António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#163930 | SaMenezes | 30 jul 2007 23:34

Caros amigos

Começo por pedir desculpa por não ser experiente em genealogia. Ao tentar classificar documentos existentes em minha casa (casa do Assento em São Paio de Pousada, Braga), acabei por também tentar interpretá-los. Fiquei com muita curiosidade sobre os seus antigos proprietários.
A lista segue ininterrupta até ao meu antepassado
João de Brito da Cunha (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=218111)

Fiquei a saber que herdou esta casa de seu primo (parente?) Miguel de Azevedo, que terá falecido c.1633
Consegui toda uma genealogia, através da leitura dos documentos, que não consta na BD.

Vou tentar descrever o que apurei:

Miguel de Azevedo era filho de António de Azevedo
Ora o António de Azevedo teve 3 casamentos:
1) com Francisca Nogueira (+ a. 1581) do qual teve uma filha Cnª Azevedo (não sei muito bem o que significa a abreviatura) que casou com Filipe da Roda, e não reconheceu mais dois filhos desta mulher, Francisco e Ana. Por este casamento recebeu em dote um prazo em S. Tiago de Poiares. A Francisca Nogueira era irmâ de um Dr. João Nogueira e filha de Francisco Nogueira e de sua mulher Ana Mendes, sendo esta filha de Mendo Afonso, de onde provém o tal Prazo.
2) Com Cnª Pinto (a mesma abreviatura), de quem teve filho(s) e eu deduzo que terá sido a mãe de Miguel de Azevedo, e com ela viveu em Poiares
3) com Maria de Azevedo, que ao que julgo era viúva e que instituíu um Vínculo em Santa Maria dos Anjos em Rossas. Esta Maria de Azevedo deixa em testamento (já o António teria falecido) uns bens a suas irmâs Clara de Azevedo e Antónia da Fonseca, e deixa a maior parte dos bens (e o vínculo) ao enteado Miguel de Azevedo. Com esta mulher e com o seu filho Miguel viveram nesta casa do Assento. Deduzo que a casa seria propriedade desta senhora.

Será que algum dos confrades sabe, ou pode relacionar, ou pode dar dicas sobre como investigar a genealogia desta gente? Estou, é claro, mais interessado sobre os proprietários da casa, mas também tenho curiosidade sobre todos, e relacioná-los com alguém já constante na BD.

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#163933 | Fres | 31 jul 2007 00:06 | Em resposta a: #163930

Caro SaMenezes,

Cnª = Catarina ,mais que provavelmente.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#163940 | SaMenezes | 31 jul 2007 00:25 | Em resposta a: #163933

Caro Fres

Muito provavelmente, só que não há na BD ninguém que corresponda e tinha alguma esperança..

Muito obrigado
J. Menezes

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#163945 | pachancho | 31 jul 2007 00:48 | Em resposta a: #163930

Caro Sá Meneses,

tente junto do Arquivo de Braga (em frente á Câmara Municipal), pode ser que lá encontre alguma documentação sobre a casa e família.
Convinha, em relação à Familia Azevedo ter mais dados como datas e locais de nascimento, casamento...


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#163975 | pachancho | 31 jul 2007 11:15 | Em resposta a: #163930

Sá Menezes,

quanto à familia Brito, no arquivo de Braga, nas Inquirições de Génere (Padres) encontra alguns documentos, nomeadamente:

Processo nº 23187 Data de realização - 1780-05-04
Jose Macedo Portugal Malheiro Sifuentes Losada
Filho de : Inacio Manuel Macedo Portugal Sifuentes Losada
Francisca Teresa Malheiro Araujo Sousa Abreu Lima

Natural de: BRAGA-CIVIDADE,SANTIAGO

Outras observações relevantes :
Inacio Manuel Macedo Portugal,Pai. Proc.1170.

_______________________________________________________________________

processo nº 1170 Data de realização- 1732-04-21
Inacio Manuel Macedo Portugal

filho de: Antonio Macedo Portugal
Micaela Josefa Sifuentes Losada

natural - BRAGA-CIVIDADE,SANTIAGO

-Outras observações relevantes :
Doc.danificado. Fernando Antonio Sifuentes Losada,Irmao.Proc.29289.Jeronimo Macedo Portugal,Irmao.Proc.21054. Pedro Antonio Macedo Sifuentes Losada,Irmao. Proc.1170. Antonio Jose Macedo,Irmao Paterno.Antonio Macedo Portugal,Pai. Proc.735.

-Registos relacionados por relação de parentesco:

Nome do parente Parentesco Processo
Antonio Macedo Portugal Filho 735
Fernando Antonio Sifuentes Losada Irmao 29289
Inacio Manuel Macedo Portugal Irmao 1170
Jeronimo Macedo Portugal Irmao 21054
Jose Macedo Portugal Malheiro Sifuentes Losada Pai 23187
Pedro Antonio Macedo Sifuentes Losada Irmao 1170



Estes documentos contem informações sobre o inquirido e respectiva familia. Pode encontrar neles informações importantes, como certidões de nascimento, casamento (pais e avós maternos e paternos), testemunhos de pessoas que conheciam a familia.
Encontram-se no Arquivo de Braga


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#163979 | SaMenezes | 31 jul 2007 11:48 | Em resposta a: #163975

Cara Paula Peixoto

Esses dados já os tenho confirmados no ADB e nas inquirições de Génere. São minha família directa.
O que eu pretendo é saber mais sobre os Azevedos referidos. Como pode ver nasceram antes de 1600 e quer os Paroquiais quer as Inquirições não remontam a essas datas.
Confesso que ainda não tive disponibilidade de ir novamente à biblioteca para investigar os arquivos do colégio do Pópulo de quem esta casa era foreira.
Ao colocar este assunto no Forum pretendo alargar as hipóteses com a contribuição dos "confrades", caso, por acaso, possuam alguma informação. Se alguém tiver uma pista, estou obviamente pronto a prestar os esclarecimentos que souber, e seguir as recomendações que sugerirem.

De qualquer modo agradeço a sua contribuição.

Quanto aos seu "username", conheço o António e a Teresa, esta última não a vejo à muitos anos.
Um abraço
J. Menezes

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#163992 | SaMenezes | 31 jul 2007 15:33 | Em resposta a: #163945

Cara Paula Peixoto

Quanto a datas, vou descrever o que pude apurar:

Documento 1) de 1583. Embargos opostos pelo Dr. João Nogueira pelo facto do António de Azevedo, viúvo de sua irmâ Francisca Nogueira, não nomear os filhos do legítimo matrimónio com Francisca, em 3ª vida, pela posse do prazo que lhe foi dado em dote pelo sogro, mas antes nomear o filho do seu (já então) 2º casamento, com Cnª Pinto.
Este documento data de 1583.
Portanto em 1583 Estava vivo o Dr. João Nogueira, já tinha falecido a Francisca Nogueira, já tinha casado a filha (de António e Francisca) Cnª Azevedo, com Filipe da Roda, e eram menores os filhos não reconhecidos Francisco e Ana. E já o António de Azevedo estava casado com Cnª Pinto e já tinha filhos dela.

Documento 2) de 1615. Subemprazamento que faz António de Azevedo, morador, com sua mulher Maria de Azevedo, no Assento da Igreja de São Paio de Pousada, trazendo uma procuração de sua mulher e trazendo o filho Miguel de Azevedo como testemunha. Não sei se interessam os nomes dos subemprazados.
Portanto nesta data já teria falecido a Cnª Pinto (2ª mulher), o filho Miguel de Azevedo seria maior, ou pelo menos quase, e estava casado com Maria de Azevedo. Creio que este prazo (Cazal da Duqueza) se situa em Rossas, mas não posso ter a certeza.
Como se verá no 3º documento, Miguel de Azevedo não é filho de Maria de Azevedo e Maria de Azevedo era já viúva de um casamento anterior (do qual não terá tido descendência)

Documento 3) de 1617. registo do Vínculo de Santa Maria dos Anjos, feito por Miguel de Azevedo, no escritório, em Braga, de Gregório Gomes Lobato em 25 de Julho de 1617
Portanto Miguel de Azevedo estava vivo em 1617 e Já teriam falecido a madrasta (Maria de Azevedo) e o pai (António de Azevedo)

Documento 4) de 1644, Sentença sobre a posse de um vínculo em Santa Maria dos Anjos, em Rossas, instituído por Maria de Azevedo (com obrigação de missas na Igreja de São Paio de Pousada). Requerido pelo meu antepassado João da Cunha de Brito. Para provar a posse deste vínculo, João da Cunha de Brito refere o testamento de Maria de Azevedo em que deixa os bens ao enteado Miguel de Azevedo (não refere datas) e refere tb a escritura de posse do vínculo (em 1634) apresentando o testamento de Miguel de Azevedo que nomeia o João da Cunha de Brito como seu universal herdeiro e testamenteiro.
Portanto em 1634 Já teriam falecido Maria de Azevedo, António de Azevedo e o próprio Miguel de Azevedo.
Miguel de Azevedo morava, aquando da sua morte, na Rua de São Marcos, em Braga.
Também refere que as irmâs de Maria de Azevedo -Clara de Azevedo e Antónia da Fonseca- moravam em Braga.

Sobre Data é tudo. Sugere-lhe alguma coisa?

Cumprimentos
J. Menezes

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#164204 | pachancho | 02 ago 2007 11:26 | Em resposta a: #163992

J. Menezes,

Quanto à Teresa e António, são primos direitos do meu pai Carlos (filho de Zacarias). Com a Teresa estou bastantes vezes, mora no Porto embora vá a Braga bastantes vezes pois tem lá consultório.
Quanto ao seu apelido também me é mto familiar, pela parte do Dr. Sá Menezes, que além de ser amigo de meus pais (Carlos e Carmen) foi à mtos anos atrás meu pediatra, tenho o maíor carinho, respeito e admiração por ele. Tb à mtos anos atrás, conheci mto bem a Rita Menezes, estudou no Conservatório em Braga, inclusivé cheguei a ir a casa dela em S.Paio a um magusto. Quem sabe não é esta a mesma casa?

Quanto á genealogia, tb sou novata, no entanto já aprendi mta coisa quer aqui no fórum quer nas pesquisas que tenho feito em Braga. a única coisa que posso fazer é dar sugestões, dizer o que faria se estivesse no seu lugar.

Tanto quanto percebi quer saber algo sobre a Familia Azevedo, para poder relacioná-la com a sua prépria familia e a casa de assento.

1º Tentaria encontrar as escrituras de propriedade da casa e/ou do terreno;
2º tentaria encontrar certidões de nascimento, casamento, óbito para poder relacionar o João de Brito da Cunha com o Miguel Azevedo. ao que parece são primos, (Miguel pode ser filho de uma irmã/ão de Inácia de Macedo).
- Miguel Azevedo faleceu R. Marcos em data « 1634; encontrar certidão de óbito e ver de quem ele é filho, neto, e sua naturalidade. com um bocado de sorte, a certidão diz a idade com que ele faleceu. Para assim, chegar-mos á certidão de nascimento dele e de casamento dos pais;
- Nos cemitérios, nos jazigos, tb conseguimos encontrar alguns dados importantes. ~Se a sua familia tem jazigo no cemitério de Braga, na secretaria do mesmo, pode pedir informações sobre quem se encontra lá e respectivos dados.
- junto do Pároco de S.Paio, mtos deles ficaram com a posse de alguns livros. Não os enviaram para o arquivo.
- Processos judiciais - Embargo oposto pelo Dr.Nogueira.


Estas seriam algumas das pesquisas que eu faria. Quando perguntei por datas e naturalidade foi pq na sua árvore não existem, esses dados são mto importantes para conseguirmos algo.


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#164575 | José Menezes | 07 ago 2007 12:53 | Em resposta a: #164204

Fugindo um pouco às regras do FORUM, acertei, com o username. Obrigado. O Dr. Sá Menezes é meu tio (e tb foi meu pediatra e dos meus filhos). Em São Paio de Pousada Estão as casas de família Sá Menezes, por parte do meu pai, casa de Lages, E a casa da família da minha mãe, casa do Assento. Casaram por amor e vizinhança. Talvez tenha ido ao magusto em Lages, com a minha irmã Rita.

Quanto às suas sugestões, duas são óptimas, As escrituras da casa, pois era foreira do colégio do Pópulo e fiquei a saber entretanto que o arquivo está bem organizado. Esteve nas mãos do Doutor Armando Malheiro da Silva. Tenho de consultar esse arquivo.
A outra é arrepiantemente óbvia (não gosto de pensar que sou burro): não existem registos de batismo mas existem concerteza de óbito. É muito provável que esteja na freguesia da rua de São Marcos (Sé?).
Quanto a registos de batismo´e casamento, pura e simplesmente, não eram feitos ainda. Pelas minhas contas mais recentes, António de Azevedo terá nascido em 1530, e o seu filho Miguel (de quem não sei quem é a mãe), em 1560. Depois falta saber onde nasceram. O Anº Azevedo vivia com a 2ª mulher em S. Tiago de Poiares, já estando casado com ela em 1583.
Este tipo de sugestões são óptimas, obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#164641 | S.João de Rei | 08 ago 2007 12:08 | Em resposta a: #164575

Caro José Sá de Menezes

Encontro nos meus Azevedos, alguns “rastos” que eventualmente podem se relacionar com os seus.
António de Azevedo Coutinho 8º de S. João de Rei. O primeiro a usar o apelido composto, foi FCCR ; Comendador e COC. Embaixador em Espanha e Itália. O nosso embaixador ainda jovem, junto de Carlos V (Espanha), para o Tratado das Molucas em 22/04/1529. Foi conselheiro del Rei D. Sebastião etc.
Terá nascido em Arzila por volta de 1510, onde seu Pai, Pedro Lopes de Azevedo, tomba em batalha contra os mouros, a 1519, faleceu por volta de 1605 em Portugal. Seu tio Diogo Lopes, 5º senhor de SJR, casado inicialmente com D. Leonor de Menezes , filha de Henrique Sá de Menezes, senhor de Matosinhos, Sever etc, casa posteriormente com D. Brites de Menezes da casa de Cantanhede, não tendo deixado descendência.
Antonio AC casou com D. Maior da Cunha, Senhora da Quinta das Cónegas em Braga, filha do conhecido Sisto da Cunha, que num documento de 1524, á época vivia em Braga “com três e quatro homens de cavalo e muitos de pé e com muito grande casa como homem fidalgo que era”.
Antonio de Azevedo teve um irmão mais novo, de nome Francisco de Azevedo. Entre vários filhos, o primogenito e 9º senhor de S. João de Rei, Vasco Fernandes de Azevedo Coutinho, e seus irmão que serviram lealmente e morreram nas diversas partes da Índia, Pedro Lopes, Francisco, Diogo, Lopo Dias. Outro Francisco AC, o mais novo, meu avô é mandado pelo Pai para Mazagão, onde durante algum tempo esteve também seu sobrinho Diogo, futuro 10º senhor de S. João de Rei.
Jeronimo de Sá e Azevedo, filho do grande poeta Sá de Miranda e de D. Briolanja de Azevedo que recebe ordens menores em Braga 1546, casa com D. Maria da Silva de Menezes (herdeira), cuja neta herdeira, D. Brites da Silva e Menezes, casa com Diogo AC, 10º senhor que referi anteriormente em 1608, com descendência até ao século XIX.
O facto de todos os envolvidos terem vivido em Braga, ou nas redondezas, ligações ou melhor alianças, com famílias locais que se estenderam ao longo do tempo, nomeadamente o meu ramo, sistematicamente com os Cunhas.
Com os cumprimentos

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#164979 | SaMenezes | 13 ago 2007 20:14 | Em resposta a: #164575

Cara Paula Peixoto

Já consegui tempo para ir ADB.
Apurei as datas de óbito do António de Azevedo (+22.05.1618) e da Maria de Azevedo (+5.05.1618), ambos faleceram na casa do Assento, com testamento escrito, e pelos vistos com 17 dias de diferença. Infelizmente sem mais pormenores.

Também no "Fundo Monástico e Conventual A-8 (foros do Convento do Pópulo entre 1600 e 1608), apurei que moravam na casa do Assento um João Lopes Vieira (Fidalgo da Casa Real) e sua mulher Bernardina de Azevedo.

Depois, segundo José Mattos e Silva no seu livro Anuário da Nobresa de Portugal, estes tiveram Antónia Vieira que (segundo ele) também lá foi moradora. Esta Antónia Vieira é mãe do João de Brito da Cunha, o tal que terá herdado a casa de seu parente Miguel de Azevedo. A coisa parece confusa:

Em 1600-1608 a casa pertencia ao meu antepassado João Lopes Vieira e sua mulher Bernardina Azevedo
Em 1615 moravam lá António de Azevedo com seu filho Miguel, e com sua 3ª mulher Maria de Azevedo.
Em 1618 Maria de Azevedo morre e deixa a casa ao enteado Miguel
Em 1633 Miguel morre e deixa a casa ao neto de João Lopes Vieira, João Brito da Cunha.

Presumo que Maria de Azevedo será filha de João Lopes Vieira e irmâ (?) da Antónia Vieira. Assim, de facto, João Brito da Cunha é PRIMO DIREITO de Miguel de Azevedo.

E para já, mais nada (e já é muito)

Cumprimentos
José Menezes

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#164980 | SaMenezes | 13 ago 2007 20:23 | Em resposta a: #164641

Caro José de Azevedo Coutinho

De facto estes Azevedos devem estar relacionados com o ramo de S. João de Rei, aqui mesmo ao lado. Só que não tenho nenhuma fonte segura e na BD não aparecem estes nomes (pelo menos com as relações de parentesco que consegui). Antes de fazer qq actualização é necessário ter certezas.
É possivel que haja uma relação mais curta com os Azevedos da quinta da Salvadoura, em Dornas (Amares), tendo estes "saído" dos Azevedos de S. João de Rei.

Fiz uma actualização das minhas buscas à confrade "pachancho", neste mesmo tópico

Cumprimentos
José Menezes

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#164986 | SaMenezes | 13 ago 2007 22:44 | Em resposta a: #164979

Caros amigos

Depois de reler o que escrevi anteriormente, verifiquei o erro: João Brito da Cunha não seria primo de Miguel de Azevedo, mas a madrasta de Miguel, Maria de Azevedo, é que seria tia do dito João.
Claro que falta confirmar, mas sendo assim o Miguel de Azevedo, não tendo descendência, deixa na família originária a casa onde viveu e que lhe teria chegado (?) por parte da madrasta.

José Menezes

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#165026 | S.João de Rei | 14 ago 2007 11:17 | Em resposta a: #164980

Caro José Menezes

S. João de Rei situa-se igualmente no concelho de Amares. Sendo que o senhorio primitivo, englobava além de S. João de Rei, Terras de Bouro e Aguiar de Pena (hoje Vila Pouca de Aguiar e terras circunvizinhas).
Cumprimentos,

JAC

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#165028 | pachancho | 14 ago 2007 11:44 | Em resposta a: #164986

Caro José,

já são alguns avanços.
Tente encontrar certidões de óbito, casamento e nascimento de todas essas pessoas que refere, por vezes aparecem certidões mais completas de que outras. Se não estiverem no arquivo ( tem registos dede 1515) sugiro que vá falar com o pároco de S.Paio ele pode estar na posse de livros da época (já tive um caso desses).
Mª de Azevedo tb está ligada a Rossas, Cab. Basto, quem sabe se encontra algo por esses lados.
S. Tiago de Poiare - pode ser que se encontre lá o reg. do 2º casamento de Antonio Azevedo e de nascimento de prováveis filhos, ou outro tipo de documento.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#165029 | pachancho | 14 ago 2007 11:50 | Em resposta a: #164986

José,

existe uma inquirição de Bacharel em nome de:

Consulta de Registos da Torre do Tombo

Nome: João da Cunha de Brito

Núcleo: Leitura de Bachareis
Data: 1682
Maço: 13
Número: 1


O "seu" João era procurador, tal como se faziam inquirições para Padres tb se faziam para todos os homens de leis. O apelido está trocado mas pode ser que seja o mesmo.
Seria importante encontrar certidões desta pessoa e de seus ascendentes.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#165045 | S.João de Rei | 14 ago 2007 17:51 | Em resposta a: #164980

Caro José Menezes

Lembrei-me entretanto nos meus apontamentos de um ramo que provem de um irmão de Pedro Lopes de Azevedo, meu avô que referi anteriormente e pai de Antonio de Azevedo Coutinho. Pedro foi o segundo filho, o seu irmão a que me refiro teve o nome de Antonio de Azevedo sendo o terceiro, geração que provém de Diogo de Azevedo(4ºsenhor de S. J. Rei) e de Maria da Cunha ou de Vilhena.
Este Antonio de Azevedo, foi clérigo, desembargador do paço e embaixador junto do imperador da Alemanha. Acredito que tenha sido o responsavel pela educação do sobrinho Antonio de Azevedo Coutinho referido, após morte de seu Pai em Arzila, cujo relato encontra-se no fim da mensagem.
Entretanto deste Antonio de Azevedo que suspeito enquadrar-se “no seu”, tenho referido o seu filho Diogo de Azevedo Coutinho (portanto a linhagem passa na geração seguinte a utilizar o nome composto, ou pelo menos os ramos principais, cuja neta Catarina de Vilhena, que desconheço os pais, casa com o primo Jorge de Azevedo de Mesquita, bisneto por sua vez de Maria de Vilhena, que era irmã de Antonio, Pedro Lopes referido de um casamento com o primo Sebastião de Lucena (1497). De Jorge e Catarina que referi, tem como filho primogenito Bartolomeu de Azevedo Coutinho, que foi comendador de Mata de Lobos, com geração conhecida com destaque para Marco Antonio de Azevedo Coutinho, “padrinho” de Sebastião de Carvalho e Melo, embaixador e pertença do primeiro ministerio criado em Portugal (Estrangeiros e da Guerra, amigo pessoal de D. João VI.
Cumprimentos

JAC

“Serviu muitos anos em Arzila no tempo do 1° e do 2º Conde de Borba e do Redondo, D. Vasco e D. João Coutinho, seus parentes. É mencionado numa entrada feita por D. Francisco de Portugal, mais tarde 1° Conde de Vimioso, nos primeiros tempos do domínio português em Arzila. Foi encarregado por D. João, do comando do baluarte da porta da vila, com 100 cavaleiros e moradores. Foi Contador de Arzila por mercê régia, cargo em que usou da nobreza donde vinha, assentando filhos de moradores de menos idade e filhos de viúvas, escrevendo a El-Rei por elas e favorecendo-as assim nos contos como no celeiro. Em 1519 picou-se de palavras com D. André Henriques das Alcáçovas, que pretendia que fossem homens principais a atacar, a pé, a aldeia moura (Aldeia dos Negros). Pedro Lopes de Azevedo contradisse-o, sustentando que aos homens do campo era dado descerem- se e darem nas aldeias e casa e sabiam tirar o mouro da cama e entrar por uma brenha e correr por uma serra melhor que os fidalgos, que não eram costumados, nem sabiam mais que, estando em seus cavalos, pôr a lança quando se lhes oferecia tempo. respondeu D. André que os que aquilo diziam era por se poupar, de que Pedro Lopes ficou escandalizado; e porque logo ao outro dia pela manhã o mataram os mouros na aldeia, quiseram alguns dizer que as palavras de D. André foram a causa da sua morte. Com efeito, no dia seguinte, durante o ataque à aldeia, o Conde D. João disse em certa altura a Pedro Lopes que recolhesse alguns de cavalo sem detença, pois os mouros acudiam muitos. Teria ele comentado para o Conde: «Quisera que neste lugar ficara D. André e vira como nestes lugares me sei poupar». O Conde bradou e insistiu. Entretanto caiu morto outro fidalgo. E querendo Pedro Lopes recolhê-lo, por não ficar em poder dos. mouros, lhe mataram o cavalo e, caindo primeiro que dele saísse, carregaram tanto os mouros de pé que o nãp puderam recolher, e ficou vivo entre eles. Então alguns mouros, metendo nele as lanças, mataram-no.609 Era Fidalgo da Casa Real.

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#165062 | SaMenezes | 14 ago 2007 23:03 | Em resposta a: #165045

Caro JAC

Estive a consultar a BD e verifiquei que o António Azevedo referido nasceu em 1490. Ora o "meu" António de Azevedo era viúvo do 1º casamento (com Francisca Nogueira) em 1585, portanto, com 95 anos, e estava já casado com a sua 2ª mulher (Catarina Pinto). Em 1715 vivia na casa do Assento com a 3ª mulher (Maria de Azevedo), portanto com 125 anos, e , entretanto, já obtive o assento de óbito, em São Paio de Pousada, casa do Assento, em 1618, portanto com 128 anos. Esta enorme longevidade torna o arguido pouco suspeito.
É claro que, nessa época, (inícios de 1600), não haviam tantos habitantes como hoje. Os Azevedos eram muito mais primos uns dos outros do que o serão hoje em dia. O parentesco com os Azevedos de São João de Rei é muitíssimo provável.
Tanto quanto pude apurar, vivia nesta casa onde habito (que é da minha mãe), entre 1600 e 1608, um João Lopes Vieira, casado com Bernardina de Azevedo conforme os arquivos do colégio do Pópulo, de quem esta casa era foreira —António Mattos e Silva, no Anuário da nobreza de Portugal (ano III, tomo III, 2006), diz que o João Lopes Vieira era casado com Leonarda de Azevedo e morava nesta casa. O nome Bernardina está claramente ortografado pelo frade escrivão, portanto ou é confusão de em deles (o frade ou o António Mattos e Silva, com 400 anos a separá-los), ou o dito João foi casado com duas Azevedos.
Estes João e mulher (Leonarda ou Bernardina) não constam ainda da BD, mas foram pais de Antónia Vieira (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=590292) minha avoenga directa, e estou à espera da actualização.
Ora como em 1615 viviam nesta casa o "meu" António e a "minha" Maria, ambos Azevedo, fico sem saber se algum deles será filho do João Lopes Vieira. Parece provável que seja a Maria, pois quando o António vivia com a 2ª mulher (Catarina Pinto), morava em São Tiago de Poiares (hoje concelho de Ponte de Lima).
O período das minhas pesquisas termina no final de Agosto. Espero até lá desvendar este enredo que é relacionar as personagens com as já criadas na BD. Têm muito provavelmente relação com os Azevedos de SJR ou, como já adiantei antes, com os seus primos da Salvadoura.

E não posso adiantar mais, não por estar em segredo de justiça, mas por estar no segredo dos pergaminhos. Agradeço o seu interesse e colaboração (e espero continuar a agradecer). Terei sempre o maior prazer em colocar resultados neste Forum.

O s meus cumprimentos
José Menezes

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#165063 | SaMenezes | 14 ago 2007 23:23 | Em resposta a: #165026

Caro JAC

Eu vivo em S. Paio de Pousada. Daqui vejo a vila de Amares do outro lado do rio. São João de Rei fica mais perto, mas não visível, a uns 4 km.
São João de Rei já foi concelho (assim de repente não lhe posso dizer entre que datas) mas hoje pertence ao concelho da Póvoa de Lanhoso. Tem fama a gastronomia (O Vitor e o seu bacalhau na brasa) e o número de casa solarengas por metro quadrado. Quanto a Vila Pouca de Aguiar, deve ser também confusão pois fica a mais de 120 km, entre as cidades de Chaves e de Vila Real (de Trás-os-Montes).
Atravessando o rio (Cávado) em Ajude, perto de SJR, entra-se na freguesia de Santa Maria de Bouro, hoje concelho de Amares, também farta em relíquias pantagruélicas. Não perca as papas de sarrabulho do restaurante o Cruzeiro. São as melhores do mundo.

Cumprimentos
José Menezes

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#165064 | SaMenezes | 14 ago 2007 23:39 | Em resposta a: #165028

Cara Paula

OK.
Da última vez que estive no ADB apenas consegui os assentos de óbito do António e da Maria de Azevedo. Apenas uma informação mais: deixaram testamento e já sei qual foi o notário.

É que entretanto perdi-me com um assento de casamento de 1737 em que refere a N.. de quem um avoengo meu (AMP http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=218113) teve um filho. Era uma freira: Francisca Josefa Pessoa, filha do licenciado Manuel Pessoa, quando o AMP ainda era padre (pelos vistos foi padre, apenas sabia que fez inquirição de génere). Já forneci essa actualização ao Geneall.

Agora os assentos de Poiares. Estão na Torre do Tombo, não é?

cumprimentos
José Menezes

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#165065 | SaMenezes | 14 ago 2007 23:53 | Em resposta a: #165029

Cara Paula

Mais uma vez, boa ideia. Acho que sei onde ele vivia em Braga, antes de herdar a casa do Assento.
Na BD (e no Anuário da Nobreza) ele é filho de Amador da Cunha que também já sei que em solteiro vivia ou tinha propriedades nesta freguesia de São Paio de Pousada, mas não a casa do Assento, e de Antónia Vieira, filha dos donos da casa do Assento (João Lopes Vieira e Bernardina Azevedo). É um pequeno mistério a desvendar como é que a casa vai parar ao Miguel de Azevedo.

Dir-lhe-ei o que fôr sabendo
mais uma vez cumprimentos
José Menezes

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#165069 | pachancho | 15 ago 2007 10:47 | Em resposta a: #165064

Caro José,

Poiares, S. Tiago, não sei onde fica. Na verdade estive à procura no site mapa de Portugal e não encontrei.

http://mapadeportugal.net/pesquisanome.asp

Encontrei uma freguesia no distrito de Ponte de Lima, cujo o padroeiro é São Tiago, é provável que seja esta:

http://www.freguesiasdeportugal.com/distritoviana/07/Poiares/poiares.htm


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#165079 | SaMenezes | 15 ago 2007 13:49 | Em resposta a: #165069

Olá Paula

Eu pesquisei no google e dei com ela. Também se pesquisar no Arq. Distr. de Viana do Castelo, concelho de Ponte de Lima, aparece a freguesia de Poiares. O padroeiro é de facto São Tiago. Só pode ser esta.
Nos documentos de minha casa (e que me iniciaram neste vício) Poiares pertencia a Barcelos, e por mim fiquei satisfeito. Só me falta verificar se é freguesia limítrofe entre Ponte de Lima e Barcelos. Deve ser fácil ver isso.
No site http://pdm-pontedelima.pi.com.pt/cartografia/ procure no SW do concelho e verifique que Poiares é de facto limítrofe com o concelho de Barcelos

Já agora pergunto-lhe como soube da Inquirição para bacharel do João de Brito da Cunha ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=218111 ). Esteve na Torre do Tombo? É que isto de me deslocar a Lisboa para pesquisar pergaminhos está um pouco fora das minhas intenções.

Um abraço
José Menezes

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#165082 | SaMenezes | 15 ago 2007 14:32 | Em resposta a: #165026

Caro JAC

Consultei a Wiquipédia e constatei que S. João de Rei, quando foi vila e sede de concelho, apenas incorporava freguesias hoje pertencentes ao concelho da Póvoa de Lanhoso. Era portanto um concelho pequeno, embora com grande memorial histórico.
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_de_Rei

cumprimentos
JM

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#165086 | pachancho | 15 ago 2007 14:54 | Em resposta a: #165079

José,


em relação ao bacharel João de Brito da Cunha soube porque tenho o livro de índices de processos e dp confirmei no site dos Amigos da torre do tombo ( http://www.aatt.org/pag.php?id=5 ) . Pode pedir fotocópia via internete , não deve ficar mto caro pois eles não tem que fazer pesquisa pois o José já tem todos os dados necessários à localização do documento (que lhe enviei anteriormente). Os preços estão no site da Torre do Tombo.

Em relação a Poiares acho que no Arquivo de Braga tem copias (em microfilme) de todos os registos paroquiais do Arq. Viana:

http://www.adb.uminho.pt/Default.aspx?tabid=7&pageid=57&lang=pt-PT

Como diz que os doc. se referem a Poiares como pertencente a Barcelos é mto provável que se encontrem nos livros de Barcelos se perguntar no Arquivo em Braga eles saberão responder.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#165088 | pachancho | 15 ago 2007 15:30 | Em resposta a: #165079

josé,

Ponte de lima tb tem um arquivo próprio com documentos relacionados com pessoas, freguesias...

http://arquivo.cm-pontedelima.pt/


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#165246 | SaMenezes | 18 ago 2007 17:10 | Em resposta a: #163945

Cara Paula

Tenho andado pelos Arquivos do colégio de Pópulo. Para já só têm complicado algumas "certezas"

Num livro classificado como compreendendo as datas de 1600 a 1608, aparecem foreiros da casa do Assento João Lopes Vieira e sua mulher Bernardina de Azevedo. O texto não tem datas.

Nos Arquivos Paroquiais de Pousada aparece um casamento de João Lopes Vieira com Antónia Machado em 1595, moradores na casa do Assento.

No Anuário da Nobreza, de António Mattos e Silva (tomo III, 2006) refere que joão Lopes Vieira (Fidalgo da C. R.), senhor da casa do Assento, é casado com Leonarda de Azevedo e têm uma filha -Antónia Vieira- que já aparece na BD do Geneall (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=590292).
Antónia Vieira- Leonardo da Cunha- João de Brito da Cunha- António da Cunha de Brito (nos doc cá de casa é António da Cunha de Gusmão)- Guiomar da Cunha de Gusmão.

Pelas datas que a seguir aparecem, nomeadamente a trineta Guiomar da Cunha de Gusmão, A Antónia Vieira não Pode ser filha nem da Antónia Machado nem muito menos da Bernardina de Azevedo, considerando um mínimo médio de 20 anos de idade para casar e ter filhos. No máximo, a Antónia Vieira só pode ter nascido até 1590, provavelmente antes.

Nos arquivos do Pópulo aparece ainda um prazo iniciado em 1603 por Miguel de Azevedo casado com Brites de Azevedo. Ora Brites de Azevedo foi tb casada com Miguel Macedo Rebelo (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=218041), capitão de Ormuz e que foi o primeiro "Macedo Portugal", com cujo neto (António) casa a dita Guiomar e com cuja filha (Inácia) casa o pai da Guiomar.
Este prazo teve continuação pelo lado Macedo Portugal

Ora para o prazo ter continuação pelo lado Macedo Portugal, A Brites de Azevedo teria de casar 1º com Miguel de Azevedo e só depois com o Miguel Macedo, portanto depois de 1633, ano em que morre o Miguel de Azevedo que não é compatível com a genealogia do Miguel Macedo (alguém teria de viver mais de 100 anos e ter filhos)

A Paula vai concerteza responder-me: Bem vindo ao mundo!

Até à próxima
J. Menezes

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#165801 | SaMenezes | 26 ago 2007 23:20 | Em resposta a: #163975

Cara Paula Paixoto

Creio ter chegado a um impasse que vai demorar tempo a digerir
As 3 linhagens em questão são:

A1. Miguel Macedo Rebelo, o Portugal, cap. de Ormuz, cc (1704) Brites de Azevedo Beliagoa (n.1689), tiveram:
A2. Inácio Rebelo Macedo (Portugal) td Paula Fernandes:
A3. António Rebelo de Macedo (Portugal)** cc (1689) Guiomar da Cunha de Gusmão**, tiveram:
A4. António de Macedo Portugal** (n.1690, f.1670) é também B7

B1. João Lopes Vieira** cc Bernardina de Azevedo, tiveram
B2. Antónia Vieira cc Amador da Cunha, tiveram
B3. Leonardo da Cunha cc Ana de Brito, tiveram
B4. João de Brito da Cunha td Margarida Fernandes:
B5. António da Cunha de Gusmão (ou de Brito)** cc Inácia de Macedo** (filha de A1.Miguel Macedo), sg, mas td Maria da Cruz:
B6. Guiomar da Cunha de Gusmão** cc António Rebelo de Macedo** (A3), tiveram
B7. António de Macedo Portugal** (A4)

C1. António de Azevedo** cc Maria de Azevedo** (3ª mulher) sg, teve talvez de Catarina Pinto (sua 2ª mulher):
C2. Miguel de Azevedo**

João de Brito da Cunha (B4) herda tudo de Miguel de Azevedo (C2)

Viveram comprovadamente na casa do Assento: B1, C1 c/ Maria de Azevedo, C2, B5 c/ Inácia, B6 c/ A3, e finalmente B7=A4, marcados com **

A hipótese mais cómoda é que João de Brito da Cunha (B4) herdou de Miguel de Azevedo, tal como consta, e o senhorio da casa segue por aí.

Mas... os prazos de Poiares (provenientes de António de Azevedo, C1) reaparecem em Inácio Macedo (A2). Este ramo Macedo também renova prazos que ligados às propriedades em Pousada, da casa do Assento. Apenas o Vínculo de Rossas instituído por Maria de Azevedo (C1), vem sem dúvida pelo lado Cunha

Ainda não sei qual a relação de parentesco entre os Azevedos (C) e os Cunhas (B) ou com os Macedos (A) que parece haver também.

Não se incomode a responder pois não há nada a dizer (a não ser que haja mesmo)

Cumprimentos
Menezes

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#165888 | pachancho | 27 ago 2007 22:15 | Em resposta a: #165801

Caro José,

já deu uma vista de olhos, no site do arquivo de Braga, às memórias de José Inácio Peixoto.

http://www2.adb.uminho.pt/NOVOInacio/index.htm

sobre:
-AZEVEDO, Francisco Inácio Feio de
vide Pimentel, Francisco Inácio Feio de Azevedo
-FEIO, Francisco Inácio
vide Pimentel, Francisco Inácio Feio de Azevedo

Francisco Ignacio Feio de Azevedo Pimentel, não tem foro, nem estado. Por sua may he de familia antiga e nobre da cidade; por seu pay he dos Feios de Prado. Não sei se concorreo. Sua casa na Rua do Alcayde.
Francisco Ignacio Feio, bom genealogico, nobre e de familia antiga, viveo solteiro, faleceo.
Francisco Ignacio Feio de Azevedo, de familia nobre e antiga. Mora na rua do Alcaide. He solteiro.


-...Os fidalgos e cavalleiros da Provincia fizerão cavalhadas e nellas sempre ficou mantenedor Jose Vicente da Barca. Forão padrinhos, Diogo Luis dos Arcos e Antonio Lobo de Viana. Correrão muitos e da cidade tambem Pedro de Affonseca e Castro, Martinho Pereira de Eça, Ignacio de Macedo Portugal, Francisco de Palhares, Manoel Jose de Araújo e Vasconcellos, Lopo Antonio de Abreu Lima, Luis de Barros Gabião, Dom João de Sousa, Pedro Borges Pereira Pacheco e Martinho da Sylva. No anno de 1794, só destes são vivos Lopo Antonio e Pedro Borges. Houve mascaras e os cavalheiros se prepararão com grande magnificencia./ [Fol. 23v.] ....

-Ignacio de Macedo Portugal, sucedeu lhe seu filho Jose Macedo.

-Jose de Macedo Portugal não tem foro, mas sua casa he nobre e antiga na cidade. A habitação he em S. Sebastião. Concorreo.

-Jose de Macedo Malheiro Portugal, de nobreza antiga por pais e avós. He solteiro.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#165902 | SaMenezes | 27 ago 2007 23:49 | Em resposta a: #165888

Cara Paula

Vou continuar o resto da história:

Inácio de Macedo Portugal, foi meu 6º avô e morava no campo de São Sebastião (Carvalheiras), na freguesia da Cividade (S. Tiago). A casa era conhecida, bem a propósito, pela casa dos "Macedos Portugais", hoje destruída para abrir uma rua.

Inácio casou com Francisca Teresa Malheiro de Abreu e Lima, a 30 de Novembro de 1769, filha do 1º Sr. da Torre de Refóios, em Ponte de Lima, mas também habitava uma casa na freguesia de Moure "aqui" vizinha, Casa do Outeiro. Possuo uma carta de namorados escrita pela Francisca Teresa ao Inácio. Inácio e Francisca renovaram o prazo da quinta de Cerveira, em Pousada, que curiosamente foi deixada pela avó Guiomar da Cunha de Gusmão ao seu meio irmão António, e este viveu lá como consta dos assentos de batismo dos filhos. É mais um mistério a desvendar.

De seu filho José, é a primeira vez que vejo o apelido Malheiro. Nos documentos cá de casa nunca o usou, mas é bem possível. A mãe era Malheiro. Não casou mas teve de Marcelina Rosa, de Braga, o meu 4º avô José Maria. Esta Marcelina Rosa viveu na quinta de Cerveira, como consta por memória oral (sempre ouvi a história que não era bem recebida em casa dele), enquanto o José vivia em Braga, e por vezes vinha ao Assento em Pousada. Este José, meu 5º avô renovou o prazo da casa do Assento.

Um nome que lá aparece é de Manuel Pessoa que pode ser o pai (ou irmão) da mãe do António José Macedo Portugal, meio irmão do Inácio. No assento de casamento do António José, em Lomar, diz que é filho de António Macedo Portugal e de Francisca Josefa Pessoa "…religiosa do mosteiro de Barcelos que o (h)ouve no tempo de secular morando ainda em Braga na rua do Alcaide filha do Licenciado Manuel Pessoa…" (sic). Fico sem saber se era ainda "secular" o pai ou a mãe.

Histórias engraçadas.

Fico-lhe mais uma vez agradecido pela dica. Sabe de algo do género mas passado um século antes?

Sobre a casa do Assento tenho já 11 páginas escritas. Está incompleto e provavelmente com deduções erradas. Posso enviar-lhas.

Cumprimentos
J. Menezes

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#166467 | SaMenezes | 03 set 2007 23:39 | Em resposta a: #165888

Cara Paula

As sua sugestões sobre os arquivos de Guimarães (no outro tópico) tiveram grande utilidade (embora lateral). A partir de alguns nomes descobri a descendência de um ramo lateral.

As minhas pesquisas no ADB têm dado frutos interessantes (datas de nascimento, casamento, óbitos). Um assento de nascimento na Cividade, de 25.07.1652, muito engraçado, é o que transcrevo:
"… batisei Miguel, filho de Ângela da Silva, solteira, da rua do Arvoredo… deu por pai a Miguel Fernandes o panasca (sic) de S. Jerónimo…"

Creio que o pai é o meu avoengo Inácio Rebelo Macedo. Na Inquirição de Génere do seu filho Miguel Macedo Portugal, a mãe é precisamente Ângela da Silva, solteira, moradora na Cividade. Só depois o terá legitimado.

Ainda não consegui a relação de parentesco entre o Miguel de Azevedo ou a sua madrasta Maria de Azevedo, com o resto das personagens. Uma irmã de Maria de Azevedo é uma Antónia da Fonseca (vem no testamento dela). Ora aparece tb na Cividade o óbito de uma Antónia da Fonseca em 13 de Abril de 1647 (30 anos após a morte de Maria) que foi "sepultada junto a seus pais na Igreja dos Terceiros". Será que há um registo dos sepultados nesta Igreja?

Cumprimentos
J. Menezes

Resposta

Link directo:

RE: António d'Azevedo (Braga e arredores)-*c.1550

#183409 | SaMenezes | 03 fev 2008 17:38 | Em resposta a: #166467

Reabro este tópico para dizer que a história ficou completa (ou quase) pelo que diz respeito à casa do Assento. Levantaram-se outros temas de pesquisa.

Fundo Monástico e Conventual, Agostinhos, livro A5, p.5:
"São Paio de Pousada
O Assento da Igreja traz António dazevedo o qual he nelle segª vida paga de foro delle cadano dous mil reis foi feito o prazo pelo Abb. Luiz eannes a João Lopes Vieira pai deste António dazevedo o qual João Lopes era filho deste Abb. foi feito este prazo aos 29 doutubro de 1537 o prazo está no cartorio.
Do assento fazemos forais a João de Brito da Cunha acrescentou lhe mais um tostão de foro."

Portanto António de Azevedo é filho de João Lopes Vieira e este filho do abade Luis Eanes

Noutro Prazo, p.29
"Quinta do Enxido e cazal de perafigo
A quinta do Enxido e cazal de perafigo emprazou o Abbe Luiz e annes a Branca Lopes e a sua filha Justa Vieira a qual segundo a fama era filha do Abade a 3ª vida delle he agora Francisco Alves…"

Portanto a mãe de João Lopes Vieira é Branca Lopes, solteira?

Outro Prazo, p.42: Cazal de Quintães (fica mesmo ao lado da casa do Assento):
"Este cazal sito na freguesia de Covellas e as bouças e devesa de Sª Mª com outras cousas que estam no prazo emprazou o Abb. Luiz eannes a Miguel de Azevedo e a Ana Vieira sua mulher filha segundo fama do dito abbade feito a 2 de Novembro de 1536.
…A outra parte trás Mª de Couros Belliagoa esta parte é agora de Brites de Azevedo sua filha"

Ora na família Azevedo Feio há um Miguel de Azevedo que era casado com uma Ana Vieira Cabral, de quem a BD não sabe se era irmão ou pai ou tio de Francisco de Azevedo Feio, Pai da Brites de Azevedo. http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=216563.
Um tema para averiguar e esclarecer a BD.

Cumprimentos
J. Menezes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 10:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen