Indulto apostólico

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Indulto apostólico

#179170 | acardote | 06 jan 2008 19:14

Caros colegas,

O que significa indulto apostólico?

Antonio Cardote

Resposta

Link directo:

RE: Indulto apostólico

#179197 | salen | 06 jan 2008 22:19 | Em resposta a: #179170

Caro António Cardote,

Concretize.

Porque 'indulto' é um perdão ou dispensa, e 'apostólico' é qualquer coisa relativa à Igreja, o termo pode ser aplicado provavelmente a uma infinidade de situações.
Cumprimentos.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Indulto apostólico

#179203 | acardote | 06 jan 2008 23:03 | Em resposta a: #179197

Caro Victor Ferreira,

Encontro na Grande Enciclopedia Portuguesa e Brasileira o seguinte:

Frei Baptista Pereira de Sampaio Melo da Cunha Cardote, religioso da ordem de S. Bento,...,1745 entrou no colegio da Ordem beneditina de Coimbra,donde transitou por indulto apostólico, em 1750, para a ordem de Santa Maria de Natólio, em França.

Cumprimentos,

António Cardote

Resposta

Link directo:

RE: Indulto apostólico

#179206 | salen | 06 jan 2008 23:26 | Em resposta a: #179203

Caro António Cardote,
O meu desafio de revelar um pouco mais da história teve o fito de enquadrar o termo no tema, não necessariamente de ter eu uma resposta.
Mas lendo o que aqui nos deixa, e sem querer armar-me em conhecedor do Direito Canónico: tendo um religioso que adere a uma Ordem (ou a uma «regra») de fazer uma série de votos (basicamente os mesmos em todas as Ordens: castidade, obediência e pobreza) e assumir outros tantos compromissos (aqui estarão as maiores diferenças), é natural que quando da mudança de Ordem (dos beneditinos para os de Santa Maria) tenham que ser esses votos e compromissos renunciados antes de os outros serem assumidos, fazendo-se isso em harmonia com a Igreja apenas e só com a sua sanção: um 'indulto apostólico'.
A confirmar.
Boa semana. VFerreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mai 2024, 04:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen