Azevedos em Felgueiras e Guimarães

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#169083 | JAVSO | 01 out 2007 23:33

Caros Confrades

Deparei com um Simão de Azevedo Moreira, sargento-mor no Brasil, casado com Quitéria Gomes de Sousa Monteiro; sendo aquele filho de Manuel de Azevedo e de sua mulher Maria Duarte, naturais de Paço de Sousa; neto paterno de Manuel de Azevedo e de sua mulher Maria Moreira, naturais de Paço de Sousa, com ligações a Serzedelo, termo de Guimarães. Aquele Simão terá nascido cerca de 1760.
A filha daquele Simão, de nome Narcisa Josefa, é natural do lugar do Ribeiro, Serzedo ou Serzedelo, termo de Guimarães.

Será que já passaram por estes nomes?

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#169241 | clcastro | 03 out 2007 18:36 | Em resposta a: #169083

Caro Amigo,

Já deparei com esses nomes. Tornava-se mais fácil irem directos ao assunto.

Deparou onde? O que precisa?

Há sempre alguém que ajuda, mas tornem os assuntos simples.


Um abraço,

Castro

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#169301 | JAVSO | 04 out 2007 10:40 | Em resposta a: #169241

Caro Castro

Narcisa Josefa de Azevedo Moreira casou com João Mendes de Melo Castro e Lemos, da casa de Cabeça de Porca, freguesia de Sendim, concelho de Felgueiras, sendo trisavós de minha mãe, Maria Antónia Mendes Leite de Vasconcelos, nascida na citada casa, a 1-10-1922.
Ao folhear documentos que possuímos, deparei com um do qual constam os nomes de Simão de Azevedo Moreira, sargento-mor no Brasil, como pai de Narcisa Josefa e, como avô paterno desta Manuel de Azevedo, filho de outro Manuel de Azevedo.
Constatei, ainda, que Simão de Azevedo Moreira teve ligações à casa ou casal do Ribeiro, em Serzedo, onde Narcisa Josefa e seu marido viveram, também, algum tempo.
Assim, pretendia saber se me poderão ser dadas pistas mais concretas para averiguar a ascendência de Manuel de Azevedo, avô de Simão de Azevedo Moreira.
Por outro lado, encontrei, também, uma certidão de escritura de doação, esta de 11 de Março de 1690, sendo doadora Ângela de Azevedo a favor de seus sobrinhos Maria de Azevedo e marido e Miguel Seixas da Silva (este nome pode estar incorrectamente transcrito), de fazendas foreiras ao Cabido da Colegiada.
Ora, não consigo, também, identificar estes outorgantes.
Esta certidão surgiu após o início deste tópico.

Penso ter sido suficientemente esclarecedor.

Muito obrigado pelo seu contacto e se, de facto, me poder ajudar, desde já, lhe agradeço.

Com os meus melhores cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#169360 | clcastro | 04 out 2007 21:12 | Em resposta a: #169301

Caro José Oliveira,

Assim é mais fácil auxiliar quem precisa.

Transcrevo parte do Felgueiras Gaio, titulo de Amorins, que vai auxiliar na sua busca ( note que existem erros ortograficos no texto porque a minha versão é informática, mas a consulta em "livro" resolve o problema), deve complementar esta informação com os registos paroquiais e outros:

"§ 82,N 12 D. EMERENCIANA LEDOVINA DE SOUSA LOBO MACHADO DE COUROS f. de Rodrigo Lobo de Couros N 11 do § 31 casou com Manuel Joaquim Pereira Soares de Andrade Sr da casa da Caldeiroa em Guimarães Juis de Fora de Algozo Tinente Coronel de Melicias da Vila do Conde f. de João Caetano Pereira Soares da Costa professo na ordem de Cristo Sr da dita Casa, e s.m. D. Maria Clara de Andrade Moreira e Vasconcelos neto p.no de João Luís da Costa e sua m er D. Maria digo D. Roza Maria Soares Sra.da casa da Caldeiroa e m.no de Simão de Andrade Moreira e D. Quiteria Eufrasia Gomes de Vasconcelos
13 João Pereira Lobo de Arrochella Machado de Couros Academico
13 Rodrigo Soares Lobo de Arrochella de Couros o m.no
João Luís da Costa Sr da casa de Caldeiroa de Guimarães era f. de Pedro Simões e D. Ângela Luísa recebeo-se na Sra da Oliveira de Guimarães em 7 de Abril de 1720 fl 103 com D. Roza Maria Teresa Soares f. de Manuel Soares Pereira, e D. Maria Pereira
Simão de Azevedo Moreira Sarg.to Mor Pago na America era f. de Manuel de Andrade Moreira, e D. Maria Duarte do Salvador do Paço de Sousa, e se recebeo em S. Miguel de Cerzedo termo de Guimarães a 29 de 1753 com D. Quiteria Eufrasia Gomes de Sousa f. de Manuel da Costa Guimarães e s.m. D. Senhorinha Gomes S.res do Casal, e quinta da Ribeira em Cerzedo
ManueI da Costa Guimarães f. de Sabastião da Costa e s.m. Maria de Freitas de Sampaio de Guimarães rece¬beo-se a 12 de 7.bro de 1707 em S. Miguel de Cerzedo fl 98 com a dita Senhorinha Gomes Monteiro de Sousa Fernandes f. de Bento Gomes, e s.m. Ângela Monteiro S.res da quinta do Ribeiro em Cerzedo"

Espero ter ajudado,

Castro

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#169388 | JAVSO | 05 out 2007 03:30 | Em resposta a: #169360

Caro Castro

Toda a ajuda é bem vinda e a sua foi preciosíssima.
Ando perdido em papéis a que tive acesso, "deparando" com nomes que em absoluto desconhecia.
Atirei-me a esses papéis na ânsia de obter elementos para a "genealogia" a que, de há meses a esta parte, me vou dedicando nas horas que a profissão me deixa.
Muito obrigado pelas informações que me deu e pelo alerta para a forma como devo apresentar as minhas dúvidas.

Com os melhores e mais respeitosos cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#169434 | clcastro | 05 out 2007 20:49 | Em resposta a: #169388

Caro José Oliveira,

Muitos de nós que aqui participamos, graciosamente, estámos sempre disponiveis na medida que o tempo o permite. Quanto mais directa a pergunta mais directa será a responta e mais célere.

Não se iniba de me procurar para qualquer ajuda que me seja disponivel.
Também eu ando nestas "andanças" e sei como é útil uma ajuda.

Disponha, um abraço,

Castro

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#169437 | JAVSO | 05 out 2007 22:17 | Em resposta a: #169434

Caro Castro

Agradeço, desde já, a sua disponibilidade.
De há uns dias a esta parte tenho andado a tentar ler vários documentos antigos que se encontram na posse de minha Mãe. São certidões de escrituras de dote, carta de legitimação, justificação de nobreza, emprazamentos, etc..
Nessa leitura sou confrontado com nomes que desconhecia poderem ser de antepassados meus. Não os consigo localizar.
Já tinha encontrado referência a Freitas, que pela sua mensagem verifiquei existirem nessa ascendência. Tenho referência a uns Mendes de Sampaio, que justificaram a sua nobreza, da qual consta serem da freguesia de Sampaio, descendentes de Brás Pires e Mendo Brás (desconheço quem foram e a que família pertenciam). Há, ainda, referência a uma Gomes do Canto, que casou com um daqueles Mendes de Sampaio. Por outro lado, procuro a origem dos Castro, cujo rasto perco quando entro em Monte Longo. Não consigo, ainda, referenciar essa gente ou relacioná-la. Mas, antes de mais, vou anotar tudo o que poder. Depois, iniciarei os respectivos tópicos.
Como vê, penso aproveitar abundantemente a sua oferta de ajuda.
Se tem ligações a Guimarães, comunico-lhe que os meus Pais casaram na Penha, meu Avô paterno foi professor e reitor do liceu de Guimarães. Assim como na Penha existe uma estátua do Pio IX, para cuja construção colaborou monetariamente meu trisavô Fernando de Castro Abreu Bacelar, que usava, também, Fernando de Castro Abreu de Magalhães.

Mais uma vez, muito obrigado pela sua colaboração.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#169483 | clcastro | 06 out 2007 18:49 | Em resposta a: #169437

Caro José Oliveira,

Também eu venho dos Castro de Monte Longo, não sei de teremos alguma afinidade, talvez.

Corresponda-se comigo através do mail cesarcastro@iol.pt.


Um abraço,

César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#175444 | ruifaria2 | 06 dez 2007 13:56 | Em resposta a: #169437

Caro José Oliveira não deixei de notar que refere na sua ascendência uma tal Gomes do Canto; está em condições de me informar sobre a sua origem geográfica e descendência? Relativamente aos Castros Fafe, são abundantes, todavia se especificar a linha que lhe interessa creio ser possível entroncar nos Castros de Montelongo do final do séc. XVI.
Cumprimentos
Rui Faria.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#175800 | JAVSO | 09 dez 2007 22:16 | Em resposta a: #175444

Caro Rui Faria

Maria Gomes do Canto é natural de Guimarães, onde casou com António Mendes de Sampaio, também natural de Guimarães.
Ela era irmã de António Ribeiro do Canto, que justificou a sua nobreza em Guimarães, a 5-2-1605. Serão filhos de Luís Pires do Canto, da governação de Guimarães, e de sua mulher, Catarina Alves da Cunha, segundo genealogia manuscrita, do séc. XVIII, de que possuo fotocópias.
António Mendes de Sampaio era da freguesia de S. Paio, Guimarães.
A descendência do casal António Mendes e Maria Gomes encontra-se na família da casa de Cabeça de Porca, Sendim, Felgueiras.

Quanto aos Castros de Montelongo, como são muitos os ramos que a eles vão ter, dentro de dias, se não se importa, concretizarei nomes e datas.

Com os meus mais agradecidos cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#175841 | ruifaria2 | 10 dez 2007 09:49 | Em resposta a: #175800

Caro José Oliveira, aí está um Canto que desconhecia e que vem complicar ainda mais a genealogia da família.
Um homónimo de António Ribeiro do Canto era proprietário por volta de 1640 de umas casas no Toural, mas filho de Francisco Ribeiro do Canto, casado na ilha da Madeira, neto paterno de Gonçalo Dias Ribeiro, dos Ribeiros de Santa Senhorinha e de Margarida do Canto, filha de Pedro Gonçalves do Canto neta paterna de Gaspar Álvares e de Margarida Gonçalves do Canto.
Relativamente aos Castros de Fafe, um importante ramo descende de João Gonçalves de Castro pai d’entre outros de Gaspar de Castro, Padroeiro de São Gens, Gonçalo de Castro, Senhor do Casal do Pombal em Passos e Margarida de Castro casada com Francisco Gonçalves
Já agora, não sei se é de seu conhecimento mas Dona Quitéria Maria Joana de Carvalho Abreu e Magalhães, casada com um seu avoengo Paulo José de Almeida Castro, descende por parte de sua mãe Isabel de Oliveira Abreu de Magalhães, dos Ribeiro Bernardes da Quinta da Portela em São Jorge de Selho, filha esta de José de Oliveira Bernardes, infanção da governança de Guimarães, Senhor da Quinta de Vila Boa em Joane. Neto paterno de Jerónimo de Oliveira e de sua mulher Maria Bernardes, filha do Senhor da Quinta da Portela Bernardo Fernandes e de sua mulher Maria Fernandes.
Um muito obrigado pela partilha e disponha sempre!
Cumprimentos,
Rui Faria.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#175848 | clcastro | 10 dez 2007 11:47 | Em resposta a: #175841

Caro Rui Faria,

A casa de Vila Boa pertence à familia Vasconcelos e Castro desde 1682, meus antepassados, e não ás citadas pessoas que refere.

Castro

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#175849 | clcastro | 10 dez 2007 11:48 | Em resposta a: #175841

Caro Rui Faria,

A casa de Vila Boa pertence à familia Vasconcelos e Castro desde 1682, meus antepassados, e não ás citadas pessoas que refere.

Castro

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#175870 | ruifaria2 | 10 dez 2007 15:02 | Em resposta a: #175848

Caro Castro, os dados que possuo colocam o casal José de Oliveira Bernardes e sua mulher Maria de Azevedo, a residir em Vila Boa; desconheço quantas casas ou quintas tinha o referido lugar, a única certeza que possuo é que o casal aí fixou residência, precisamente a partir de 1681. Se afirma que a dita casa era de seus antepassados, deduzo que tivesse sido emprazada a José de Oliveira Bernardes. Outra hipótese, poderá fazê-lo senhor de um prazo em Vila Boa, que não a Quinta de seus ancestrais, que entrou no casal por via de sua mulher Maria de Azevedo uma vez que sua mãe Paula Rodrigues, era natural de Vila Boa. Terá dados para esclarecer a questão?
Cumprimentos,
Rui Faria.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#175879 | clcastro | 10 dez 2007 15:39 | Em resposta a: #175870

Viu esses dados no Felgueiras Gaio correcto?

Cumprimentos,

Castro

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#175892 | ruifaria2 | 10 dez 2007 16:59 | Em resposta a: #175879

Não, estes dados baseiam-se fundamentalmente nos registos paroquiais de Joane; infelizmente ainda não tive ainda oportunidade de percorreu os livros de notas que certamente trarão luz sobre o assunto. A única certeza que fica é que a família, de estatuto considerável, residia efectivamente em Vila Boa.
Cumprimentos
Rui Faria.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#175894 | clcastro | 10 dez 2007 17:12 | Em resposta a: #175892

Caro Rui de Faria,

A casa de Vila Boa, é realmente uma quinta e com diversas casas anexas, que desde meados de 1682 foi adquirida pelos meus avoengos e nela residentes até hoje.

Na data que refere e neste local, com a designação de casa ou quinta de Vila Boa apenas existe esta. Se esses seus parentes residiram nela, foi com outro estatuto que não o de senhores. Aliás, esta casa ficou conhecida por nela "acoitarem" diversas pessoas pelos mais diversos motivos.

Existiu um ramo de Oliveira Bernardes em Joane no lugar do Vau, existindo ainda hoje um jazigo no cemitério de Joane desta casa.

cesarcastro@iol.pt

Cumprimentos,

Castro

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#175901 | ruifaria2 | 10 dez 2007 17:34 | Em resposta a: #175894

Certamente é o ramo de que falo, terei que confirmar, não vá ter errado o topónimo, agora fiquei em dúvida.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#175982 | JAVSO | 11 dez 2007 00:06 | Em resposta a: #175841

Caro Rui Faria

Tenho apontamentos sobre os pais de Maria do Canto e penso que há Inquirição de Genere relativamente ao irmão.
Quanto aos Castros, já elenquei seis ramos de ascendentes oriundos de Montelongo. Um ligado a Vale Peixoto, e, Jugueiros; outro o por si referido; outro ligado aos Macedos da casa da Aveleira, em S. Clemente de Basto; outro ligado à casa da Carvalheda, em Armil - Lobo de Castro; outro, o de Ângela de Castro Moreira; e ainda os Castros da casa da Ordem, que se vieram a ligar a Magalhães de S. Clemente de Basto.
Após a morte de minha Mãe, que ocorreu a 7-11-2007, tenho tido imensas questões a resolver, das mais variadas ordens, pelo que não consigo localizar os meus apontamentos.
Logo que o possa, comunicar-lhe-ei os dados sobre os Cantos e sobre os Castros, meus ascendentes.
Agradeço-lhe todos os dados que me comunicou.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#175999 | ruifaria2 | 11 dez 2007 08:57 | Em resposta a: #175894

Caro Castro, após uma atenta análise dos dados que possuo, recurvo-me perante a sua observação; efectivamente, uma deficiente interpretação peleográfica da minha parte levou-me a deduzir que o topónimo Vila Brã ou Buã ou como diz Vau, de difícil interpretação nos registos, corresponderia a Vila Boa. Peço desculpa pela incorrecção e agradeço a orientação que certamente iria permanecer até tropeçar em indicação contrária.
Um muito obrigrado!
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#176000 | ruifaria2 | 11 dez 2007 09:20 | Em resposta a: #175982

Caro José Oliveira relativamente à Quinta da Carvalheda, o Castro parece ter origem em Maria Lobo, esposa de Cristóvão Soares Coelho, filho de Catarina Coelho de Barros e de Duarte Soares de Albergaria. Esta Maria Lobo era, segundo Felgueiras Gaio, filha de Salvador Lobo e de sua mulher Dona Eulália de Castro Senhores da Quinta da Quintela, sendo esta filha de João Gonçalves de Castro. Todavia apurei com base na inquirição de seu neto Bento de Afonseca Soares, que a dita Maria Lobo, nascera efectivamente no lugar da Quintela de Baixo, Regalados (Santo Estêvão), mas era filha de Sebastião Lobo e de sua mulher Maria Gonçalves, irmã inteira de António Lobo.
Relativamente a Ângela de Castro Moreira, caso se refira à esposa de Manuel da Costa Peixoto, sabemos que é filha de Gonçalo de Castro, Senhor do Casal de Pombal e de sua mulher Damâsia Moreira. Neta paterna de João Gonçalves de Castro e de sua primeira mulher Catarina Pires. Neta materna de João Álvares, imaginário, Senhor do Prazo do Assento em São Torcato e de sua mulher Vitória Moreira.
Cumprimentos,
Rui Faria.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#176008 | clcastro | 11 dez 2007 10:40 | Em resposta a: #175999

Caro Rui Faria,

São coisas que acontecem. Sei que tenho documentação da familia que trata, embora com muito pouca disponibilidade, vou tentar enviar o que tenho.

Se pretender, envie-me para o meu mail os elementos das pessoas que trata, que eu cruzo com os meus elementos. Se precisar de alguma informação de Joane peça, pois vivo na dita.

Cumprimentos,

César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#176178 | JAVSO | 12 dez 2007 23:21 | Em resposta a: #176000

Caro Rui Faria

Era, precisamente, a esses antepassados que me referia. Com a sua preciosa informação, adquiri mais alguns.
Peço-lhe desculpa do laconismo, mas acabei de chegar a Lisboa, vindo de Celorico de Basto, sendo certo que saí daqui ontem ao fim do dia.
Também foi proveitoso em termos familiares, pois que conheci mais um parente da casa do Marvão.

Com os meus mais reconhecidos cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#176227 | ruifaria2 | 13 dez 2007 10:12 | Em resposta a: #176178

Caro José Oliveira, será que me é permitido pedir o seu e-mai ao moderador?
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#176351 | JAVSO | 13 dez 2007 23:12 | Em resposta a: #176227

Caro Rui Faria

Eis o meu e-mail: javso46@gmail.com

Com os meus melhores e mais agradecidos cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos em Felgueiras e Guimarães

#295820 | andrewferreira | 27 jan 2012 18:06 | Em resposta a: #169083

Caro JAVSO,

Possui informações sobre esses Gomes de Sousa Monteiro de Quitéria? Tenho antepassados deste sobrenome em Arouca, por meio de meu trisavô Pedro Gomes de Sousa Monteiro, morador na freguesia do Burgo cc Custódia Emília Monteiro e pai de Maria Emília de Sousa Monteiro, Abílio Gomes de Sousa Monteiro, Júlio Gomes de Sousa Monteiro, Álvaro Goms de Sousa Monteiro, Manoel Gomes de Sousa Monteiro, entre outros.

Cumprimentos,
Andrew

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 06:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen