Filiação de Padres

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Arquivos

Filiação de Padres

#159772 | nita | 17 jun 2007 16:08

Caros senhores
Gostaria de saber a filiação de dois padres dos quais tenho os nomes e os locais onde em determinado ano estavam "colocados".
Não sabendo mais que isto, a que entidade me deverei dirigir?
Grata pela vossa atenção.
Nita

Resposta

Link directo:

RE: Filiação de Padres

#159788 | gmg | 17 jun 2007 18:54 | Em resposta a: #159772

Tente o Arquivo Distrital de Braga. Procure nas Inquirições de Genere.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Filiação de Padres

#159913 | nita | 18 jun 2007 19:19 | Em resposta a: #159788

Caro Luís
Grata pela sua atenção, já tentei o ADB e nada encontrei, os nomes que eu procura não constam, ou então serei eu que não fiz a consulta correctamente.
Cumprimentos
Nita

Resposta

Link directo:

RE: Filiação de Padres

#159939 | Diogo Taveira | 18 jun 2007 21:40 | Em resposta a: #159772

Cara Nita,

Se os padres ainda são vivos ou morreram há bem pouco tempo, pode consultar o Anuário Católico, em [url]http://www.ecclesia.pt/anuario/[/url].

Os meus melhores cumprimentos,

Diogo Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Filiação de Padres

#160004 | nita | 19 jun 2007 11:54 | Em resposta a: #159939

Caro Diogo

Os padres que procuro estavam em funções um em 1830 no distrito de Leiria e o outro em 1876 no de Viseu.
Grata pela sua atenção.
Com os meus cumprimentos.
Nita

Resposta

Link directo:

RE: Filiação de Padres

#160007 | Diogo Taveira | 19 jun 2007 12:25 | Em resposta a: #160004

Caríssima Nita,

Será então necessário verificar ou as Inquirições de Genere (penso que é assim que se chamam) na Torre do Tombo, ou, como o confrade gmg disse, o Arquivo Distrital de Braga.

Os meus melhores cumprimentos,

Diogo Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Filiação de Padres

#160012 | chartri | 19 jun 2007 12:49 | Em resposta a: #160004

Cara Nita

No Distrito de Leiria , deverá consultar as inquirições de Génere em Coimbra que estão no Arquivo da Universidade de Coimbra. Terá que la ir (se estiverem dispostos poderão TALVEZ fazer uma consulta aos ficheiros para saber se existe o processo). O de Viseu poderá estar igualmente em Coimbra.

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Filiação de Padres

#160032 | salen | 19 jun 2007 14:59 | Em resposta a: #160004

O ADViseu tem algumas inquirições 'de genere'. Mande para lá um mail com a descrição dos casos. Mas como é sufragânea da de Braga, os que não estiverem lá poderão estar ou na Diocese de Viseu, ou no ADBraga, ou ainda à guarda da Diocese de Braga.
Para Leiria consultaria o ADLeiria para ver se lá têm algumas IdG’s. Sendo esta sufragânea de Lisboa, provavelmente os que não estiverem no ADL estarão nas instalações do IANTT, que é o ADLisboa, ou até quem sabe, no arquivo da Cúria Metropolitana de Lisboa.
Tem muito por onde escolher. Cumprimentos. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Filiação de Padres

#160047 | nita | 19 jun 2007 16:50 | Em resposta a: #160032

Caros Srs
Muito obrigada pela vossa preciosa ajuda.
Com os meus cumprimentos

Nita

Resposta

Link directo:

RE: Filiação de Padres

#160055 | pachancho | 19 jun 2007 17:22 | Em resposta a: #159913

Nita,

acedendo ao site do Arquivo de Braga, tem uma sala "de pesquisa de inquirições de génere ". Só tem que se inscrever (não paga nada por isso) e terá acesso a todos os processos de inquirição que estão em Braga. Nõa na sua totalidade em conteúdo mas se introduzir o nome do padre aparecerá a filiação, local de nascimento, nº de pasta nº de processo que são elementos necessários se pretender pedir alguma cópia para o arquivo.


http://www.adb.uminho.pt/


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Filiação de Padres

#160119 | nita | 19 jun 2007 21:39 | Em resposta a: #160055

Paula,

Esse foi o meu primeiro passo, mas não encontrei o que procuro, apesar de ter encontrado nomes iguais, as datas e os locais de nascimento ( a grande maioria do norte do país) não se conjugam com as poucas informações que possuo.
Um dos padre é natural do distrito de Leiria e em 1814 já tinha a sua paróquia. Em que seminário estudaria um jovem de Leiria nos finais de 1700? Seria em Braga?

Muito obrigada pela sua atenção e ajuda.
Os meus cumprimentos.

Nita

Resposta

Link directo:

Talvez uma correcção ...

#160283 | salen | 20 jun 2007 21:02 | Em resposta a: #160047

O ADViseu tem nomeações de padres para as freguesias, conezias e afins. IdGs não tenho a certeza. É escrever a perguntar ou mesmo consultar o conteúdo do "Fundo" da Câmara Episcopal.
Mas nas tais nomeações aparece a filiação do clérigo.
Cprmts. VF

Resposta

Link directo:

RE: Talvez uma correcção ...

#160295 | chartri | 20 jun 2007 22:12 | Em resposta a: #160283

O ADLeiria, não tem os IdGs, Estão em Coimbra (os do Centro). Julgo que só se encontram IdGs, alem de Coimbra, na TT (Lisboa), Braga (os do Norte) e em èvora (os do Sul)

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Talvez uma correcção ...

#160299 | rmfrp | 20 jun 2007 22:31 | Em resposta a: #160295

Caro Ricardo Charters d'Azevedo:

Há inquirições de genere, pelo menos, nos seguintes locais (para além dos que referiu):

- Arquivo Distrital de Beja: pertencem, se não estou em erro, a um fundo da Câmara Municipal e a sua consulta exige uma espécie de marcação prévia sujeita à disponibilidade de funcionários da Câmara. Já consultei algumas dessas inquirições. Há um índice na sala de leitura do AD Beja.

- Diocese de Faro: nunca consultei.

- Diocese da Guarda: de acordo com notícias recentes (veja a mensagem de Eduardo Osório sobre este tema: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=159854) a documentação desta diocese está a ser tratada e no futuro será de acesso público.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Talvez uma correcção ...

#160301 | chartri | 20 jun 2007 22:39 | Em resposta a: #160299

Meu caro,

Muito obrigado. Importante a informação

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 23:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen