Francisco Botelho de Novais Quental

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Bibliografia

Francisco Botelho de Novais Quental

#160565 | acota | 22 jun 2007 21:50

Caros participantes

Gostaria que me pudessem a saber quais os ascendentes de Francisco Botelho de Novais Quental aqui na base de dados do Genea: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=593477 terá nascido no séc. XIV ou XV e cuja descendência se fixou no Arquipélago dos Açores, referido na obra Genealogias de São Miguel e Santa Maria capítulo Maria Novais de Quental.

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Botelho de Novais Quental

#160630 | acota | 23 jun 2007 16:12 | Em resposta a: #160565

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Botelho de Novais Quental

#160726 | acota | 24 jun 2007 13:26 | Em resposta a: #160630

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Botelho de Novais Quental

#161223 | fpontes | 29 jun 2007 04:08 | Em resposta a: #160726

Caro Cota,

Segundo reza o Dr. Gaspar Frutuoso a pag. 75 do seu livro IV das Saudaes da Terra: "... uma D. Maria de Novaes, a qual procedeu da ilustre geração e fidalguia do Regno de França, donde vieram ter a Espanha, ao Regno de Castela. Da qual progénia procedeu um Francisco Botelho de Novaes, que foi pai da dita D. Maria de Novaes, avó dos sobreditos Serrãos, e seu trisavô(deve ser bisavô, porque é dos ditos Serrões) Francisco Botelho de Novaes era um fidalgo de muita marca e de grande nome e renda e senhor de morgado; e residindo ele na corte de el-Rei de Castela ..."
E mais adiante, pag.76, diz: "Pelo que, dai por diante," (e por mercês do Rei de Castela) "o dito Francisco Botelho tomou por alcunha e apelidos de honra Novaes e Quenta ..."
Logo a seguir diz que: "Este Francisco Botelho Novaes tinha um irmão mais moço, chamado Lopo Afonso Novaes Coutinho, do qual e de sua mulher, nasceram Rui Lopes e D. Filipa Coutinho, mulher de Rui Gonçalves da Camara, segundo do nome e quinto Capitão desta ilha.", que a ser verdade, o Genea estará errado, pois nele os pais de D. Filipa são outros.
E logo a seguir diz, e passo a resumir, que por morte do pai D. Maria de Novaes, então menina foi trazida por seu Tio, o tal Lopo Afonso, para a corte portuguesa aonde foi dama da rainha D. Lionor e remata dizendo que "o qual parentesco está provado por estromentos autênticos.
Para já é tudo o que consegui saber pois, e muito por alto, no Nobiliário das Famílias Portuguesas parece lá não constar ninguém desta gente, o que se justifica, pois o Gaspar Frutuoso diz que vêm de Espanha e anteriormente da França.
Das informações que me pediu em anteriores posts sobre as Casas, não me esqueci, e para além do mais são também do meu interesse, só que ainda não descobri nada.
Um abraço,
Fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Botelho de Novais Quental

#161225 | fpontes | 29 jun 2007 04:27 | Em resposta a: #160726

Caro Cota

Por lapso, no 2º paragrafo da anterior, onde está escrito Quenta, é obvio que é Quental.
Já agora, esqueci-me (é da idade!) de lhe dizer que tenho descoberto alguns avós que nos são comuns e que não constam do Genea. Não sei se também o está a fazer mas pessoalmente estou a construir uma Arvore Genealógia da minha pessoa, já tenho cerca de 6.500 avós. Se for do seu interesse posso enviar-lhe os ditos avós comuns e para tal seria mais prático se me disponibilizasse o seu email.

Um abraço,
Fernando Pontes

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Botelho de Novais Quental

#161327 | acota | 29 jun 2007 23:26 | Em resposta a: #161225

Caro Fernando Pontes

Obrigado por mais estas informações.
Pena que nunca mais editem o resto das Genealogias aí da ilha, os nossos Galvão vêm no 24º capítulo e termina no 21º.

Nós falámos com a Irene à uns meses atrás e disse-nos que a casa dos Galvão era na Ribeira Grande, uma Casa antiga com azulejos, de resto não sei mais nada, saber sei só as do lado da Maria Laura do Rego.
No Livro de Família de Augusto de Ataíde vem referências ao nosso antepassado Scholtz e diz que há documentos existentes na posse de seus descendentes, quem? Nós não temos quase nada do lado dos Galvão. Parece que catalogava as espécies de acordo com o método de Linné (?), sueco parece-me, para a altura bastante inovador. Há-de dar uma vista de olhos a essa obra, se é que já não o tenha feito.

Isso é bastante interessante termos mais antepassados comuns, não, não estou a fazer nenhuma árvore porque também me falta o programa base para o fazer.
O meu email é antoniocota@netcabo.pt, muito obrigado por partilhar comigo mais informações.

Na folha 309, 310, 311 e 312 das Genealogias do Carlos Machado e Ernesto do Canto há-de reparar que há gerações que acabam sem mais nem menos, sem seguimento, portanto toda a informação que agora está tirei-a de lá mas está muito incompleta.

Em princípio conto ir aí este verão, vamos ver se tudo se conjuga para poder ir.

Então os pais de Filipa Coutinho estão trocados, estes Quentais tb nas folhas estão muitos "ramos soltos" e a informação é escassa. Aqui em Lisboa há as Saudades da Terra, que não temos, tínhamos uns volumes mas perderam-se, mas como de momento o meu tempo é tão escasso não me dá jeito ir para o campo Pequeno consultar as Saudades da Terra.

Uma vez mais muito obrigado por partilhar comigo mais informações sobre os nossos antepassados.

um abraço

António Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Botelho de Novais Quental

#161328 | acota | 29 jun 2007 23:27 | Em resposta a: #161327

Desculpe o email é antoniocota@netvisao.pt, enganei-me.

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Botelho de Novais Quental

#161329 | acota | 29 jun 2007 23:32 | Em resposta a: #161328

Afinal o nome correcto é Carl Linnaeus (1707-1778) ou Carl Linné.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 12:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen