Pedido de Ajuda para o Arquivo Distrital de Viana

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias

Pedido de Ajuda para o Arquivo Distrital de Viana

#161321 | DD | 29 jun 2007 22:27

Prezado Senhor Maia Fonseca
Agradecia a sua boa colaboração para encontrar o assento de casamento de Domingos de Sousa Dias, ou Domingos José Dias, com Josefa Cunha Lima,ou Josefa Maria de Lima, ou Josefa Freire de Lima, em Salvador da Vila dos Arcos de Valdevez, onde ele nasceu por volta de 1746,tendo o casal os filhos Domingos casado em 1808 com Clara Joaquia de Oliveira; Rosa, falecida em 1855,cc o Capitão João da Cunha Pereira e António José de Sousa Lima, que foi pároco da freguesia de Giela, do mesmo concelho.
Gratp e com os melhores cumprimentos
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda para o Arquivo Distrital de Viana

#161377 | Fmaia | 30 jun 2007 15:56 | Em resposta a: #161321

Caro confrade:

Como tenho que ir ao Arquivo amanhã, vou ver se dou uma vista de olhos.
Gostava de ser mais prestável mas, por vezes, o tempo é curto.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda para o Arquivo Distrital de Viana

#161385 | DD | 30 jun 2007 16:57 | Em resposta a: #161377

Caro Senhor Maia da Fonseca
Agradeço a disponibilidade e boa vontade manifestadas.
Fico a aguardar noticias,com os elementos possíveis.
Grato, ao dispôr e os melhores cumptos
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda para o Arquivo Distrital de Viana

#161505 | DD | 01 jul 2007 21:11 | Em resposta a: #161385

Caro Senhor Maia Fonseca
Em adenda ao meu pedido, venho esclarecer que encontrei uma referencia de que Josefa Maria de Lima era filha de Domingos Araújo e Andresa Maria Rodrigues e um seu irmão Padre Domingos José de Araújo nasceu na freguesia de Távora,Santa Maria, Arcos de Valdevez e o Domingos de Sousa Dias tinha um filho Padre António José de Sousa Lima, que nasceu em Arcos de Valdevez,São Paio, do mesmo concelho.
Na esperança que receba a tempo esta adenda antes de fazer as prometidas buascas do assento de casamento de Domingos de Sousa Dias e Josefa Maria de Lima e, assim, ter em atenção que o casamento também se pode encontrar em uma daquelas freguesias, aqui o venho importunar.
Com os melhores cumptos
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda para o Arquivo Distrital de Viana

#161518 | small | 01 jul 2007 23:01 | Em resposta a: #161377

Caro Maia da Fonseca
Já encontrei o casamento dos Pais do Amadeu, cujo assento de nascimento fez o favor de me enviar, bem como o nascimento do Pai do Amadeu. Fiz uma pesquisa
para mais irmãos do Amadeu, desde 1887 até cerca de 15 anos mais nas duas freguesias de Viana, Sta Maria Maior e.....não me recordo do nome. Agradeço a sua disponibilidade e já agora se nas suas pesquisas encontrar este apelido, agradeço muito! Não tenho ideia nenhuma onde possam ter nascido ou mesmo se tiveram mais filhos, mas por fotos presumo que sim! O pai do Amadeu era funcionário público o que nos traz logo problemas dada a mobilidade destes lugares.
Mcumptos
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda para o Arquivo Distrital de Viana

#161838 | DD | 04 jul 2007 16:22 | Em resposta a: #161505

Prezado Senhor Maia Fonseca
Pedia-lhe me informasse se foi possível localizar o assento de casamento de Domingos de Sousa Dias e Josefa Maria de Lima a que se referia o meu pedido de 29 de Junho e a sua resposta de 30 do mesmo mês.
Receio ter havido extravio da sua mensagem , se bem que o mais provável é que lhe não tenha sido possível a busca.
Com os melhores cump.tos
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda para o Arquivo Distrital de Viana

#162423 | Fmaia | 11 jul 2007 16:33 | Em resposta a: #161838

Caro Dario Rocha

Só agora me foi possível responder. Hoje estive no Arquivo mas o tempo não deu para nada. Amanhã vou lá mais um tempito e dir-lhe-ei qualauer coisa.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda para o Arquivo Distrital de Viana

#162435 | DD | 11 jul 2007 18:45 | Em resposta a: #162423

Caro Maia da Fonseca
Agradeço a disponibilidade e fico a aguardar notícias.
Melhores cumptos
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Para Dario Rocha

#162513 | Fmaia | 12 jul 2007 16:50 | Em resposta a: #162423

Caro Dario Rocha

Encontrei o assento de casamento de Domingos de Souza Dias com Maria Madalena Pereira da Cunha em 24 de Janeiro 1773 para a freguesia de Salvador - Arcos de Vadevez.
Na eventualidade de eu estar errado quanto à conjuge, o que à primeira vista não me parece, peço que me envie o seu email.
Vou digitalizar o assento, tratá-lo um pouco melhor porque não consigo ler muito bem, e enviá-lo-ei.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Dario Rocha

#162531 | DD | 12 jul 2007 19:59 | Em resposta a: #162513

Prezado Maia da Fonseca
Agradeço a mensagem e disponibilidade,no entanto, informo que o asento de casamento de Domingos de Sousa Dias e Maria Madalena Pereira da Cunha, de 24 de Janeiro de 1773, de Salvador da Vila dos Arcos não é o que procuro.
O assento de casamento que procuro é de outro Domingos de Sousa Dias com Josefa Maria de Lima, filha de Andreza Maria Rodrigues e de Domingos Araújo, naturais de Távora,Santa Maria, dos Arcos de Valdevez.
É provável que o casamento tenha sido realizado em Távora,Santa Maria.
Pode ter sido realizado em Arcos de Valdevez,S.Paio, onde, pelo menos o noivo residia-
O noivo também usava o nome Domingos José Dias e a noiva aparece, em assentos de nascimentos de filhos com os nome de Josefa Maria de Lima, ou Josefa de Lima, ou Josefa da Cunha Lima.
Desculpe o relambório mas é para ajudar nas buscas, se tiver paciencia para aturar-me e fazer novas buscas.
Com amisade e grato e os melhores cump.tos
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Para Dario Rocha

#162532 | DD | 12 jul 2007 20:13 | Em resposta a: #162513

Prezado Maiai Fonseca
Para a hipótese de não receber a mensagem que hoje lhe enviei, repito aqui.
Agradeço a amabilidade e disponibilidade da sua mensagem de hoje,mas, infelizmente, o casamento de Domingos de Sousa Dias com Maria Madalena Pereira da Cunha , não é o que procuro.
É outro Domingos de Sousa Dias , que tb usava Domingos José Dias,natural de Arcos de Valdevez ,S.Paio, cc Josefa Maria de Lima, esta em nascimentos de filhos aparece Josefa da Cunha Lima e Josefa Lima, natural de Távora,Santa Maria, Arcos Valdevez, filha de Domingos Araújo e Andreza Maria Rosrigues.
É possivel que tenham casado em Távora,Santa Maria ou em Arcos,S.Paio.
Desculpe o palavreado que pretende ajudar na pesquisa, se estiver ainda disponível e com paciencia.
Grato e c/m.cumptos
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Para Dario Rocha

#162681 | Fmaia | 14 jul 2007 10:38 | Em resposta a: #162532

Caro confrade

Vou continuar então à procura.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Dario Rocha

#162801 | DD | 16 jul 2007 12:27 | Em resposta a: #162681

Caro Maia da Fonseca
Agradeço a sua msg d0 dia 14 e o amável oferecimento de novas pesquisas, especialmente em Távora,Santa Maria.
Dos assentos de óbito de várioa filhos do casal de Domingos de Sousa Dias e Josefa Maria de Lima, ou josefa da Cunha Lima, calculo que o casamento deve ter sido celebrado por volta de 1770-1780.
Grato e c/m.cump.tos
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda para o Arquivo Distrital de Viana

#162888 | jagmc | 17 jul 2007 18:13 | Em resposta a: #162435

Caro Maia da Fonseca

Caso lhe fosse possível, agredecia uma consulta aos assentos de baptismo de:

Severino António Rodrigues filho de João Rodrigues ( da Cruz ) e de Gertrudes Maria (Cândida), natural da freguesia de Poiares Ponte de Lima com nascimento anterior a 1814;

Margarida Josefa Magalhães filha de António Magalhães ( também aparece como António José Magalhães ) e Joaquina Monteira, natural da freguesia de S. Julião do Freixo Ponte do Lima, nascida antes de 1814.

Com os melhores cumprimentos
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Arq. Viana de Castelo

#162942 | IsabelFont | 18 jul 2007 10:53 | Em resposta a: #162513

Prazado confrade Maia da Fonseca,
Dada a sua manifesta disponibilidade exposta neste Fórum, para ajudar os confrades e dado que estou numa aldeia perto da Lourinhã sem disponibilidade para deslocação, venho pedir-lhe se tem tempo para pesquisar os assentos de batismo de:
Manuel Ennes da Rua, nascido na freguesia da Areosa em Viana do Castelo, pelos anos de 1790 - 1800, filho de outro Manuel Ennes da Rua e Teresa Quesada (penso que de nacionalidade espanhola), bem como de sua mulher (devem ter casado por volta de 1825 ):
Maria Alves Bispa, também nascida na freguesia da Areosa em Viana do Castelo, também pelos anos de 1790 - 1810.
As datas são palpite meu, a partir de datas de descendentes.
Se for possível encontrar o casamento também agradeço.
Se encontrar e não tiver tempo para retirar os elementos, basta que me confirme os locais, nomes e datas para eu solicitar os assentos ao ADViana de Castelo.
É claro que li aqui algures a palavra "digitalização" e esse é o método com que eu trabalho, mas não me atrevo a pedir tanto.
Estou a estudar um ramo colateral da minha família - meu actual marido - e parei aqui.
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda para o Arquivo Distrital de Viana

#162943 | IsabelFont | 18 jul 2007 10:58 | Em resposta a: #161377

Prezado confrade Maia da Fonseca,
Não sei se não me enganei no destinatário do pedido que aqui fiz há pouco, por isso vou repeti-lo.
Dada a sua manifesta disponibilidade exposta neste Fórum, para ajudar os confrades e dado que estou numa aldeia perto da Lourinhã sem disponibilidade para deslocação, venho pedir-lhe se tem tempo para pesquisar os assentos de batismo de:
Manuel Ennes da Rua, nascido na freguesia da Areosa em Viana do Castelo, pelos anos de 1790 - 1800, filho de outro Manuel Ennes da Rua e Teresa Quesada (penso que de nacionalidade espanhola), bem como de sua mulher (devem ter casado por volta de 1825 ):
Maria Alves Bispa, também nascida na freguesia da Areosa em Viana do Castelo, também pelos anos de 1790 - 1810.
As datas são palpite meu, a partir de datas de descendentes.
Se for possível encontrar o casamento também agradeço.
Se encontrar e não tiver tempo para retirar os elementos, basta que me confirme os locais, nomes e datas para eu solicitar os assentos ao ADViana de Castelo.
É claro que li aqui algures a palavra "digitalização" e esse é o método com que eu trabalho, mas não me atrevo a pedir tanto.
Estou a estudar um ramo colateral da minha família - meu actual marido - e parei aqui.
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Arq. Viana de Castelo

#162972 | DD | 18 jul 2007 18:13 | Em resposta a: #162942

Prezada Mª Isabel Fontoura
A sua msg veio por duas vezes parar ao meu tópico.
Não sei se será lido pelo Confrade Maia Fonseca, a quem se destina.
Fica o aviso.
C/ os melhores c.tos
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda no Arq. Viana de Castelo

#163057 | IsabelFont | 20 jul 2007 01:05 | Em resposta a: #162972

Caro Dario Rocha,
Estive fora e só hoje pude ver a sua mensagem; obrigado pelo aviso.
Pensei que a 1ª tinha sido mal dirigida e afinal cometi o mesmo erro 2ª vez.
Obrigada
Cumprimentos,
Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Para Dario Rocha

#163356 | DD | 25 jul 2007 00:57 | Em resposta a: #162681

Prezado Maia da Fonsca
Sei que está sempre sobrecarregado de pedidos para buscas no Arquivo Distrital de Viana.
Como na sua msg de 14 de Julho me dava a esperança de novas buscas para localizar o as.so csam.to de Domingos de Sousa Dias c/ Josefa Maria de Lima,agradecia que, quando julgar oportuno e possível, me informasse se lhe foi possível fazer buscas nos Livros de casamentos de Távora ,Santa Maria, donde a nubente, suponho, era natural, já que tinha um irmão ali nascido.
As filhas Joana,Vitória Caetana, e os filhos Domingos e António nasceram já na freguesia de Arcos de Valdevez,S.Paio, entre os anos - cálculos feitos pelos seus assentos de óbito - entre 1870- 1890.
Desculpe a insistencia.Sei que não respondeu por ainda não ter tido oportunidade.Prometo esperar com paciencia, pois, não quero que me considere mal agradecido.
Com os melhores cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Para Dario Rocha e Isabel Fontoura

#163370 | Fmaia | 25 jul 2007 10:29 | Em resposta a: #163356

Caros confrades:

De regresso de umas curtas férias, deparei-me com um bloqueio na minha caixa de correio, provocado pela alteração na rede de acesso à net.
Pelo facto, peço imensas desculpas. Logo que me seja possível deslocar ao Arquivo irei tratar das questões colocadas e pendentes.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para Dario Rocha e Isabel Fontoura

#163439 | DD | 25 jul 2007 20:10 | Em resposta a: #163370

Prezado Maia da Fonseca
Agradeço a atenção da sua resposta.
É o costume, quando regressamos de férias vimos sempre encontrar trabalhos redobrados.
Desejo que, ao menos, tenham sido reparadoras as suas ferias.
Quanto ao meu pedido ficarei a aguardar as suas notícias, quando lhe for possível sem grande sacrifício
C/m/ cump-tos
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda para o Arquivo Distrital de Viana

#171075 | montargil | 27 out 2007 13:19 | Em resposta a: #162943

Cara Dª. Mª Isabel Fontoura,

Concerne famílias de Nª Srª de Vinha de Areosa, V. do Castelo.

Será que a Maria Alves Bispa a que se refere, é a que descende dos Bravos, Coelhos, Pequitos (Porquitos), Alves Oleiro, Alves Bispo, alves Oleiro, Cazados (e não Quesados), Cazados Rouxão????

Maria Alves Bispo (é minha 4ª avó), n. 31 mai 1780 et cc Manoel Rodrigues a 20 jul 1803, Manuel Rodrigues era filho da Antónia Martins da Rua et neto de Francisco Martins da Rua c.c Domingas Vieitas (Bieytas)

Tiveram a Maria (Maria Rosa LOUREIRA), a Theresa, a Rosa, mais conhecidas pelas Loureiras do monte.
Guerra Junqueiro na "Moleirinha" refere-se a uma delas.
Cumprimentos
Luís filipe vieira santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda para o Arquivo Distrital de Viana

#171079 | IsabelFont | 27 out 2007 14:19 | Em resposta a: #171075

Boa tarde,
Muito obrigada pelo sua ajuda, mas não me parece que seja a MARIA ALVES BISPA que refere.
Esta senhora, teria nascido por volta dos anos de 1800, na freguesia da Areosa (Viana do Castelo) filha de João Alves do Vale e de Teresa Peres Esteves, que terá casado com Manuel Ennes da Rua, por sua vez filho de outro Manuel Ennes de Rua e de Teresa Quesada.
Aquele casal (Manuel Ennes da Rua e Maria Alves Bispa) teve Custódia Enes da Rua.
Mas realmente é muita coincidência, sendo o nome igual, e o apelido Rua, também envolvido!
Tem possibilidade de pesquisar em Viana do Castelo? SE puder, muito agradeço uma ajuda.
Cumprimentos
MªIsabel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda para o Arquivo Distrital de Viana

#171086 | montargil | 27 out 2007 15:30 | Em resposta a: #171079

Cara Sra. Mª Isabel Fontoura,

Sem dúvida, que será uma colateral bem próxima... de todas as formas conheço bem o séc XvII, e todas estas famílias aí se entroncam. Teresa Peres Esteves é Theresa PIRES Esteves. Existem documentos relativos as familias do Vale, aliados que foram com os Ruas, Costa Jacome, Esteves, Peixe, Pires, S.Mamede, Bispos, Casados, et Galeão. Aliás tudo indica que um grande cientista dos principios XX, provém do ramo de Theresa de Jesus Parente Ramos do Vale (XVI), vários foram cirurgiões.
Existe todavia em Lisboa a empresa que fundada ( XVI) em Viana, pelas familias de Areosa, lhes permitiu radicarem-se em Lisboa, mas sobretudo noutros paises.Todos estes nomes existem actualmente. Nas minhas bases verificarei sobre o Manuel Ennes da Rua, et também a Maria Alves Bispo, pois aquando da larga pesquisa dos meus antepassados minhotos/galegos só inscrevi os ramos directos.
Raramente vou à cidade de Viana, e quando estou é sem duvida aos fins de semana. Já faz tres anos que não tenho tido oportunidade de continuar as pesquisas, mas fica registado as suas informações.
Posso também avançar que "tropecei" com os Ennes da Rua no sec XVII (1620-1660)... estes também deviam casaram com os Morais, Carvalhos... com família actual em Lisboa....
Cumprimentos
luís filipe vieira santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda para o Arquivo Distrital de Viana

#171088 | IsabelFont | 27 out 2007 15:45 | Em resposta a: #171086

Boa tarde,
Caro confrade Luís Filipe

Muito obrigada pelas suas informações.
Agradeço me dê uma dica em que livros poderei colher mais informação; será possível?
Se encontrar mais alguma informação que me possa ser útil, muito agradeço.
Cumprimentos
MªIsabel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 09:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen