Cidadania Portuguesa.

Este tópico está classificado nas salas: Direito | Formação

Cidadania Portuguesa.

#172375 | BelloLisboa | 11 nov 2007 20:11

Boa Noite. Sou neto de Português e quero obter a dupla cidadania. Até agora possuo as certidões:
1- Nascimento de minha mãe.
2- Casamento de meu avô materno. ( pai de minha mãe, nascido no Porto )

Não sei como tirar a Certidão de Nascimento de meu avô português.

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#172387 | cverde | 11 nov 2007 22:28 | Em resposta a: #172375

Pela certidão de casamento dos seus avós poderá, em princípio, saber as idades que tinham à data do casamento e de que freguesia/concelho eram naturais pelo que não será dificil saber a data aproximada do nascimento/baptismo. A partir daí terá de contactar a respectiva Conservatória ou Arquivo Distrital para obter a certidão de nascimento do seu avô.

Se, a partir da certidao de casamento, quiser colocar aqui informações mais concretas dos seu avô certamente alguém o encaminhará para a Conservatória ou Arquivo respectivo.

LF

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#172577 | BelloLisboa | 12 nov 2007 23:59 | Em resposta a: #172387

Muito Obrigado pela dica.

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#172580 | MarciaGo | 13 nov 2007 00:33 | Em resposta a: #172375

Bello,
Alguns anos atrás também queria dupla cidadania, então também procurei pela certidão de minha avó que era do Porto e encontrei !
Foi nesse sitio:
http://www.dgrn.mj.pt/

Escolhi o Arquivo Geral do Porto , sem ter certeza se estava ali.
Passei o cartão visa para pagar pelo documento, mesmo sem ter certeza que encontrariam.
Dez dias depois recebi uma cópia autenticada da certidão.
Foi uma emoção incrivel.
Agora quero descobrir uma sobrinha da minha avó, na verdade a prima do meu pai.
Tenho muitas fotos dela quando jovem. Ela e minha avó trocavam correspondencia.
Mas perderam o contato.
E agora quero encontra-la , mas ainda não sei como,
Boa sorte pra voce!
Um abraço
Márcia
(Rio de Janeiro)

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa.

#172584 | Lourval | 13 nov 2007 01:23 | Em resposta a: #172580

Márcia,

Tente encontrá-la usando a lista telefônica: http://pbi.pai.pt/search.ds

Abraço
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#172614 | MarciaGo | 13 nov 2007 11:13 | Em resposta a: #172584

Já tentei no passado encontrar na lista telefonica.
O problema é que só tenho o nome dela de solteira.
Encontrei várias possibilidades de nomes, mas nunca liguei.
Penso que eu teria que saber o nome dela de casada.
Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#173129 | Silvio Brito | 16 nov 2007 23:14 | Em resposta a: #172580

Prezada Márcia,

Também estou a tentar obter a dupla cidadania, mas estou com dificuldades em conseguir a certidão de nascimento de meu pai, Francisco Pereira Brito. Sei apenas que era do Distrito do Porto, mas não tenho certeza de qual Conselho e Freguesia. Tenho também a data de seu nascimento 14/08/1896 e o nome dos meus avós paternos: José Pereira Brito e Anna Maria da Conceição. Possuo informações de que teve um primeiro matrimoneo com Adelaide Marques de Brito (não sei se chegou já casado ou casou-se ai no Rio de Janeiro), com quem teve dois filhos(que não cheguei a conhecer): Manoel Marques de Brito e Luci Marques de Brito. Deste meu irmão tenho uma cópia de sua certidão de nascimento (01-12-1920), registrado no Cartório Civil da Lagoa e Gavea. Márcia, desculpe este longo texto, mas é para já deixar as informações registradas, e te pergunto: quando vc pediu a certidão da sua avó ao Arguivo Geral do Porto, tinhas todas as informações tais como Distrito, Conselho e Freguesia ou destes somente que era do Porto?
Grato por qualquer informação que vc ou outros amigos tenham a dar-me.
Silvio Brito

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#173139 | MarciaGo | 17 nov 2007 02:12 | Em resposta a: #173129

Olá Silvio!
Quando eu pedi a certidão da minha avó eu sabia que ela era do Porto , mas não sabia a Freguesia.
Sabia é também o nome completo dela, a data de nascimento e os nomes dos pais dela. ( Tinha dúvida quanto a data de nascimento , porque ela dizia ter nascido em 04.02.1910, mas descobri o seu bilhete de indentidade portugues com 07.02.1909).
Na verdade, eu tinha algum documento aqui que dizia sim a Freguesia, mas na época nem percebi e nem dei importância.
Me lembro também que não sabia a qual Conservatoria do Porto deveria solicitar o documento dentre as opções que o site me mostrou.
Bem, eu "apostei" e escolhi a 1ª Conservatoria do Registro Civil do Porto e para minha sorte, recebi a certidão, 10 dias depois.
Minha avó era da freguesia do Bonfim.
Espero ter ajudado. Agora estou tentando encontrar a sobrinha dela que vive no Porto, mas tive uma ideia para conseguir.
Vou escrever para o fotógrafo Gualtieri, onde ela sempre tirava fotos para nos enviar.
Um abraço e boa sorte.

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#173224 | Silvio Brito | 17 nov 2007 23:22 | Em resposta a: #173139

Márcia, obrigado pela pronta resposta. Vou tentar no Arquivo Geral do Porto.

abraços

Silvio

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#173234 | MarciaGo | 18 nov 2007 04:06 | Em resposta a: #173224

De nada Silvio....Penso que se você vive em Portugal será fácil conseguir a certidão de seu pai aí no Porto.
Mas uma coisa não entendi, você não já tem a cidadania portuguesa ? Ou você é brasileiro ?
E esses irmãos ? Você não os conhece ? De repente , eles teriam a certidão do seu pai.
Um abraço Márcia

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#173289 | MarciaGo | 18 nov 2007 18:22 | Em resposta a: #173234

SILVIO,

Você está correto e eu me enganei.
Encontrei um "print" da solicitação da certidão da minha avó que fiz há cinco anos atrás e havia sim, um campo "freguesia" para informar. E naquela ocasião eu respondi, "Bonfim". Então, desconsidere o que eu disse acima.
Eu só não me lembro se tal campo tinha preenchimento obrigatório, porque há alguns campos que deixei em branco.
De qualquer maneira faça uma tentativa com as informações que você já possui.
Desculpe, se antes te passei uma informação que não era verdadeira.
Um abraço e boa sorte.
Marcia
Penso que talvez

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#173304 | Silvio Brito | 18 nov 2007 19:44 | Em resposta a: #173234

Olá Márcia, só esclarecendo. Sou brasileiro, vivo em São Paulo-capital, moro na zona sul. Meu pai veio de Portugal(PORTO) mais ou menos 1919 ou 1920(tinha na ocasião 23/24 anos, era de 1896). Ainda não tenho a cidadania portuguesa. Os dois irmãos são do primeiro casamento (não sei se já veio casado ou casou-se ai no Rio), como informei anteriormente não cheguei a conhece-los, mas tenho cópia da certidão de nascimento de um deles, que nasceu ai no Rio em 01.12.1920. Tenho tentado descobrir o paradeiro destes irmãos, ou seus descendentes, mas até agora não consegui. Sei tambem que em 1920 estavam morando na rua Toneleiros, 259 - Rio.
Estranhamente para mim, o meu pai, já em 1924 estava morando em S. Paulo e sozinho, só veio a conhecer a minha mãe por volta de 1937. Ela também era portuguesa do Porto, freguesia de Cedofeita, com relação a documentação dela não tenho problemas, posso conseguir o que for necessário, só não foram casados legalmente.
Márcia, obrigado pela sua atenção.
Silvio

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#173313 | M.Ribeiro | 18 nov 2007 20:40 | Em resposta a: #173304

Caro Sílvio Brito

Li a sua mensagem. Então você tem direito à cidadania pelo lado materno, também. Procure se informar no Consulado de Portugal em São Paulo se a certidão de seu pai é "imprescindível", ou se pode ser apresentado qualquer outro documento que você tenha dele. Informe também que eles não foram casados legalmente.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#173338 | Silvio Brito | 18 nov 2007 23:15 | Em resposta a: #173313

Prezada Marli

Obrigado pelas dicas, vou me informar no Consulado.

Silvio

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#175194 | BelloLisboa | 04 dez 2007 09:31 | Em resposta a: #172580

Muito obrigado pela super dica. Jose Antonio

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#175655 | Samila Soares | 08 dez 2007 14:39 | Em resposta a: #175194

Silvio Brito,

Estou acompanhando esse bate papo e posso afirmar que sendo sua mãe portuguesa, vc pode conseguir a cidadania sem problemas independente de ser seu pai português ou não.
Boa sorte.

Sds.

Samila Soares

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#184134 | jvcbr | 08 fev 2008 19:52 | Em resposta a: #173129

Ola tudo bem, ocorre que vim para Portugal para tratar de documentos para solicitar minha cidadania atrves de meu avô, ele nasceu em Santarem em 1903, mas depois de 03 meses, oe meses, acredite achei a certidão de nascimento dele, dtada de 1911, ocorre que os pais dele migraram para o Brasil em 1912 e foi necessario tirar a certidão, aqui e dificil mas vc consegue, os arquivos distritais atendem vc com o melhor atendimento possivel, agora os conservatorios reza para naum precisar deles, principalmente em Santarem, mas se precisar de algo me avise que talvez posso agiliazer para vc sem compromisso.

Jose Vicente Cavaleiro

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#184152 | Silvio Bri | 08 fev 2008 23:11 | Em resposta a: #184134

Boa noite, José Vicente! Obrigado pela sua oferta, espero que era endereçada a mim. Já mantive contato com o Arquivo Distrital do Porto, para onde todas as solicitações de documentos com mais de 100 anos devem ser solicitadas, só que não tenho como informar ao ADP a Freguêsia e o Conselho em que nasceu meu pai (Francisco Pereira Brito), e eles alegam que sem esta informação, fica impraticavel obter a certidão de nascimento, pois seria necessário realizar uma pesquisa em cada Freguesia e nos respectivos Conselhos, uma tarefa extremamente demorada e com um custo elevado. Já tentei também o Arquivo Histórico Militar e o Arquivo Geral do Exécito, já que meu pai participou da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), mas eles tambem querem saber em qual Conselho e Freguesia ele era nascido. Como vê é um caso complicado, pois só sei que era nascido no Porto-PT, em 14-08-1896, e que meus avós paternos eram: José Pereira Brito e Anna Maria da Conceição.
Prezado José Vicente, mais uma vez fico agradecido pela sua oferta, e espero que consigas a tua cidadania.
Silvio Brito

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#184153 | Silvio Bri | 08 fev 2008 23:24 | Em resposta a: #175655

Olá Samila, obrigado pela força. Desculpe não ter respondido antes, mas não tenho dedicado muito tempo ao Forum, e só hoje li sua mensagem. Lendo algumas informações disponíveis no saite do Consulado, tambem chego a esta conclusão, pois lá diz: pai ou mãe portugueses, o problema é que eles dificultam de toda forma quando você não atende a todas as informações. Vou fazer uma consulta por escrito, diretamente á Embaixada em Brasilia, vamos ver qual será a resposta.

Sds.
Silvio Brito

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#184189 | Samila Soares | 09 fev 2008 11:37 | Em resposta a: #184153

Silvio,

Existe um site em Portugal do Instituto dos Registos e do Notariado, que é parecido com o nosso de Registro Civil que informa sobre a questão de cidadania. Como é direto em Portugal, acho que seria bom vc dar uma olhada lá. Ele possui até os formulários necessários para dar entrada na documentação. Acredito também, segundo percebi, que aqui no Brasil eles farão de tudo para impedi-lo de obter seus direitos. Já ví solicitações incríveis.
O site é wwwpontodgrnpontomjpontopt

Boa sorte.

Samila

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#184291 | Silvio Bri | 10 fev 2008 01:12 | Em resposta a: #184189

Samila,

Obrigado pela dica, vou entrar neste site e pesquisar.

Silvio

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#197365 | ELEIANA | 21 mai 2008 04:36 | Em resposta a: #184152

Caro Silvio Brito,
Por favor me tire uma dúvida, todas as solicitações de documentos com mais de 100 anos, estão no Arquivo Distrital do porto??? de qualquer freguesia de Portugal??? ou existem também em outros Arquivos???


Atenciosamente,
Eliana Peixoto.

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#197669 | M.Ribeiro | 23 mai 2008 14:50 | Em resposta a: #197365

Cara Eliana Peixoto

No Arquivo Distrital do Porto ficam os registros correspondentes às freguesias dos Concelhos do Porto. São 18 Arquivos Distritais, correspondendo cada um ao Distrito em questão, em Portugal Continental. E mais 2 das Regiões Autônomas da Ilha da Madeira e dos Açores.

Eu procurei o registro de meu avô no Arquivo Distrital do Porto porque o meu avô nasceu em Campelo, freguesia do Concelho de Baião, Distrito do Porto. Já o registro do meu bisavô teve que ser pedido ao Arquivo Distrital de Viana do Castelo, porque o meu bisavô nasceu em Merufe, freguesia do Concelho de Monção, Distrito de Viana do Castelo.
Já o registro do meu pai, que também nasceu na freguesia de Campelo, foi pedido à Conservatória do Registro Civil de Baião, porque os registros com menos de 100 anos, via de regra, ainda estarão nas Conservatórias dos Concelhos.

Marli
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#198283 | Silvio Bri | 28 mai 2008 01:36 | Em resposta a: #197365

Olá prezada Eliana,
Desculpe a demora, mas só hoje tive condições de acessar ao Forum, e como já percebi a Marli deu-lhe a informação. No entanto só para complementar, transcrevo a nota que consta no site: www.portaldocidadao.pt - Nota 1: Os livros com mais de cem anos, bem como os que lhes serviram de base, são remetidos para os arquivos distritais correspondentes aos respectivos conselhos onde a pessoa se encontra registrada. Eliana veja tambem o site: www.mapadeportugal.net, lá vc podera visualizar todos os Distritos (estados), os respectivos Conselhos (Cidades/Municipios) e respectivas Freguesias (bairros). Sabendo-se a freguesia de nascimento, encontra-se o Conselho a que pertence, ai é só procurar pelo arquivo distrital do conselho em questão. Sem mais

Silvio Brito

Resposta

Link directo:

RE: Cidadania Portuguesa.

#198290 | ELEIANA | 28 mai 2008 05:04 | Em resposta a: #198283

Caro Silvio Brito, tudo bom?
Obrigada pela informação. Foi de grande importancia.
Pois me dá maior compreensão do funcionamento dos orgões distritais em Portugal.


Com os melhores cumprimentos,
Eliana Peixoto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 09:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen