achar ascendente

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

achar ascendente

#164491 | Marli Ribeiro | 06 ago 2007 14:08

Como posso começar pesquisa para achar ascendentes dos Ribeiro?
Meu ponto de partida é o nome de meu bisavô, Manuel José Ribeiro, natural de Monção do Minho, que casou com Delfina de Jesus, natural de Campelo, Baião. Eles são pais de Álvaro Ribeiro, meu avô, nascido em 1888 ou 1889, já que por ocasião do nascimento de meu pai, José Monteiro Ribeiro, em 1911, tinha 23 anos, (e talvez também pais de Arlindo Ribeiro e Júlio Ribeiro,) que no ano de 1911, por ocasião do nascimento de meu pai, encontravam-se os dois, Manuel José Ribeiro e Delfina de Jersus, meus bisavós, já no Brasil, em São Paulo.
Álvaro Ribeiro casou-se em Gôve, em 10 de janeiro de 1910, com Cândida Augusta de Jesus, natural de Gôve, Baião também.
Estes dados estão na certidão Narrativa que consegui do meu pai, José Monteiro Ribeiro, em Baião, porque sabia a data de seu nascimento. Mas de Manuel José Ribeiro eu só sei que era natural de Manção do Minho, assim como Delfina de Jesus era de Campelo, Baião, devendo ambos ter nascido por volta de 1860. Como fazer a pesquisa em Monção do Minho e em Campelo, se não sei a data dos nascimentos, e estando eu no Brasil?
Em 1912 Álvaro Ribeiro veio para São Paulo, Brasil, mas não sei o navio. Em 1927 veio meu pai, José Monteiro Ribeiro, que acabou formando família no Rio de Janeiro.Mais precisamente, em Niterói, Estado do Rio de Janeiro. Faleceu no Rio de Janeiro em 1972.
Meu pai era neto, por parte de mãe, Cândida Augusta de Jesus, de Joaquim Monteiro de Souza e de Aurora de Jesus, ambos de Gôve.

Resposta

Link directo:

achar ascendente

#164498 | Lourval | 06 ago 2007 15:44 | Em resposta a: #164491

Cara Marli,
Escreva para o Arquivo Distrital do Porto solicitando busca pelo casamento de Manuel José Ribeiro e Delfina de Jesus, no Concelho de Baião, Freguesia de Campelo, cerca de 1865. Então você saberá os nomes dos pais deles.
Para pedir o batismo você tem de conhecer o concelho e a freguesia, além dos nomes dos pais e aproximadamente o ano que nasceu.
Você poderá pedir o batismo da Cândida, filha de Joaquim Monteiro de Souza e Aurora de Jesus, nascida cerca de (ano aproximado) no Concelho de Baião, Freguesia de Gove. Neste caso também peça ao Arquivo Distrital do Porto.
Quando você souber os nomes dos pais do Manuel José Ribeiro então poderá pedir busca no Arquivo Distrital de Viana do Castelo, distrito em que está o Concelho de Monção. No casamento dele deverá estar qual freguesia ele nasceu.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente

#164499 | Marli Ribeiro | 06 ago 2007 16:33 | Em resposta a: #164491

Caro Lourval
Estou meio perdida no fórum! Só tomei conhecimento da sua resposta porque recebi email avisando. Como você achou minha mensagem? Não a encontrei em nenhuma "sala". Já escrevi para o moderador e aguardo retorno!
Obrigada pela pronta resposta.
Quem casou em Baião foram meus avós, Álvaro Ribeiro e Cândida Augusta de Jesus. Já dos meus bisavós, eu só sei a origem de cada um. Não sei aonde casaram. Por que então pedir busca pelo casamento deles em Baião? Monção do Minho era como se chamava em 1911 o hoje Concelho de Monção? Mas Concelho de Monção não tem muitas Freguesias? Por que procurar no Arquivo Distrital de Viana do Castelo? Fiquei com estas dúvidas.
Obrigada
Marli

Resposta

Link directo:

achar ascendente

#164505 | Lourval | 06 ago 2007 18:54 | Em resposta a: #164499

Cara Marli,

Normalmente o casamento acontece no lugar da noiva.
O Concelho de Monção, que tem muitas freguesias, está no Distrito de Viana do Castelo, que se situa na região do Minho (norte de Portugal).
No casamento de seus bisavós, que deve ter acontecido na freguesia da noiva, com quase toda a certeza indicará a freguesia onde o noivo nasceu.
Por hipótese eu acho que seu avô nasceu no lugar da mãe dele. Você também pode solicitar busca nesta freguesia por este batismo.

Cumprimentos
Lourval

ps: meu e-mail para você: lourval arroba yahoo ponto com

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente

#164597 | Marli Ribeiro | 07 ago 2007 17:46 | Em resposta a: #164505

Caro Lourval

Obrigada pelo email, mas por ora vou continuar o contato pelo fórum para ver se algum "parente" meu se manifesta!
Como os registros todos têm mais de cem anos, já escrevi então para Viana do Castelo a respeito de meu bisavô Manuel José Ribeiro. Também escrevi para o Porto, em relação a todos os outros registros que têm a ver com Gôve, Campelo, e Baião. Sei que Campelo fica em Baião, que fica no Distrito do Porto, mas não sei nada sobre Gôve, a não ser que também tem a ver com Porto.
Estes dados eu consegui quando tirei minha nacionalidade portuguesa, pela certidão de meu pai, José Monteiro Ribeiro, já que sou brasileira. A do meu pai foi fácil porque eu sabia que ele era de Campelo, Baião, e que nascera em 22 de agosto de 1911. A certidão dele veio mesmo de Baião. Os nomes dos pais e avós vieram na certidão.. Uma grata surpresa. Lá também estava escrito que Cândida Augusta de Jesus e Álvaro Ribeiro, seus pais, casaram-se na Igreja Paroquial de Gôve, em 30 de janeiro de 1910!
Moro na cidade de São Paulo. Agora tenho as duas nacionalidades, mas estou pesquisando porque quero chegar o mais longe possível em relação aos "ancestrais".
Muito obrigada por tudo. Vou aguardar retorno das Conservatórias. É assim que chamam, não?

Marli

Resposta

Link directo:

achar ascendente

#164601 | Lourval | 07 ago 2007 19:23 | Em resposta a: #164597

Cara Marli,

Okay. Eu moro em Santos-SP e também tenho dupla nacionalidade, desde 2000. Qualquer coisa, disponha.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente

#165009 | Cristina C | 14 ago 2007 02:02 | Em resposta a: #164491

Cara Marli,

Ao ler a sua msg quis ajudar, pela simples razão de Baião ser o local que presentemente estou a estudar, e de onde vêm grande parte dos meus antecedentes. Aliás, uma zona de onde existiu muita emigração para o Brasil.

Se quer mesmo estudar a fundo a sua genealogia, NADA, absolutamente nada se obtém sem regredir, parente a parente.

Se quiser, coloco-me há disposição para a ajudar.
Parentes aqui no fórum é que não vai encontrar! Também tive essa esperança vã...

E quando não conseguir encontrar a sua mensagem, uma boa solução é pesquisar por autor (você), ao invés de Tópicos. Boa sorte!

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente

#165037 | Marli Ribeiro 0906 | 14 ago 2007 16:04 | Em resposta a: #165009

Cara Cristina

Muito obrigada
Eu havia respondido a sua mensagem com uma longa resposta, mas tive problemas no envio e ela não seguiu.

Então, por agora, é só para dar o retorno, agradecendo.

Tenho uma dúvida sobre como seria a juda. Seria indo ao local dos Registros? (Aqui no Brasil é assim mesmo, com "r"...), ou orientação, como fez o Lourval, que é do Brasil? Se for assim, minhas "pesquisas" seriam de Campelo, mas em Baião, não é isso?

Escrevi para a Conservatória de Baião mas não obtive resposta. E o Arquivo Distrital de Viana do Castelo pediu mais dados sobre Manuel José Ribeiro, meu bisavô, do Concelho de Monção e Freguesia de Monção. São dados que não tenho, como a data da saída de Portugal, de onde saiu, com quem casou (isto é só o que eu sei, com Delfina de Jesus).

O Lourval acredita que o casamento deles também ocorreu em Campelho, Baião, que é o lugar de origem de minha bisavó.Ele supõe que o casamentoi tenha ocorrido por volta de 1865, mas eu já colocaria por volta de 1885, já que o meu avô Álvaro Ribeiro estava com 23 anos, em 22 de agosto de 1911, data do nascimento de meu pai, José Monteiro Ribeiro. A certidão de meu pai diz que nesta data os avós dele - meus bisavós - encontravam-se no Brasil.

Complicado!

Obrigada, mais uma vez.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente

#165040 | Marli Ribeiro 0906 | 14 ago 2007 16:36 | Em resposta a: #165037

Cara Cristina

Acabei de falar pelo telefone com a Conservatória de Baião. O que for anterior a 1901 é com o Arquivo Distrital do Porto, para onde vou escrever "novamente". Pela Internet vou pedir então a certidão, não certificada, cópia simples mesmo, do casamento de meus avós, em 1911, que é a única coisa que eles têm em Baião.

Um abraço

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente

#165041 | Cristina C | 14 ago 2007 16:39 | Em resposta a: #165037

Cara Marli:

o que posso fazer por si é pesquisar em seu lugar. Sim, estou em Portugal.
A vantagem é que sou eu a pagar em euros as fotocópias, ao invés de você aí ter de converter reais em euros e fazer transferências... nem sei como funciona.

Se quiser, já sabe.

Tudo o que tem de ter é resumir toda a info que tem, já com as respostas que obteve dos contactos que fez.

Depois, com tempo e cuidado, decerto que começa a receber uma informação aqui e ali... com sorte, não será necessário fazer pesquisas longas- que os arquivos cobram caro por - e se consegue mais dados por apenas 0.50 ct a folha.

Não é preciso ir aos locais. Tenho conseguido avançar nas pesquisas só por cartas e emails. Tudo se facilita se conseguir ter dados correctos e precisos. Também o pode fazer daí, mas percebo que é mais difícil.

Vou reler o que escreveu e tentar perceber melhor por onde pegar. Se der certo, nem terá de correr o risco de algo se extraviar pelo correio. (ps: é verdade q no brasil a correspondência "desaparece" com facilidade, ou é mito?). Pode receber por email.

Bem, abraços, deste grande país cuja população global corresponde aos habitantes de S. Paulo!

Resposta

Link directo:

achar ascendente

#165043 | Lourval | 14 ago 2007 17:11 | Em resposta a: #165041

Cara Cristina,

Eu sou brasileiro mas no entanto não tapo o Sol com peneiras. Porém se há algo que funciona muito bem neste país, é o correio. Ao longo de meus cinquenta anos somente duas correspondências que enviei não chegaram ao destino. Uma delas, a culpa foi minha que coloquei o nome do bairro (freguesia) antes do nome da cidade e há uma cidade com o mesmo nome daquele bairro e foi para lá a correspondência. Mas em ambas oportunidades as correspondências voltaram para a minha residência então as reenviei.

A propósito, também sou português, desde o ano de 2000.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mito

#165044 | Cristina C | 14 ago 2007 17:25 | Em resposta a: #165043

Caro Lourval,

Ainda bem que é mito! Essas coisas apanhamos nas notícias, na ficção, mas ficamos sem saber que veracidade tem. Por favor, não interprete a curiosidade como preconceito. É só mesmo isso, curiosidade!

Mas ainda bem que me esclareceu. Pela ficção, parece que na américa do sul existe violação de correspondência, para retirar cheques, dinheiro etc. Surge nos filmes, nas novelas, enfim... daí a curiosidade.

Sim, já sabia que é português. Mas obrigada na mesma! Espero contar ocasionalmente consigo para desmitificar estas curiosidades. Pessoas, povos e costumes despertam-me interesse!

Abraços,
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente

#165048 | Cristina C | 14 ago 2007 18:18 | Em resposta a: #165040

Cara Marli,

Acabei de fazer a sua "árvore genealógica" com os dados que recolhi do que escreveu. Sim, também a aconcelho a começar pelo que já tem: o casamento de seus avós, Álvaro e Cândida, na freguesia do Gôve, concelho de Baião, Distrito do Porto.

A sugestão do colega Lourval também é viável, e pode segui-la se não encontrar novas referências nesta certidão de casamento de seus avós paternos. O que com sorte não acontecerá. Nela poderá vir indicada a FREGUESIA de onde seu bisavô Manuel é natural, pois só sabe que vem do concelho de Monção.

Como disse antes: não há outra forma senão recuar passo a passo, parente a parente... mas vale a pena!

Boa Sorte!

Cristina

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente

#165351 | Marli Ribeiro 0906 | 20 ago 2007 02:33 | Em resposta a: #165048

Cara Cristina

Esta semana pedi pelo correio a fotocópia da certidão de casamento de meus avós, Álvaro Ribeiro e Cândida Augusta de Jesus, na Conservatória de Baião. Depois terei que "esquecer" Baião, e procurar o restante no Arquivo Distrital do Porto, segundo respondeu a funcionária da Conservatória, já que os outros registros são anteriores a 1901. Enviei 1 Euro pela fotocópia mais 1,95 Euros para despesa de correio. Cara foi a taxa paga no Brasil! Então, como a correspondência daqui para aí leva uns dez dias e vice-versa, lá por dez de setembro estarei de volta!

Um abraço

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente

#165524 | Marli Ribeiro 0906 | 22 ago 2007 17:31 | Em resposta a: #165351

Caro Lourval

Como você também é do Brasil, gostaria de saber se é associado ao Geneall "Plus". Se for, gostaria de saber se é "vantajoso". Pensei em associar-me (30 Euros!) mas não sei se no meu caso trará benefícios.Quer dizer, acho que não tenho "fidalgos" na minha ascendência, e imagino ser isto o que as pessoas lá procuram.Ou estarei enganada?

O meu caso está "andando". Aguardo fotocópia do casamento de meus avós para ver as suas datas de nascimento e, com sorte, a freguesia de meu bisavô.

Um abraço

Marli

Resposta

Link directo:

Geneall Plus

#165526 | Lourval | 22 ago 2007 17:49 | Em resposta a: #165524

Cara Marli,

Sim, eu sou associado ao Geneall Plus e sinto-me recompensado por isto. Eu ainda não me descobri descendente de nenhum fidalgo mas isto não quer dizer que não o seja. Mas tive a sorte de descobrir que sou descendente de Vicente Gil, navegador português do século dezesseis. Ele foi recordista em seu tempo em viagens às Índias. Tinha contacto direto com o rei e outras pessoas importantes. Muito do que descobri, devo a este site.

Associando-se ao Geneall Plus você usufruirá de todas as informações que o site disponibiliza, entre elas a possibilidade de ter visualização dos dados em forma de diagrama de árvore (costados).

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Geneall Plus

#167005 | Marli Ribeiro 0906 | 10 set 2007 13:17 | Em resposta a: #165526

Caro Lourval

Associei-me sim ao Geneall Plus. Depois de lá colocar mais de cem nomes entre ascendentes, descendentes e paralelos tive que apagar tudo por causa de um erro que teimava em aparecer como correto. Uma confusão com o "Filho" no sobrenome de alguém. Desisti de insistir na correção porque estava dando muito trabalho e apaguei tudo. Vou recomeçar.

A certidão de casamento de meus avós trouxe sim a freguesia de meu bisavô! É Merufe, Monção. Escrevi novamente para o Arquivo Distrital de Viana do Castelo, aceitando sua sugestão e colocando o ano de nascimento dele por volta de 1865.
Para o Arquivo Distrital do Porto pedi sobre o casamento, por volta de 1885, já que o meu avô é de 1887.

Um abraço

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Geneall Plus

#167009 | Marli Ribeiro 0906 | 10 set 2007 13:35 | Em resposta a: #167005

Cara Cristina

Recebi no dia 5/9 a fotocópia do casamento de meus avós em Baião. Para minha surpresa, veio sim a freguesia de meu bisavô, como sendo Merufe, Concelho de Monção. O que tenho de novo também é que, através de parentes, fiquei sabendo que a data de nascimento de meu avô Álvaro Ribeiro é 01/01/1887. Nasceu em Freixeiro (será que é assim mesmo?), Campelo, Baião. Paralelamente vou procurar no Brasil pelo óbito dele, seguindo a orientação que o Lourval deu para alguém no Fórum sobre a Santa Casa de Misericórdia, no Rio de Janeiro, já que tenho também a data do falecimento, como sendo 1918. Esta data foi encontrada no verso de uma fotografia que eu desconhecia a existência! É, morreu cedo, com 31 anos, 6 anos após chegar ao Rio de Janeiro.

Abraço

Marli

Resposta

Link directo:

Satisfação

#167027 | Cristina C | 10 set 2007 17:48 | Em resposta a: #164491

Cara Marli,

está a ver? Conseguiu! É sempre passo a passo que se acaba por descobrir uma migalha aqui, outra ali... fico contente.

Desejo-lhe boa sorte e pode contar com ajuda se precisar.

Um abraço!
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente

#169307 | M.Ribeiro | 04 out 2007 12:01 | Em resposta a: #164491

Caros participantes

Tenho uma lista dos "Ribeiro" (de Portugal, e mais alguns da Espanha) que chegaram ao Brasil, na região Sudeste ((São Paulo e Rio de Janeiro, especialmente) até 1920. São 207 páginas. Posso fazer uma consulta, caso alguém tenha interesse. Muitos têm filiação, idade, ano de chegada, local de origem, local de desembarque e o navio em que vieram.

Abraço a todos.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente

#170613 | jm25100 | 22 out 2007 03:26 | Em resposta a: #165043

caro amigo lourival. a muito tempo estou procurando a certidao do meu avo jose de sousa nascido em 20.01.1895 descobri no brasil que o irmao do meu avo manoel de sousa junior nasceu belem do descalvados conforme consta no documento gostaria se em portugal exestui esta cidade ou bairro freguesia.


abrigado pela atencao
jose maria =usa

Resposta

Link directo:

achar ascendente

#170614 | Lourval | 22 out 2007 04:52 | Em resposta a: #170613

Caro José Maria,

Eu acho que este seu tio avô nasceu em Belém do Descalvado, uma cidade do interior paulista, que desde 1889 passou a se chamar Descalvado, ficando distante da Cidade de São Carlos cerca de 50 km.

Você tem certeza de que seu avô é português?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#226362 | monica1959 | 14 abr 2009 15:59 | Em resposta a: #169307

Bom dia a todos.

É a primeira vez que entro e não sei se esta correto.

Minha Mãe é neta de portugueses e estou procurando as informações necessárias.
Sua mãe(minha avó) Elza Ribeiro dos Santos é filha de: Alfredo Ribeiro dos Santos e Filomena da Rocha Santos os dois são portugueses e entraram no Brasil antes de 1910 pelo Estado de São Paulo, acreditamos que tenha sido por Santos.
Achamos que se casaram no Brasil, vindos ainda solteiros de Portugal. Minha avó Elza nasceu em 1910 aqui no Brasil.
Como vi que você possui uma lista de todos os Ribeiros gostaria de lhe pedir se pode fazer uma consulta.
Agradeço desde já

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#226375 | M.Ribeiro | 14 abr 2009 18:11 | Em resposta a: #226362

Cara Monica

A lista que possuo é tão somente para nomes terminados em Ribeiro. No seu caso a procura seria na lista dos Santos. A minha é uma lista conseguida em um site do Paraná.

Mais tarde tentarei fazer a consulta pelo nome dos seus avós no site do Museu do Imigrante, de São Paulo, porque no momento o site parece estar com problemas.

Marli Ribeiro
São Paulo

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#226377 | monica1959 | 14 abr 2009 18:39 | Em resposta a: #226375

Marli,

Muito obrigada pela presteza.
Vou ficar no aguardo, caso eu consiga novas informações te informarei.

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#226442 | M.Ribeiro | 15 abr 2009 12:07 | Em resposta a: #226377

Monica

Não estou conseguindo pesquisar o sobrenome Santos no site do Museu da Imigração, ao contrário dos Ribeiros, que aparecem sem problema. Basta digitar no Google Museu do Imigrante. Imediatamente aparece o local da pesquisa. Não preencha nenhum outro dado a não ser o sobrenome. Isto é, nome e data de chegada devem ser ignorados. A listagem dos Ribeiros é bem extensa. Já os Santos, ou Silva, por exemplo, não tem vindo resultados.
Tente mais tarde.
Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#228367 | monica1959 | 04 mai 2009 15:47 | Em resposta a: #226442

Oi Marli,

No decorrer destes dias de pesquisa, resolvi seguir por outro caminho, visto todos os meus bisavos serem Portugueses.
Descobri que meu Bisavô nasceu em Portugal em Miranda do Corvo em 19/03/1885 e faleceu em Campinas em 27/07/1937, portanto, gostaria de saber como faço para conseguir a certidão de nascimento dele.

Aguardo sua informação, e desde já agradeço.

Atenciosamente,

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#228369 | M.Ribeiro | 04 mai 2009 16:08 | Em resposta a: #228367

Oi, Monica

Eu sempre recorro ao Google quando preciso saber qualquer coisa sobre Portugal.

Desta vez o Google me indicou que Miranda do Corvo é o nome de um concelho que fica no distrito de Coimbra e possui 5 freguesias. Se o seu bisavô nasceu no "concelho" de Miranda do Corvo será necessário saber em qual freguesia, para poder pedir o documento ao Arquivo Distrital de Coimbra, informando a freguesia de nascimento e a data. Se você já estiver se referindo à "freguesia" de Miranda do Corvo como a freguesia de nascimento dele, digite Arquivo Distrital de Coimbra no Google e vai saber como entrar em contato com eles para solicitar o documento.



Segundo o Google, as freguesias de Miranda do Corvo (concelho) são as seguintes:

* Lamas
* Miranda do Corvo
* Rio Vide
* Semide (da qual faz parte a aldeia do Senhor da Serra)
* Vila Nova

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#228374 | monica1959 | 04 mai 2009 17:40 | Em resposta a: #228369

Oi Marli,

Mais uma vez obrigada.
Primeiro não sei se foi no concelho ou na Freguesia do Corvo.
A minha dúvida é que no preenchimento para a solicitação da certidão de Batismo/nascimento tem dois tipos com o mesmo valor
Certidões de baptismo/nascimento, casamento ou óbito.
(DL n.º 322-A/2001, de 14 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelo DL nº 194/2003, de 23/Agosto – Art.º 18, n.º 7.2.1, e o DL nº 76-A/2006, de 29 de Março)

ou

Certidões para fins de nacionalidade.
(DL n.º 194 de 23 de Agosto/2003)
Qual delas seria para adquirir a nacionalidade Portugues.

E em segundo tem o preenchimento obrigatóio de B.I, o que é isso, vc sabe?

Atenciosamente,
Mônica

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#228379 | M.Ribeiro | 04 mai 2009 20:30 | Em resposta a: #228374

Monica

BI significa Bilhete de Identidade, e não tem a ver com o que você está pretendendo.

Tenho certeza que bisnetos de portugueses não têm direito a dupla nacionalidade, mas se você estiver querendo saber sobre naturalização eu não sou a pessoa indicada para auxiliá-la.

Entre em contato com o Consulado de Portugal de sua cidade para esclarecer suas dúvidas.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#228388 | monica1959 | 04 mai 2009 21:54 | Em resposta a: #228379

Marli,

Obrigada, mas eu estou vendo a possibilidade da minha mãe ter a nacionalidade, ou mesmo a naturalização.

De qualquer forma, no site do arquivo de coimbra, na hora da solicitação de certidão de nascimento apareceu esse B.I., que agora vc me esclareceu, o estranho é que é campo obrigatório para a solicitação da certidão, não me permitindo concluir.

Talvez eu esteja no lugar errado.

Mais uma vez super obrigada.

Mônica

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#238292 | PAIVAMANSO | 06 set 2009 00:54 | Em resposta a: #228388

Mõnica e Marli este assunto já foi resolvido ou posso ajudar ? Vivo em Miranda do Corvo e posso quase certo encontrar a certidão do bisavô da Mônica ! Fico á espera da vossa resposta. Cumprimentos .Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#238293 | PAIVAMANSO | 06 set 2009 00:59 | Em resposta a: #238292

Cara Marli, só agora vi este seu tópico , será que posso ajudar de alguma forma a procurar familiares seus ? Abraço de amizade. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#238295 | PAIVAMANSO | 06 set 2009 01:23 | Em resposta a: #238293

Marli , em agosto 2007 , quando você abriu este tópico á procura de seus ascendentes portugueses, foi exactamente quando eu comecei á procura dos meus Paiva Manso e comecei a encontrá-los uns a seguir aos outros ,graças a Belisário Pimenta, que durante mais de 50 anos investigou e historiou todo o concelho de Miranda do Corvo. Conheci hoje uma senhora extremamente simpática que me cedeu a consulta, que terá de ser faseada no tempo, de vários milhares de fichas pessoais com assentos de ,baptismo do concelho de Miranda do Corvo, séculos XVII e XVIII Um trabalho fantástico que esta Senhora fez em 1973 , á 36 anos. O mundo é pequeno e as coincidências por vezes fazem-nos pensar........... Abraço. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#238297 | MAeJU | 06 set 2009 01:30 | Em resposta a: #238293

Hi! Jorge! Olha o que você desenterrou! Este tópico é antigo à beça! Me expus bastante nele, mas valeu a pena.

O meu nome de utilizador foi mudando ao longo do tempo porque às vezes eu encontrava dificuldade para entrar no fórum. Vai ver eu já fui "bloqueada" outras vezes e nem sabia!

Agradeço, mas não estou mais procurando pelos Ribeiros por que já os "achei" até mais ou menos 1775. O auxílio do companheiro Lourval, brasileiro como eu, foi imprescindível. Logo compreendi como as coisas funcionavam em Portugal e passei a caminhar com as próprias pernas. E hoje eu até já ajudo aos outros, quando está ao meu alcance.

Acabei de enviar email para você onde falo dos Ribeiros, que você havia perguntado hoje cedo, lembra? Está tudo lá.

Vou aguardar a 2ª feira com ansiedade para ter a minha conta no Geneall Plus desbloqueada ou os meus euros reembolsados. Hoje precisei ver os nomes dos antepassados, que não sei de cabeça, e tive que ir à minha Ávore Genealógica de outro site de Portugal, porque no Geneall não consegui. Ainda bem que eu tinha esta outra. Sacanagem isto que o Geneall fez comigo, como dizemos por aqui.

Mas valeu a oferta, viu? Muito obrigada.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#238298 | MAeJU | 06 set 2009 01:43 | Em resposta a: #238297

Jorge

Dizem que coincidências não existem ... Nunca entendi este ditado. A minha vida é cheia delas, as coincidências.

Vou pesquisar se a Mônica ainda está por aqui, em algum tópico mais recente e contar que você pode ajudá-la.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#238299 | PAIVAMANSO | 06 set 2009 01:45 | Em resposta a: #238297

Marli tudo vai ser resolvido, espero, 2ª feira . Calma Marli decerto não foi deliberado , quem bloqueou nem reparou que a Marli estava com o Genea Plus. Depois precisamos da Marli aqui, os seus amigos, aqueles que você já ajudou e os que no futuro irá ajudar reclamam a sua presença. Abraço. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#238302 | MAeJU | 06 set 2009 02:01 | Em resposta a: #238299

Jorge
Pesquisando vi que a Mônica não anda mais por aqui. Como você se ofereceu para ajudá-la, já que ela tem antepassados em Miranda do Corvo, a minha sugestão é que peça ao Moderador o contato dela, porque eu não consegui. O nome de utilizador é monica1959. A minha mensagem ao Moderador foi erroneamente encaminhada para o fórum. Que bagunça.
Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#238304 | PAIVAMANSO | 06 set 2009 02:44 | Em resposta a: #238302

Como também não sei enviar mensagens ao moderador , 2ª feira telefonarei para pedir esse contacto e pedir para retomarem o acesso da Marli ao Fórum . Entretanto já enviei para si outro mail . Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#238308 | SMeireles | 06 set 2009 07:44 | Em resposta a: #226362

Cara Marli,

Que bom saber que você já tenha pesquisado e encontrado bastante informação sobre os Ribeiros.

Podemos ser parentes. Talvez possa me ajudar. Meu avô paterno se chamava Franklin Ribeiro de Meireles. Era filho

de Antonio Meireles e Hermenegilda Ribeiro de Meireles. Nâo sei com certeza se o Ribeiro neste caso era da família

dela ou do meu bisavô. Acredito que seja dela. Pelo que meu pai me falou ela era da família Ribeiro de Abre Campo,

Minas Gerais. Sei que ele era do Rio de Janeiro. Era farmaceutico na Santa casa da Misericordia do Rio de Janeiro.

Do Rio de Janeiro ele foi para Imbé de Caratinga, Minas Gerais. Lá ele continuou sendo farmaceutico e cafeicultor.

Tiveram 3 filhos: Waldomiro ( or Valdomiro), Adelina e Franklin Ribeiro de Meireles, o qual era meu avô. Antonio

Meireles morreu em Imbé de Caratinga por volta de 1940 e sua esposa, Hermenegilda, morreu por volta de 1944.

Gostaria de saber mais sobre meus bisavós. Se puder me ajudar, ficaria imensamente grata.

Silvia Meireles

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#238331 | MAeJU | 06 set 2009 15:54 | Em resposta a: #238308

Cara Silvia

Como está na mensagem inicial, os meus Ribeiros são originariamente de Portugal. Se eu tive algum Ribeiro que foi para Minas Gerais seria algum tio-avô ou alguma tia-avó. O meu bisavô Manuel José Ribeiro veio para o Brasil com 11 filhos, deixando em Portugal apenas aquele que viria a ser o meu avô, Álvaro Ribeiro, o mais velho dos filhos. Este meu avô veio depois para o Rio de Janeiro, e lá faleceu. Não tenho conhecimento se deixou outros decendentes no Rio de Janeiro, porque o meu pai também é de Portugal. Dos tios-avôs/tias-avós uns ficaram no Rio de Janeiro, outro veio para São Paulo, para a cidade de nome Marília, depois foi para a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro e depois para o Paraná. Não sei o paradeiro de nenhum, ou mesmo de seus descendentes.

Na certidão de nascimento de seu pai não diz de onde era o avô dele, o Antonio Meireles? Ou consiga uma certidão de seu avô, onde deve constar de onde era o pai dele. Certidões de casamento também ajudam.

Nasci no Rio de Janeiro, mas moro em São Paulo. Não tenho nenhuma idéia de como se pesquisar por antepassados no Brasil. E muito menos em Minas Gerais, tão distante de mim. A única idéia que me vem são os cartórios de Registro Civil, mas é necessário se fornecer datas.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#238407 | monica1959 | 07 set 2009 20:03 | Em resposta a: #238292

Oi Jorge,

Agradeço a sua colaboração, porém encontrei meu outro bisavô José Correa, que era de miranda do corvo da freguesia de Semide, já recebi inclusive sua certidão de batismo.

Quanto ao meu outro bisavô Alfredo Ribeiro dos Santos não consegui ir muito adiante mas se você acha que pode conseguir alguma coisa, podemos manter contato.

Super obrigada e qualquer coisa que precisar, conte comigo

Mônica

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#238409 | PAIVAMANSO | 07 set 2009 21:23 | Em resposta a: #238407

Cara Mônica , numa mensagem deste tópico você fala que não sabe se seu bisavô Alfredo Ribeiro dos Santos nascido em 19-03-1885 é natural do Corvo Freguesia ou Concelho . Agora é assim Dentro do Distrito da Cidade de Coimbra existem vários Concelhos. Um desses Concelhos é o da Vila de Miranda do Corvo. Dentro do Concelho de Miranda do Corvo existem 5 Freguesias. Freguesias de, Lamas, Rio de Vide, Semide, Vila Nova, Miranda do Corvo. Acontece que dentro da freguesia de Miranda do Corvo existem vários lugares. Um desses lugares chama-se Corvo . O que eu peço que me diga é se da leitura que a Mônica faz dos documentos em seu poder lhe parece que este seu bisavô possa ter nascido no lugar do Corvo. Isso pouparia o trabalho de procurar em 5 livros pois a consulta seria só no da freguesia de Miranda do Corvo. Na mensagem da Marli em 04-05-2009 ás 16:08 neste tópico, está lá quase tudo sobre divisão territorial portuguesa. Só expliquei em detalhe para ajudar outro alguém a compreender melhor. Fico á espera da sua resposta . Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#238412 | MAeJU | 07 set 2009 22:18 | Em resposta a: #238407

Oi Mônica

Hoje o Genell enviou mensagem para o meu email explicando como eu poderia entrar em contato com você, como eu havia solicitado. Então não é mais necessário responder a minha solicitação, já que você viu a mensagem do Jorge.

Achei estranho você não ter recebido a certidão do seu outro bisavô, visto serem só as 5 freguesias onde eles teriam que pesquisar, não sendo nada difícil porque você forneceu a data de nascimento.

Mas agora com a ajuda do Jorge vai dar tudo certo. Ele resolve tudo para todos. E a coincidência é que ele é de Miranda do Corvo.

Qualquer outra coisa que precisar conte comigo.

Moro na cidade de São Paulo.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#238417 | PAIVAMANSO | 07 set 2009 23:00 | Em resposta a: #238412

« ele resolve tudo para todos» e eu é que sou gentil...... estes enormes exageros me deixam feliz .Marli é obvio que tenho em si uma amiga, e a nossa amizade vai servindo para ajudar outras pessoas . Abraço de amizade, Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#238688 | monica1959 | 10 set 2009 18:11 | Em resposta a: #238412

Oi Marli,

Eu estava sem acesso a internet então quando vi as mensagens eu respondi a mais recente e depois não consegui mais acessar.

Agora esta tudo resolvido. Em relação ao meu bisavô Ribeiro eu não consegui os dados necessários para identificar o local de seu nascimento. O email que eu te mandei com aquelas datas e local era do meu outro bisavô José Correa e esse sim, eu localizei os dados e consegui a certidão de nascimento via Universidade de Coimbra. Ainda não consegui provar a linha direta porque o nome que consta na documentação dele e dos descendentes aqui no Brasil é José Correa Pedroso e em Portugal é somente José Correa. O consulado daqui no Rio de janeiro não quis abrir o processo, apesar de todos os documentos constar o mesmo nome de Pai e Mãe e sua data de nascimento.

Mas no momento eu vou aguardar um momento melhor para dar continuidade porque estou sem recursos.


De qualquer forma, as dicas que voce me deu naquela oportunidade, foram o que me fizeram conseguir obter o sucesso.

Te agradeço desde já e fico ao dispor no que eu puder ajudar.

Atenciosamente,
Mônica

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#238716 | M.Ribeiro | 11 set 2009 00:10 | Em resposta a: #238688

Oi, Mônica

Para este bisavô que tem os nomes diferentes no Brasil e em Portugal você poderá resolver talvez só com a contratação de um advogado. Existem muitos casos assim e eles sabem como resolver. Tenho uma irmã no Rio de Janeiro que já contratou os serviços de um. Quando quiser o nome me peça que lhe passo o meu email para você me mandar o seu. Agora tomo cuidado com os links que coloco no fórum porque já tive o acesso negado por causa de um.

Para o bisavô Ribeiro, e penso que este caminho é o mais fácil, insisto que como são só 5 as freguesias e como você tem a data, é só procurar o registro de nascimento nas 5 freguesias. O Jorge (Paiva Manso) com mensagens acima, já se ofereceu para isto. Ele é de Miranda do Corvo, como explicou. O Jorge é super bacana e penso que até pensaria em resolver isto por telefone. Encontrando em qual freguesia está o registro ele informa para você fazer o pedido quando puder.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#238719 | M.Ribeiro | 11 set 2009 00:17 | Em resposta a: #238716

Mônica

Depois que enviei a mensagem anterior achei que poderia estar a fazer confusão. O bisavô de Miranda do Corvo, da freguesia de Semide, e que tem os sobrenomes diferentes, é o que você já encontrou. Então o Ribeiro nao é também de Miranda do Corvo? De quem é a data de nascimento que você informou na mensagem de setembro?

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#238752 | PAIVAMANSO | 11 set 2009 12:05 | Em resposta a: #238719

Cara Mônica , por favor diga tudo o que sabe sobre o seu bisavô Ribeiro . Mesmo aquilo que tenha dúvidas que ajude a deduzir qual a data e freguesia onde seja mais provável encontrar dados dele. Cumprimentos para si e um abraço de amizade para a minha amiga Marli. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#238773 | monica1959 | 11 set 2009 16:02 | Em resposta a: #238716

Oi Marli,

O bisavô Ribeiro eu não tenho os dados, quando passei para vc a data de nascimento e a freguesia de Miranda do Corvo era do bisavô Correa. De qualquer forma qualquer nos falamos.

Eu não entendi bem o que vc falou de acesso negado, mas assim que eu puder retomar eu peço para vc esse contato.


Agradeço mais uma vez

Monica

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente

#247709 | Rosanna | 14 jan 2010 13:41 | Em resposta a: #169307

Me associei a esse site, e garanto que estou amando. Eu comecei afazera minha genealogia em 1990 e depois parei por um longotempo pela indisponibilidade de encontrar os dados, aqui em Santos. Gostaria de saber, se na sua "lista" existem meus ascendentes Jose Ribeiro( em alguns documentos aparece também camilo) casado com Joanna Josefa,Alguns documentos aparece como natural de S. JOão d'Ovile em outros de Viariz.Os meus avós:Amélia Ribeiro Nogueira(viariz-15/12/1896) e Adão Pinto Nogueira (03/01/1896) Viariz- Baião. Grata.

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente

#247717 | M.Ribeiro | 14 jan 2010 15:05 | Em resposta a: #247709

Rosanna

A lista tem muitos José Ribeiro. Nenhum tem como esposa Joanna Josefa. Não tem Camilo Ribeiro. Os nomes dos pais só aparecem quando o imigrante é menor de idade e não tem ninguém que tenha os pais com o sobrenome Nogueira. Também não diz a freguesia de origem. Ajudaria se você informasse a idade com que chegou ao Brasil, ou o ano, e se veio sozinho. Estes são os dados que têm na lista. Se o José Ribeiro veio com os pais a lista deles seria a dos Nogueira.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente

#247736 | Rosanna | 14 jan 2010 20:43 | Em resposta a: #247717

eles não vieram para o Brasil,sóos netos( Adão, Joaquim e outros seis). Desculpe se entendi que eram só os imigrantes. Grata mesmo assim.

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#253447 | LAMBERT | 20 abr 2010 20:14 | Em resposta a: #238295

Caro Jorge Santos:
Vendo as mensagens no Forum, pude saber que você está em Miranda do Corvo.
No período de 2002/2008 pesquisei meus ascendentes cuja origem é Miranda do Corvo/PT: Lambert e Fernandes, do Espinho e Gomes de Tábuas.
Li também que vc. teve suporte em informações de Belisário Pimenta e uma senhora que transcreveu vários assentos de batismo.
Algumas dúvidas ficaram, algumas famílias não localizadas, etc.
Há condições de ajuda de sua parte, diretamente, ou indiretamente nas informações de Belisário e senhora ?
Abraços
Lambert

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#253453 | curadora64 | 20 abr 2010 22:45 | Em resposta a: #253447

Caríssimo Lambert,
desculpe a intromissão, mas na busca de meus ancestrais, chamou-me a atençao "do Espinho". Trata-se da cidade de Espinho, distrito de Aveiro (apesar de mais perto do Porto)? SE tal for, muito lhe agradeço puder verificar se os seus Fernandes têm alguma ligação com uma ou um "Mateiro" (Anta, Espinho). Grato se puder informar-me.
Já agora: Tive alunos, aqui no Rio Grande do Sul (Brasil) de sobrenome Lampert. É a mesma família?
Recebe meus cumprimentos
Mário

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#253467 | PAIVAMANSO | 21 abr 2010 04:47 | Em resposta a: #253447

Caro Lambert ,a minha vida está meio do avesso , tenho ainda vários sonhos e projectos mas falta-me tempo e saúde para os poder realizar. Por isso não me tenho oferecido para ajudar aqui no fórum . São quase cinco horas da manhã , encontrei a sua mensagem devido a circunstâncias muito curiosas . Quero tentar ajudar nas suas pesquisas sim ! Diga-me que dados tem sobre esses seus ascendentes e que dados precisa que eu procure para si. Atenção que eu sou apenas um aprendiz nestes assuntos , apenas lhe posso prometer que farei o meu melhor . Cumprimentos . Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#253470 | PAIVAMANSO | 21 abr 2010 05:09 | Em resposta a: #253467

Cara Mônica , peço desculpa de me ter esquecido de lhe dizer que pode contar com a minha ajuda , nas suas pesquisas aqui em Portugal . Farei o meu melhor , dentro das minhas possibilidades e limitações . Quase certo, agora já será demasiado tarde , esta minha tão tardia resposta . Quem muitos assuntos quer resolver ao mesmo tempo , corre o risco de esquecer alguns. Foi o meu caso e por isso renovo o meu pedido de desculpas . Cumprimentos . Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#253523 | LAMBERT | 22 abr 2010 13:11 | Em resposta a: #253453

Prezado Mario:
O Espinho é uma localidade de Miranda do Corvo.
Não tenho noticias de ligações dos Fernandes com os Mateiro. Aliás, não localizei nenhum Fernandes em Portugal, nem em Penedo na Lousã, como também no Espinho em Miranda do Corvo.
Há várias famílias Lambert (ou Lampert, etc) aqui no Brasil.
Não encontrei nenhuma relacionada com a nossa família Lambert, com origem em Miranda do Corvo.
Agradeço sua intervenção, sucesso.
Lambert

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#253530 | curadora64 | 22 abr 2010 15:53 | Em resposta a: #253523

Prezado Lambert,
muito grato por sua pronta resposta. Creia-me a seu dispor aqui em terras do Rio Grande do Sul
Mário

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#253534 | PAIVAMANSO | 22 abr 2010 19:28 | Em resposta a: #253447

Caro Confrade LAMBERT
Creio que você ainda não leu a minha resposta de ontem , ao seu pedido de ajuda . Reafirmo que pode contar comigo no sentido de o tentar ajudar a encontrar as informações que precisa sobre os seus ascendentes do concelho de Miranda do Corvo . Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#253570 | LAMBERT | 23 abr 2010 12:12 | Em resposta a: #253534

Caro Jorge Santos:
Lí sua mensagem e agradeço a sua atenção.
Minha pesquisa familiar iniciou-se em 2002 e praticamente encerramos em 2008.
Algumas pendencias ficaram, principalmente no que diz respeito a localização de famílias que ficaram em Portugal.
Meus antepassados das famílias paterna Lambert e Fernandes, são do Espinho/Miranda do Corvo e meus antepassados da familia materna Gomes, são de Tábuas/Miranda do Corvo.
Vou fazer um levantamento das informações e tão logo concluído, faço um contato.
Porém, desde já, torno a agradecê-lo.
Abraços
Lambert

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#253585 | PAIVAMANSO | 23 abr 2010 15:54 | Em resposta a: #253570

Caro Lambert , Cá fico á espera das suas informações . Vamos lá a ver se consigo dar-lhe uma ajuda relevante, pois ainda tenho na lembrança a tristeza que permanece quando me esforço por ser útil aqui no fórum , sem alcançar sucesso. Abraço.
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#253596 | LAMBERT | 23 abr 2010 18:31 | Em resposta a: #253585

Caro Jorge Santos:

Acredito que quem se coloca a disposição para ajuda, já é um sucesso, independente do resultado.
Mas separei dois casos das minhas pesquisas:

FAMILIA FERNANDES:
Meus bisavós:
BONIFACIO FERNANDES, nascido em 1858, Penedo/Lousã, filho de Jose Fernandes e Maria da Conceição.
e
MARIA DA CONCEIÇÃO BAPTISTA, nascida (provavelmente) em 1855, Espinho/Miranda do Corvo, filha de Joaquim Baptista da Cruz e Joaquina da Piedade.
Casados em 1881, na Igreja Salvador/MC.
Vieram para o Brasil, entre 1888/1890, com todos os filhos.
Temos uma carta do Espinho datada de 13/08/1949 de Francisco Baptista da Cruz, filho de José Baptista da Cruz, irmão de nossa bisavó Maria da Conceição Baptista.

DUVIDA: não localizamos nenhum parente, quer dos Fernandes, quer dos Baptista da Cruz, em Miranda do Corvo.

FAMILIA GOMES:
Meus bisavós:
NARCISO GOMES, nascido em 1840, Granja/Semide, filho de Jose Gomes e Angelica Maria; falecido em Tábuas em 1889.
e
PIEDADE DE JESUS, nascida em 1843, Tábuas/Miranda do Corvo, filha de Manoel Dias (Manoel Dias do Canto) e Maria da Piedade, falecida em Tábuas em 1883.
Casados, provavelmente, em 1860.
Não vieram para o Brasil.
Seus filhos Antonio e Joaquim (meu avô) vieram para o Brasil em 1888.
Seus irmãos Jose e Joaquina permaneceram em Portugal.
Localizamos inumeras familias descendentes de Jose Narciso Gomes, em Portugal.
Joaquina, nasceu em Tábuas/MC em 1870, foi casada com Jose Francisco da Pereira/MC, e provavelmente lá, tiveram seis filhos; faleceu em 29/11/1958, residia na Av.Dias da Silva, 25 em Coimbra, conforme Registro do Cartorio de Sé Nova.
Tres vieram para o Brasil: David, Jose e Albertina.
Tres permaneceram em Portugal: Felismina, Francelina e Maria.

DUVIDA: não temos nenhuma informação de Felismina, Francelina e Maria, nem de possiveis descendentes.

Colocaria os pontos levantados como os mais relevantes em nossas pesquisas; na verdade não são dúvidas, e sim não localização de famílias.

Não imagino o trabalho que isso possa dar, inclusive se tiver sugestões que eu possa tomar aqui do Brasil, para facilitar a localização, se for o caso, por favor oriente-me.

Um grande abraço
Lambert

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#253607 | PAIVAMANSO | 23 abr 2010 23:55 | Em resposta a: #253596

Caro Lambert , passei as últimas horas a ler mensagens suas aqui no fórum ,desde a primeira em 2004 até hoje, para ter uma ideia do teor e das dificuldades das suas pesquisas. Copiei e colei algumas mensagens, para amanhã, com calma , condensar e imprimir o essencial, junto com a ultima, que é o ponto de partida para a investigação. Todos os lugares que refere, Espinho, Tábuas, Granja, Semide ficam a cerca de dez minutos de carro, da Vila de Miranda do Corvo, onde eu vivo. A Fábrica do Papel no Penedo, Lousã é que é um pouco mais longe . Creio que as sugestões que lhe possa dar em nada o ajudarão. Parece-me evidente que só indo investigar em cada lugar, falando com as pessoas mais idosas, poderemos com um golpe de sorte encontrar os indícios das moradas dos descendentes das pessoas acima referenciadas.
Reparei que uma das suas dúvidas é perceber onde moravam os seus ascendentes dos lugares do Espinho, Tábuas, Granja.... no século XIX .
Um dos confrades deu uma resposta muito competente, mas caso queira farei um complemento , tirando e enviando algumas fotografias de casas mais antigas de cada um desses lugares e até se possível de vista global do casario de cada um deles. Creio que até tenho algures dados relativos a número de casas e densidades populacionais de cada lugar por volta dos séculos XVII , XVIII , e XIX .Isto caso para si seja importante. Posso estar errado mas fiquei com a ideia que o Confrade sente desejo não só de localizar os seus familiares Mirandenses, mas também de ter acesso a livros ou textos de história local de toda esta zona do Concelho de Miranda do Corvo e da Lousã, para tentar perceber como viveram os tais antepassados . Se é esse o seu sentimento posso garantir que pelo menos em parte decerto irei poder ajudar pois tenho em meu poder alguns livros e muitos textos do meu escritor preferido o Historiador Belisário Pimenta . Nunca ninguém investigou e escreveu com tanta qualidade e quantidade sobre a História deste Concelho e nisso Ele foi pioneiro. Nascido em 1879, faleceu em 1969 e ainda hoje as suas Obras são desconhecidas do grande público apenas porque nunca foi apoiado á publicação, como merecia. Caro Lambert, por hoje é tudo Abraço.
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#253656 | PAIVAMANSO | 25 abr 2010 01:23 | Em resposta a: #253596

Caro Lambert , nesta tarde de sábado não tive tempo para ir nem á Granja de Semide nem ao Penedo na Lousã , mas fui ao Espinho e a Tábuas falar com algumas das pessoas mais idosas destes lugares , especificamente aquelas que tendo em seus nomes os apelidos que procuramos , á partida mais provavelmente poderiam reconhecer algum dos nomes que constam da sua mensagem . Como compreende não é fácil este tipo de pesquisa de descendentes vivos , com base em nomes muito recuados , mas tal como lhe tinha dito , como em tudo na vida , o factor sorte ás vezes está do nosso lado e vemos tarefas difíceis de repente parecerem extremamente fáceis. é pena ser só ás vezes....... Resumindo : Comecei em Tábuas e não encontrei indicio nenhum. Falei com amigos desse lugar e fiquei de voltar mais tarde para falar com outro amigo, o Senhor Ernesto, que estava ausente.
Decidi ir tentar melhor sorte no lugar do Espinho e ao que parece acertei em cheio . Em menos de 30 minutos, após falar com algumas pessoas encontrei o Senhor Casimiro Baptista , que tudo parece indicar ser seu familiar, pois reconheceu vários nomes, acrescentou outros, explicou e acrescentou dados que me levam a acreditar termos obtido um primeiro sucesso.
Agradeço que me indique um endereço de e.mail, para lhe enviar estes dados e contacto mais discretamente. Animado por esse golpe de sorte voltei a Tábuas duas horas depois e falei com o Senhor Ernesto, uma das pessoas mais conhecedoras destes nomes de antigos habitantes ou naturais do lugar mas....... quando parecia que também estava no caminho certo , os nomes começaram a divergir e na melhor das hipóteses teremos encontrado um Narciso Gomes parente daquele por si procurado. Também aqui lhe quero passar dados, nomes, lugares, pois poderão vir a ser importantes mais tarde, conjugados com outros eventuais que os liguem entre si.
Sinceramente, a meu ver, este inicio de investigação correu melhor do que seria de esperar. Por agora é tudo. Abraço. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#253662 | PAIVAMANSO | 25 abr 2010 10:32 | Em resposta a: #253530

Caro Mário , não consegui ficar indiferente, ao ler a sua mensagem pedindo ajuda ao Confrade Lambert. Espero que não leve a mal uma sugestão minha ; Faça nova mensagem mas essa com nomes e datas e outros dados relacionados aos seus Mateiro portugueses . Cada vez que solicitar ajuda, vá logo metendo a lenha quase toda na fogueira, pois desse modo potenciará imediatamente o seu SOS . Compreendo que poderá não ter ainda mais dados por enquanto.... Seja como for até ficaria mal eu dar-lhe esta minha opinião e esquecer o mais importante....... que é tentar ajudar . O seu Espinho é muiiiiiiiiiiito longe de onde eu vivo . Não podendo lá ir socorri-me de uma dica muito importante que a Marli Ribeiro, que lançou este tópico , minha professora á distância neste fórum, me ensinou faz já muito tempo ; É uma linha de investigação que faz sentido não esquecer, quando procuramos descendentes vivos , aqui em Portugal , especialmente se tivermos em mãos um apelido composto ou simples , não muito comum , como eu julgo ser o caso dos seus Mateiro . Passo a explicar : Entrei no Google , pesquisei com o endereço pbi.pt ( se abrir a página em pai.pt selecione pbi.pt ) Aparecem dois retângulos brancos , no do lado esquerdo coloque Mateiro , no do lado direito coloque Portugal . Clique ao lado para iniciar a busca e verifique............. Uma lista de 51 utentes de telefone em todo território Português , com moradas e respectivos números de telefone ! Para ter acesso aos números clique sobre "telefone" . Repare que um desses Mateiros tem o endereço em Espinho , o "seu" Espinho . Resta-me sugerir que o Mário nos diga aqui no fórum o mais possível que souber sobre os seus Mateiro , pois se o fizer eu telefonarei para todos estes 51 Mateiro Portugueses na esperança de encontrar algum que reconheça pertencer aos seus Mateiro Brasileiros. Abraço. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#253666 | PAIVAMANSO | 25 abr 2010 11:40 | Em resposta a: #253662

Cara Amiga Confreira Marli Ribeiro , só há instantes tive conhecimento que naquelas listagens de possuidores de telefone fixo em Portugal ........ agora também aparecem ou números dos telemóveis ( vocês chamam celulares ) da rede móvel associada á Portugal-Telecom e isto é muito bom porque nos vai permitir a todos , ter acesso a um muito maior leque de nomes á pesquisa , já com os endereços postais e números de telefones respectivos........ Excelente ! Melhor do que isto só será possivel quando as outras duas operadoras , a Optimus e a Vodafone também se derem ao trabalho de colocar na net este tipo de serviço . Acho engraçado como é que eu vivendo em Portugal , aprendi isto com a Marli que vive lá longe no Brasil . Vi hoje aqui no Fórum o anúncio de um curso sobre Processos de Investigações Genealógicas..... Não poderei , por várias razões , usufruir desse mini curso , que acredito muito me ensinaria...... mas fiquei a pensar o quanto valiosas são para os aprendizes como eu , os Milhares de aulas grátis que temos acesso aqui no Fórum do Geneall.pt Milhares de mensagens , de tópicos , de assuntos , de diferentes tipos de abordagens a esses assuntos ...... Aderi e recomendo o acesso ao Genea-Plus . Além do alargamento da oferta de produto , faço-o como o meu modesto tributo , a quem DE FACTO nos proporciona conteúdos relevantes em espaço de discussão e inter-ajuda importantes .
Em Portugal até os Políticos falam á boca cheia do Livre Acesso á Cultura e Serviço Cívico Generalizado , tantas vezes não passa disso...... só conversa . Este Fórum e este Syte do Genea , são um caso sério e feliz da nossa Cultura ! Cumprimentos e Agradecimentos do Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#253741 | curadora64 | 26 abr 2010 13:44 | Em resposta a: #253662

Preclaro Jorge Santos,
muito agradeço a sua intervenção tão prestimosa. Na verdade, do "ramo" Mateiro, de Espinho (distrito de Aveiro), ao qual pertenço (e é minha terra natal), tenho todos os descendentes de meus avós José e Ana (nascidos à volta de 1875) e conheço-os pessoalmente. Por abençoada contribuição do Amigo Lourval, neste Forum, fiquei sabendo que há "Mateiros" em 1720, em Alcains, Castelo Branco (p.ex., Josefa Maria Mateira, que está na BD). Há "ramos" do mesmo sobrenome em Ílhavo, Pombalinho (conheço pessoalmente alguns), Nazaré, e espalhados pelo mundo dos emigrantes. Não consegui ligar, até agora, os Mateiros de Alcains aos Mateiros atuais. Por outro lado, as pessoas do ramo de Ílhavo que tenho tentado contactar... não me respondem (quiçá, por desconfiança, né?). É trabalho de "formiguinha", claro, mas vou persistindo (tem tópicos "Família Mateiro", neste Forum). Como espero estar em Portugal, em Julho próximo, tenciono procurar pessoalmente alguns desses "isolados", pelo que muito lhe agradeço a sua bela disponibilidade, da qual não me despeço (como se diz por aqui).
Se eu puder ser útil aqui, em terras do Rio Grande do Sul, queira dispor.
Mário

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#253744 | LAMBERT | 26 abr 2010 15:25 | Em resposta a: #253656

Caro Jorge Santos:

Vai meu e.mail: alb35gom@uol.com.br.
Aguardamos notícias.
Abraços
Lambert

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#253776 | PAIVAMANSO | 26 abr 2010 22:41 | Em resposta a: #253741

Caro Mário , é vulgar as pessoas fugirem ao diálogo com estranhos e pior ainda quando têm receio de que sejam interesses económicos a razão de estarem a ser procurados por eventuais familiares . Em casos parecidos com este, várias vezes tive de explicar que quem anda á procura de parentes, não é com intenção de herdar seja o que for , mas ainda assim há quem não arrisque e prefira mentir, descartando qualquer hipótese de parentesco, só por medo . Desejo que em Julho tudo lhe corra bem e reafirmo a minha disponibilidade para tentar ajudar , apesar das minhas limitações. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#253820 | curadora64 | 27 abr 2010 21:20 | Em resposta a: #253776

Prezado Jorge, tem toda a razão: é isso mesmo. As heranças a que eu teria direito já as recebi, ou seja, nada. além da instrução e da educação! Mas a "insegurança lusitana" é mais forte... e, então, portas fechadas. Paciência, né?
Tive um bom amigoi médico, em Angola, com o mesmo nome do seu. Seria muita coincidência...
Deixo o meu endereço eletrônico mateiroarrobarazaoinfopontocompontobr que está às suas ordens.
Queira aceitar um fraterno abraço,
Mário

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#253828 | PAIVAMANSO | 27 abr 2010 23:19 | Em resposta a: #253820

Caro Mário , eu não disse que todos têm receio e fecham as portas, por enquanto são apenas alguns, mas pela evolução que se vai verificando, até acredito que esse problema se agrave. Para além de uma eventual "insegurança lusitana" como referiu, penso que se tratará de uma cada vez mais preocupante insegurança global. Ainda assim, julgo que o Mário vai encontrar alguns parentes seus ,( Mateiro ), quando os vier procurar em Julho. Pessoalmente é mais fácil do que por telefone . Olhos nos olhos é outra coisa.
Em 1975 cumpri o serviço militar obrigatório em Angola, mas não sou médico, não consegui fazer os estudos necessários nem para poder ser enfermeiro. É caso para lembrar em jeito de consolação, o que diz o povo..... «nem todos podem ser médicos».......
Daqui lhe envio um abraço , amanhã o contactarei via e.mail. Por agora é tudo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#258865 | PAIVAMANSO | 18 jul 2010 15:08 | Em resposta a: #253744

Caro Lambert , tenho andado atarefado quase só com assuntos meus porque creio estar muito perto de resolver um assunto importante para as minhas investigações e os dois livros que vou tentar publicar, talvez dificilmente em papel mas quase certo em DVD e num Syte que são processos muito mais baratos ! Tenho tudo suspenso, ainda não fui ao Arquivo das inumações no cemitério da Lousã, procurar descendentes do seu Pedro Lambert mas já me disseram por telefone que autorizam essa pesquisa. Ainda não fui á Biblioteca da Lousã aos Arquivos da Fábrica do Papel.....MAS no seguimento do meu pedido telefónico de alguns dias atrás..... recebi uma pasta com 40 páginas que nos falam sobre a Fábrica do Papel. São 16 páginas da responsabilidade do sector de relações públicas da Fábrica e as outras 24 são páginas com fotocópias de textos dispersos publicados em fontes diferentes e com notícias da fábrica, do pouco que se sabe dela..... Aguarde uns dias que quando puder irei digitalizar isto para lhe enviar depois. Já agora lhe digo, que em duas ou três linhas, se fala do apelido Lambert . Cumprimentos. Jorge Santos

Caro Lambert, está tudo bem consigo ? A mensagem acima exposta, foi a que lhe enviei por e.mail em 18-05 e nunca mais soube de si, e a sua última mensagem aqui no fórum, é ainda mais antiga, 26-04. Diga por favor se está bem de saúde e se posso, finalmente, começar a enviar os tais doc`s digitalizados. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#258925 | LAMBERT | 19 jul 2010 18:51 | Em resposta a: #258865

Caro Jorge Santos:

Estamos retornando; estou a disposição para receber o que vc. tem disponível.
Com relação ao livro sobre a Lousa, se puder me enviar o título e o autor, procuro aqui em São Paulo.
Agradeço a sua atenção.
Um abraço,
Lambert

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#259644 | PAIVAMANSO | 30 jul 2010 16:28 | Em resposta a: #258925

Caro Lambert, sei que já recebeu as primeiras folhas digitalizadas e vou enviar mais. Quanto ao livro, por não ser uma edição que visa o lucro económico, mas sim que aposta exclusivamente na divulgação cultural, enviarei as partes que creio lhe serão úteis, pois não deve ser fácil de adquirir aí no Brasil. Penso que já recebeu as fotos da casa do nº 125, assim que tiver notícias de quem lá vive, lhe direi por e.mail. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: achar ascendente Ribeiro

#260801 | PAIVAMANSO | 20 ago 2010 23:04 | Em resposta a: #259644

Caro Lambert, enviei hoje as restantes folhas digitalizadas e uma delas, com referências específicas aos seus Lambert do século XVIII, exactamente os que viveram na Lousã e estiveram ligados á Fábrica de Papel do Penedo e outras. Infelizmente lá está a notícia triste, das mortes, que de certa maneira se percebem as razões, mas deixam uma grande revolta, nas pessoas de paz que que abominam todas as violências. A ganância e a estupidez, o sofrimento e o sacrifício dos povos...... a 3ª invasão francesa é apenas um dos exemplos. Os franceses têm orgulho naquele monte de pedras ensanguentadas a que dão o nome de arco do triunfo. Triunfo de quem ? Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Geneall Plus

#329840 | mlourdesd | 27 mai 2013 12:59 | Em resposta a: #167009

Tenho em meu poder uma certidão de nascimento de minha avó, Claudina de Jesus Leite de Barros e Moura ,o registo de que é
é neta materna de Manuel Filipe Martins Leite de Barros e de Benedita Rosa Leite de Barros,.
Verifiquei a ÁRVORE GENEALÓGICA da família Leite de Barros e não encontrei o nome de minha bisavó, Ricardina Martins Leite de Barros
nascida na freguesia de São Nicolau, de Cabeceiras de Basto.
Minha avó foi casada com António Maria Alvares de Moura Durão.
Gostaria de saber se a ,Arvore apresentada no vosso registo está correta.
Obrigada,

Maria de Lourdes Durão

Resposta

Link directo:

RE: Geneall Plus

#329853 | M.Ribeiro | 27 mai 2013 15:59 | Em resposta a: #329840

Cara Maria de Lourdes Durão

Embora você não tenha colocado nome, a sua mensagem veio para mim, colocada logo abaixo de minha mensagem de 10 de junho de 2007. Mas eu não sei do que se trata. Veja direitinho a quem ela deve ser endereçada e envie-a novamente.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

achar ascendente

#371242 | ribeiroton | 29 jun 2016 00:27 | Em resposta a: #164491

Por favor, estou em busca da data de nascimento do meu bisavô chamado Álvaro Ribeiro, porém tudo que eu sei é que ele pode ter nascido por volta de 1889 e se casou com Beatriz Ribeiro também portuguesa. Fico bastante grato por qualquer informação pertinente.

Resposta

Link directo:

achar ascendente

#371247 | MAeJU | 29 jun 2016 02:29 | Em resposta a: #164491

Olá
Álvaro Ribeiro é um nome bastante comum em Portugal. É também o nome do meu avô, que nasceu em 1888, em 1º de janeiro. Eu ia lhe pedir mais detalhes, para ver se estávamos falando da mesma pessoa, mas vi que você diz que tudo que sabe é que ele nasceu em Portugal por volta de 1889, e que casou com Beatriz. Então, sou eu que tenho que dar detalhes: o meu avô Álvaro Ribeiro só terá casado com a Beatriz se ele cometeu bigamia depois que veio para o Brasil, porque em Portugal era casado com Cândida Augusta de Jesus, minha avó, com quem casou em 1910. Ele deixou em Portugal um filho bebê, meu pai, que nasceu em 1911, com a mãe, e veio sozinho para o Brasil. Veio atrás dos pais que tinham comprado terras aqui , Manuel José Ribeiro e Delfina de Jesus. Foi deserdado por eles. Morreu de tuberculose, por ocasião da epidemia de gripe espanhola, em 31/08/1919, com 31 anos de idade, conforme consta nos arquivos da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Tenho foto dele de 1912, tirada no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, e enviada para Portugal posteriormente. Se estivermos falando da mesma pessoa, escreva ...
Marli Ribeiro
São Paulo - SP - Brasil
P.S. Foi para mim que o Geneal enviou a notificação da sua mensagem, e por isso a respondi. Tenho interesse em uma resposta. Esse avô para mim é uma incógnita.

Resposta

Link directo:

achar ascendente

#371264 | MAeJU | 29 jun 2016 13:45 | Em resposta a: #164491

Prezado "ribeiroton"
A minha curiosidade foi aguçada: contam as más línguas que no Brasil o meu avô Álvaro Ribeiro tornou-se um boêmio, mulherengo. Meu pai, quando estava com 16 anos veio para o Brasil atrás dele. Foi para São Gonçalo, Niterói, local de origem da sua mensagem, conforme vi no Geneall ... Em São Gonçalo ... meu pai casou e começou a constituir família, sem nunca ter encontrado o pai, que havia falecido em 1919, conforme eu disse. Eu sou de Niterói.
Por favor, conte o que mais sabe do seu bisavô, por favor. Penso que vale a pena.
Marli

Resposta

Link directo:

achar ascendente

#372493 | ribeiroton | 25 jul 2016 23:59 | Em resposta a: #371264

Prezada Marli,
Desculpe a demora de te responder...
Pois bem, tudo que sei é que meu bisavô Álvaro Ribeiro era casado com Beatriz Rebello Ribeiro e a data do casamento deles foi no ano de 1907, meu avô nasceu no Brasil, no bairro de Vila Isabel no ano de 1916. Ressalto lhe dizer que os pais do meu bisavô Álvaro Ribeiro se chamavam Christovão Ribeiro e Maria D'Almeida e os pais da minha bisavó, Beatriz Rebello Ribeiro se chamavam José Rebello e Maria das Dores. No meu caso, tanto meu bisavô quanto minha bisavó eram portugueses. Na certidão de nascimento do meu avô consta apenas que foi registrado por Guilherme Bibiano, que não sei quem ele era da família, só sei que ele tinha 37 anos de idade na época do nascimento do meu avô e também era português, existe também como testemunha Alfredo Sobrinho, outro português, que também não sei o grau de parentesco. Isso tudo é o que sei, infelizmente eu ainda procuro a informação que mais preciso, que é onde meus bisavós nasceram em Portugal e qual a data de nascimento de algum deles.
Com satisfação lhe respondo e já agradeço por ter entrado em contato através deste site.
Conte-me se acha que foi a mesma pessoa, ficarei muito feliz de ter alguma informação a respeito.
Forte abraço.

Resposta

Link directo:

achar ascendente

#372518 | MAeJU | 26 jul 2016 17:28 | Em resposta a: #372493

Prezado Ribeiroton
Eu tinha esperanças de que seriam os mesmos Álvaros Ribeiro, se o seu bisavô não tivesse vindo já casado de Portugal, desde 1907, conforme escreveu agora. O meu avô, que em 1917, quando nasceu o seu avô, na Tijuca, morava na rua Barão de Mesquita, no Rio de Janeiro, em uma área chamada na época de Grande Tijuca (!!!) casou em Portugal em 1910, e depois veio para o Rio de Janeiro.
Apesar das coincidências, concluo que o seu avô português Alvaro Ribeiro, nascido por volta de 1887 e o meu bisavô português Álvaro Ribeiro, nascido em 1888, ambos vindo para o Rio de Janeiro no começo do século XX, não são a mesma pessoa.
Minha sugestão: converse com parentes ainda vivos, veja verso de fotografias, documentos antigos.
Um abraço
Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

achar ascendente

#372519 | MAeJU | 26 jul 2016 17:32 | Em resposta a: #372518

Desculpe-me, troquei alguns dados: o seu bisavô Álvaro Ribeiro, o meu avô Álvaro Ribeiro. Nascimento em 1917 para 1916.
Marli

Resposta

Link directo:

achar ascendente

#372520 | MAeJU | 26 jul 2016 17:37 | Em resposta a: #372519

Em tempo: Grande Tijuca abrange os bairros de Vila Isabel, Tijuca, e outros !!!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 22:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen