procura de descendentes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

procura de descendentes

#168719 | RAMSES | 28 set 2007 00:33

Em razão das colocações feitas por salen em 21/09/2007, venho complementar minha solicitação. Procuro descendentee de Silvestre Marques Figueiredo, que veio de Portugal para o Brasil em 1834, indo direto para a Ilha Do Governador, onde casou-se em 1844 com Mariana Rosa Ramos, deste casamento nasceram Teresa Marques Figueiredo, Roberto Marques Figueiredo e Jesuino Augusto Marques Figueiredo. Jesuino casou-se com Vicencia Maria das Dores Marques. Desta união nasceram Affonso Marques de Figueiredo, Raul Marques de Figueiredo, Silvestre Marques de Figueiredo, Alfredo Marques de Figueiredo, Carmem Marques de Fgueiredo e Claudionor Marques. Todos tinham residência na Ilha do Governador e na Zona da Leopoldina.

Desde já agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: procura de descendentes/Silvestre Marques Figu

#173595 | Brisson | 20 nov 2007 12:42 | Em resposta a: #168719

Eu também procuro Silvestre Marques (de) Figueiredo, c/c Mariana Rosa Ramos Paiva, pais de Thereza Marques de Almeida, nascida em 08/06/1851, minha bisavó.
Vc está no Brasil? Onde? Quase todos os livros da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, na Ilha do Governador se perderam num incêndio. Jamais consegui achar nenhuma informação desse casamento de Silvestre e Mariana e a data que vc colocou para mim é boa novidade. Dentre os filhos deles que vc citou, há mais dois: Mariana e Maria Joaquina. Saudações, Laura de Saint-Brisson Ferrari.

Resposta

Link directo:

RE: procura de descendentes/Silvestre Marques Figu

#173850 | RAMSES | 21 nov 2007 21:38 | Em resposta a: #173595

Atendendo as suas colocaçôes informo o que segue: encontro-me no Brasil, mais precisamente, no Rio de Janeiro. Sou bisneto de de Silvestre Marques de Figueiredo e neto de Jesuino Marques de Figueiredo, irmão de Theresa Marques de Figueiredo, o Almeida citado em sua mensagem deve ser o nome de casada. Também encontro dificuldade na obtenção de dados , em razão do incêndio ocorrido na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda. Para sua ciência, registro que tenho mais dados .

Ramsés

Resposta

Link directo:

RE: procura de descendentes/Silvestre Marques Figu

#173854 | Brisson | 21 nov 2007 22:21 | Em resposta a: #173850

Olá, Ramses, me chamo Laura e pelo visto somos primos em oitavo grau, se é que se pode chamar assim. Soicitei ao administrador desse forum que te informe meu email para trocarmos figurinhas. Também resido no Rio de Janeiro. Estou curiosa para saber informações sobre "Zona da Leopoldina" que vc citou. E também como vc soube a data em que Silvestre chegou ao Brasil e quando se casou também. Ele nasceu aonde? Vc sabe? Na certidão de casamento da Thereza está o sobrenome Almeida. Ela casou-se com 13 anos, então a possibilidade de ter-se casado anteriormente e adquirido o sobrenome Almeida e muito remota, creio. Vamos conversar. Inté. Brisson

Resposta

Link directo:

RE: procura de descendentes/Silvestre Marques Figu

#173862 | RAMSES | 21 nov 2007 23:02 | Em resposta a: #173854

Consegui saber da chegada do Silvestre através de um documento que na época chamava-se "banho", hoje, proclamas. Nessse documento ele declara a data de chegada ao Brasil. Tal documento pode ser encontrado no Arquivo da Cúria Metropolitana, que funciona na Catedral do Rio de Janeiro. Silvestre nasceu em Viana do Castelo em 17/08/1820. Um fato curioso, no documento acima mencionado, ele declara que veio para o Brasil em 1834, portanto, quando tinha 14 anos, indo direto para a Ilha do Governador. Quanto a Zona da Lepoldina , informo que os descendentes de Jesuino Marques de Figueiredo, pelo menos os que conheci , residiam em Olaria, Ramos ou Ilha do Governador. Quanto ao sobrenome Almeida, informo que alguns de nossos antepassados portugueses possuiam este sobrenome. Deixo registrado que, no meu entender, existem alguins mistérios nesta família.

Ramsés

Resposta

Link directo:

RE: procura de descendentes/Silvestre Marques Figu

#173918 | Brisson | 22 nov 2007 11:59 | Em resposta a: #173862

Há alguns anos atrás, estive na Curia procurando os livros da Igreja incendiada mas não obtive sucesso. Vejo então que os banhos foram salvos e vc conseguiu ve-los. Parabéns. Quais mistérios são esses? Conte-me mais. Vou pedir em Portugal a certidão de nascimento do Silvestre. Brisson.

Resposta

Link directo:

RE: procura de descendentes/Silvestre Marques Figu

#173961 | RAMSES | 22 nov 2007 18:18 | Em resposta a: #173918

Em primeiro lugar sugiro que procure no Colégio Brasileiro de Genealogia a família Marques de Figueiredo. Lá eles fornecerão os livros de batismo, casamento etc. De posse dos numeros dos livros dirija-se ao Arquivo da Cúria, onde poderá ter acesso aos documentos.
O primeiro mistério; apesar de morarem na Ilha, muitos foram batizados em Igrejas do centro do RJ; outro mistério meus tios tinham o sobrenome Marques de Figueiredo, meu pai, apesar de ser filho do mesmo pai e da mesma mãe não recebeu o Figueiredo. Outro mistério, como pode uma pessoa com 14 anos, à época, vir sózinho para o Brasil e ir direto para um determinado lugar, no caso a Ilha do Governador.

Por ser oportuno, gostaria de saber os documentos familiares qaue você possui;.


Ramsés.

Resposta

Link directo:

RE: procura de descendentes/Silvestre Marques Figu

#173964 | RAMSES | 22 nov 2007 18:43 | Em resposta a: #173595

Como adendo a minha última mensagem, informo que tenho como data de nascimento de Trereza 8/06/1852 e batismo 26/07/1852.


Ramsés

Resposta

Link directo:

RE: procura de descendentes/Silvestre Marques Figu

#174019 | Brisson | 23 nov 2007 10:55 | Em resposta a: #173961

Legal. Os mistérios se formam por falta de informações que eram bastante negligenciadas pelas autoridades eclesiásticas e/ou portuárias, dentre outras. As datas que vc informou de nascimento e batismo da Theresa, minha bisavó, diferem, só a primeira, em um ano: 1851 ao invés de 1852, mas não tenho seu registro de batismo. Só o de casamento e óbito. A partir dela, tenho documentos de meu avô e de minha mãe. Vou consultar novamente no CBG as fichas. Minha mãe contava que antes da construção do Aeroporto do Galeão, convocaram (editais) descendentes de várias famílias que residiram na Ilha do Governador, creio que para entrarem em acordos financeiros, visando indenizações por desapropriações, mas toda essa informação se perdeu. Meu pai não queria "se meter" com esses assuntos, dizia que não precisávamos desse dinheiro, etc. E havia a dificuldade de comprovar a ascendência, pois o acesso a esses documentos era, para minha mãe, à época, muito difíceis. Meus pais já se foram e eu era muito criança na época. Minha mãe me contou também que seus antepassados eram proprietários de caieiras em Magé e Ilha de Taputera. Já ouviu essas histórias? Brisson.

Resposta

Link directo:

RE: procura de descendentes/Silvestre Marques Figu

#174024 | RAMSES | 23 nov 2007 12:00 | Em resposta a: #174019

Um dos motivos que me levaram a pesquisar a genelogia da família Marques de Figueiredo, foi o fato de que ,quando criança,. ter ouvido a história de que a famiília tinha sido dona da Ilha do Governador, inclusive fato que deu origem a desavenças familiares. Com a morte do meu pai, me deixando criança, o assunto ficou esquecido, Agora, quando tenho um pouco mais de tempo, resolvi investigar a genealogia da família, mas com muita dificuldade, devido ao fato de que meus tios já morreram e descomhecer o paradeiro dos meus primos ou seus descendentes, dando origem a minha mensagem, que possibilitou esses nossos dialógos. De imediato cheguei a conclusão de que a história da Ilha do governador não era verdade. Mas, provando que onde existe fumaça há fogo, de acordo com o que consta da sua mensagem, informo que Maria Rosa Ramos de Paiva era originária de Inhomirim, à época pertencente a Magé. Com o desenrolar dos nossos diálogos, acredito que tenhamos muita figurinha para trocar.

Ramsés

Resposta

Link directo:

RE: procura de descendentes/Silvestre Marques Figu

#174025 | Brisson | 23 nov 2007 12:25 | Em resposta a: #173964

Vc tem os nomes dos pais do Silvestre, (pai da Thereza), e a localidade/freguesia onde nasceu para que eu possa pedir a certidão de batismo dele?
Brisson.

Resposta

Link directo:

RE: procura de descendentes/Silvestre Marques Figu

#174027 | RAMSES | 23 nov 2007 12:37 | Em resposta a: #174025

Escreva para Arquivo Distrital de Viana do Castelo, pedindo para pesquisar nos anos de 1818 e1823 , da paróquia de Santa Maria Maior, conselho de Viana do Castelo, fl.63.

pai: Pedro Marques de Almeida

Mãe; Maria Joaquina de Figueiredo


Boa Sorte


Ramsés

Resposta

Link directo:

RE: procura de descendentes/Silvestre Marques Figu

#174235 | Brisson | 26 nov 2007 11:36 | Em resposta a: #174027

Mandei um email para o arquivo. Vamos aguardar. Obrigada pelas informações tão ligeiras. Brisson.

Resposta

Link directo:

RE: procura de descendentes/Silvestre Marques Figu

#174518 | RAMSES | 28 nov 2007 00:24 | Em resposta a: #174235

Brisson:Em uma de suas intervenções foi dito que nossois antepassqdos tinham como propridades a ilha de Taputera e Caeiras em Magé. Iaputera consegui localizar, mas Caeiras náo. Será que você tem mais algum dado que possa ser utilizado na minha pesquisa.


Saudações

Ramses

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 21:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen