Pires, de Covide - Peço ajuda no AD Braga

#160902 | IsabelFont | 25 jun 2007 19:09 | Em resposta a: #160899

Caro Confrade António Mota,
Muito obrigada por todas as suas informações.
Espero então que não se esqueça de mim numa sua pesquisa pelo parentes de Covide.
Se quiser (se me der o seu e-mail) posso mandar-lhe a pequena árvore que tenho com os parentes dessas zonas - Covides, Valdozende, etc.. que já passei para a minha base de dados do PAF. Não sei se o ajuda alguma coisa.
Obrigada, mais uma vez.
Cumprimentos
Maria Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Meu lado paterno - Peço ajuda no AD Braga

#171745 | IsabelFont | 04 nov 2007 21:31 | Em resposta a: #160899

Prezado António Mota,

Volto ao seu contacto agora por um outro motivo: meu lado paterno.

Tenho a certa altura:
1. Rosa Maria Gomes Salgado, nascida em 3/10/1728, na Quinta de Travanca - Freguesia de Macedo de Cavaleiros, Arcebispado de Braga (pertence a Bragança), filha de
2. Francisco de Freitas, nascido em Santo Tirso de Prazins (Guimarães) cerca de 1690, casado em 1/1/1716 ?? com
3. Anastácia Gomes Peixoto Barreto Salgado, nascida em Santa Maria de Emeres, comarca de Chaves - da qual não consigo obter assentos de batismo por falta de Livros Paroquiais em Vila Real
Aquele filho de
4. Jerónimo de Freitas, também de Santo Tirso de Prazins, e de
5. Maria Francisca, de Santa Eufémia de Prazins.

Será que lhe é possível ajudar-me procurando os dados de assento de batismo deste Francisco de Freitas, acima mencionado, para ver se consigo recuar mais um pouco? E, não sei se será difícil e moroso para si, aquele casamento de Jerónimo de Freitas com Maria Francisca, de Santa Eufémia de Prazins.?

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 16:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen