Que bibliografia/fontes? (Casa de Vila Real)

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Pessoas | Cargos | Títulos | Património

Que bibliografia/fontes? (Casa de Vila Real)

#160003 | LProjecto | 19 jun 2007 11:47

Caros confrades,

Segundo consta, num dos títulos compilados em "Principalidade Alentejana" - obra não editada de Gonçalo de Melo Guimarães, um tal de Francisco Gomes da Silva, veador do Conde de Redondo, terá sido escudeiro e depois armado cavaleiro, em 03.09.1573, pelo Marquês de Vila Real D. Manuel de Menezes.

O autor indica, como fonte bibliográfica, uns borrões com várias genealogias manuscritas que existem na Biblioteca da Ajuda.

Pergunto se algum dos confrades tem acesso a estas fontes?

E ainda, que outra bilbiografia (relacionada com a Casa de Vila Real e os títulos pela mesma concedidos) poderá adiantar mais alguma "migalha" a esta informação?

Antecipadamente grato.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Que bibliografia/fontes? (Casa de Vila Real)

#160036 | gmg | 19 jun 2007 15:52 | Em resposta a: #160003

Embora não tendo a ver com o que pede na sua mensagem, sabe se na "Principalidade Alentejana" de Gonçalo de Melo Guimarães, constam as Família MALDONADO (Alegrete), CALDEIRA (Alegrete), DELICADO (Alegrete), THEMUDO (Portalegre)?

Tem, por acaso o e-mail desse senhor? ou forma de o contactar?

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Que bibliografia/fontes? (Casa de Vila Real)

#160082 | LProjecto | 19 jun 2007 19:22 | Em resposta a: #160036

Caro GMG,

Às três questões que coloca, infelizmente, só posso responder na forma negativa.
Sublinho ainda que, na sequência das várias vezes que me interpelou sobre o mesmo tema e as mesmas pessoas, caso tivesse alguma informação que julgasse poder interessar-lhe, já há muito a tinha facultado.

Cumprimentos,

LMCPC

Resposta

Link directo:

RE: Que bibliografia/fontes? (Casa de Vila Real)

#160226 | gmg | 20 jun 2007 14:15 | Em resposta a: #160082

Caro LMCPC,

Lamentavelmente não tem como entrar em contacto com o genealogista em causa... É uma pena também para mim...

Tem alguma coisa sobre a família MAROCO, ou BOLADA de Castelo de Vide?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Que bibliografia/fontes? (Casa de Vila Real)

#160247 | LProjecto | 20 jun 2007 16:31 | Em resposta a: #160082

Volto a sublinhar, na esperança de que me faça entender, de que na sequência das várias vezes que me interpelou sobre o mesmo tema e as mesmas pessoas, caso tivesse alguma informação que julgasse poder interessar-lhe, já há muito a tinha facultado.

Cumprimentos,

LMCPC

Resposta

Link directo:

RE: Que bibliografia/fontes? (Casa de Vila Real)

#160280 | henrdias | 20 jun 2007 20:54 | Em resposta a: #160003

Caro Luís Pojecto,

no tópico "Livros sobre as 5 Vilas", eu refiro uma obra muito interessante de Nuno Silva Campos, editada pela Colibri em Dezembro de 2004, com o título "D. Pedro de Meneses e a Construção da Casa de Vila Real (1415-1437)".
Como sabe a Casa de Vila Real era a donatária das Cinco Vilas (Chão de Couce, Avelar, Aguda, Maçãs de D. Maria e Pousaflores), bem como de um vasto património por todo este país, inclusivé aí no Alentejo, p. ex. em Mértola, Beja, Moura e Viana do Alentejo. Este livro relata o início da Casa de V.R., num período muito anterior ao que pesquisa, mas como procurou por outras bibliografias...
Num relançe muito rápido, numas das tabelas, encontro um Rui Gomes da Silva comandando uma expedição em Ceuta a 08.02.1416. Também na lista de Cavaleiros feitos por D. Pedro entre 1419 e 1432, aparece o nome dele em 1426.
O livro tem 190 páginas, de maneiras que não é fácil saber se virá lá mais algum Gomes da Silva referido, mas é bem provável que sim.
Curiosamente, consultando a minha B.D., encontrei dois Franciscos Gomes da Siva, pai e filho. O pai era padre, e a mãe era Antónia Rodrigues natural de C. Couce. O filho, também era daí natural, onde casou com Caetana Maria da Nazareth Azevedo, em 03.02.1717. Esta caetana era um dos muitos filhos de José de Sousa Azevedo, Escrivão dos Órfãos das Cinco Vilas (do Marquês), e neta de Martim Borges de Azevedo, Cavaleiro da Casa Real e sua esposa Ângela de Sousa Miranda, dama de D. Luísa de Gusmão (corte de D. João IV).
Bem sei que estes Gomes da Silva são de um período muito posterior ao que pesquisa, mas quem sabe se não constituirão uma pista ?...
Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Que bibliografia/fontes? (Casa de Vila Real)

#161005 | LProjecto | 26 jun 2007 21:45 | Em resposta a: #160280

Caro Henrique Dias,

Só agora reparei na sua intervenção neste tópico, a qual agradeço e registarei com agrado.
Entretanto, ficarei a aguardar mais algumas dicas... pode ser que algum confrade que frequente a Biblioteca da Ajuda tropece nesta gente nos ditos borrões com genealogias avulsas!

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Que bibliografia/fontes? (Casa de Vila Real)

#161009 | henrdias | 26 jun 2007 22:22 | Em resposta a: #161005

Caro Luís Pojecto,

encontrei hoje, numa feira de livro na Gare do Oriente a obra que aqui referi, pela módica quantia de 5€.

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Que bibliografia/fontes? (Casa de Vila Real)

#161019 | LProjecto | 26 jun 2007 23:27 | Em resposta a: #161009

Caro Henrique,

Ainda há dias de sorte!
Nem sabe a pena que me dá não ter a oportunidade de ir fisgando um ou outro alfarrabista ou feiras de livros no virar da esquina, mas por aqui não é assim tão fácil...

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Que bibliografia/fontes? (Casa de Vila Real)

#161108 | henrdias | 27 jun 2007 20:37 | Em resposta a: #161019

Caro Luís,

mas não precisa ficar "ougado", pois quando eu lhe disse isto, foi precisamente para ver qual seria a resposta.
Tal como eu referi esta obra "retrata" a casa de V. Real no seu início, portanto num período anterior ao da sua pesquisa, mas se ainda assim estiver interessado em obter o livro, que não seja a distância o impedimento.
Basta indicar o seu endereço postal para o meu e-mail que poderá encontar em:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=160485&fview=e
que eu depois, envio-o à cobrança. Mas convém ser quanto antes, pois só lá ficaram 3 volumes.
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Que bibliografia/fontes? (Casa de Vila Real)

#161113 | LProjecto | 27 jun 2007 22:16 | Em resposta a: #161108

Caro Henrique,

Já lhe enviei um e-mail para o endereço electrónico que me indicou.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

SOUSA FAGUNDES, de Castelo de Vide

#161281 | gmg | 29 jun 2007 15:35 | Em resposta a: #161113

Veja, se fizer o favor, o tópico: Sousa Fagundes, de Castelo de Vide.

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 04:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen