Registos Paroquiais (Aveiras de Baixo - Azambuja)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Registos Paroquiais (Aveiras de Baixo - Azambuja)

#167002 | CarlosP | 10 set 2007 12:31

Caros Confrades,
alguém me pode informar onde estão os RP da freguesia de Aveiras de Baixo (Azambuja), anteriores a 1812. Esta é a data do início dos registos existentes na TT, para anos anteriores não consigo saber onde estão, será que já não existem?
agradeço qualquer informação.
Muito obrigado,
Carlos Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais (Aveiras de Baixo - Azambuja)

#167344 | safira | 13 set 2007 21:59 | Em resposta a: #167002

Em princípio deviam de estar na T.T, mas já experimentou o arquivo de Azambuja?
È que com o Liberalismo e com a Répública perderem-se muitos registos. Tente também na Igreja. por vezes ainda teem os Rois do Confessaados que nos dão informações preciosas.
Tambem procuro um Manuel Sertório de Almeida Aguiar, nascido em 24/03/1851, que embora conste que nasceu em Pontével, penso que terá nascido na zona que já pertence a Aveiras de Cima, Por acaso não lhe passou nenhum nome deste?
Obrigada
Safira (mzelinda@netcabo.pt)

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais (Aveiras de Baixo - Azambu

#167352 | jmariz | 14 set 2007 00:01 | Em resposta a: #167002

O Arquivo Histórico Municipal de Azambuja foi organizado há alguns anos e dispõe de um bom Inventário policopiado (1988).
Não seria de esperar encontrar aqui livros de registo paroquial mas existe de facto um "Assentamento de óbitos, baptizados e matrimónios de S. Bartolomeu do Paúl da Ota" (1829-1834), bem como um livro de Rois de Confessados da Ota (1824-1839).
Na Introdução a este Inventário, refere-se que "Sabe-se, por documentos existentes, que as Invasões Francesas tudo dizimaram à sua passagem". E de facto, com raras excepções, as séries mais antigas remontam todas a 1811/12. Existe ainda assim uma colecção de "Processos de legados Pios" que refere datas desde 1710.
Creio que uma visita a este arquivo lhe poderá ser útil.

José Mariz

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais (Aveiras de Baixo - Azambuja)

#167371 | CarlosP | 14 set 2007 09:17 | Em resposta a: #167344

Safira,
ainda não tenho qualquer elemento geneológico recolhido para as localidades em questão, pois só agora vou iniciar-me neste ramo. Caso me depare com este Senhor, irei comunicar-lhe.
Os meus cumprimentos,
Carlos Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais (Aveiras de Baixo - Azambu

#167372 | CarlosP | 14 set 2007 09:23 | Em resposta a: #167352

Sr. José Mariz,
muito obrigado pelo seu esclarecimento. Realmente já desconfiava que as invasões francesas, poderiam ter causado este desaparecimento, só precisava da confirmação. Desconhecia, no entanto, as potencialidades do Arquivo da Azambuja.
Os meus cumprimentos,
Carlos Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jun 2024, 19:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen