AD de Braga - ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

AD de Braga - ajuda

#178856 | fccabral | 04 jan 2008 21:04

Prezados confrades.

Gostava de saber se o Arquivo Distrital de Braga já encaminhou à Universidade do Minho as informações sobre a expedição de passaportes aos residentes no Concelho de Braga, nos anos de 1913 a 1914, e se já é possível consultar esses dados via e-mail, ou por qualquer outro meio eletrônico à distância.

A indagação se prende à informação que recebi do referido AD ao solicitar a pesquisa da existência de passaporte expedido em nome de meu avô materno naquela altura, ocasião em que embarcou para o Brasil no Vapor Orissa, com destino ao Rio de Janeiro, onde chegou em março ou maio de 1914.

Busco a bastante tempo essas informações, pois, vi frustrada a pesquisa a respeito do registro de baptismo de meu avô na AD do Porto (e também do registro de passaportes em seu nome naquele arquivo), em que pese ter informações registradas na inscrição consular dele de que nascera na Fregeusia de Santo Ildefonso, no Concelho do Porto, no ano de 1900.

Como nessas informações consta como sua última morada em Portugal o Concelho de Braga é possível que os registros de seu passaporte tenham sido feitos no respectivo AD, considerando que viajou só para o Brasil - segundo sei - apesar de contar com apenas 13 anos na ocasião, e que me permitam saber de outros dados que possibilitem localizar o seu registro de baptismo ou mesmo provar sua nacionalidade portuguesa, na impossibilidade de localizar o livro de baptismo respectivo.

Se alguém puder dar-me qualquer informação, desde logo, agradeço muitíssimo.

Com os meus melhores cumprimentos.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

RE: AD de Braga - ajuda

#178912 | Nelita | 05 jan 2008 11:09 | Em resposta a: #178856

Caro Fernando Cabral:
Suponho não errar ao dizer que os passaportes estão, ainda hoje, no Governo Civil de Braga. Há anos uma colega estudou lá muitos passaportes, mas não havia nada catalogado. Foi a paciência dela que ajudou a ultimar o trabalho que fez.
Veja, pois se consegue alguma coisa.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: AD de Braga - ajuda

#178924 | pachancho | 05 jan 2008 12:06 | Em resposta a: #178856

Caro Fernando,

frequento o ADB e sei que os pedidos de passaporte já estão informatizados, pelo que é muito fácil a sua pesquisa por parte dos funcionários. Tal como a colega Nelita disse, alguns aínda se encontam no Governo Civil.
Como a pessoa em questão tinha 13 anos, o pedido pode estar anexado à pessoa com quem a criança foi. Sabe quem foi a pessoa que o levou? Com esta idade, também é provável que tenha viajado clandestinamente.


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: AD de Braga - ajuda

#179004 | fccabral | 05 jan 2008 20:13 | Em resposta a: #178924

Prezadas Nelita e Paula.

Agradeço muitíssimo pela ajuda que me deram. Não tenho conhecimento de que meu avô tenha vindo acompanhado por alguém para o Brasil, razão por que resta-me pesquisar a existência de registros de seu passaporte no AD de Braga, na esperança de que ele o tenha obtido. Voltarei a fazer contacto com o AD de Braga, por e-mail, para saber se já poderão me fornecer algum informe a respeito ou se será possível fazer a pesquisa em seus ficheiros. Caso não consiga obter informações do AD voltarei a dirigir-me ao Governo Civil de Braga (embora me pareça muito difícil conseguir qualquer esclarecimento sobre passaportes neste sítio).

Hoje tive uma nova informação que me poderá ser muito útil. Soube que meu avô retornou a Portugal, para ver sua mãe - minha bisavó - em 1957, o que, provavelmente, fez com que ele tivesse de solicitar a expedição de passaporte pela Embaixada ou pelo Consulado Português no Brasil, onde poderei concentrar, também, minhas pesquisas. Deve existir livro específico de registro dos passaportes expedidos pelos órgãos consulares.

Com os meus sinceros e melhores cumprimentos.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

RE: AD de Braga - ajuda

#179076 | flordeacacia1 | 06 jan 2008 07:30 | Em resposta a: #179004

Caro Fernando Cabral.

Creio que seu avô, concerteza terá ido acompanhado de alguém para o Brasil e o passaporte terá sido emitido no nome dessa mesma pessoa.
O que poderei fazer para o ajudar, se estiver interessado, é verificar o nascimento de seu avô em Sto Ildefonso, não sei se já alguém fez isso; ou se simplesmente pediu a pesquisa ao ADP.
De qualquer forma fica aqui minha oferta e disponibilidade para ajudar nesse sentido. Para isso terá que me passar os dados referentes a seu avô.

Com os melhores cumprimentos,
Maria

Resposta

Link directo:

RE: AD de Braga - ajuda

#179140 | fccabral | 06 jan 2008 16:39 | Em resposta a: #179076

Caríssima Maria.

Gostava muitíssimo se puderes ajudar-me com a pesquisa para a localização do registro de baptismo de meu avô no AD do Porto.

Não consegui fazer a pesquisa pessoalmente, pois, quando estive no Porto, ainda no ano passado, fiquei pouco tempo e desconhecia, então, a Freguesia possível de seu nascimento, o que me imporia verificar todos os livros paroquiais de todas as Freguesias. Só depois consegui os dados constantes da ficha de inscrição consular de meu avô.

Posteriormente enviei um e-mail ao AD do Porto indagando sobre a possibilidade de pesquisa e obtenção de certidões, sendo informado, por e-mail, que o registro de meu avô não havia sido encontrado.

Os dados dele de que disponho - colhidos junto ao Consulado Português, no Rio de Janeiro, e extraídos de outros documentos (certidão de casamento e óbito) são os seguintes: Manoel (ou Manuel) Bastos de Amorim, nascido a 21 de dezembro de 1900, na Freguesia de Santo Ildefonso, no Concelho do Porto e Distrito do Porto, sendo filho de Manoel (ou Manuel) dos Reis Ferreira de Amorim e de Angelina Rosa Moreira Pinto Bastos de Amorim, sendo a sua última morada em Portugal em Braga, tendo chegado ao Rio de Janeiro, Brasil, em 25 de março de 1914, vindo pelo Vapor Orissa.

Se for possível ajudar-me nesta procura serei-lhe imensamente grato.

Com os meus sinceros e melhores cumprimentos.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 18:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen