Pesquisas dos livros Paroquiais via Internet

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Informática

Pesquisas dos livros Paroquiais via Internet

#162316 | fccabral | 10 jul 2007 04:31

Alguém pode ter a gentileza de me informar se é possível pesquisar os arquivos, livros e registros paroquiais dos Distritos do Porto e de Aveiro, com suas diversas Freguesias, pela Internet ? A informação que procuro refere-se ao nascimento de meu avô ocorrido em 1900 no Portugal, em alguma das freguesias do Porto ou de Aveiro. Sei que o sítio do Arquivo Distrital de Aveiro permite a consulta, remetendo-nos à Torre do Tombo, mas não sei se as informações estão atualizadas, ou seja, se foram digitalizados os dados dos registros paroquiais das diversas Freguesias daquele Distrito correspondentes àquele período. Se alguém puder me orientar a respeito do tema, desde logo agradeço. Estou no Brasil e procuro descobrir o local de nascimento de meu avô, bem como, a origem da Família.

Obrigado.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas dos livros Paroquiais via Internet

#162372 | rmfrp | 10 jul 2007 20:40 | Em resposta a: #162316

Caro Fernando Cabral:

Tanto quanto sei, são muito poucas as freguesias para as quais existem registos digitalizados na internet. Essa situação deverá no entanto mudar gradualmente durante os próximos anos.

No entanto, é importante que compreenda que mesmo que os registos estivessem na internet (e, como referi, não estão), seria mesmo assim muito difícil localizar o registo que interessa, pois nos distritos do Porto e Aveiro existem centenas de freguesias.

Que dados tem do seu avô? Tem a data de nascimento exacta e o nome dos pais? Não existirá forma de localizar melhor o seu nascimento por outra via?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas dos livros Paroquiais via Internet

#162390 | fccabral | 11 jul 2007 02:11 | Em resposta a: #162372

Meu caríssimo Rui Pereira

Primeiramente, quero agradecer-lhe, desde logo, pelo seu interesse e pelo seu contacto. Tenho poucas informações a respeito de meu avô, mas, o nome dele era Manoel (ou Manuel) Bastos (ou Basto) D'Amorim, nascido em 21 de dezembro de 1990, sendo filho de Manoel(ou Manuel) dos Reis Ferreira de Amorim e de Angelina Rosa Moreira Pinto Bastos (ou Basto) de Amorim.

Desembarcou no Brasil em 25 de maio de 1914, no Porto do Rio de Janeiro, vindo de Portugal no Vapor Orissa. Sei que veio com apenas quatorze anos, aparentemente só, para viver em companhia de meu bisavô - pai de minha avó (brasileira) com quem casou-se - que para cá viera anteriormente.

Deste meu bisavô, cujo nome era Diamantino Marques Gomes sei, por ouvir dizer, que seria originário do Concelho de Anadia, no Distrito de Aveiro.

Segundo comentários de familiares, meu avô era originário da região do Porto. Contudo, o facto de ter vindo só para o Brasil, com pouca idade, para morar e trabalhar com meu bisavô sugere que deveria haver um vínculo familiar ou de grande amizade entre as famílias de ambos, razão por que não descarto a possibilidade de ser ele, talvez, proveniente do Distrito de Aveiro.

Como podes perceber, caro Rui, encontro-me com certa dificuldade para identificar o local de nascimento de meu avô e o de seu registro de Baptismo ou Nascimento.

Minha esperança era de que pudesse consultar, via Internet, os registros das diversas Freguesias que integram os diversos Concelhos dos Distritos do Porto e de Aveiro, perímetro que estabeleci para o início de minha pesquisa.

Se tiveres alguma orientação que me possas dar agradeço-lhe muitíssimo.

Com os meus cumprimentos.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas dos livros Paroquiais via Internet

#162443 | rmfrp | 11 jul 2007 21:43 | Em resposta a: #162390

Caro Fernando Cabral:

A sua pesquisa parece ter dados suficientes para avançar por diversas vias.

Uma forma possível será tentar localizar o registo do passaporte do seu avô nos livros do Distrito de Aveiro ou do Porto. Ao contrário dos baptismos, com livros separados para cada freguesia, os passaportes (que logicamente eram muito menos) estão registados por distrito. Como tem a data de chegada ao Brasil basta pesquisar no período correspondente aos meses anteriores. Eu nunca consultei esse tipo de documentação mas espero que algum colega com mais experiência possa informar melhor.

Outra hipótese é tentar localizar no Brasil o prontuário de estrangeiro do seu avô, que ele deve ter tido se ainda era vivo em 1938. Também não sei detalhes deste assunto, mas já vi algumas mensagens do colega Lourval que o referem, por exemplo esta:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=137835&fview=c

Não me surpreende que algumas pessoas digam que o seu avô era originário da região do Porto mesmo que ele fosse de Anadia. Afinal, o Porto é a segunda maior cidade de Portugal, a maior do norte, e de Anadia ao Porto a distância é de cerca de 100 quilómetros. Uma informação vaga e pouco exacta como "ser da região do Porto" é comum nestas situações de emigração. Por esse motivo, será essencial obter infomação mais rigorosa sobre a origem do seu avô e os dois métodos acima indicados parecem-me à partida os melhores. Para além disso, será importante explorar todos os registos relativos ao seu avô no Brasil: casamento, óbito, nascimentos e casamentos dos filhos, etc.. Por vezes um desses registos tem informação que não consta em nenhum dos restantes.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas dos livros Paroquiais via Internet

#162451 | fccabral | 11 jul 2007 22:57 | Em resposta a: #162443

Meu caro Rui Pereira.

Agradeço-lhe imenso as informações que me destinou.

Os dados referentes ao casamento de meu avô e do nascimento dos filhos, nos registros cartoriais, aqui no Brasil, já os consultei, obtendo certidões recentes, mas não avancei mais do que os dados que conseguira antes. Lamentavelmente, os registros eram muito evasivos, limitando-se a declarar que ele era natural do Portugal, sem especificar Distrito, Concelho ou Freguesia. Pena que pelo tempo decorrido e pelas regras que aqui vigoram sobre o descarte de documentos, a certidão de nascimento dele, usada na habilitação do casamento, foi incinerada.

No Arquivo Nacional obtive os documentos relativos ao registro de meu avô como estrangeiro, para a obtenção da Carteira de Identidade de Estrangeiro, mas no ano de 1969, o que, infelizmente, não acrescentou muito, embora por meio desta pesquisa eu tenha conseguido a informação sobre o Vapor em que viajou para o Brasil, a data e o Porto de sua chegada.

Vou retornar ao Arquivo Nacional para pesquisar sobre as anotações possivelmente feitas no ano de 1938, pois pela proximidade com a data de sua chegada, as informações, se existirem lá, devem ser mais precisas, até por que o seu casamento se deu após este período.

Outra excelente indicação é a de efectuar a pesquisa do registro do passaporte de meu avô nos livros respectivos dos Distritos do Porto e de Aveiro. Pedirei a amigos que aí vivem que me auxiliem nessa procura, inclusive, na identificação do Porto de onde partiu o vapor em que embarcou para vir ao Brasil, pois, é possivel que existam registros na Freguesia ou Concelho em que este se localize sobre os portugueses que imigraram.

Parece-me que é possível, ainda, que na Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, onde ele aportou, existam registros de sua chegada, pois, informaram-me que era comum que a Igreja Católica recepcionasse os estrangeiros anotando-lhes todos os dados possíveis.

Suas informações são, pois, valiosas e servirão de contributo eficiente para orientar-me nas buscas que me proponho.

Com meus sinceros cumprimentos.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas dos livros Paroquiais via Internet

#162829 | HelenaB | 16 jul 2007 20:11 | Em resposta a: #162451

Caro fccabral,

Não sei lhe valerá de algo, mas vou-lhe escrever apenas uma lista com os nomes das freguesias do Concelho de Anadia, Distrito de Aveiro, Portugal.

Trata-se de "índice" que existe no Arquivo Distrital de Aveiro. Para cada uma delas, há livros anteriores a 1910 (não sei propriamente até que ano existem).

ANADIA:
- Amoreira da Gândara;
- Ancas;
- Arcos de Anadia;
- Avelãs de Caminho;
- Avelãs de Cima;
- Mogofores;
- Moita;
- Óis do Bairro;
- Sangalhos;
- São Lourenço do Bairro;
- Tamengos;
- Vila Nova de Monsarros;
- Vilarinho do Bairro.

HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisas dos livros Paroquiais via Internet

#162837 | fccabral | 16 jul 2007 21:32 | Em resposta a: #162829

Prezada Helena B

Agradeço-lhe muitíssimo o contributo que, certamente, será de imensa valia para a minha pesquisa.

Com meus cumprimentos.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 05:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen