Tratamento Imagens

Este tópico está classificado nas salas: Informática

Tratamento Imagens

#163166 | LF2S | 22 jul 2007 11:57

Bom dia

Eu sei que este tema não tem a ver directamente com Genealogia mas...
Das pesquisas que faço na Torre do Tombo, ao fim de 100-200 referências, peço um CD com as imagens dos registos (se estiverem em microfilme), pois a partir de 120 sai mais barato que as fotocopias e além disso tem a vantagem de ser possivel fazer o tratamento da imagem por programas apropriados - o que normalmente permite "clarificar" os textos.
É aqui precisamente que necessito de alguma ajuda - como sabem há registos dificilmente legíveis e embora já tenha percorrido o Google à procura de métodos de tratamento de imagem para estes casos ainda não encontrei nada específico.
Por exemplo, quando a tinta trespassa se tiver a imagem das duas páginas poderei retirar a página de trás da da frente e assim clarificar o texto?
Tenho bons programas de tratamento de imagem (PSP, GIMP, Corel, Adobe) mas não tenho os conhecimentos suficientes do tratamento a aplicar.
Algum dos confrades pode ajudar indicando o que fazer ou onde procurar?
Eu sei que posso ir aos forums desses programas mas antes gostaria de perguntar "em casa".
Agradeço

Luis Salreta

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#163187 | camac 41 | 23 jul 2007 09:54 | Em resposta a: #163166

Caro Luis Salreta

Concerteza já nos temos cruzado na T.T.
Eu normalmente adquiro os microfilmes e depois em casa digitalizo-os. Muitas vezes tenho o mesmo problema que coloca. Ou a imagem está muito clara ou tem tinta repassada.
Eu utilizo o PhotoImpact semelhante a alguns dos programas que indica.
Normamlmente tem muitas funções adequadas à fotografia. Permitem focar a imagem, aumentar o contraste e o brilho. Não há uma regra básica depende de cada caso e da experiência que for adquirindo. No caso da tinta repassada dpois de focar a imagem e regular o contraste e o brilho aumento a imagem e apago a tinta repassada. É um trabalho de paciência

Ao seu dispor

Com os melhores cumprimentos


Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

Tratamento Imagens

#163194 | jamador | 23 jul 2007 12:48 | Em resposta a: #163166

Caro Luís Salreta,

Em complemento da opinião expressa por outro confrade, que partilho, deixar-lhe-ei

aqui uma 'dica' acerca do método que uso com mais frequência.

Não nos esqueçamos, claro, de que estamos a trabalhar com 'cópia de cópia' pelo que

é difícil aumentar a qualidade do documento.
Melhor seria se fossem feitas fotografias digitais directamente dos livros (com

cor); aí sería possível aumentar a qualidade, de outra forma é difícil.

Utilizo normalmente o Paint Shop Pro, agora da Corel.

Se reparar, a tonalidade das linhas, que repassam da página do outro lado, é

diferente.

Utilizo uma ferramenta 'Colour Replacer' que mais não faz que substituir uma cor

por outra.
Escolho a cor a limpar ( carregando na tecla Ctrl e clicando com o cursor por cima

de uma linha a apagar) e escolho depois a outra cor, naturalmente o branco.
Depois basta clicar duas vezes numa zona qualquer da imagem e o programa substitui automáticamente uma cor pela outra.

Mediante o resultado obtido podemos ter que repetir a operação, ora restringindo mais a tolerância da cor seleccionada, normalmente 0 a 15 %, ora reduzindo a zona onde se faz a substituição, usando uma zona seleccionada em lugar de o fazer a toa a imagem.

Por vezes há ainda necessidade de voltar a fazer esta operação, agora com outra cor escolhida.

Com em todas estas coisa não há milagres. Com algum treino faz-se o melhoramento das imagens em poucos minutos.

Pessoalmente já o fiz da forma descrita a centenas deles.

Faço ainda, complementarmente, uma 'limpeza geral' à imagem. Retiro-lhe os borrões, pelo menos os mais destacados, e limpo-a dos registos contíguos. À vezes também a 'endireito' rodando-a muito ligeiramente para as linhas ficarem na horizontal.

É tudo o que me ocorre. Espero ter ajudado.

Sempre ao dispor.

Cumprimentos

Jorge Amado Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#163250 | chartri | 23 jul 2007 23:01 | Em resposta a: #163194

Meus caros

Encontrei num livro de Wayne Fulton chamado "A few scanning tips" muitas indicações de como fazer copias usando um scanner e como proceder o tratamento de imagem com diversos programas.

O livro pode ser visto/encomendado em http:// www. scantips . com

Aprendi muito

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#163255 | nunoinacio | 24 jul 2007 00:29 | Em resposta a: #163187

Boa noite, caro Carlos Machado

Ao ler esta sua mensagem, fiquei com a ideia de que consegue digitalizar as imagens do microfilme, sem a utilização de leitor de microfilmes.

Poderá partilhar o seu metodo de digitalização, ou fá-lo através de um leitor de microfilmes?

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#163264 | camac 41 | 24 jul 2007 09:12 | Em resposta a: #163255

Caro Nuno Inácio

Utilizo um scanner com a capacidade de digitalizar fotografias. Tenho uma bobine adicional em que vou enrolando o microfilme. O rolo é colocado transversalmente ao scanner e normalmente permite-me digitalizar 5 imagens de cada vez.
Alguns scanner que apareceram no mercado permitiam fazer a digitalização longitudinalmente mas eram só para tiras de 8 imagens. Penso que apareceu um no mercado em que permite digitalizar rolo pois a tira sai do lado oposto. Penso que antes de adquirir é melhor fazer experiências junto dos representantes das marcas.
Utilizo uma digitalização normalmente elevada (d.p.i) pois permite melhor cópias. Tem o inconveniente de demorar mais tempo. Depois com o programa de fotografia que uso pode-se cortar cada uma das folhas do livro ou parte delas, rodá-las e corrigir a imagem.
Ao seu dispor

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#163284 | nunoinacio | 24 jul 2007 12:41 | Em resposta a: #163264

Caro Carlos Machado

Agradeço bastante a sua informação.
Desconhecia a existência de tais scaners.
Pode-me recomendar alguma marca para iniciar uma "busca"?
Esse tipo de equipamento é mais fácil de encontrar em lojas de fotografias ou em lojas de informática comuns?

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#163302 | camac 41 | 24 jul 2007 16:28 | Em resposta a: #163284

Caro Nuno Inácio

O scanners normais actuam por reflexão os Photo alé de serem como os normais tem uma luz da parte superior da tampa que permite digitalizar transparências, filmes em positivo ou negativo. Eu tive uma Epson 1490, com porta USB 1 que era bastante lenta Agora tenho uma Epson 4990 com ligação USB 2, já foi retirada do mercado, na se qual o modelo que a substitui. Entrei uma vez em contacto com a Canon ficaram de me marcar uma demonstração mas nunca mais entraram em contacto comigo. Antes de decidir faça uma demonstração. Penso que existem digitalizadores só para filmes mas são bastante mais caros. Os scanners que fazem a digitalização do filme longitudinalmente demoram mais tempo pois a lampada superior tem de percorrer um espaço maior, penso que são mais baraos e são especificos para só formatos pequenos filme 35 mm Enquanto o modelo que eu refri destina-se a formatos de filmes maiores. Embora os microfilmes sejam de 35mm ao fazer a digitalização transversalmente a lampada percorre só a largura do microfilme o que permita digitalizações mais rápidas.
Ao seu dispor

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#163304 | nunoinacio | 24 jul 2007 16:40 | Em resposta a: #163302

Caro Carlos Machado

Mais uma vez os meus agradecimentos.

Vou ver o que encontro.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#163338 | LF2S | 24 jul 2007 22:29 | Em resposta a: #163250

Caros confrades

Agradeço a colaboração que teem dado.
Quanto aos problemas de scanners não otenho pois as imagens são as fornecidas pela TT e embora fosse melhor se o ppi fosse mais elevado é o que arranja. Outro aspecto que tornava mais fácil o tratamento seria a microfilmagem ser a cores.

Quanto aos tratamentos que se podem aplicar a fotografias nem sempre se aplicam a textos, pois nas fotos o olho humano compensa e "dilui" os pormenores, enquanto nos textos tem que se misturar a interpretação da imagem com a interpretação do texto que, para quem não está habituado a decifrar alguma caligrafia "horrorosa", se torna muito dificil.

As melhores dicas que encontrei têm a ver com tratamentos "matemáticos" aplicando algoritmos avançados demais para mim - só gostava que os PSP, Adobes GIMPS e quejandos tivessem alguma coisa mais directamente aplicavel. Quer dizer o ideal seria a máquina de "meter porco e sair chouriço" mas isso raramente existe. ;-))

Obrigado a todos

Luis Salreta

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#163533 | nunoinacio | 26 jul 2007 15:34 | Em resposta a: #163302

Caro Carlos Machado

Graças à sua ajuda, comprei uma Epson e já iniciei o trabalho de digitalização do microfilme.
Apenas uso metade da resolução possível e obtenho uma qualidade de imagem superior à de certos leitores de microfilmes, com a vantagem de poder ampliar a imagem ao tamanho que quiser.

Apesar de dar mais trabalho e perder algum tempo com a digitalização, posso dizer que tenho um leitor/reprodutor de microfilmes por 100 euros.

Cumprimentos e agradecimentos

Nuno Inácio

P.S. Se necessitar de algo do Algarve ou da zona da Covilhã, disponha.

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#163534 | aliceg | 26 jul 2007 15:57 | Em resposta a: #163533

Caro Nuno Inácio

Desculpe intrometer-me, mas posso saber qual o modelo de Epson que comprou?

Atentamente

Alice Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#163535 | Fmaia | 26 jul 2007 16:01 | Em resposta a: #163534

Caro Nuno Inácio

Esse/a acessório que adquiriu é uma impressora multifunções ou algo do género videoprojector? Desculpe a minha ignorância.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#163537 | Fmaia | 26 jul 2007 16:09 | Em resposta a: #163535

Caro Nuno Inácio

Peço desculpa pela questão que há pouco lhe coloquei. Não tinha lido, em sequência, as restantes msg do tópico.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#163541 | camac 41 | 26 jul 2007 16:47 | Em resposta a: #163533

Caro Nuno Inácio

Folgo que tenha encontrado o scanner adequado.
Obrigado pela sua oferta mas tenho encontrado na T T. os microfilmes do meu ramo da Beira Baixa. Do meu ramo do Norte tenho comprado os microfilmes no A. Distital do Porto.
Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#163548 | nunoinacio | 26 jul 2007 17:06 | Em resposta a: #163534

Cara Alice

Claro que sim.

Foi uma Epson Perfection V100 Photo.
Comprei na Staples por 109 Euros.

Foi um pouco complicado ao principio para fazer o scaner, porque estava a utilizar os extras de equipamento que vêm com o aparelho. Acontece que esses extras apenas dão para digitalizar 8 imagens de cada vez, ou seja, teria que cortar o microfilme.

Resolvi o problema da forma mais simples possível. Retirei todos os extras, coloquei a pelicula de microfilme directamente no vidro de forma a ficar exactamente debaixo da tira de luz que tem no topo e comecei a fazer pré-visualização da página inteira. Depois, selecciono apenas as imagens de que quero fazer scaner e inicio a digitalização (dá para fazer de 3 em 3 sem qualquer perda de qualidade)

Com o programa de imagens normal é só ampliar o tamanho e quiser e lê-se perfeitamente.

Cumprimentos

nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#163557 | aliceg | 26 jul 2007 17:54 | Em resposta a: #163548

Caro Nuno

Obrigada pela resposta.
O preço é bastante aceitável.
E o método nada complicado. :)

Atentamente

Alice Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#165073 | Rosadelli | 15 ago 2007 11:39 | Em resposta a: #163194

Caro Jorge Amado Rodrigues,

Tenho um assento de baptismo de um meu antepassado nas condições que refere aqui. Tentei seguir os passos do seu tutorial, mas tenho um programa diferente do seu (Adobe Photoshop CS), e em virtude da minha pouca experiência com este tipo de programas, não consegui efectuar a "limpeza".

Seria possível, se não for incómodo para si, uma vez que já tem muita experiência neste assunto, enviar-lhe o meu assento de baptismo para que me o "limpasse" da tinta repassada?

Ficar-lhe-ia muito agradecido.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#165114 | jamador | 16 ago 2007 09:52 | Em resposta a: #165073

Para Rosadelli,

Infelizmente não tenho tempo para tratar as inúmeras imagens que tenho comigo relativamente ao trabalho de investigação que venho fazendo no qual todos os documentos de apoiso estão digitalizados.

Não quero no entanto negar ajuda a quem dela precisa, ainda que a título excepcional.

Queira fazer o favor de me enviar para :
rodrigues.amado@gmail.com
a imagem em questão e verei o que posso fazer.

Convirá dizer que o scan se deve fazer a 300 dpi e a imagem deverá ser gravada em formato tif ou bmp.
Depois de convenientem,ente tratada costumo convertê-la em 256 graus de cinzento e gravá-la como gif.
Qualquer destes formatos conserva o rigor do traço, como convêm em manuscritos.
Nunca mas nunca se deve gravar em jpeg por ser um formato que, ao comprimir o ficheiro, faz algumas alterações no mesmo que podem ser significativas. É óptimo para fotografias mas não mais que isso.

A garantia de êxito depende de imensos factores. Destes também.

Cumprimentos

JR

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#165116 | Rosadelli | 16 ago 2007 10:17 | Em resposta a: #165114

Caro Jorge Amado Rodrigues,

Em primeiro lugar, deixe-me agradecer a sua amabilidade, e o tempo que irá despender com o documento que lhe vou enviar.

Segui as suas instruções, pelo que, fiz um scan do documento a 300 dpi, e gravei a imagem em formato TIF

Vou enviar de seguida o documento para o email que indicou.

Uma vez mais o meu muito obrigado.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#165120 | Rosadelli | 16 ago 2007 11:04 | Em resposta a: #165116

Caro Jorge Amado Rodrigues,

O ficheiro em formato TIF, fica com o tamanho demasiadamente grande para conseguir enviar por email.

Pelo que terei que enviar por um site yousendit.com. Receberá um mail desse site para fazer download de um ficheiro, que será o documento em questão.

Se porventura tiver alguma dificuldade, ou não receber o ficheiro em tempo útil, por favor avisa-me.

Uma vez mais os meus agradecimentos.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#165154 | cp | 17 ago 2007 00:31 | Em resposta a: #165114

Caros Confrades

Não existirá um scanner ou gravador de microfilme para utilizar directamente nos livros?
Dava muito jeito nos Paroquiais, onde não existem microfilmes.

Cumprimentos
Manel Calejo Pires

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#165174 | jamador | 17 ago 2007 16:40 | Em resposta a: #165154

Caro Manel Calejo Pires,

Há de facto scanners manuais muito práticos e eficazes para esse fim.

Se conhecer algum arquivo quer permita a sua utilização ... diga-nos por favor.

Sempre ao dispor

JR

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#165204 | cp | 17 ago 2007 21:20 | Em resposta a: #165174

Caro Jorge Amado Rodrigues

Sabe onde poderei achar esses scanners manuais?

Conhece Arquivos que os não permitam?

cumprimentos

Manuel Calejo Pires

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#165237 | jamador | 18 ago 2007 13:10 | Em resposta a: #165204

Caro Manuel Calejo Pires,

Se procurar no google por "hand scanner" aparecem-lhe as soluções mais diversas.

Quanto aos arquivos, pelo menos nos vários que conheço, é expressamente proibida a cópia dos documentos por qualquer meio.

Há casos em que já proibem mesmo os telemóveis, para impedir a fotografia com estes.

Sempre

JR

Resposta

Link directo:

RE: Tratamento Imagens

#165259 | cp | 18 ago 2007 19:10 | Em resposta a: #165237

Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 05:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen