Alcaide-Fundão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Alcaide-Fundão

#170561 | spes | 21 out 2007 17:02

Caros Confrades


Procuro os ascendentes de:

Jacinto Rodrigues de Oliveira Forte e Maria Salvada (ambos do Alcaide), nascidos por volta de 1720 e;
Paulo Fernandes e Isabel Giraldes, também do Alcaide, nascidos também neste mesmo periodo.



Muito agradeço qualquer ajuda possivel
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide-Fundão

#170588 | agp | 21 out 2007 20:57 | Em resposta a: #170561

Caro Fernando Figueirinhas

Desta vez não o posso ajudar, já que só tenho notas do casal Jacinto Rodrigues de Oliveira ou Forte e Maria Salvada e no que toca a descendência (pouca) pelo filho Domingos Rodrigues de Oliveira que casou em Vale de Prazeres a 13.1.1779 com Maria Salvado Taborda ou Chasqueira.

O que tem do Jacinto Rodrigues de Oliveira ou Forte e Maria Salvada "passa" por esse filho Domingos?

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide-Fundão

#170688 | spes | 22 out 2007 20:17 | Em resposta a: #170588

Caro António Pereira

Muita agradeço, mais uma vez, a informação prestada.

Jacinto e Maria (meus 7 avós) tiveram uma filha, Luisa Salvada, casada com Luis Vaz Leitão, ambos do Alcaide (meus 6 avós). Este último era filho de um outro Luis Vaz Leitão, casado com Luisa Martins, também do Alceide.

Luis Vaz Leitão e Luisa Salvado tiveram um filho, António Vaz Leitão (n. 1787), casado com Ana Salvada (n. 1798), ambos do Alcaide (meus 5 avós). Tiveram Maria Salvada, casada com António Gonçalves Barros, meus 4 avós, também do Alcaide e por ai fora...

Espero ter retribuido com alguma informação útil.

Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide-Fundão

#170698 | agp | 22 out 2007 23:16 | Em resposta a: #170688

Caro Fernando Figueirinhas,

Sim, as suas informações foram muito interessantes. Muito obrigado.

Posso adiantar que o Luís Vaz Leitão casou, viúvo de Luísa Salvado, com Antónia Salvada Martinha ou Boavida a 19.5.1802, em Vale de Prazeres. Ele faleceu antes de 12.5.1808, já que nesta ela voltou a casar (com Manuel Marques Jacob).

António Vaz Leitão a Ana Salvado tiveram também José Vaz Leitão que casou a 19.8.1856 em Vale de Prazeres, com Maria de Jesus, desta localidade, com descendência.

Sabe alguma coisa da ascendência de Luís Vaz Leitão casado com a Luísa Salvado? Faço a pergunta, uma vez que eu descendo de Luís Vaz Leitão (n. 1694) e de Luísa Gil (n. 1698), ambos do Alcaide onde casaram a 16.5.1718, que devem estar relacionados com os seus.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide-Fundão

#170779 | spes | 23 out 2007 20:35 | Em resposta a: #170698

Caro António Pereira

Luis Vaz Leitão (casado com Luisa Salvada) era filho de um outro Luis Vaz Leitão e Luisa Martins. Os 4 eram do Alcaide.

Luisa Salvada (casada com Luis Vaz Leitão) era filha de Jacinto Rodrigues de Oliveira Forte e Maria Salvado, também todos do Alcaide.

Não consigo recuar mais.


Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

Luís Vaz Leitão do Alcaide-Fundão

#170780 | agp | 23 out 2007 20:52 | Em resposta a: #170779

Caro Fernando Figueirinhas,

O meu Luís Vaz Leitão casado com Luísa Gil está em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=486703

É filho e neto de outros do mesmo nome. E é pai de um Luís nascido em 16.8.1723 que pode muito bem ser o seu Luís Vaz Leitão casado com a Luísa Salvada.

Teremos de estar atentos.

Cumprimentos.
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Luís Vaz Leitão do Alcaide-Fundão

#170860 | spes | 24 out 2007 21:09 | Em resposta a: #170780

Caros Confrades e António Pereira

Procuro também os ascendentes de outro ramo meu (meus 7 avós), igualmente do Alcaide: Francisco Leitão, casado com Maria Luisa Russa, nascidos por volta de 1720.

Tiveram Bernardina Maria Luisa, casada com Domingos José de Barros de Gondar/Vila Nova de Cerveira (filho de Domingos de Barros de Gondar/Vila Nova Cerveira e Maria Gonçalves de Covas/Vila Nova de Cerveira).

Agradeço qualquer ajuda.

Cumprimentos
Fernando Figueiirnhas

Resposta

Link directo:

RE: Luís Vaz Leitão do Alcaide-Fundão

#172376 | agp | 11 nov 2007 20:31 | Em resposta a: #170860

Caro Fernando Figueirinhas,

O Luís Vaz Leitão, filho de outro Luís Vaz Leitão e de Luísa Martins, nasceu a 10.10.1750 (B7, fl 62) e é neto paterno de outro Luís Vaz Leitão e de Luísa Gil e materno de Inácio Martins Chorão e de Luísa Fernandes.

Sendo assim, o Luís Vaz Leitão casado com Luísa Martins é aquele que eu tinha admitido em mensagem anterior. Nasceu em 18.8.1723 e é irmão da minha avoenga Vitória Maria, cuja ascendência pode ver em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=481756

Para completar os dados, posso referir que o avô paterno (outro Luís Vaz Leitão)nasceu no Alcaide a 22.10.1662, sendo o segundo de nome (o primeiro Luís nasceu a 20.5.1658). Luísa Gil, mãe de Vitória Maria, era filha de António Duarte e de Maria Luís, neta paterna de outro António Duarte e de Catarina Fernandes e materna de Pedro Fernandes Leocádio e de Margarida Luís, todos do Alcaide. Pedro Fernandes Leocádio, nasceu a 20.7.1640, filho de André Domingues e de Leocádia Fernandes ou Martins.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Luís Vaz Leitão do Alcaide-Fundão

#172683 | spes | 13 nov 2007 21:37 | Em resposta a: #172376

Caro António G. Pereira


Agradeço a sua ajuda. Mais um ramo em comum.


Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

Alcaide, Fundão

#173178 | agp | 17 nov 2007 17:38 | Em resposta a: #172683

Caro Fernando Figueirinhas,

Estive a "arrumar" os seus ramos e cheguei à sua conclusão que não lhe tinha passado a informação dos pais do casal Inácio Martins Chorão e Luísa Fernandes. Assim, o Inácio é filho de António Martins Chorão e de Maria Antunes, e Luísa é filha de Manuel Fernandes Russo e de Maria Gonçalves, todos do Alcaide.

António Martins Chorão e Maria Antunes foram também pais de Manuel Martins Chorão, casado com Luísa Vaz, de José Martins Chorão, casado com Isabel Fernandes, filha daqueles Manuel Fernandes Russo e de Maria Gonçalves, e Luísa Mendes, casada com Manuel Fernandes Russo, também filho de Manuel Fernandes Russo e de Maria Gonçalves.

Quanto às questões que levantou no outro tópico eu não sei responder muito bem. No entanto, julgo que o tratamento por "dona" acontecia muitas vezes para distinguir o estatuto social das famílias em questão, independentemente da existência de quaisquer títulos. Quanto à questão do seu sexto avô Manuel Salvado Correia ser ou não o que é referido no Maço 140, Nº 2392 da TT no indice das habilitações para Familiar do Santo Oficio, julgo que só consultando o respectivo processo se poderá chegar a alguma conclusão.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundão

#173186 | spes | 17 nov 2007 18:33 | Em resposta a: #173178

Caro António G. Pereira


Muito obrigado.


Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide, Fundão

#175205 | jmfranco | 04 dez 2007 11:44 | Em resposta a: #173186

Gostaria de contactar directamente o associado Fernando Figueirinhas (spes) sobre este tema para ver se temos familiares comuns naturais desta terra Alcaide. Podem dar o meu e-mail joao.m.franco@telecom.pt.

muito obrigado,
João M Franco

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide-Fundão

#175659 | agp | 08 dez 2007 15:43 | Em resposta a: #170561

Caro Fernando Figueirinhas,

Localizei o nascimento de Manuel, a 30.10.1744, no Alcaide, filho de Jacinto Rodrigues de Oliveira e de Maria Salvado, neto paterno de Pedro Rodrigues Forte e de Catarina Vaz, e materno de Domingos Fernandes Chasqueira e de Catarina Fernandes.

Eu julgo que o cura deve ter trocado o apelido Chasqueira nos avós maternos. Penso que devem ser Domingos Fernandes e Catarina Fernandes Chasqueira, que casaram em Vale de Prazeres a 8.1.1706 e que já passei ao Geneall:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=472032

Pedro Rodrigues Forte, do Alcaide, e Catarina Vaz, de Pedrogão, concelho de Penamacor, viveram no Alcaide onde tenho registo do nascimento dos filhos Manuel (11.11.1711) e Maria (9.3.1715), netos paternos de António Rodrigues Forte e Maria Tavares, do Alcaide, e maternos de Domingos de Proença de Oliveira e Maria Vaz, de Pedrogão.

Noutro ramo, tenha a acrescentar que Domingos, filho de Domingos Mendes e de Maria Ferreira, nasceu no Alcaide a 7.2.1762, neto paterno de Manuel Fernandes, de São Miguel de Acha, e de Maria Mendes, e materno de Bartolomeu Martins Ferreira e de Luísa Salvada, os três últimos do Alcaide.

Bartolomeu Martins Ferreira e Luísa Salvada são filhos, respectivamente, de Manuel Ferreira e de Maria Antunes, e de Bartolomeu Luís e Maria Martins, todos do Alcaide. Bartolomeu e Luísa tiveram, além de Maria Ferreira, mais duas filhas, pelo menos. Uma é a Isabel Ferreira (n. a 15.7.1742) casada com João Gil Fragueiro, pais de Feliciana Gil nascida a 23.11.1761. A outra filha é Luísa Ferreira que casou com Manuel Gil Fragueiro.

Finalmente, Francisco Leitão e Maria Luísa tiveram Bernardina nascida a 12.9.1763, neta paterna de Fradique Rodrigues e de Joana Gonçalves, e materna de Domingos Gonçalves e de Maria Domingues. Este Domingos Gonçalves é de Vilar de Reis, bispado de Lamego, e os restantes são do Alcaide.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide-Fundão

#175955 | spes | 10 dez 2007 21:20 | Em resposta a: #175659

Caro António Pereira


Agradeço novamente a sua ajuda.
A minha base de dados está a ficar muito mais completa graças à informação que me tem transmitido.


Um abraço
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

Alcaide: mais avoengos

#196033 | agp | 11 mai 2008 00:55 | Em resposta a: #172683

Caro Fernando Figueirinhas

Estive hoje na TT e tenho novidades do Alcaide.

1. Os nossos avoengos António Duarte e Catarina Fernandes casaram a 3.2.1641, ele filho de António Ferreira, natural de Silvares, e de Maria Duarte (ou Francisca), do Alcaide, e ela de João Fernandes, de Vila Cova de Penalva, e de Maria Rodrigues, do Alcaide. Por sua vez, António Ferreira e Maria Francisca casaram 7.2.1610, ele filho de outro António Ferreira e de Ana Fernandes, de Silvares, e ela de Domingos Duarte e de Domingas Francisca, do Alcaide. Finalmente, João Fernandes e Maria Rodrigues casaram a 10.10.1604 e no assento só constam os pais dela: António Rodrigues e Domingas Luís.

2. Os nossos avoengos Pedro Afonso e Maria Fernandes casaram a 30.11.1625, ele filho de Rodrigo Afonso e de Domingas Martins, então defuntos, e ela de Baltazar Fernandes e de Maria Antunes, todos da Cortiçada. Catarina, filha de Pedro Afonso e Maria Fernandes, nasceu a 17.1.1440.

3. Os seus avoengos Belchior Salvado e Maria Rosales casaram a 3.6.1641 (grande surpresa na data que não julgava tão recuada), ele filho de Pedro Fernandes e de Antónia Salvado e ela (outra surpresa) de Luís Vaz e Catarina Rodrigues. Maria Rosales nasceu a 26.6.1627 (casou ainda com 13 anos). Pedro Fernandes e Antónia Salvado casaram a 25.1.1604 e Luís Vaz e Catarina Rodrigues casaram a 8.1.1599 e nestes dois assentos não constam os nomes dos pais respectivos. Estes Luís Vaz e Catarina Rodrigues devem ser os pais do nosso avoengo Manuel Leitão casado com Maria Antunes. Veja árvore aqui deixada pelo confrade António Bivar:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=67791

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Alcaide: mais avoengos

#196040 | Lourval | 11 mai 2008 02:22 | Em resposta a: #196033

Caro Primo António Pereira,

Tenho aqui um casal anotado, Rodrigo Afonso e Antónia Domingues, ele filho de Pedro Afonso e Domingas Manso (do Alcaide). Gostaria de saber se estes Afonsos que cita tem alguma ligação com eles.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Rodrigo Afonso, do Alcaide

#196094 | agp | 11 mai 2008 20:20 | Em resposta a: #196040

Caro Primo Lourval,

Os dois Rodrigos Afonsos devem estar relacionados mas não sei como.

O Rodrigo Afonso e Domingas Martins, meus antepassados, devem ser fim-de-linha. Não me parace possível saber de quem são filhos.

O outro Rodrigo Afonso, teu antepassado, deve ser cerca de 50 anos novo. Casou com Antónia Domingues a 3.3.1647 em Vale de Prazeres. O assento só indica os nomes dos pais dele dizendo que eram da Cortiçada. Ou só a mãe, não sei precisar, só revendo o assento. Pode ser que o casamento dos pais deste Rodrigo (Pedro Afonso e Domingas Manso) apareça nos livros do Alcaide e se possa tirar alguma conclusão. Eu vejo isso.

Nos livros do Alcaide aparece um terceiro Rodrigo Afonso que casou a 8.9.1605 com Isabel Miguel. O assento não indica o nome dos pais.

Abraços,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: mais avoengos

#197192 | spes | 20 mai 2008 10:23 | Em resposta a: #196033

Caro António Pereira e parente,

Estive uns dias ausente, pelo que só agora venho agradecer a informação relativamente aos nossos antepassados. Como sempre, é informação interessante e muito útil.

Também tenho dados novos que lhe transmitirei no inicio do próximo mês de Junho para o seu mail.

Um abraço amigo
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: mais avoengos

#197197 | abivar | 20 mai 2008 11:19 | Em resposta a: #197192

Caro Confrade:

Tenho as seguintes personagens na árvore de costados da minha Mulher, alguns dos quais talvez lhe interessem:

1. Maria Vaz Leitoa, c. Alcaide, Fundão a 13/4/1712 com o capitão Domingos Gonçalves de Moura, da Bemposta.

2. Custódio Vaz, c. Alcaide a 15/6/1676, dispensa de 2º grau.
3. Maria Leitoa

4. Luís Vaz, n. 8/5/1632, Alcaide, c. 22/1/1651, Alcaide
5. Catarina Antunes, b. 22/1/1629, ALcaide
6. Manuel Leitão
7. Maria Martins

8. Manuel Leitão, c. I, 26/8/1630, Alcaide; casou II com Catarina Gil, abaixo, viúva de Francisco Antunes Travassos, filha de Pedro Gil e futura sogra de seu filho Luís Vaz, a 30/6/1650.
9. Maria Antunes, f. antes de 30/6/1650
10. Francisco Antunes Travassos, f. antes de 30/6/1650
11. Catarina Gil, b. 19/11/1604, Alcaide
12. Manuel Leitão, acima
13. Maria Antunes, acima

16. Luís Vaz (Leitão?), c. 8/1/1599, Alcaide (?)
17 Catarina Rodrigues (?)
22. Pedro Gil
23. Maria Antunes

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: mais avoengos

#197241 | agp | 20 mai 2008 15:31 | Em resposta a: #197192

Caro parente Fernando Figueirinha,

Eu também estive para lhe mandar as informações para o seu email. Optei por o fazer para o Fórum na expectativa de que pudessem interessar a outros confrade e de motivar, assim, as trocas de informação.

Dentro das minhas (poucas) disponibilidades de tempo vou continuar de volta dos livros do Alcaide. Ainda temos uma série de nós por desatar.

Fico a aguardar os novos dados, que desde já agradeço.

Um abraço amigo,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: mais avoengos

#197245 | agp | 20 mai 2008 15:47 | Em resposta a: #197197

Caro António Bívar,

Pela sua mensagem fiquei a saber a data de nascimento da minha antepassada Catarina Antunes (nº 5), data essa que me tinha escapado. Nos livros do Alcaide, encontrei apenas os assentos dos irmãos Manuel (b. 7.1.1630) e Isabel (n. 26.4.1641).

Eu descendo de Luís Vaz e Catarina Antunes pelo filho Luís Vaz Leitão que casou a 16.7.1685 com Maria Martins.

Continuo de volta dos livros do Alcaide. Outro dia descobri que o seu avoengo Custódio Vaz casou 2ª vez com Ana Dias. Deste casamento nasceu Luísa, a 30.10.1693 (B2, fl 103). No assento não constam os avós, mas consta que Custódio Vaz foi casado 1ª vez com Maria Leitoa.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: mais avoengos

#197281 | abivar | 20 mai 2008 18:27 | Em resposta a: #197245

Caro António G. Pereira:

Obrigado pelas informações. Esta ascendência é da minha Mulher, que é descendente de Custódio Vaz através do casal indicado na minha mensagem. Estes "Vaz Leitões" sempre me despertaram a curiosidade; não sei se conseguiu recuar mais alguma geração para além do que listei, mas agradeço quaisquer dados acerca destas linhagens. No Gayo há diversos "Vaz Leitões", descendentes de Vasco Martins Leitão, alcaide-mór de Portalegre (será meu ascendente, através da filha Inês Leitão casada com Gonçalo Lourenço de Gomide); o Gayo atribui-lhe um filho bastardo, Martim Vaz Leitão, alcaide-mór da Idanha e com descendência espalhada na região, incluindo o Fundão, dizendo-se de um seu bisneto que casou seis ou sete vezes e assinalando-se diversas bastardias nestas linhas... há portanto muita margem para que os "Vaz Leitões" do Alcaide sejam descendentes daquele Alcaide-mór da Idanha.

Reparei agora que no meu arquivo tinha uma antiga troca de mensagens (de 2003) que julgo ter sido entre nós (foi com um confrade António Pereira descendente de Luís Vaz Leitão), acerca destes Leitões, no tópico "Famílias de Medelim", pelo que o que escrevi acerca do Gayo não será novidade para si, uma vez que contribuiu na época com dados complementares; haverá novidades desde então?

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: mais avoengos

#197303 | agp | 20 mai 2008 19:49 | Em resposta a: #197281

Caro António Bivar,

Sou de facto o António Pereira das mensagens de 2003 e foi por lapso que escrevi que o Custódio Vaz era seu ascendente.

Quanto aos Vaz Leitões também não consigo ligar os que refere. É posível que haja alguma ligação. Há um arquivo, pelo menos, o da Câmara Eclesiástica da Guarda, que pode conter alguns dados. Li que a documentação estava a ser tratada e digitalizada, com o apoio da Fundação Gulbenkian, para posterior consulta. Teremos de estar atentos.

Não consegui descobrir novos ascendentes para o ramo que tenho em comum com a sua esposa. O dado mais relevante foi ter descoberto que Luís Vaz e Catarina Rodrigues (nº 16 e 17) tiveram uma filha de nome Maria Rosales, nascida em 26.6.1627 no Alcaide. Isso significa que o pai ou a mãe, ou os dois, têm ascendência Rosales. E significa ainda que Catarina Rodrigues casou muita nova, já que ter uma filha 28 anos depois do casamento é obra! A menos que este casal Luís Vaz e Catarina Rodrigues seja outro. Aquela Maria Rosales casou a 3.6.1641 com Belchior Salvado, como indiquei noutra mensagem deste tópico.

Outro dado que encontrei recentemente foram as datas de nascimento de dois irmãos de Custódio Vaz, ambos de nome Luís, um a 20.5.1658 e outro a 22.10.1662, este meu antepassado.

O meu ramo está na base de dados:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=505581

Com os melhores cumprimentos,

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: mais avoengos

#197318 | spes | 20 mai 2008 21:34 | Em resposta a: #197241

Caro António Pereira e António Bivar,

Cá vai a informação que tenho neste momento relativamente aos "nossos" Vaz Leitões:

Luis Vaz Leitão, nascido no Alcaide na segunda metade século XVII, casado com Maria Martins (8 avós). Tiveram;
Luis Vaz Leitão, nascido no Alcaide, casado com Luisa Gil (7 avós). Tiveram;
Luis Vaz Leitão, nascido no Alcaide (16/8/1723), casado com Luisa Martins (6 avós). Tiveram;
Luis Vaz Leitão, nascido no Alcaide (10/11/1776), casado com Luisa Salvada (5 avós). Tiveram;
António Vaz Leitão, nascido no Alcaide (28/11/1824), casado com Ana Salvada (4 avós). Tiveram;
Maria Salvada, nascida no Alcaide, (8/2/1824) casada com António Gonçalves de Barros (3 avós). Tiveram;
José Salvado de Barros, nascido no Alcaide (3/5/1859), casado com Maria Pires Salvada (bisavós). Tiveram;
Maria José Matos da Costa, nascida no Alcaide, casada com José Simões Figueirinhas (avós).

Um abraço amigo
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: mais avoengos

#197340 | fsrogeiro | 21 mai 2008 00:02 | Em resposta a: #197303

Caro António G. Pereira

Domingos Martins casou em 13.02.1689 com Bernarda Domingues, no Alcaide, de onde eram ambos naturais. Ele era filho de Baltasar Sanches e de Maria Martins; ela era filha de António Domingues e de Isabel de Proença. Terá por acaso algum dado acerca da ascendência destes últimos?

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: mais avoengos

#197375 | spes | 21 mai 2008 11:02 | Em resposta a: #197318

Caro António Pereira e António Bivar,

Corecção à minha mensagem de ontem:

1. O primeiro Luis Vaz Leitão, nascido na segunda metade do século XVII era meu 9 avô e não meu 8º avô, conforme indiquei erradamente.

2. Saltei também uma geração:

José Salvado de Barros e Maria Pires Salvada (meus 3 avós, portanto), tiveram Maria Pires Salvado (nascida no Alcaide a 2/12/1883) casada com Aires da Costa Matos (meus bisavós), que, por sua vez, tiveram minha avó, Maria José Matos da Costa.

Um abraço do Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: mais avoengos

#197397 | agp | 21 mai 2008 14:25 | Em resposta a: #197340

Caro Filipe Rogeiro,

Não tenho nota dos casais que refere. Se encontrar entretanto alguma coisa darei notícias.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: mais avoengos

#197400 | agp | 21 mai 2008 14:34 | Em resposta a: #197318

Caro Fernando Figueirinhas,

Muito obrigado pelos dados. Mas permita-me mais duas correcções nas datas:

- Luis Vaz Leitão casado com Luisa Salvada nasceu a 10.10.1750 no Alcaide;
- António Vaz Leitão casado com Ana Salvada nasceu a 28.11.1787 no Alcaide.

Estarei corecto?

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: mais avoengos

#197407 | spes | 21 mai 2008 15:14 | Em resposta a: #197400

Caro António Pereira,


Tem toda a razão. Peço desculpa por mais essse engano.


Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: mais avoengos

#197426 | fsrogeiro | 21 mai 2008 16:39 | Em resposta a: #197397

Caro António G. Pereira

Muito obrigado.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: mais avoengos

#197788 | abivar | 24 mai 2008 12:30 | Em resposta a: #197303

Caro António G. Pereira:

Obrigado pelos novos dados; esperemos que essa documentação da Guarda fique brevemente disponível, pois tenho muito que procurar! Quanto à mãe que tem filha 28 anos depois do casamento, tenho um caso ainda mais extremo: uma antepassada minha teve 15 filhos entre os 16 e os 49 anos!

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

António Domingues e Isabel de Proença

#198652 | agp | 30 mai 2008 20:40 | Em resposta a: #197426

Caro Filipe Rogeiro,

António Domingues e Isabel de Proença casaram a 10.1.1672 no Alcaide, ele viúvo de Maria Fernandes e ela filha de António Fernandes Feio e de Isabel de Proença (livro C1, fl 72).

Cumprimentos,

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: António Domingues e Isabel de Proença

#198671 | fsrogeiro | 31 mai 2008 00:11 | Em resposta a: #198652

Caro António G. Pereira

Fico-lhe muito agradecido e espero não lhe ter dado muito trabalho.
Espero poder ser-lhe útil também.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: mais avoengos

#199418 | spes | 05 jun 2008 21:51 | Em resposta a: #197400

Caro António G. Pereira

Cá vão os dados mais completos sobre os nossos Vaz Leitão:

Luis Vaz Leitão, nascido no Alcaide na segunda metade do século XVII. Casou com Maria Martins, sua conterrânea. Tiveram:

Luis Vaz Leitão, nascido no Alcaide nos finais século XVII ou nos primeiros anos século XVIII. Casou com Luisa Gil, filha de António Duarte e de Maria Luis, todos do Alcaide. Tiveram:

Luis Vaz Leitão, nascido no Alcaide a 16/8/1723. Casou nos anos 40 do século XVIII com Luisa Martins que nasceu a 25/8/1724, filha de Inácio Martins Chorão e Luisa Fernandes, ambos do Alcaide. Luisa Martins era neta paterna de António Martins Chorão e de Maria Antunes e neta materna de Manuel Fernandes Russo e de Maria Gonçalves, todos do Alcaide. Tiveram:

Luis Vaz Leitão, nascido no Alcaide a 10/10/1750. Casou a 25/11/1776 com Luisa Salvada que nasceu no Alcaide a 19/12/1754, filha de Jacinto Rodrigues de Oliveira Forte e de Maria Salvada, ambos do Alcaide. Luisa Salvada era neta paterna de Pedro Rodrigues Forte do Alcaide e Catarina Vaz de Pedrógão e neta materna de Domingos Fernandes Chasqueira do Alcaide e Catarina Fernandes de Vale de Prazeres. Tiveram:

António Vaz Leitão nascido em São Pedro de Alcaide a 28/11/1787. Casou antes de 1824 com Ana Salvada, nascida em 21/12/1798, filha de José Salvado Rozales e de Feliciana Gil, ambos do Alcaide onde haviam casado a 2 Maio 1782. Ana Salvada era neta paterna de Manuel Salvado Rosales e Maria Antunes Taborda e neta materna de João Gil Fragueiro e Isabel Ferreira, todos do Alcaide. Tiveram:

Maria Salvada nascida no Alcaide a 8/2/1824. Casou nos anos 40/50 do século XIX com António Gonçalves de Barros, nascido no Alcaide a 8/1/1826, filho de José Gonçalves Bonito de Vale de Prazeres e de Maria Jacinta de Barros do Alcaide. António Gonçalves de Barros era neto paterno de José Gonçalves Bonito de Vale de Prazeres e Josefa Maria de S. Miguel de Acha e neto materno de Domingos José de Barros de Sta Eulália de Gondar e de Bernardina Maria Luisa do Alcaide. Tiveram:

José Salvado de Barros , nascido no Alcaide a 3/5/1859 e morreu a 26/11/1933. Casou a 31/1/1883 com Maria Pires Salvada, nascida no Alcaide a 22/6/1866, filha de António Pires Salvado de Vale de Prazeres e de Maria Josefa Marques do Alcaide. Maria Pires Salvada era neta paterna de José Salvado Furtado e de Maria Pires e materna de Tomás Mendes Marques e de Carlota Joaquina Gata. Tiveram:

Maria Pires Salvado nascida no Alcaide a 2/12/1883 e morreu em Lisboa a 11/1/1953. Casou no Alcaide a 19/10/1900 com Aires da Costa Matos que também nasceu no Alcaide a 26/6/1874 e que morreu a 28/1/1928, filho de Henrique da Costa e de Francisca Rodrigues de Matos, ambos de S. Pedro do Alcaide. Maria Pires Salvado era neta paterna de Manuel Joaquim da Costa e D. Bernarda Salvada dos Reis, ambos do Alcaide e materno de Joaquim Rodrigues de Matos de Tortosendo e Maria da Cruz de Oliveira do Alcaide. Tiveram:

Maria José Matos da Costa nascida no Alcaide a 12/12/1902 casada com José Simões Figueirinhas.

Espero que desta feita não haja muitos enganos, mas se detectar algum, não hesite......

Um abraço
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

Alcaide: José Martins e Catarina Luís

#199446 | agp | 05 jun 2008 23:30 | Em resposta a: #199418

Caro Fernando Figueirinhas,

Obrigado pela lista que acaba de publicar que contém descendentes de antepassados comuns.

Eu deixei-lhe mais uns dados (ascendência de João Gil Fragueiro) no outro tópico do Alcaide:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=198656

Entretanto, entre os dados que trouxe da minha última visita à TT, verifiquei que constava o casamento de José Martins e de Catarina Luís no Alcaide (a 3.2.1669). O José Martins é filho de Afonso Martins e de Maria Dias e a Catarina Luís é filha de Pedro Domingues. No assento não consta o nome da mãe de Catarina Luís.

Do José Martins e Catarina Luís descende o Fernando Figueirinhas e julgo que também descende a esposa do nosso confrade António Bivar, a quem destino também esta mensagem.

Um abraço,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: mais avoengos

#199565 | joaobarros | 07 jun 2008 02:20 | Em resposta a: #199418

Caros António G. Pereira e Fernando Figueirinhas,

Pegando na excelente descrição do Fernando, o que desde já peço desculpa pelo abuso, mas considerei a forma mais fácil de transmitir a informação sobre os nossos antepassados, permitam-me acrescentar alguns dados constantes dos meus apontamentos, recolhidos aqui no fórum e de algumas pesquisas na TT:

Os novos dados estão () entre parentesis.


Luis Vaz Leitão, nascido no Alcaide na segunda metade do século XVII (n. 22-10-1662). Casou (Alcaide - 17-07-1685) com Maria Martins, sua conterrânea. Tiveram:

Luis Vaz Leitão, nascido no Alcaide nos finais século XVII (n. 10-05-1694 ) (ou nos primeiros anos século XVIII , Casou (Alcaide - 16-05-1718) com Luisa Gil (n. 15-04-1698), filha de António Duarte e de Maria Luis, todos do Alcaide.

António Vaz Leitão nascido em São Pedro de Alcaide a 28/11/1787. Casou antes de 1824 com Ana Salvada, nascida em 21/12/1798, filha de José Salvado Rozales (n.03-09-1751) e de Feliciana Gil (n. 23-11-1761) , ambos do Alcaide onde haviam casado a 2 Maio 1782. Ana Salvada era neta paterna de Manuel Salvado Rosales e Maria Antunes Taborda e neta materna de João Gil Fragueiro (n. 29-05-1734) e Isabel Ferreira (n. 15-07-1742) , todos do Alcaide. Tiveram:

Maria Salvada nascida no Alcaide a 8/2/1824. Casou nos anos 40/50 do século XIX com António Gonçalves de Barros, nascido no Alcaide a 8/1/1826, filho de José Gonçalves Bonito (n. 22-11-1783) de Vale de Prazeres e de Maria Jacinta de Barros (n. 24-12-1787) do Alcaide. António Gonçalves de Barros era neto paterno de José Gonçalves Bonito de Vale de Prazeres e Josefa Maria de S. Miguel de Acha e neto materno de Domingos José de Barros de Sta Eulália de Gondar e de Bernardina Maria Luisa (n. 12-09-1763) do Alcaide.

(Domingos José de Barros era filho de Domingos de Barros também de Gondar e de Maria Gonçalves de Covas, ambas as freguesias do Concelho de Vila Nova de Cerveira. Casaram em Covas no ano de 1756.)

Um abraço
João Barros

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: mais avoengos

#199617 | spes | 07 jun 2008 20:40 | Em resposta a: #199565

Caro João


Agradeço ter completado os dados que enviei.



Um abraço
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: mais avoengos

#199620 | spes | 07 jun 2008 21:28 | Em resposta a: #199617

Caros Confrades


Peço ajuda na identificação do possivel parentesco de Pedro da Costa Leitão (nascido no Alcaide por volta de 1720, filho do Capitão Martinho da Costa Leitão e de Maria Martins, ambos do Alcaide, casado com Catarina de Oliveira de Pedrógão, Penamacor), com o Capitão Pedro Salvado da Costa Leitão, também do Alcaide.
Este era filho de Pedro Salvado Leitão, fidalgo de Cota d`armas em 23 de Maio de 1634 e de sua mulher Catarina Estves Taborda Sarafana de Negreiros, neta de Estevão Gonçalves Taborda.

Catarina de Oliveira, casada com Pedro da Costa Leitão era filha do Capitão Gaspar Fernandes de Oliveira e de Maria Gonçalves, todos de Pedrógão.

Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

Alcaide: Pedro da Costa Leitão

#199657 | agp | 08 jun 2008 12:43 | Em resposta a: #199620

Caro Fernando Figueirinhas

Eu não sei responder à sua pergunta, mas tenho alguns dados que lhe podem interessar.

Eu julgo que Pedro da Costa Leitão, casado com D. Catarina de Oliveira, falecida em Vale de Prazeres a 26.11.1773, deve ter nascido cerca de 1695.

Tenho nota de dois casamentos da filha D. Maria Luísa da Conceição Oliveira, que deve ter nascido cerca de 1720.

O primeiro casamento ocorreu no Alcaide a 15.12.1740 com Manuel Salvado Correia, de que nasceu José dos Reis Salvado Correia que casou com Rosa Jacinta Luísa Dias, pais de Bernarda dos Reis. Esta Bernarda dos Reis está em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=30139

e é antepassada do Engº António Guterres.

O segundo casamento de D. Maria Luísa da Conceição Oliveira ocorreu a 30.9 1750 em Vale de Prazeres com Leonardo Simões Taborda da Costa Sarafana, natural da Póvoa de Rio de Moinhos, filho do Dr. Pedro Franco Marques, da Póvoa de Rio de Moinhos, e de Maria das Neves Taborda Sarafana da Costa, nascida a 5.11.1682 em Vale de Prazeres. A útima é filha do Capitão Manuel Simões Sarafana e de D. Violante Rodrigues Taborda da Costa Leitão, filha do Capitão Pedro Salvado da Costa Leitão, do Alcaide e que morreu em campanha no campo de Barbado na Orca, e de Catarina Esteves Taborda Sarafana de Negreiros, que refere na sua mensagem.

Esta Catarina é filha do Capitão Tomé Rodrigues Taborda e de Maria Esteves Sarafana. Este Tomé aparece erradamente como filho de Estêvão Gonçalves Taborda. No Título de Tabordas, de Miguel António Ferreira Taborda, aparece como filho de Simão Rodrigues Taborda e de Violante Gonçalves, que são os sogros de Estêvão Gonçalves Taborda. Nos processos de ordenação de dois dos seus filhos, processos que já consultei na TT, também aparece como consta no Título de Tabordas.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Alcaide: antepassados de António Salvado Barros

#199670 | agp | 08 jun 2008 15:56 | Em resposta a: #199565

Caro João Barros,

Agradeço a sua mensagem e folgo em ter encontrado mais um confrade com ligações familiares.

As informações sobre as gentes do Alcaide, em particular dos antepassados de António Salvado Barros, estão um pouco dispersas neste e noutros tópicos. Com a lista que se segue pretendo compiliar e até ampliar essas informações. Assim:

1. António Salvado Barros nasceu a 4.5.1861 no Alcaide.

2. António Gonçalves Barros nasceu a 8.1.1826 no Alcaide. Casou com Maria Salvado.
3. Maria Salvado nasceu a 8.2.1824 no Alcaide.

4. José Gonçalves Bonito nasceu a 20.11.1783 em Vale de Prazeres. Casou com Maria Jacinta de Barros a 16.11.1808 no Alcaide.
5. Maria Jacinta de Barros nasceu a 24.12.1787 no Alcaide.
6. António Vaz Leitão nasceu a 28.11.1787 no Alcaide.
7. Ana Salvado nasceu a 21.12.1798 no Alcaide.

8. José Gonçalves da Fonseca (ou Bonito).
9. Josefa Maria nasceu cerca de 1760 em São Miguel de Acha.
10. Domingos José de Barros nasceu em Vila Nova de Cerveira, Gondar. Casou com Bernardina Maria Luísa a 3.4.1787 no Alcaide.
11. Bernardina Maria Luísa nasceu a 12.9.1763 no Alcaide.
12. Luís Vaz Leitão nasceu a 10.10.1750 no Alcaide. Casou com Luísa Salvado em 25.11.1776 no Alcaide.
13. Luísa Salvado nasceu cerca de 1750 em Vale de Prazeres.
14. José Salvado Rosales nasceu a 3.9.1751 no Alcaide. Casou com Feliciana Gil em 2.5.1782 no Alcaide.
15. Feliciana Gil nasceu a 23.11.1761 no Alcaide.

16. Manuel Gonçalves Bonito nasceu cerca de 1720 em Castelo Branco, São Miguel da Sé, Lentiscais. Faleceu em 13.6.1771 em Vale de Prazeres.
17. Isabel Fernandes (ou Gonçalves).
18. Pedro Rodrigues nasceu cerca de 1725 em São Miguel de Acha.
19. Perpétua Maria nasceu em 10.9.1730 em Vale de Prazeres.
20. Domingos de Barros nasceu em Vila Nova de Cerveira, Gondar. Casou com Maria Gonçalves em 1756 no Alcaide.
21. Maria Gonçalves nasceu em Vila Nova de Cerveira, Covas.
22. Francisco Leitão nasceu cerca de 1735 no Alcaide. Casou com Maria Luísa Russo.
23. Maria Luísa Russo nasceu cerca de 1740 no Alcaide, Cortiçada.
24. Luís Vaz Leitão nasceu a 16.8.1723 no Alcaide.
25. Luísa Martins Mendes nasceu cerca de 1720 no Alcaide.
26. Jacinto Rodrigues de Oliveira (ou Forte) nasceu cerca de 1720 no Alcaide.
27. Maria Salvado nasceu cerca de 1720 no Alcaide.
28. Manuel Salvado Rosales nasceu a 12.10.1710 no Alcaide.
29. Maria Antunes (Martins Taborda) nasceu cerca de 1720 no Alcaide.
30. João Gil Fragueiro nasceu a 29.5.1734 no Alcaide.
31. Isabel Ferreira nasceu a 15.7.1742 no Alcaide.

32. João Gonçalves nasceu cerca de 1690 em Castelo Branco, São Miguel da Sé, Lentiscais.
33. Maria Rodrigues nasceu cerca de 1695 em Castelo Branco, Cebolais de Cima.
34. Carlos da Fonseca nasceu cerca de 1695 em Sabugal.
35. Catarina Fernandes nasceu cerca de 1700 em Sabugal.
36. Paulo Rodrigues nasceu cerca de 1695 em Fundão.
37. Maria da Ascensão nasceu cerca de 1700 em Fundão, Peroviseu.
38. António Rodrigues nasceu em Pampilhosa da Serra, Janeiro de Baixo. Casou com Maria Rodrigues (Antunes) em 6.2.1727 em Vale de Prazeres.
39. Maria Rodrigues (Antunes) nasceu a 1.3.1703 em Vale de Prazeres.
44. Fradique Rodrigues nasceu no Alcaide.
45. Joana Gonçalves.
46. Domingos Gonçalves nasceu cerca de 1710 em Vilar de Reis.
47. Maria Domingues nasceu cerca de 1715 no Alcaide, Cortiçada.
48. Luís Vaz Leitão nasceu em 10.5.1694 no Alcaide. Foi baptizado em 17.5.1694 no Alcaide. Casou com Luísa Gil em 16.5.1718 no Alcaide. (id=486703 no Genea)
49. Luísa Gil nasceu em 15.4.1698 no Alcaide. Foi baptizada em 26.4.1698 no Alcaide. (id= 486704 no Genea)
50. Inácio Martins Chorão nasceu cerca de 1700 no Alcaide. Casou com Luísa Fernandes.
51. Luísa Fernandes nasceu cerca de 1700 no Alcaide.
52. Pedro Rodrigues Forte nasceu cerca de 1685 no Alcaide.
53. Catarina Vaz nasceu cerca de 1685 em Penamacor, Pedrógão de São Pedro.
54. Domingos Fernandes nasceu cerca de 1680 no Alcaide, Cortiçada. Casou com Catarina Fernandes Chasqueira em 8.1.1706 em Vale de Prazeres. (id=472032 no Genea)
55. Catarina Fernandes Chasqueira nasceu em 5.6.1685 em Vale de Prazeres. (id=464378 no Genea)
56. Pedro Salvado Rosales nasceu cerca de 1680 no Alcaide.
57. Maria Salvado nasceu cerca de 1685 no Alcaide.
58. Domingos Antunes Preto nasceu cerca de 1690 no Alcaide.
59. Maria Gregório nasceu cerca de 1695 no Alcaide.
60. António Gil Fragueiro nasceu cerca de 1710 no Alcaide.
61. Isabel Vaz nasceu cerca de 1710 no Alcaide.
62. Bartolomeu Martins Ferreira nasceu cerca de 1710 no Alcaide.
63. Luísa Salvado nasceu cerca de 1715 no Alcaide.

76. António Fernandes nasceu em Pampilhosa da Serra, Janeiro de Baixo.
77. Maria Gonçalves nasceu em Pampilhosa da Serra, Janeiro de Baixo.
78. Manuel Antunes nasceu cerca de 1660 em Vale de Prazeres. Casou com Isabel Rodrigues em 6.11.1689 em Vale de Prazeres.
79. Isabel Rodrigues nasceu cerca de 1660 em Vale de Prazeres. Faleceu em 16.9.1714 em Vale de Prazeres.
96. Luís Vaz Leitão nasceu a 22.10.1662 no Alcaide. Foi baptizado em 2.11.1662 no Alcaide. Casou com Maria Martins em 16.7.1685 no Alcaide.
97. Maria Martins nasceu cerca de 1665 no Alcaide.
98. António Duarte nasceu cerca de 1655 no Alcaide.
99. Maria Luís nasceu a 13.3.1658 no Alcaide.
100. António Martins Chorão nasceu cerca de 1665 no Alcaide.
101. Maria Antunes nasceu cerca de 1665 no Alcaide.
102. Manuel Fernandes Russo nasceu cerca de 1670 no Alcaide.
103. Maria Gonçalves nasceu cerca de 1670 no Alcaide.
104. António Rodrigues Forte nasceu cerca de 1655 no Alcaide.
105. Maria Tavares nasceu cerca de 1660 no Alcaide.
106. Domingos de Proença de Oliveira nasceu cerca de 1655 em Penamacor, Pedrógão de São Pedro.
107. Maria Vaz nasceu cerca de 1660 em Penamacor, Pedrógão de São Pedro.
108. Francisco Fernandes Caçador nasceu a 12.11.1641 no Alcaide. Faleceu em 1.5.1715 em Vale de Prazeres. Casou com Maria Salvado em 26.1.1666 no Alcaide. (id=336773 no Genea)
109. Maria Salvado nasceu cerca de 1645 no Alcaide (id=336774 no Genea).
110. António Fernandes Chasqueira nasceu em 10.11.1636 em Pampilhosa da Serra, Fajão. Faleceu em 1685. Casou com Catarina Fernandes em 21.4.1661 no Alcaide. (id=336771 no Genea)
111. Catarina Fernandes nasceu a 17.1.1640 no Alcaide, Cortiçada. (id=336772 no Genea)
112. Belchior Salvado nasceu cerca de 1615 no Alcaide. Casou com Maria Rosales
Em 3.6.1641 no Alcaide.
113. Maria Rosales nasceu a 26.6.1627 no Alcaide.
114. Miguel Fernandes nasceu cerca de 1655 no Alcaide.
115. Maria Antunes nasceu cerca de 1660 no Alcaide.
120. António Gil Fragueiro nasceu cerca de 1685 no Alcaide.
121. Isabel Lopes Mansinho nasceu cerca de 1690 no Alcaide
122. João Fernandes Ferreiro nasceu cerca de 1680 em Mação, Aboboreira.
123. Maria Vaz nasceu cerca de 1685 no Alcaide.
124. Manuel Ferreira nasceu cerca de 1680 no Alcaide.
125. Maria Antunes nasceu cerca de 1685 no Alcaide.
126. Bartolomeu Luís nasceu cerca de 1685 no Alcaide.
127. Maria Martins nasceu cerca de 1690 no Alcaide.

156. João Gonçalves nasceu cerca de 1635 em Viseu, Cabanas.
157. Bárbara Antunes nasceu cerca de 1640 em Vale de Prazeres.
158. Bartolomeu Rodrigues Videira nasceu cerca de 1610 em Vale de Prazeres. Faleceu em 11.8.1666 em Vale de Prazeres.
159. Maria Luís nasceu cerca de 1615 em Vale de Prazeres.
192. Luís Vaz Leitão nasceu a 8.5.1632 no Alcaide. Foi baptizado em 15.5.1632 no Alcaide. Casou com Catarina Antunes em 22.1.1651 no Alcaide.
193. Catarina Antunes nasceu a 22.1.1629 no Alcaide.
194. António Martins Nunes nasceu cerca de 1625 no Alcaide.
195. Maria Domingues nasceu cerca de 1625 no Alcaide.
196. António Duarte nasceu cerca de 1615 no Alcaide. Casou com Catarina Fernandes em 3.2.1641 no Alcaide.
197. Catarina Fernandes nasceu cerca de 1620 no Alcaide.
198. Pedro Fernandes Leocádio nasceu a 21.2.1628 no Alcaide. Casou com Margarida Luís.
199. Margarida Luís nasceu cerca de 1645 no Alcaide.
216. Francisco Fernandes Caçador nasceu cerca de 1610 no Alcaide.
217. Beatriz Fernandes nasceu cerca de 1615 no Alcaide.
218. Gonçalo Salvado nasceu cerca de 1610 no Alcaide. Casou com Maria Antunes em 19.8.1634 no Alcaide.
219. Maria Antunes nasceu cerca de 1610 no Alcaide.
220. António Fernandes nasceu cerca de 1600 em Pampilhosa da Serra, Fajão. Casou com Beatriz João.
221. Beatriz João nasceu em Pampilhosa da Serra, Fajão.
222. Pedro Afonso nasceu cerca de 1600 no Alcaide, Cortiçada. Casou com Maria Fernandes (Antunes) em 30.11.1625 no Alcaide.
223. Maria Fernandes (Antunes) nasceu cerca de 1605 no Alcaide, Cortiçada.
224. Pedro Fernandes nasceu cerca de 1585 no Alcaide. Casou com Antónia Salvado em 25.1.1604 no Alcaide.
225. Antónia Salvado nasceu cerca de 1590 no Alcaide.
226. Luís Vaz nasceu cerca de 1575 no Alcaide. Casou com Catarina Rodrigues em 8.1.1599 no Alcaide.
227. Catarina Rodrigues nasceu cerca de 1580 no Alcaide.
240. Pedro Afonso Fragueiro nasceu cerca de 1646 no Alcaide. Casou com Leonor Afonso em 27.12.1668 no Alcaide.
241. Leonor Afonso nasceu cerca de 1645 no Alcaide.
242. Mateus Fernandes Mansinho nasceu cerca de 1660 no Alcaide.
243. Antónia Lopes nasceu cerca de 1665 no Alcaide.

384. Manuel Leitão nasceu cerca de 1610 no Alcaide. Casou com Maria Antunes em 26.8.1630 no Alcaide.
385. Maria Antunes nasceu cerca de 1610 no Alcaide.
386. Francisco Antunes Travassos nasceu cerca de 1600 no Alcaide.
387. Catarina Gil foi baptizada em 19.11.1604 no Alcaide.
388. Jerónimo Martins nasceu cerca de 1595 em Sabugal, Quadrazais.
389. Catarina Pereira nasceu cerca de 1600 em Sabugal, Quadrazais.
390. Domingos Gonçalves nasceu cerca de 1600 no Alcaide.
391. Ana Domingues nasceu cerca de 1605 no Alcaide.
392. António Ferreira nasceu cerca de 1585 em Fundão, Silvares. Casou com Maria Duarte (Francisca) em 7.2.1610 no Alcaide.
393. Maria Duarte (Francisca) nasceu cerca de 1590 no Alcaide.
394. João Fernandes nasceu cerca de 1580 em Vila Cova de Penalva. Casou com Maria Rodrigues em 10.10.1604 no Alcaide.
395. Maria Rodrigues nasceu cerca de 1585 no Alcaide.
396. Pedro Martins nasceu cerca de 1590 no Alcaide.
397. Leocádia Fernandes nasceu cerca de 1595 no Alcaide.
436. Bartolomeu Salvado nasceu cerca de 1580 no Alcaide.
437. Maria Salvado nasceu cerca de 1585 no Alcaide.
444. Rodrigo Afonso nasceu cerca de 1570 no Alcaide, Cortiçada
445. Domingas Martins nasceu cerca de 1575 no Alcaide, Cortiçada.
446. Baltazar Fernandes nasceu cerca de 1575 no Alcaide, Cortiçada.
447. Maria Antunes nasceu cerca de 1580 no Alcaide, Cortiçada.
480. Pedro Afonso Fragueiro nasceu cerca de 1620 no Alcaide. Casou com Isabel Antunes em 7.1.1646 no Alcaide.
481. Isabel Antunes nasceu cerca de 1625 no Alcaide.
482. António Gil nasceu cerca de 1615 no Alcaide. Casou com Leonor Afonso em 11.2.1641 no Alcaide.
483. Leonor Afonso.

768. = 226. Luís Vaz.
769. = 227. Catarina Rodrigues.
774. Pedro Gil nasceu cerca de 1565 no Alcaide.
775. Maria Antunes nasceu cerca de 1570 no Alcaide.
784. António Ferreira nasceu cerca de 1555 em Fundão, Silvares.
785. Ana Fernandes nasceu cerca de 1560 em Fundão, Silvares.
786. Domingos Duarte nasceu cerca de 1560 no Alcaide.
787. Domingas Francisca nasceu cerca de 1565 no Alcaide.
790. António Rodrigues nasceu cerca de 1555 no Alcaide.
791. Domingas Luís nasceu cerca de 1560 no Alcaide.
960. Pedro Afonso nasceu cerca de 1590 no Alcaide.
961. Isabel Francisco nasceu cerca de 1595 no Alcaide.
962. Domingos Francisco nasceu cerca de 1595 no Alcaide, Cortiçada.
963. Isabel Antunes nasceu cerca de 1600 no Alcaide, Cortiçada.


Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Alcaide

#217402 | agp | 05 jan 2009 10:37 | Em resposta a: #197197

Caro António Bivar,

Andei pelos livros do Alcaide e relativamente aos costados da sua esposa tenho dados que poderão ser do seu interesse:

- Maria Vaz Leitão (nº 1 na sua árvore) nasceu a 14.11.1677 (M2, fl 147). Localizei um irmão Manuel nascido a 11.9.1683 (B2, fl 11V);

- Custódio Vaz (nº 2) nasceu a 20.7.1653 (B1, fl. 126). De irmãos deste anotei Luís n. 20.5.1658 (M1, fl 320) e outro Luís (o meu avoengo Luís Vaz Leitão) n. 22.10.1662 (M1, fl 359).

Cumprimentos,

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide

#217408 | abivar | 05 jan 2009 11:04 | Em resposta a: #217402

Caro António G. Pereira:

Muito obrigado!

Cumprimentos e Bom Ano,

António Bivar

Resposta

Link directo:

Alcaide: Pedro da Costa Leitão

#229686 | Lourval | 18 mai 2009 18:29 | Em resposta a: #199657

Caro Primo António,

Tenho anotado um Capitão Pedro da Costa Leitão casado com Catarina Martins na Póvoa de Rio de Moinhos, em 21-12-1695. Ele era filho de outro Pedro da Costa Leitão e Maria Sequeira. Ele era natural da Aldeia Nova do Cabo. Será que são apenas homônimos?

Aproveito para lhe perguntar se você conhece o casal Manuel Rodrigues Videira e Maria Fernandes Mateira, pais de Domingos Fernandes Mateiro, sendo que este estava tendo filhos em Alcains na década de 1710.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Alcaide: Pedro da Costa Leitão

#229917 | agp | 20 mai 2009 19:28 | Em resposta a: #229686

Caro Primo Lourval,

Não sei adiantar nada a respeito de uns e de outros.

Abraços,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: Pedro da Costa Leitão

#229946 | manuelr | 20 mai 2009 22:33 | Em resposta a: #229686

Olá primo Lourval

Esses Costa Leitão poderão ser dos que refiro em Costa §5, dos quais o Nº6, Manuel Roberto Leitão, tirou CBA de Leitões, Costas e Pintos.
Não tenho indicação deles a não ser em Rolão§19 Sub§3 no nº 1.2.3.4.
É no entanto um optima pesquisa a fazer.

Um abraço e sorte.

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Alcaide: Pedro da Costa Leitão

#229948 | Lourval | 20 mai 2009 22:47 | Em resposta a: #229946

Prezado Primo Manuel Rolão,

Destes Costa Leitão descende nossa prima Raquel Tavares que você conhece bem. Acho que a Raquel está a meio-passo de se ligar documentalmente a D.Afonso Henriques, não?

Até agora não tive esta sorte. Mas me sinto afortunado por ter me ligado a um navegador (Vicente Gil) que "deu carona" a Martim Afonso de Sousa e Vasco da Gama em viagens às Índias. Ele tinha sua própria nau. Também me liguei a judeus (outro privilégio) através, até agora, de uns quatro casais. Estes moravam em Alcains, Idanha-a-Nova e Castelo Branco.

Grande abraço
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: Pedro da Costa Leitão

#229953 | manuelr | 20 mai 2009 23:18 | Em resposta a: #229948

Caro primo Lourval

A dificuldade será estabelecer a ascendência de Apolónia Leitão, mulher nobre, casada com Francisco das Costa Pinto e mãe de Manuel Roberto Leitão.
Este era parente do Licenciado João Roberto de Aguiar Leitão da Cunha e Costa (nunca soube escrever o nome certo deste, pois a ordem dos apelidos aparece sempre diferente), certamente pela mãe, mas nunca o consegui provar.
A ligação anda por aí, mas o documento a provar...

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide: Pedro da Costa Leitão

#229955 | manuelr | 20 mai 2009 23:30 | Em resposta a: #229948

Caro Primo Lourval

Na ttonline vem referido Vicente Gil, Capitão da Nau Santo António em 1519 e Vicente Gil, Moço da Câmara da Rainha D. Catarina em 1557 e Gonçalo Fernandes irmão de Vicente Gil em 1538. É este ou um destes?

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Alcaide: Pedro da Costa Leitão

#229964 | Lourval | 21 mai 2009 03:06 | Em resposta a: #229955

Caro Primo Manuel Rolão,

Meu antepassado é o primeiro. O pai dele, Duarte Tristão, ele e todos os irmãos (quase todos) eram navegadores e tinham suas naus. Tenho o arquivo pdf de uma dissertação de mestrado que lhe passarei. Estão todos aqui no Genea.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Pedro da Costa Leitão

#230158 | Lourval | 22 mai 2009 16:18 | Em resposta a: #229946

Caro Primo Manuel Rolão,

O Capitão Pedro da Costa Leitão casou-se com Catarina Martins (ou Domingues) na Póvoa de Rio de Moinhos em 21-12-1695. É dito que ele é da Aldeia Nova do Cabo e que os pais dele são Pedro da Costa Leitão e Maria Sequeira.

Então talvez a resposta esteja na Aldeia Nova do Cabo. Eu não vou poder ver isso tão cedo pois assim que solicitar os microfilmes à Igreja dos Mórmons, terei de esperar mais de um ano para que cheguem.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pedro da Costa Leitão

#230174 | manuelr | 22 mai 2009 19:26 | Em resposta a: #230158

Caro Primo Lourval

A indicação que tenho é que Maria de Sequeira é de São Vicente da Beira. Talvez seja ele da Aldeia Nova do Cabo. Podiam ter casado ou na ANC ou em SVB.
Veja Rolão§19 Sub §3 no nº 1.2.3.4-

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Violante Rodrigues Taborda

#337176 | Lourval | 24 out 2013 06:55 | Em resposta a: #199657

Caro Primo António,

Eu localizei hoje e não sei como me passou desapercebido até hoje, o óbito de Violante Rodrigues Taborda, na Póvoa de Rio de Moinhos, em 24.01.1739. Não ter percebido esta informação antes surpreendeu-me mas, mais ainda surpreendeu-me o óbito declará-la viúva do Capitão Pedro Martins Vaz. Nunca soube deste segundo casamento. Dona Violante deixou testamento e nele declarou como herdeiros o seu genro Dr. Pedro Franco Marques e sua filha Maria das Neves. Você sabe quem foi o Capitão Pedro Martins Vaz?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Violante Rodrigues Taborda

#337182 | agp | 24 out 2013 10:58 | Em resposta a: #337176

Caro Primo Lourval,

O Capitão Pedro Martins Vaz era filho de António Vaz e de Margarida Martins, do Alcaide. Casou com Violante Rodrigues Taborda da Costa Leitão a 31.8.1733 em Vale de Prazeres. Ele era viúvo de Maria Martins com quem casara a 7.1.1687 no Alcaide, e ela era viúva do capitão Manuel Simões Sarafana. Ver aqui:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=282034

Abraço,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Alcaide-Fundão

#364166 | Mey Sarafana | 09 dez 2015 16:28 | Em resposta a: #199670

Antonio G Pereira é

Gostaria de saber sobre :
Joaquim Sarafana, filho de Antonio Sarafana e Maria Simões Sarafana
Tendo como avós maternos: Joaquim da Silva e Maria Simões da Silva e
Tendo como avós paternos Antonio Sarafana e Maria Lourenço Sarafana.

Resposta

Link directo:

Castelejo- Lavacolhos-Souto da Casa

#364177 | JAPR | 09 dez 2015 19:07 | Em resposta a: #199670

Caro António G. Pereira e restantes confrades

Gostaria saber se alguen disponibiliza de alguns dados sobre os meus antepassados
(bisavos de 4ta. Geracao).

Procuro os pais de um Jose LEITAO falecido a 23JAN1853 na freg. do Castelejo (obito #6 imagem #144) quando ja viuvo de Angelica Maria (alguns dos registos dizem ser da Enxabarda, outros de Lavacolhos). Casamento a 02SET1807 na igreja de N.S.da Silva do Castelejo. Ate agora encontrei 8 filhos deste casal.
Este Jose Leitao pelo que alguns dos registos dizem era natural do Souto da Casa, e e aqui que lhe perco o rasto, visto nenhum dos registos que encontrei dos seus filhos etc… nao terem nomes dos pais deste Jose Leitao. Ja procurei nos registos do Souto da Casa e encontrei varios Leitoes mas visto nao ter a idade deste Jose Leitao nao consigo recuar nos tempos.

Sera que alguem tenha essa informacao?

Muito obrigado desde ja!

Jose RODA

Resposta

Link directo:

Alcaide-Fundão

#364199 | MCNN | 10 dez 2015 11:13 | Em resposta a: #364177

Caro José Roda

No casamento que refere é dito que, aquando deste casamento, José Leitão era viúvo de Perpétua Antunes.

Já localizou o casamento de José Leitão com Perpétua Antunes ? Esse assento deve indicar quem eram os pais de José Leitão.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Alcaide-Fundão

#364208 | JAPR | 10 dez 2015 16:59 | Em resposta a: #364199

Caro Mário César Navarro

Na realidade ja tentei por varias veses encontrar este casamento, mas nunca o encontrei. Encontrei um filho deste casal . o Jeronimo Leitao que casou em 04FEV1822 com Maria Lourenca no Castelejo.
Vou tentar de novo encontrar este casamento..

Cumprimentos

Jose RODA

Resposta

Link directo:

Alcaide-Fundão

#375587 | Jotri | 24 nov 2016 21:41 | Em resposta a: #364177

Caro José RODA
Este JOSÉ LEITÃO não será casado com EUGÈNIA MARIA (em vez de ANGÉLICA)?
--------
2. JOSÉ AGOSTINHO DE OLIVEIRA LEITÃO (n. 1770), nasc. no Souto da Casa, Fundão, proprietário e Juiz de Vintena (1826).
Casou a 20-IV-1791 no Souto da Casa com sua prima EUGÉNIA MARIA DA TRINDADE DOS SANTOS LAGARTO (n. ?), nascida no Souto da Casa, filha de JOSÉ FERNANDES LAGARTO e de MARIA DOS SANTOS , ambos moradores no Souto da Casa. Para casarem «foram dispensados em terceiro e quarto grau de consanguinidade, cujo lhes provinha do pai da contrahente ser consanguineo da mai do contrahente José Agostinho».
Tiveram 8 Filhos

Resposta

Link directo:

Alcaide-Fundão

#375612 | JAPR | 25 nov 2016 15:42 | Em resposta a: #375587

Caro Jotri
Muito obrigado pelas informacoes que enviou, mas enfilizmente nao penso que estamos a falar das mesmas pessoas.

Ora Veja:
Nos documentos que eu tenho, dizem claramente que a mulher de Jose LEITAO era Angelica MARIA.

Jose LEITAO era natural do Souto da Casa (F.23JAN1853/Souto da Casa) Nao tenho mais informacoes sobre seus antepassados.
Perpetua ANTUNES era natural da Enxabarda (Castelejo) Nao tenho mais informacoes sobre seus antepassados.
Maria ANGELICA era natural de Lavacolhos (filha de Manoel ANTUNES e Antonia MARIA – Ja falecidos em 1807)(N.p.v.1792 /F.11JUL1842-Castelejo)

Jose LEITAO casa com Perpetua ANTUNES nos finais do Seculo XIX e ela veio a falecer antes de 1800, visto que ele (ja viuvo) casou uma segunda vez com Angelica MARIA a 02SET1807 na Igreja paroquial de N.S. da Silva (Castelejo).

Do casamento de Jose LEITAO com Perpetua ANTUNES ainda so descubri 1 filho: Jeronimo LEITAO que nasceu na Enxabarda (Castelejo) e veio a casar com Maria LOURENCA no Castelejo a 4FEV1822 – Tiveram pelo menos 3 filhos:
1.Carolina (N.24SET?1830)
2.Maria (N. 12AGO1834)
3.Antonio (N.23DEZ1835)

Do segundo casamento, Jose LEITAO com Angelica MARIA encontrei 7 filhos, incluindo o meu Trisavo, Jose LEITAO.
1.Jose LEITAO (N. p.v.1819 /F.07AGO1887)
2.Maria Angelica LEITAO
3.Antonio LEITAO
4.Anna Maria LEITAO
5.Antonia LEITAO(F.12DEZ1826)
6.Joaquim LEITAO (N.p.v.1825 /F.11DEZ1834)
7.Mathildes Maria LEITAO

Cumprimentos

Jose RODA
P.S. Se alguem tiver mais informacoes addicionais, serao muito benvindas e desde ja o meu obrigado.

Resposta

Link directo:

Alcaide-Fundão

#378386 | lux1159 | 06 mar 2017 18:12 | Em resposta a: #172376

Caros confrades,

Venho agora de receber da torre do Tombo o assento de meu "5 avo" : Manuel Inacio Martins nascido no ano de 1768.

Filho de Martinho Inacio Chorao e de Maria Martins ambos do Alcaide

Avos paternos : Inacio Martins Chorao e de Luisa Fernandes
Avos maternos : Antonio Antunes Dias (Fatela) e Maria Martins (nao sei o lugar)

Isso quer dizer que a Luisa Martins Mendes e irma de Martinho Inacio Chorao.

Graças a este documento, sei agora a origem do sobrenome Inacio. Vem do Martinho Inacio Chorao que utilisou o primeiro nome do seu pai.

Melhores cumprimentos,

P. Inacio

Resposta

Link directo:

Alcaide-Fundão

#378391 | lux1159 | 06 mar 2017 21:07 | Em resposta a: #378386

Boa Noite,

Tambem aproveito para lhe dizer que Joao Pedro da Cunha e Vitoria Maria tiveram um filho chamado Francisco da Cunha (meu 5 avo) que casou com Joaquina Antunes.

Casal que teve uma filha (ao menos), Vitoria da Cunha (4 avo) nascida 1814-1880 (Alcaide)

Digo isto, se for o mesmo Joao Pedro da Cunha e Vitoria Maria... claro! Se for o caso temos uma ligaçao.

Melhores cumprimentos,

P.i

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 10:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen