de aonde vem o primeiro Gonçalves?

Este tópico está classificado nas salas: Formação

de aonde vem o primeiro Gonçalves?

#164971 | virriato | 13 ago 2007 16:27

De aonde apareceu o primeiro Gonçalves. No Minho...?

Resposta

Link directo:

RE: de aonde vem o primeiro Gonçalves?

#164972 | jaboo | 13 ago 2007 16:41 | Em resposta a: #164971

Caro Virriato,

Infelizmente, não há uma unica origem para o apelido Gonçalves no Minho .... ou noutra região. Gonçalves é um nome patronimico, que significa "filho de Gonçalo" ... como Pires para filho de Pedro ou Pero, Antunes para filho de Antonio, Fernandes para filho de Fernando ou Fernão etc etc ... por isso como pode entender, em tempos remotos (sec XVI para tras) qualquer filho de Gonçalo podia ter adoptado o nome "Gonçalves".

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Informática

rmação

Resposta

Link directo:

RE: de aonde vem o primeiro Gonçalves?

#164981 | virriato | 13 ago 2007 20:40 | Em resposta a: #164972

Caro Joao Braz,

Já entendi. Este ultimo 2 anos foi um pouco historial para mim. Descobri que era Correia ate 1850 , depois o nome mudou para De Araújo. Na semana passada, recebi um certidão a dizer Manuel de Araújo é filho de Gonçalo Gonçalves e de Domingas de Araújo. Fiquei triste pq pensava que eu era realmente De Araújo...

De Araújo 1685-1850.

Agora sei que sou Gonçalves.

Com os melhores cumprimentos
Luis R. Correia

Resposta

Link directo:

RE: de aonde vem o primeiro Gonçalves?

#165412 | fofinho | 20 ago 2007 19:42 | Em resposta a: #164971

CARO VIRRIATO,COM RESPEITO AO sR.JOÃO BRAS.Eu pertenço a família GONÇALVES MONTES,só descobri recentemente,pesquisando meu avô portugues Luiz Pinto da Cunha,pesquisei minha avó RITA SILVA VILLELA,e Nilza Cantoni pesquisadora de familias antigas em Minas Gerais Primeiros povoadores de LEOPOLDINA QUE ABRANGIA AIURUOCA FEIJÃO CRUetc...Ai vai
CAPITÃO DOMINGOS DOS REIS E SILVA,NASCEU EM SÃO BARTOLOMEU DE BESSA,TERMO DE MONTEALEGRE ARCEBISPADO DE BRAGA,FILHO DE DOMINGOS GONÇALVES FONTOURA E MARIA GONÇALVES.cASOU EM BARBACENA EM 9 DE5-1749 COM ANDREZA DIAS DE CARVALHO,FILHA DE JACOB DIAS CARVALHO E FRANCISCA PEREIRA DA SILVA,NASCIDA EM TAUBATÉ FALECEU EM BARBACENA 9-9-1765,FILHA DE MANOEL PEREIRA DA SILVA E JOANA AYRES.ÊLES TIVERAM 13 FILHOS.TUDO COMEÇOU,COM O CAPITÃO DOMINGOS DOS REIS E SILVA,~ELE CHEGOU AQUI COM O FASCINIO DO OURO FORMOU UMA FAZENDA E DEIXOU SEU LEGADO GRANDE GERAÇÃO DE POVOADORES EM MINAS GERAIS E SE MISTURARAM COM VÁRIAS FAMILIAS ,ANDRADE,BRANQUINHO,RESENDE,CARVALHO DUARTE E PRINCIPALMENTE COM A FAMILIA VILLELA QUE É A QUAL DESCENDO.Se o Sr. entrar no site de Nilza Cantoni -www.cantoni.pro.br
Primeiros povoadores em Minas Gerais, em Lepoldina e região,Tem muitos livros da familia,Mas descobri sómente agora,Mesmo ter nascido em Minas Gerais Borda da Mata.Voçê pode sim Araujo ser da familia.Minha descendencia é direta porque minha Avó chama-se RITA SILVA VILLELA,FILHA DE JOAQUIM CANDIDO VILLELA E ANA CANDIDA DE JESUS E ERA NETA DE FRANCISCO TOMAS VILLELA E JOAQUINA TOMASIA DOS REIS.eSTA ERA FILHA DE DOMINGOS DOS REIS E SILVA E ANDRESA,SENDO NETA PATERNA DE DOMMINGOS GONÇALVES DO COUTO E MARIA GONÇALVES TRANQUEDO.dISSERETEI UM POUCO PARA O sR.SENTIR O TAMANHO DA FAMILIA.eSPERO TER AJUDADO.SANDRA COBRA PINTO DA CUNHA NIKLEWSKI-Email
sandranik@uol.com.br

Resposta

Link directo:

De onde vem o primeiro Gonçalves?

#165554 | salen | 22 ago 2007 23:37 | Em resposta a: #164981

O Sr. é tão Araújo como Correia como Gonçalves. E penso que não deveria ficar mais nem menos contente por ter este ou aquele apelido entre os seus ascendentes. Repare. A nobreza mais antiga de que há notícia pelos territórios que deram origem a Portugal e Galiza não tinha sequer apelidos de família, coisa digamos 'recente' na história.
Pese embora o facto de os reis não terem apelidos, o nosso primeiro rei acabou por ficar conhecido por 'Henriques', ou seja, por um patronímico.
Por isso saudações pelo seu Gonçalves e tenha muito orgulho nele, da mesma maneira que talvez tivesse se fosse Mascarenhas, ou Albuquerque, ou Silva.
O que conta nisto é conhecer quem foram os nossos ancestrais 'pelos registos escritos' que o atestem, sejam de sacramentos ou não, e ir até onde for possível. Faça isso que estará a fazer muito bem.
A pergunta 'quem foi o primeiro' de um apelido qualquer dificilmente pode ser respondida. Quando muito o que pode ser é apontado o primeiro "que aparece num documento", o que não é de todo garantia de ter sido esse de facto o primeiro a usar o apelido (mesmo que os Livros de Linhagens digam o contrário!).
Cumprimentos. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 mai 2024, 14:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen