Gil da Cunha - São Vicente da Beira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

GIL DA CUNHA - SÂO VICENTE DA BEIRA

#167398 | djabaf34 | 14 set 2007 14:52

Caros Confrades

Procuro informações sobre um individuo de GIL DA CUNHA de São Vicente da Beira, sei que viveu no séc. XVI na dita vila, onde tinha sepultura propria, uma sua filha de nome Guíomar de Andrade casou com Duarte da Fraga, com geração.

Muito obrigado, cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: GIL DA CUNHA - SÂO VICENTE DA BEIRA

#167403 | fxcct | 14 set 2007 15:17 | Em resposta a: #167398

Caro Daniel Andrade Ferreira,

Não tenho informação especifica que possa dar, apenas uma pista. Poderá ser a mesma família de Nuno da Cunha que no séc. XVI foi o primeiro Conde de São Vicente (da Beira).

Cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: GIL DA CUNHA - SÂO VICENTE DA BEIRA

#167408 | djabaf34 | 14 set 2007 15:37 | Em resposta a: #167403

Caro Francisco

Não sei se têm ligação, é possível, mas a dificuldade está nos paroquiais que têm de ser passados a pente fino, até ao momento não sei de quem é filho gil da cunha nem com quem casou, a apenas sei que era sogro de Duarte da Fraga casado com Guiomar de Andrade e tiveram entre outros uma filha Maria de Andrade da Cunha que sigo a geração. Obrigado pela sua observação, vamos se mais algum confrade tem pistas para estes cunhas.

Cordiais Cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: GIL DA CUNHA - SÂO VICENTE DA BEIRA

#167412 | manuelr | 14 set 2007 15:55 | Em resposta a: #167398

Caro Daniel Andrade Ferreira

Não consegui determinar os pais de Gil da Cunha.

Poderá ser irmão de Helena ou Antónia Vaz da Cunha (casada em Castelo Novo em 1530), de Catarina Gil da Cunha e de outra Antónia Vaz da Cunha e filhos de Gil Ferreira Peixoto e de Guiomar Nunes da Cunha que viveram em São Vicente da Beira e Alpedrinha. Estes eram dos Cunhas Senhores de Pombeiro. Mas como disse, não tenho nada que ligue Gil da Cunha aos indicados.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: GIL DA CUNHA - SÂO VICENTE DA BEIRA

#167416 | djabaf34 | 14 set 2007 17:56 | Em resposta a: #167412

Caro Manuel da Silva Rolão

Como está? já há algum tempo que não nos cruzávamos aqui no fórum. De facto localizei o dito Gil da Cunha numa relação das sepulturas existentes nos paroquiais de SVB, como os conhece bastante bem talvez não valha a pena pesquisá-los melhor.
Desculpe, mas vou aproveitar para lhe perguntar se têm referenciado António Álvares Ferros natural de Trancoso, filho de Francisco da Fonseca ou de Afonseca e de Brites Álvares, ambos de Trancoso, que casou em Tinalhas com Catarina Gonçalves, filha de Lourenço Fernandes e de Beatriz Afonso moradores em Tinalhas, os do primeiro foram baptizados por um padre de nome Gabriel Ferros tesoureiro(Igreja) em Alcains.

Abraço
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: GIL DA CUNHA - SÂO VICENTE DA BEIRA

#167436 | manuelr | 14 set 2007 21:48 | Em resposta a: #167416

Cari Daniel Andrade Ferrreira

Como Gil da Cunha me interessa directamente, tentei ver tudo onde o poderia encontrar, mas infelizmente não consegui. Mas vale sempre a pena tentar, pois basta passar uma linha, que às tantas é a que nos interessa. Quanto aos outros que menciona, não tenho nada. Mas parece-me virem referidos no óbito de uma Fonseca em Tinalhas, ligada a um padre, onde salvo erro são referidos outros irmãos. Estou a falar de cor, pois não tenho os apontamentos onde escrevi isso.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: GIL DA CUNHA - SÂO VICENTE DA BEIRA

#167443 | djabaf34 | 14 set 2007 22:36 | Em resposta a: #167436

Caro Manuel da Silva Rolão

Vou tentar, assim que tenha disponibilidade; este Gil da Cunha também me enteressa pois é ascendente dos Almeidas da Lardosa, dos quais descende a minha família materna, sabe se todos os Almeidas de São Vicente da Beira são uma só família? encontrei alguns como uma Branca de Almeida, Catarina de Almeida etc. que foram a enterrar na sepultura de um António de Almeida, deve ser o tal que também é pai de Francisco de Almeida ascendente dos da Lardosa.


Obrigado, Abraço
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: GIL DA CUNHA - SÂO VICENTE DA BEIRA

#167446 | manuelr | 14 set 2007 23:32 | Em resposta a: #167443

Caro Daniel Andrade Ferreira

Dos Almeidas de São Vicente, é Francisco de Almeida, casado 2ª vez com Maria de Andrade da Cunha ou Maria da Fraga. Era filho de António de Almeida e tinha sido casado com Inês Antunes filha de Gil Antunes e de Lucrécia Fernandes e irmã de Rodrigo Gil. De Maria de Andrade da Cunha teve 8 filhos, dos quais só tenho a descendência de 2. Não sei quem foi a mãe e avós de Francisco de Almeida.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: GIL DA CUNHA - SÂO VICENTE DA BEIRA

#167457 | djabaf34 | 15 set 2007 11:52 | Em resposta a: #167446

Caro Manuel da Silva Rolão

Os seus elementos são os mesmos que tenho, eu o que tenho é a geração do filho Jorge de Almeida que casou na Soalheira com Isabel Gonçalves, teve a Manuel Gonçalves de Almeida, que casou com Juliana Vaz da Atalaia, e teve a Martinho Gonçalves de Almeida em Lardosa, e seguem na Lardosa.


Abraço
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

A mãe de Francisco de Almeida? - SÂO VICENTE DA BEIRA

#262416 | Nicodemus | 18 set 2010 16:32 | Em resposta a: #167446

Caro Manuel da Silva Rolão

A mãe de Francisco de Almeida, cujo nome desconheço, faleceu em 28-6-1577. Seu marido, António de Almeida, casou 2ª vez,em 1-7-1577,com Eiria Dias, viúva de António Fernandes, o qual faleceu em 8-9-1569.

Eiria Dias seria, portanto, a madrasta de Francisco de Almeida. Quanto à mãe de Francisco de Almeida permanece o mistério...por culpa do padre que registou o óbito nos seguintes termos: "A 28 de Junho [de 1577] faleceu a mulher de António de Almeida abintestada."

Em vez do nome a perífrase. Assim não vamos lá...

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Cruz de Sousa

Resposta

Link directo:

Gil da Cunha - São Vicente da Beira

#352921 | rmendes | 14 dez 2014 18:34 | Em resposta a: #167457

Caro Daniel Andrade Ferreira,

Tenho nos meus antepassados um Martinho Gonçalves de Almeida, do Vale da Torre (Lardosa), que casou no Alcaide, a 21/05/1783, com Maria Rodrigues Urbano ou Leitão, do Alcaide.
Este Martinho Gonçalves de Almeida (falecido em Vale de Prazeres, em 15/069/1837) era filho de outro Martinho Gonçalves de Almeida e de Maria Marques, ambos da Lardosa.

Sabe alguma coisa deste último casal, Martinho Gonçalves de Almeida e Maria Marques?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 15:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen