Trás-os-Montes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Bibliografia | Brasil

Trás-os-Montes

#161032 | alvesam | 27 jun 2007 00:55

Prezados,

Procuro informações de registro de nascimento e data e navio/vapor de embarque para o Brasil dos meus avós maternos.

Gostaria de informações de onde procurar lista de passageiros imigrantes para o Brasil em Portugal.

Os dados que tenho são:

Nome: Maria José de Almeida
pai: Manoel Pereira
mãe: Maria Almeida
data de nascimento : 06.05.1897
Porto de Chegada no Brasil : Porto de Santos
Ano de Chegada : 1913
Origem em Portugal - Trás -os - Montes

Nome: José Pedrosa da Silva
pai: Silvestre Pedrosa
mãe : Maria da Silva
Data de nascimento : 06.07.1887
Porto de chegada no Brasil: Porto de Santos
Ano de chegada: desconhecido
Origem em Portugal : Cinco Vilas

Grata por qq informação

Resposta

Link directo:

De trás de quem?

#161528 | salen | 02 jul 2007 00:01 | Em resposta a: #161032

1. José Pedrosa da Silva, se era da Freguesia de Cinco Vilas, era do Concelho de Figueira de Castelo Ridrigo, Distrito da Guarda. Escreva um e-mail para o Arquivo Distrital da Guarda (que descobre num motor de busca qualquer) exponha o seu caso e peça o documento, enviando o respectivo paragmento. Logo vê como é;
2. Sobre Maria José de Almeida, "Trás os Montes" não diz nada. É como dizer "Nordeste" ou "Amazónia". Pode ser nos Distritais de Bragança ou Vila Real, e há milhares de localidades, centenas de Freguesias e dezenas de Concelhos (Municípios) possíveis. Primeiro descubra o local de origem e depois volte ao Forum.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: De tr�s de quem?

#161536 | alvesam | 02 jul 2007 00:52 | Em resposta a: #161528

Prezados(as),

Grata pela pronta resposta.
Caminhei mais um pouco com as pesquisas.

Descobri que meu avê é na verdade do Distrito de COIMBRA, município de FIGUEIRA DA FOZ.
Sabendo que o município de Figueira da FOZ é formado por 18 munícipios e não me lembrando de nenhuma referência por parte de minha família de outro nome que não o de Figueira deduzi que podem ser as seguintes freguesias: 1. Buarcos, 2. São Julião, 3. São Pedro, 4. Tavarede, 5. Vila Verde,

Dai temos:

Nome: José Pedrosa da Silva
pai: Silvestre Pedrosa
mãe : Maria da Silva
Data de nascimento : 06.07.1887
Porto de chegada no Brasil: Porto de Santos
Ano de chegada: desconhecido
Origem em Portugal : Distrito de Coimbra
Município de Figueira da Foz
Freguesia Indeterminada (em pesquisa)
1. Buarcos
2. São Julião
3. São Pedro
4. Tavarede
5. Vila Verde.
A família de meu avô permaneceu em Portugal/Figueira (mãe, pai e outros).

Quanto a minha avó, descobri que veio para o Brasil com a mãe viuva, e com mais outros irmãos. Veio no porão porém não era clandestina. Veio para trabalhar em uma fazenda de café em Uberlandia e teve as passagens pagas pelo fazendeiro. É claro que teve que pagar com seu trabalho e o trabalho da família.
Era de origem humilde, ao contrário de meu avô, que dizem, ser de família abastada.

Minha vó era do distrito da GUARDA, Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e freguesia de Cinco Vilas ( esta freguesia tem conta hoje com 103 habitantes !!!)
O nome Trás-os-Montes surgiu porque realmente, no passado, era parte desta "região estatística".

Com minha avó ficamos assim:

Nome: Maria José de Almeida (filha da imigrante)
pai : Manoel Pereira (marido falecido em Portugal)
mãe : Maria Almeida (viíva imigrante)
data de nascimento : 06.05.1897 (da filha)
Porto de Chegada no Brasil : Porto de Santos
Ano de Chegada : 1913
Origem em Portugal -
Distrito : GUARDA
Concelho: Figueira do Castelo Rodrigo
Freguesia: Cinco Vilas

Saudações,

Angela

Resposta

Link directo:

Afinal, há muitas Figueiras na terra ...

#161581 | salen | 02 jul 2007 17:05 | Em resposta a: #161536

Não lhe devo transcrever sites externos a este mas, se escrever num motor de busca qualquer o termo "Páginas brancas" vai encontrar o site da PT (Portugal Telecom) com a lista dos assinantes de Portugal (lista telefónica online).
Se escrever 'Pedrosa' na janela da esquerda e na da direita seleccionar o Distrito de 'Coimbra', recebe uma lista de toda a gente que de chama Pedrosa no Distrito, e pode ir à procura em especial dos que morem na Figueira da Foz (e são bastantes).
Pode fazer o mesmo com a outra Figueira (a de castelo Rodrigo), bem longe da anterior, no Distrito da Guarda. Mas Almeidas serão por aí muito mais.
Mas não se esqueça de que ter o mesmo apelido não significa de todo ser da mesma família. Mas ao nível da localidade isso fica muito mais provável.
Mesmo se encontrar alguém, é natural que nenhum dos actuais saiba sequer da existência do seu antepassado. Mas poderá com um pouco mais de pesquisa (e talvez de um ou outro telefonema) obter mais alguma pista para a sua busca da Freguesia de origem do Sr João Pedrosa da Silva.
Boa sorte e cumprimentos. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 21:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen