Colon(bo), Scolari, e etc.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Colon(bo), Scolari, e etc.

#165504 | NYC | 22 ago 2007 13:30

Desconheço qual é o protocolo aqui, pe;o desculpa por iniciar um novo tópico, mas concordo com a sugestão da confrade Aqua, de que seria conveniente iniciar um noco capitulo, fresco e imaculado, porque este já regista perto de 900 comentários.

Já agora, porque alguém "descontextualizou" algo que escrevi, algo que continuo a defender e assinaria até em pedra, algo que tem a ver com o que penso ser um problema de imagem de Portugal , algo que se resume na formula inglesa “there’s no such thing as bad publicity”, algo que começa cá dentro com a própria desconfiança portuguesa, aproveito para citar também uma afirmação fora de contexto, de Scolari, que até calha bem hoje que há jogo:

“Adimito (pronuncia brasileira) fazê o que os outros fazem.” - Isto foi dito pelo Selecionador a propósito da polémica sobre a convocação de jogadores naturalizados, neste caso de Deco.

O que é que isto tem a ver com o tema? Aparentemente nada.
Mas, de uma forma comparativa, tem a ver com a defesa se uma teoria de um CC português, que tem tanta ou mais legitimidade que a dos CC estrangeiros.
Já aqui foi questionado, porquê os objectores do CC português não são tão implacáveis com as teorias cheias de falhas e até de falácias que vêm do estrangeiro, das quais os mesmos críticos se demitem.
Ora, foi exactamente por causa de certas críticas duvidosas - não as bem intencionadas e úteis que tentam apontar lacunas e corrigir falhas, contribuindo para o debate e progresso da investigação, mas que visam directamente o derrube de toda a teoria, do seu autor e dos seus defensores, em nome de supostas “verdades” cimentadas e intocáveis, da ciência ou de outros motivos – foi por causa destas críticas quasi-insultuosas, por vezes, que eu intervi aqui pela primeira vez.

Talvez a maior qualidade do Sr. Rosa, a meu ver, seja a “dúvida”. Ele não hesita em reconhecer as suas dúvidas, em por à prova os seus dados e as suas hipóteses. De certa maneira ele é um alvo fácil e bem identificado. Eu louvo o seu esforço em responder a críticas, algumas que até talvez merecessem ficar sem resposta, mas afinal cada qual tem a sua opinião, e o Sr. Rosa é tolerante a todas, mesmo as destrutivas. É claro que esta também é a penas a minha opinião.

Já aqui referi, também, teorias que eu defendo, sem nenhum valor ou interesse público; porém, como eu não tenho certezas lapidares, nem pretendo saber tudo, chamo-lhes “teorias”. Permitam-me mais uma, que até vai de encontro ao que disse atrás e já outros apontaram também:

Recuando ao tempo da escola (tenho 35 anos, não foi há tanto tempo), recordo-me perfeitamente do silêncio aterrado das turmas, da inibição que se generalizava, por medo de responder em público a uma questão e falhar, expondo-se ao ridículo e ao escárnio dos seus pares. Nunca como em Portugal, senti tanto temor entre as pessoas, e ainda hoje, em qualquer situação em que se junte um grupo de desconhecidos, o “gelo” inicial custa mais a derrete do que em outros pontos da Europa por onde passei…
Porém, o caminho que leva a conclusões, passa inevitavelmente pela terra das hipóteses, possíveis explicações e palpites, sendo que muitas levam a becos sem saída, enquanto outras levam à terra prometida das provas e conclusões finais. Em Portugal, infelizmente, estes caminhos têm muita gente à espreita, à espera dos que têm coragem de avançar e possivelmente se enganem, para os apuparem e se regozijarem com o insucesso dos outros, talvez como compensação pelo seu próprio falhanço.
Todos erramos e há que ter coragem de admitir quando estamos errados. Especialmente quando tiramos tempo para apontar erros aos outros, não pela correcção, mas por princípio.
Peço desculpa se estou errado, e pelo desabafo.

Cumprimentos,

Nuno Gonçalves Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Colon(bo), Scolari, e etc.

#165505 | NYC | 22 ago 2007 13:40 | Em resposta a: #165504

E não é que errei mesmo? Não terá sido "a confrade Aqua" a fazer a sugestão de um novo tópico, mas no meio de tantas mensagens já nem sei que foi. Lamento o lapso.
O resto, mantenho.

Nuno G Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 jun 2024, 08:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen