Família de Cézar Ferreira Condeço

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família de Cézar Ferreira Condeço

#160745 | simplas | 24 jun 2007 16:29

Cézar Ferreira Condeço era meu avô, natural de Pardilhó, Distrito de Aveiro e viveu em Lisboa. Ele e minha avó faleceram cedo e os contactos familiares perderam-se. Sei que tinha irmãs e sobrinhos, pelo que gostaria de obter alguma informação sobre este ramo de minha família.
Alguém poderá ajudar?

Resposta

Link directo:

RE: Família de Cézar Ferreira Condeço

#163896 | mpa | 30 jul 2007 17:52 | Em resposta a: #160745

Sou descendente dos Ferreira Condeça (Condessa/Condeço) de Pardilhó (que entretanto, pelo menos no tocante à minha linha, passaram para Salreu).

Estamos a falar de Maria Joanna Ferreira Condeça (nascida em Pardilhó em 1850 mas residente desde criança em Salreu),
filha de Manoel Ferreira Condeço e Maria Vaz da Silva, ambos de Monte de Cima, Pardilhó,
neta (paterna) de Manoel Ferreira Condeço e Sabastianna d'Oliveira do Curral e (materna) de Pai incognito e mãe (não identificada no registo)
que foi casada com o meu antepassado, Joáo Abranches em 1871 e é minha trisavó.

Sei que ela tinha irmãos e creio que parte da família dela emigrou para o Brasil.

Dizem-me que havia um pequeno palacete em Estarreja (Beduído) dos Ferreira Condeça, entretanto demolido.

Creio ainda haver vestigios dos Condeço (3 na lista telefónica, em Estarreja mais concretamente em Beduído ... Pardilhó é, também, freguesia de Estarreja) mas ainda não pesquisei e portanto não sei se são da família.

Quando nasceu o César?

Quando me dedicar a este ramo da família procurarei alguma entroncamento comun com alguma info. que queira adiantar.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Cézar Ferreira Condeço

#164430 | simplas | 05 ago 2007 18:46 | Em resposta a: #163896

Agradeço as informações que disponibilizou, são para mim um bom começo.

Não sei, de momento, a data exacta do nascimento de meu avô, tenho apenas a indicação de que nasceu em Abril de 1895 ou 1896. Também sei que teve dois irmãos (Zacarias Ferreira Condeço e Américo Ferreira Condeço) e uma irmã cujo nome desconheço, que terá ido viver para Évora após o casamento.

Vou tentar obter dados mais precisos, e desde já aguardo que me informe sobre algo mais que possa encontrar nas suas investigações.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Cézar Ferreira Condeço

#164724 | mpa | 09 ago 2007 13:35 | Em resposta a: #164430

Olá,

Passei pelo ADA e tenho a info. do assento de nascimento do Cesar (29/4/1894) e do Américo (15/2/1897). Suponho que o Zacarias e a irmã terão nascido depois, pois o casamento dos pais, António Joaquim Ferreira Condeço e Maria Valente d'Almeida, ocorreu em 7/2/1884, em Pardilhó.

O pai, António Joaquim, nascido a 26/2/1862, carpinteiro, era filho de Salvador Ferreira Condeço e Anna da Silva e neto paterno de Manuel Ferreira Condeço e Anna Ferreira da Costa e materno de Alexandre Lopes e Anna da Silva.

A mãe, Maria Valente d'Almeida (1863 ... ainda não vi o assento), costureira, era filha de Manuel José de Mattos e Maria Valente (e era um ano mais velha que o António Joaquim).

Ainda não apurei a ligação com o meu ramo mas pode ter sido o Manuel Ferreira Condeço (no registo que tenho a mulher dele é referida como Maria seguida de um espaço o que pode denunciar que o padre não sabia o nome dela). Também pode ter havido mais que um casamento, então com uma Maria, mãe da minha Maria Joanna (nascida em 1850). Ou seja a Maria Joanna poderá ter sido tia do Cesar. Na proxima visita verei.

O assento de baptismo do Cesar refer que ele faleceu na Penha de França em 22/4/1945.

O assento do Américo tem indicação do seu casamento, em 1916, e da sua morte no Santo Condestável em 1975.

Suponho que manteve ligações com os familiares que foram para Lisboa pelo que poderá preencher melhor essa informação.

Para já é o que há.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Cézar Ferreira Condeço

#174734 | o.pereira | 29 nov 2007 17:24 | Em resposta a: #164430

Estou a procurar familia de um cunhado meu que é bisneto de Maria da Conceição Condeço casada com José Maria Gameiro penso que em Alpiarça.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Cézar Ferreira Condeço

#317702 | mpa | 22 nov 2012 23:07 | Em resposta a: #164430

Boa noite,

Já consegui ligar os meus Ferreira Condeço com o seus - o MFC foi pai da minha ascendente no seguimento de um segundo casamente. Se ainda tiver interesse no tópico favor indique e resumirei o que tenho dos seus/meus ascendentes.

Melhores cumprimentos
mpa

Resposta

Link directo:

RE: Família de Cézar Ferreira Condeço

#317726 | simplas | 23 nov 2012 11:44 | Em resposta a: #317702

Bom dia,

De facto continuo com muito interesse em saber mais sobre a família de meu avô mas, por motivos vários não me foi possível avançar na pesquisa. Agradeço por isso a sua disponibilidade para partilhar as informações de que dispõe.

Cumprimentos,
simplas

Resposta

Link directo:

RE: Família de Cézar Ferreira Condeço

#318176 | mpa | 26 nov 2012 14:17 | Em resposta a: #317726

Boa tarde,

Terei todo o prazer.

Sugiro que também veja o tópico 'Maria steves e José Valente d'Almeida ....' - pois os Ferreira Condeço têm ligações com esta família - várias. Deve ver o trabalho da Helena na morada que ela indica também.

Como é uma árvore que regride até cerca 1635 é muito extensa pelo que só retratarei a sua linha e indicarei a minha. Farei isto à mão e enviarei o respectivo scan. Favor indique o seu email ou mande-me email para mpabrantes@sapo.pt.

Melhores cumprimentos
mpa

Resposta

Link directo:

Família de Cézar Ferreira Condeço

#424704 | natercia7 | 05 jun 2020 09:49 | Em resposta a: #318176

Em Monção havia uma familia com esse nome. Era a familia da fadista Màrcia CONDESSA. Cpt Natércia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 05:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen