Origem do apelido Serrano

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Origem do apelido Serrano

#180687 | Dsousa | 16 jan 2008 16:29

Caros Participantes,

Qual é a origem do apelido Serrano? Terá origem em alcunha ou origem toponímica?

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Serrano

#180932 | salen | 18 jan 2008 13:01 | Em resposta a: #180687

Caro Daniel Sousa,
Há ainda a hipótese 'alcunha toponímica'.
É mais que provável que na origem desse apelido uma referência a qualquer serra ou qualquer comportamento ou característica associável a alguém quem tivesse origem nas serras . Mas como há muitas pelo país todo, há certamente imensas famílias de mesmo apelido, com origem em diferentes pessoas que os adoptaram em algum momento no tempo, e que por isso nada têm a ver umas com as outras.
Resposta dada, agora fica a seu cargo saber (se já não sabe) quando aparece o seu primeiro 'Serrano' e de onde era.
E isso, só pela pesquisa de ancestrais, nos livros paroquiais depositados nos Arquivos Distritais, ou em algum microfilme dos mesmos consultado em outros locais.
Boas pesquisas. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Serrano

#180945 | Dsousa | 18 jan 2008 15:08 | Em resposta a: #180932

Caro Victor Ferreira,

Agradeço a sua esclarecedora resposta. Estou a iniciar a pesquisa do “meu” ramo Serrano, que é da região de Coimbra, e deparei-me com esta dúvida. Pareceu-me desde logo mais convincente a hipótese de este apelido ter origem em alcunha, possivelmente de alguém natural das “serras”.
Consultando um dicionário, descobri que serrano é também o nome de uma espécie de barco usado no rio Mondego, junto ao qual viviam os “meus” Serranos.
Contudo, com diz, não há nada como pesquisar a origem do ramo em questão, o que tenho vindo a fazer.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Serrano

#224448 | RCCORREIA | 20 mar 2009 23:30 | Em resposta a: #180945

Caro Daniel

Também eu tenho Serranos na ascendência que se mudaram para Coimbra nos finais do século XIX vindos da OTA. Terão alguma ligação aos seus?

Viveram por trás do antigo cinema Tivoli (hoje Zara) onde tinham um negócio de aluguer de carros.

Na minha família ainda existem algumas pessoas com esse apelido na geração do meu avô paterno.

Cumprimentos,
RCC

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Serrano

#224455 | Dsousa | 21 mar 2009 00:21 | Em resposta a: #224448

Caro RCC,

Creio que não existe qualquer ligação, uma vez que os “meus” Serranos viveram na mesma região desde, pelo menos, o séc. XVII.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Serrano

#235112 | JBacelar | 27 jul 2009 02:03 | Em resposta a: #180945

Caro Daniel Sousa,

o meu tetravô, de nome Manuel Faria Serrano, nasceu em Tentúgal, ao que imagino no primeiro quartel do século XIX, uma vez que o seu filho e meu trisavô nasceu em 1843.

Curioso é que o apelido Serrano se perdeu com o meu tetravô, pois o seu filho tinha o nome de Manoel Bacelar Faria dos Santos, sendo os últimos apelidos os da sua mãe, não imaginando como apareceu o apelido Bacelar.

Os seus antepassados Serrano não se cruzarão com este meu antepassado?

Cumprimentos,
João Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Serrano

#235139 | Dsousa | 27 jul 2009 12:43 | Em resposta a: #235112

Caro João Bacelar,

O apelido Serrano, embora não seja muito comum, aparece com alguma frequência na região de Montemor-o-Velho. Os “meus” são todos de Alfarelos.

Quem sabe se não terão uma origem comum?

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Serrano

#235140 | LProjecto | 27 jul 2009 13:45 | Em resposta a: #235139

Caro Daniel Sousa,

Certamente que não existe uma origem comum para todos os indivíduos de apelido "Serrano", na medida em que, tal como referiu o Confrade Victor Ferreira, tal apelido terá origem de "alcunha toponímica".

Deixo-lhe um pequeno exemplo: Na região de Borba, Vila Viçosa e arredores existem vários indivíduos que ainda usam o apelido Serrano, sendo que a origem de dois desses ramos (existirão nesta zona, pelo menos, dois ramos distintos) remete-nos à zona serrana da Covilhã, Guarda e concelhos limítrofes.

Quando um determinado indivíduo se deslocava dessas regiões para outras, provavelmente de relevo mais plano, poderia vir a ser alcunhado de "Serrano" ou "Serranito" ou ainda "Serrão", como aconteceu a alguns dos filhos de um meu ascendente que se deslocou da "Pega - Guarda" para Rio de Moinhos - Borba. Alguns deles ficaram "Serrano" e outros deram origem a alguns "Serranito".

Se continuar a retroceder no estudo dessa sua linha ascendente não se deixe surpreender pelo facto de a certa altura encontrar um indivíduo de zona serrana, isto se, naturalmente, tiver possibilidades de recuar o suficiente para tirar tal evidência.

A minha Mulher também tem ascendência em Soure, Verride e arredores, quem sabe se não têm linhas comuns.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Serrano

#235142 | Dsousa | 27 jul 2009 14:04 | Em resposta a: #235140

Caro Luís Projecto Calhau,

Eu não disse na minha anterior mensagem que todos os Serranos têm uma origem comum. Aliás, nunca o disse. O que quis dizer foi que, dada a proximidade geografia de Tentúgal, Montemor-o-Velho e Alfarelos, não é de todo impossível a existência de uma origem comum para o apelido, que, mesmo aparecendo com alguma frequência na região, não é muito comum, ou pelo menos tão comum como no Alentejo. De qualquer forma agradeço o seu esclarecimento.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Serrano

#235312 | LOURENCOLX | 30 jul 2009 13:24 | Em resposta a: #235142

Caros Confrades

Aos investigadores do apelido Serrano para os lados de Coimbra, alguém tem na base de dados o nome Valdemar Serrano nascido na década de 40 de 1900?
Agradeço qualquer informação.

Com os melhores cumprimentos,

Fernando Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Serrano

#235319 | Dsousa | 30 jul 2009 15:13 | Em resposta a: #235312

Caro Fernando Lourenço,

Sem saber a naturalidade torna-se praticamente impossível ajudá-lo. Procure saber em que freguesia nasceu Valdemar Serrano. Depois, contacte a Conservatória do Registo Civil em cuja área de competência se situa essa freguesia. Talvez o possam ajudar. Boa sorte!

Com os melhores cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Serrano

#235322 | LOURENCOLX | 30 jul 2009 15:38 | Em resposta a: #235319

Caro Daniel

Grato pela pronta resposta.
Não é que eu procure a naturalidade do Valdemar Serrano (uns 35 anos atrás ouvi falarem que ele era de algures perto de Coimbra); coloquei mais a mensagem caso algum dos confrades tivesse algum Valdemar nascido cerca 1940; conheço descendencia, uma filha nascida no estrangeiro de mãe solteira. Caso ouvesse alguém interessado ai eu daria mais informação sobre a filha!

Com os melhores cumprimentos,

Fernando Lourenço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 06:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen