António F. Homem, guarda-mór da Relação do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

António F. Homem, guarda-mór da Relação do Porto

#169979 | Dsousa | 13 out 2007 18:38

Caros confrades,

Pretendo obter informações sobre António Fernandes Homem, que foi guarda-mór da Relação do Porto, a partir de 1582.
Agradeço desde já qualquer informação.

Cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: António F. Homem, guarda-mór da Relação do Porto

#170093 | Dsousa | 15 out 2007 15:31 | Em resposta a: #169979

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: António F. Homem, guarda-mór da Relação do Porto

#171200 | Dsousa | 29 out 2007 16:38 | Em resposta a: #169979

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: António F. Homem, guarda-mór da Relação do Por

#171229 | amtf | 29 out 2007 22:04 | Em resposta a: #171200

Caro Daniel Sousa,

Nos meus apontamentos tenho um António Fernandes Homem (ou Tomé), natural de Lamego, casado com Maria Pinta, de Lisboa, pais de Luísa Pinto casada com Miguel Chamorro que, em 1618, era Correio-mor e Guarda-mor da Relação da cidade do Porto.

Será este António Fernandes Homem, que tenha legado o ofício ao genro?

Com os melhores cumprimentos,

António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: António F. Homem, guarda-mór da Relação do Por

#171233 | Dsousa | 29 out 2007 22:17 | Em resposta a: #171229

Caro António Fevereiro,

Agradeço a resposta. É exactamente desse António Fernandes Homem, natural de Lamego, que eu procuro informações. Contudo, tenho encontrado a mulher referida como Jerónima Pinto, natural de Aveiro. É também certo que Miguel Chamorro sucedeu o sogro no cargo de Guarda-mór, sendo nomeado por carta régia de Outubro de 1606. Desconhecia o “Tomé”. Agradeço qualquer outra informação que me possa dar.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: António F. Homem, guarda-mór da Relação do Por

#171234 | amtf | 29 out 2007 22:39 | Em resposta a: #171233

Caro Daniel Sousa,

Receio pouco mais ter a acrescentar. A naturalidade de António Fernandes e a de sua mulher encontrei-as nos processos de habilitação aos Lugares de Letras de seus netos Jerónimo e Diogo Chamorro (respect., Leitura de Bacharéis, maço 1, n.º 23 e maço 3, n.º 16).

Como deve saber, Miguel Chamorro foi sentenciado pela Inquisição de Lisboa. Talvez o respectivo processo contenha mais alguma informação acerca de seu sogro.

O meu interesse sobre esta linha era marginal, pois Miguel Chamorro, filho de Jorge Ferros, do Porto, era casado com Maria Chamorra, irmã de Helena da Silva, minha ascendente directa.

Com os melhores cumprimentos,

António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: António F. Homem, guarda-mór da Relação do Por

#171241 | Dsousa | 29 out 2007 22:53 | Em resposta a: #171234

Caro António Fevereiro,

Mais uma vez lhe agradeço. Desconheço os processos de habilitação que refere, mas vou tentar consultá-los. O processo de Miguel Chamorro, meu antepassado, já consultei, embora este não adiante nada sobre a origem de António F. Homem e sua mulher (possivelmente dos Pintos de Águeda). Somos então descendentes de duas irmãs Chamorro, filhas do desventurado Miguel Chamorro da Silva. Grato pela atenção.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: António F. Homem, guarda-mór da Relação do Por

#174606 | Trindade | 28 nov 2007 18:30 | Em resposta a: #171234

Prezados:
Deve haver por aí algumas linhas cruzadas...
Devo que vejo devem existir vários Miguel Chamorro. Na minha base tenho 3:
1º Miguel Chamorro, filho de Jorge Ferros e Maria Chamorroda Silva. Não sei o que lhe aconteceu (por enquanto). Nasceu a 28-02-1574 (data de baptismo) na Vera-Cruz e estava no Porto em 18/06/1608.
2º Miguel Chamorro da Silva, filho de Fernão Alvares Cordeiro e de Inês da Silva, que faleceu em Aveiro (Vera-Cruz) em 18/11/1580. Era casado com Leonor Gomes.
3º Miguel Chamorro de que sei apenas ser casado com Catarina Gomes e pai de Vitoria de Pinho que casou com Miguel Pereira em 1595.
Portanto devem andar por ai linhas de Chamorro muito ensarilhadas. Aos poucos vou tentando deslindá-las!

Resposta

Link directo:

RE: António F. Homem, guarda-mór da Relação do Por

#175168 | Dsousa | 03 dez 2007 22:29 | Em resposta a: #174606

Caro Trindade,

Encontrei agora esta sua mensagem. Devo dizer-lhe que o 1º Miguel Chamorro é neto materno do 2º, que na verdade também é o 3º. Isto é, Vitória de Pinho, casada com Miguel Pereira (de Seixas), era filha de Miguel Chamorro da Silva e de sua mulher Leonor Gomes (pelo menos são estes os dados que tenho).

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: António F. Homem, guarda-mór da Relação do Por

#175227 | Trindade | 04 dez 2007 17:23 | Em resposta a: #175168

Prezado D Sousa

Confirmei o parentesco avô-neto nos 2 primeiros Chamorros. Agora, essa Vitoria de Pinho era filha de um tal Miguel CHamorro e uma Leonor Gomes!
Tenho o registo de casamento dela com Miguel Pereira (06-12-1595) onde a mãe surge como Catarina Gomes e não Leonor!
Vamos lá ver se cruzando os dados conseguimos deslindar isto. É que não vejo parentesco entre o casal Miguel Chamorro-Catarina Gomes e os restantes chamorros, mas tudo me diz que esse parentesco existe

Cumprimentos

Trindade

Resposta

Link directo:

RE: António F. Homem, guarda-mór da Relação do Por

#175235 | Trindade | 04 dez 2007 19:06 | Em resposta a: #175227

Caro D Sousa

Posso acrescentar ainda mais qualquer coisa.
Assim, Jorge Ferros era filhos de Tomás Ferros e Antonia Fernandes Ferros, casou com Maria Chamorro da Silva em 21-12-1572 em Aveiro, na Vera-Cruz (tenho o registo de casamento) e teve pelo menos 4 filhos dos quais tenho o registo de nascimento/baptismo: Miguel Chamorro (1574), Manuel Favela de Arruda (1576), João (1589) e Valério (1595).
Mais ainda: Leonor Gomes, casada com Miguel Chamorro da Silva, era filha de Pedro de Pinho e Helena Oliveira (sinceramente perdi o local onde encontrei esta informação, mas irei procurar reencontrá-lo).
Talvez aqui se perceba a origem do nome Vioria de Pinho (que casou em 1595, repito). Mas (e aqui está o mas...) dos filhos de Leonor Gomes que morreram mais cedo (tenho o óbito deles):
Francisca Chamorro (1594), Filipa (1586). Fico com Maria Chamorro da Silva e Helena da Silva.
Logo a coisa começa a ficar complicada com o Miguel Chamorro e a Catarina Gomes (começo a supor que talvez se trate de engano do padre ao fazer o registo, mas não me parece muito credível, pois tratando-se de gente importante, não haveria grandes margens para engano).
Espero por novidades, se puder ajudar...

Trindade

Resposta

Link directo:

RE: António F. Homem, guarda-mór da Relação do Por

#175237 | Dsousa | 04 dez 2007 19:52 | Em resposta a: #175235

Caro Trindade,

Agradeço as informações.
Há um estudo genealógico sobre os Chamorro de Aveiro, da autoria do conde da Borralha, publicado no boletim do Arquivo Distrital de Aveiro. O autor dá Vitória de Pinho como filha de Miguel Chamorro da Silva e Leonor Gomes. Mas pode haver engano do autor, ou então do padre, no registo paroquial.
Desconhecia o nome do pai de Jorge Ferros, pois é dado como desconhecido, e de possível origem inglesa, no processo de Miguel Chamorro, filho de Jorge Ferros. Desconhecia também todas essas datas.

Cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: António F. Homem, guarda-mór da Relação do Por

#175262 | Trindade | 04 dez 2007 23:01 | Em resposta a: #175237

Prezado Daniel Sousa

Revi o texto que me recomendou do conde da Borralha! Não foi daí que retirei a informação sobre a paternidade de Leonor Gomes, mas também lá está de facto o pai Pedro de Pinho, bem como os avós.
Estou inclinado a acreditar que há erro do pároco ao mencionar Catarina Gomes. Vou mudar a "coisa" e colocar a respectiva nota. O estudo do conde da Borralha parece-me (em princípio e enquanto não confronto com as minhas fontes que são prioritariamente os registos paroquiais) correcto.
Outra dica que talvez tenha interesse para si ou outro: Jorge Ferros (e não Ferraz como diz o conde da Borralha) foi durante largos anos alcaide de Aveiro. Assim aparece nomeado em muitos baptizados onde surge como padrinho!

Pelas dicas deixadas o meu obrigado, e espero ter contribuído um pouco para clarear a bruma dos Chamorro.

Trindade

Resposta

Link directo:

RE: António F. Homem, guarda-mór da Relação do Por

#175481 | Dsousa | 06 dez 2007 20:15 | Em resposta a: #175262

Caro Trindade,

Muito obrigado. Deu-me informações muito úteis sobre Jorge Ferros e os Chamorro.

Cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: António F. Homem, guarda-mór da Relação do Porto

#224327 | Dsousa | 19 mar 2009 20:15 | Em resposta a: #169979

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 04:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen