A História a ser escrita...

Este tópico está classificado nas salas: Eventos

A História a ser escrita...

#182648 | João Borges | 30 jan 2008 13:34

do, Relatório da Comissão de Projectos para as Comemorações do Centenário da República

(…) pág 11
1.4. Carácter nacional das comemorações
Há muitas maneiras de fazer comemorações históricas: oficias e populares, eruditas e festivas, políticas e culturais, etc.

(…) pág 12
No entanto, as comemorações não podem deixar de envolver as instituições não
governamentais e a sociedade civil em geral. É evidente que as iniciativas das
entidades públicas não esgotam as comemorações da República. Estas devem ter
uma forte componente popular, devendo ser estimuladas e apoiadas as iniciativas
das organizações sociais, designadamente aquelas que têm por objectivo a promoção
de personalidades e de valores republicanos e as que devem ao republicanismo um
grande apoio. Aí se contam as associações e fundações ligadas à memória
republicana (centros republicanos, casas-museu de personalidades ligadas à história
da República, como o Museu Bernardino Machado, em Famalicão, a Casa-Museu
Egas Moniz, em Avanca, o Museu da República Dr. Arlindo Vicente, em Aveiro),
os museus com acervos atinentes à arte e à cultura republicanas, as fundações
dedicadas ao estudo e promoção das ideias republicanas (como, por exemplo, a
Fundação Mário Soares), para além dos sindicatos e das associações empresariais,
das colectividades culturais nascidas do movimento republicano ou herdeiras das
suas ideias, etc. etc. Menção especial merece aqui o Grande Oriente Lusitano, dado
o papel histórico da maçonaria no movimento republicano e na própria Revolução
de 5 de Outubro, bem como na história da República desde então.

(…) pág 56
3) Gerir a Marca Portugal
Proposta - Bandeira Portuguesa
Lançar debate sobre a proposta apresentada pela BBDO – Dr. Pedro Bidarra – sobre a
mudança da bandeira.

Resposta

Link directo:

RE: A História a ser escrita...

#182649 | joão pombo | 30 jan 2008 13:40 | Em resposta a: #182648

"3) Gerir a Marca Portugal
Proposta - Bandeira Portuguesa
Lançar debate sobre a proposta apresentada pela BBDO – Dr. Pedro Bidarra – sobre a mudança da bandeira."

Esta para mim é novidade.... já agora, porque não mudar o País?

Resposta

Link directo:

RE: A História a ser escrita...

#182650 | AIRMID | 30 jan 2008 13:42 | Em resposta a: #182648

Caro Confrade

Marca Portugal????????????????????????????????????????????????????

Por favor, diga-nos o que pretendem fazer à Bandeira.
Quanto à discussão do papel histórico da Maçonaria Francesa, é bom que se clarifique.
E desmistifique.

Melhores cumprimentos

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: A História a ser escrita...

#182651 | João Borges | 30 jan 2008 13:44 | Em resposta a: #182649

Tal como em 1910, parece que isto vai ser gerido por comissões...

Resposta

Link directo:

RE: A História a ser escrita...

#182654 | AIRMID | 30 jan 2008 14:10 | Em resposta a: #182649

Caro Confrade

Mudar o País..........................ou acabar com esta fantochada?!
É que começa a ser insuportável.

Agora somos Coca-Cola? ou Biscoitos para Cães?

Não consta que a instauração da dita Républica, tenha sido precedida de qualquer Referendo.

Com os Melhores Cumprimentos

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: A História a ser escrita...

#182657 | pintassilgo | 30 jan 2008 14:18 | Em resposta a: #182648

Caro Confrade João Borges,


è pedir muito, já que nos informou, explicar de que está a falar?

Atenciosamente


Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

RE: A História a ser escrita...

#182658 | João Borges | 30 jan 2008 14:26 | Em resposta a: #182657

cara Anabela Pinto

Estou a falar disto: (...) devendo ser estimuladas e apoiadas as iniciativas das organizações sociais, designadamente aquelas que têm por objectivo a promoção de personalidades e de valores republicanos e as que devem ao republicanismo um grande apoio. (...)

E tudo o resto que compôe a diversidade de acções e opiniões na sociedade Portuguesa ao logo de 100 anos? Não conta, para a história?

e disto: (...) Proposta - Bandeira Portuguesa. Lançar debate sobre a proposta apresentada pela BBDO – Dr. Pedro Bidarra – sobre a mudança da bandeira.
Não acho que a questão da bandeira remeta unicamente o lado estético, mas cultural e afectivo e não acho bem que seja discutido "a convite"!

cumprimentos
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: A História a ser escrita...

#182728 | pintassilgo | 30 jan 2008 19:22 | Em resposta a: #182658

Caro confrade João Borges,

a minha pergunta era honesta, não havia nenhum tipo de sarcasmo.

Não percebi, e continuo a não perceber.

Onde posso consultar os (...)?

Mas permita que lhe diga uma coisa, que agora sim, está atravessada na minha garganta:

Acha que foi oportuna a sua intervenção, quando faltam dois dias para o Centenário do Regicidio?
Houve um crime. Portugal devia estar unido, ou no mínimo respeitar esta data.

Atenciosamente

Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

RE: A História a ser escrita...

#182739 | João Borges | 30 jan 2008 19:53 | Em resposta a: #182728

Cara Anabela Pinto

Interpretou mal as minhas palavras, não pretendi ser sarcástico. Peço desculpa. O relatório está no site do governo. Não fui motivado por qualquer oportunismo mas só ontem é que li pela primeira vez esse "tratado"! Para mim regicídio e implantação da república são itens do mesmo capítulo e não consegui ficar indiferente a tanto "entusiasmo"– se não me falha a memória verá que a expressão "regicídio" está omissa do texto.
Quanto ao "Portugal estar unido" ou "respeitar essa data", era bom que a sua ambição fosse possível; para constatar a realidade pode reler a transcrição no meu tópico...


cumprimentos,
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: A História a ser escrita...

#182740 | pintassilgo | 30 jan 2008 19:59 | Em resposta a: #182739

Caro João Borges,

Eu também peço desculpa. Vou ler o site do governo.


Quanto à minha ambição, acho que realmente não é possível. Acreditar no ser humano é uma utopia.


Atenciosamente

Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

RE: A História a ser escrita...

#182900 | AIRMID | 31 jan 2008 13:36 | Em resposta a: #182739

Caro João Pombo

Eu acredito que os Portugueses avaliem correctamente toda a questão.

Todas as pessoas com quem falei desde ontem se manifestaram profundamente chocadas, ofendidas e revoltadas com o qualificativo "Marca" atribuído a Portugal.
E todos foram unânimes em dizer que o que o governo pretende é retirar a simbologis histórica da Bandeira,

O que não é compatível com a trágica situação que atravessamos, é o nosso silêncio.

Melhores cumprimentos

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: A História a ser escrita...Errata

#182902 | AIRMID | 31 jan 2008 13:41 | Em resposta a: #182900

Peço desculpa:
Deve lêr-se Caro João Borges.

Airmid

Resposta

Link directo:

Marca Portugal

#182921 | pintassilgo | 31 jan 2008 15:11 | Em resposta a: #182739

Caro João Borges

já li o site do governo. Obrigada.

Quanto á Bandeira, pelo que pude constatar já é uma ideia antiga do Sr. Dr. Pedro Bidarra. Quer retirar o verde/vermelho e colocar um fundo uniforme azul.

Quanto à marca Portugal a autora é a D. Madalena Torres, que faz parte da dita comissão.


Atenciosamente

Anabela Pinto

P.S - também querem remodelar a baixa pombalina, entre outras coisas...

Resposta

Link directo:

RE: A História a ser escrita...

#182922 | NBA | 31 jan 2008 15:11 | Em resposta a: #182900

Alguns comentários às mensagens deste tópico:

Embora defenda uma homenagem pública a D. Carlos, mais do que merecida, compreendo que um governo republicano não queira contribuir para um acontecimento que está a ser organizado por monárquicos para promover publicamente o seu ideal político, e encontre formas de evitar a participação. Se fosse uma iniciativa do Estado ou de uma entidade sem conotações políticas, a que os monárquicos aderissem, provavelmente a reacção seria diferente.

Quanto a uma «mudança da bandeira», devo dizer que não gosto muito da que temos pelo que, na minha modesta opinião, ela poderia não seria assim tão má, mas não para lhe «retirar a simbologia histórica», e só, como dizem os do PC, «com um amplo consenso nacional». Quanto a associar um símbolo nacional à ideia de marca, prefiro não comentar.

«já agora, porque não mudar o País?»: isso seria mesmo o ideal, mas para melhor, o que no presente contexto nacional, e mesmo internacional, talvez seja pedir muito.

Sem querer entrar em polémica, seria um erro ignorar o papel que a maçonaria portuguesa teve nas transformações políticas nacionais desde o séc. XIX, da mesma forma que hoje seria um erro ignorar a influência da Opus Dei nos grupos de poder económico e político.

Realmente vergonhosa é uma das propostas da Associação República & Laicidade, que passo a transcrever:

«Gostaríamos de ver na Praça do Comércio uma placa que fizesse justiça à memória de Manuel Buíça e Alfredo Costa, os dois cidadãos que, a 1 de Fevereiro de 1908, aí mataram a Monarquia, dando a sua própria vida em prol da República e da Liberdade dos portugueses.» (ver: http://www.laicidade.org/?page_id=1307)

Apesar da minha reprovação, entendo-a mais como uma provocação política do que uma convicção dos seus autores, pela grosseira avaliação das suas consequências, e porque, certamente, sabem que nenhum estado de direito homenageia assassinos, por muito úteis que lhe tenham sido.


Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: A História a ser escrita...

#182957 | João Borges | 31 jan 2008 17:50 | Em resposta a: #182922

Caro primo Nuno Borges de Araújo


A Associação República & Laicidade quer ser uma coisa séria,mas nunca será. Todo o tom dos seus princípios são revolucionários, diga-se da revolução que beneficia os seus propósitos. Qualquer "outra" iniciativa é um ataque à "democracia, direitos e liberdades"! Veja-se o "à vontade" com que escrevem para o Chefe do Estado maior do Exército, para o "ministro" Severiano ou o deputado Rosas. Que bonito, esse quorum institucional, particular e associativo. Em poucas horas a fanfarra faz marcha-a-tráz e foge do terreiro do paço....

Quanto à homenagem a D. Carlos, é um dever de estado e um dever de consciência – olhem para as tantas homenagens que fazem às vitimas do "fascismo"...

Quanto à Bandeira, era uma minha esperança: para ver se começavamos a falar de "Portugal" e da sua génese histórica e primordial...


abraços
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: A História a ser escrita...

#182961 | João Borges | 31 jan 2008 17:59 | Em resposta a: #182922

Tinha-me esquecido de comentar este parágrafo:

"(...) sabem que nenhum estado de direito homenageia assassinos, por muito úteis que lhe tenham sido."

...NÃO?? Um (presumível?) já está no panteão...

Resposta

Link directo:

RE: Marca Portugal

#182984 | FLMF | 31 jan 2008 22:07 | Em resposta a: #182921

Entendo que qualquer fanfarra das Forças Armadas é nacional,. Quero dizer de todos os portugueses. Não serve regimes e ou partidos: é elemento da Nação.
O Rei D. Carlos desviou o sacrifício de milhares de portugueses e a perda, talvez, da nossa existência, da nossa independência. Foi sacrificado com seu filho pelo assassínio. Têm ao longo da nossa História as fanfarras, as bandas militares sido chamadas para evovar os nossos heróis e todos os protugueses que encontram a morte em serviço da Pátria ou que de alguma forma se distinguiram pela sua devoção à causa comum. Ideias tão aberrantes saídas tão recentemente só podem provir de desprovidos de respeito por todos nós, pela nossa História, apagando os quase novecentos anos de nacionalidade. OU SERÁ QUE PORTUGAL NASCEU COM O REGICÍDIO? SERÁ O REGIME DA REPÙBLICA QUE NOS TEM FEITO PORTUGUESES?
Por outro lado as cores vigentes da bandeira só nos trazem o iberismo. D. Afonso Henriques escolheu branco e azul...
Valha-nos o amor ao nosso Portugal
F.L.M.Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Marca Portugal

#183102 | pintassilgo | 01 fev 2008 14:52 | Em resposta a: #182984

Caro Confrade Fernandes,

Concordo com o que diz, mas eu não posso fazer mais nada. Como disse a um confrade do Porto (não me lemdro o nome) estou desanimada.

Atenciosamente

Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 15:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen