Ajuda no AD Viseu e no A.D. Porto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias

Ajuda no AD Viseu e no A.D. Porto

#185535 | jlmartinho | 20 fev 2008 19:57

Prezados amigos.
Verificando neste Fórum a quantidade de pedidos de ajuda feitas neste Fórum, e vendo a boa vontade de várias pessoas para com os que pedem auxílio, venho tomar a liberdade de solicitar uma ajuda para o meu caso que abaixo descrevo:
Estou a procura de onde eu possa obter o assento de baptismo (Registro) de meu falecido pai Alberto Martinho.
Os dados que possuo são os seguintes:

Alberto Martinho
Filho de José Martinho e de Rachel Martinho
Nascido em 4 de janeiro de 1892 em Viseu - Portugal
Chegou ao Brasil em 24 de maio de 1913 pelo porto da Capital (hoje Rio de Janeiro) no vapor Habsburg ou Habsbugo que partiu do porto de Hamburgo (Alemanha) com escalas.

Isto é que eu tenho de dados até o presente momento. Será que os prezados amigos poderão me auxiliar nesta pesquisa?

Como poderia descobrir onde ele tirou o passaporte em Portugal? Em caso positivo, será que constaria o lugar onde ele nasceu?

No aguardo de uma boa notícia por parte dos amigos. Agradeço desde já com um forte abraço em todos.

José Luiz Martinho

Resposta

Link directo:

Ajuda no AD Viseu

#185917 | salen | 23 fev 2008 20:37 | Em resposta a: #185535

Caro José Luiz Martinho,
Dirija-se por escrito ao Arquivo Distrital de Viseu e exponha o que aqui escreveu.
Encontra o e-mail no site do IANTT, que descobre em qualquer motor de busca.
Se encontrarem o seu registo de passaporte (tirado na maioria dos casos no Distrito de origem/moradia), muito bem. Se não, pode ser um pequeno calvário, porque nessa altura a dúvida é 'Viseu' quê? Freguesias da Cidade? Concelho? Distrito?
No último caso, não sei se lhe fazem isso de graça: são muitas dezenas de livros para pesquisar. Se souber o Conselho, menos mau, mas terá que se ver em todas as Freguesias nessa data. O ideal é saber a localidae/Freguesia de origem. Nesse caso é imediato e pode ser grátis.
Boa sorte e escreva já.
Cunprimentos. Victor Ferreira
P.S.: para o ADPorto, a coisa piora. Os pedidos são imensos e eles provavlmente não têm gente que chegue: demoram muito.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viseu

#186065 | jlmartinho | 24 fev 2008 22:56 | Em resposta a: #185917

Prezadp amigo Vitor Ferreira,
Fiz um levantamento junto ao site dos Mórmons, e identifiquei 66 microfilmes em que talvez eu possa encontrar a data de Baptismo de meu pai. amanhã irei me encontrar com um membro do Templo Mórmon que irá me dar algumas informações a respeito dos microfilmes. Espero ter alguma sorte na minha empreitada. Caso consiga algo, mandarei notícias.
Muito obrigado pelas dicas.
Um abraço fraterno do amigo,
José Luiz Martinho

Resposta

Link directo:

Ajuda onde for preciso

#186145 | salen | 25 fev 2008 15:58 | Em resposta a: #186065

Caro JLMartinho,
A data de Baptismo do Sr. seu pai não deve andar muito longe da que tem (a do nascimento). Encontra-a de certeza, assim exista o dito livro, e ele esteja em Viseu (para ter sido microfilmado).

Viseu é um Distrito (mais ou menos equivalente aos Estados brasileiros) que tem no seu Arquivo Distrital quase todos os livros mais recentes do conjunto do Distrito. Mas tem-nos porque os livros vieram da Diocese de Viseu. Só que também existe uma outra Diocese no Distrito: a Diocese de Lamego, constituída por vários Concelhos (Municípios) do Distrito de Viseu, e que por curiosidade inclui mais dois ou três Concelhos do Distrito da Guarda e uma Freguesia do Distrito de Aveiro (uma confusão).
Ora, os livros dessa Diocese não estão todos em Viseu. Parte está em Lamego.
Se o Sr. seu pai for originário de um desses Concelhos da Diocese de Lamego, terá que procurar os posteriores ascendentes também em contacto com Lamego.
Mas tudo a seu tempo. Vejamos no que dá a prévia com os ‘elders’.
Boa sorte. VF

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda onde for preciso

#186325 | jlmartinho | 26 fev 2008 22:02 | Em resposta a: #186145

Prezado Vitor Ferreira,
Acabei neste presente momento, de terminar um levantamento de todos os números de microfilmes de toda a região de Viseu (24 municípios, todas as Freguesias dos municípios, todas as Igrejas Católicas das Freguesias) foi um trabalho árduo, agora vou fazer as tabulações para separar somente os números dos micfrofilmes.
Este trabalho eu fiz pesquisando no site do Centro de História da Família (Mórmons), depois que eu tiver com tudo pronto (a listagem dos microfilmes), verei se vai ser possível fazer a pesquisa na Biblioteca Central do Centro de História da Família localizado em São Paulo.
Se você tiver alguma dica onde eu possa fazer essas consultas por via email ou outro modo(sendo que eu mandaria a listagem com os nrs. dos microfilmes), eu agradeceria imensamente.

Grato mais uma vez. Um forte abraço do amigo

José Luiz Martinho

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda onde for preciso

#187500 | Maria_Silv | 09 mar 2008 00:16 | Em resposta a: #186325

Caros Senhores
Venho aqui pedir a vossa ajuda para o seguinte caso:
Contactei o Arquivo Distrital de Viseu com o objectivo de encontrar o assento de baptismo e de casamento da minha bisavó materna, Maria Amélia d'Almeida Martins (d'Araújo - nome de casada), natural de Mangualde, Contenças de Baixo, diocese de Viseu. Casada com José Miguel d'Araújo. Filha de António d'Almeida e de Rosa Maria Ferreira.
Acontece que já se fartaram de procurar e não encontram nem o assento de baptismo, nem o assento de casamento.
O problema reside no facto de lhes dar apenas uma data aproximada, que será para o caso do nascimento a de 1880/90 e de casamento a de 1900, tendo como base a certidão de nascimento da minha avó (1909), onde consta a naturalidade dos seus pais.
Do arquivo disseram-me que só têm casamentos até 1897 e requisitando através do Portal do Cidadão uma certidão de casamento junto do Registo Civil de Mangualde só dá acesso colocando a data a partir de 1908.
Como poderei resolver este problema?
Como pode ela não estar nos registos do Arq. de Viseu se na certidão de nascimento da minha avó está escrito pela mão do pároco que a minha bisavó pertencia à diocese de Viseu?

Grata por qualquer ajuda...

Maria Silvestre
maria_silvestre@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda onde for preciso

#192223 | Forget20 | 12 abr 2008 03:52 | Em resposta a: #186145

Prezado Victor,
Pode-se observar pela relação dos livros que se encontram no ADV, que poucos são os de outros Concelhos que não Viseu, que têm como data-limite os primeiros anos do século XX.
Estou em busca da certidão de batismo de meu avô, Joaquim de Paiva Jorge, que nasceu em Cabril (Castro Daire) em 07/02/1894 e, como no ADV só existem 6 livros de Cabril e que compreendem o período de 1753 a 1891, devo concluir que, embora já tenham se passado mais de 100 anos , o registro de nascimento de meu avô deve estar na CEL ? ou poderia estar na Conservatória de Castro Daire ?

Saudações,
Vilma Araujo
S.Paulo-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda onde for preciso

#193866 | Forget20 | 23 abr 2008 01:28 | Em resposta a: #192223

Victor, boa noite
Novamente recorro a você e a todo o seu conhecimento sobre genealogia portuguesa, que tão gentilmente coloca à disposição dos não tão iniciados no assunto. Em busca do Registro de Batismo de minha avó, Maria Augusta de Jesus (Paiva Jorge), nascida em Cinfães em 19/09/1896, filha de Manuel Vieira e Francisca Augusta (dados obtidos em sua Certidão de Óbito no Brasil), escrevi ao ADV. Perguntei se ali se encontrava o Registro de Batismo de uma pessoa com esse nome e nascida na freguesia de Nespereira. Por que Nespereira? Porque de todos os nomes das freguesias de Cinfães que pronunciei para minha mãe, apenas Nespereira lhe é familiar, pois diz ela que minha avó contava casos desse lugar. Então arrisquei. E não é que me responderam alguns dias depois, dizendo que haviam encontrado o registro de uma Maria, filha de Manuel Vieira e Francisca Augusta, nascida em 19/09 ... de 1895! E agora? Como ter certeza de que se trata mesmo de minha avó? Buscando talvez localizar o seu Registro de Casamento? Mas, como, se não sei a data nem o local? Vc pode me orientar?
Cordialmente, Vilma Araujo - S.Paulo-Brasil

Resposta

Link directo:

Ajuda no AD Viseu e no A.D. Porto

#375907 | jmcostanunes | 05 dez 2016 09:09 | Em resposta a: #193866

Olá! Moro em Portugal e presto serviço de pesquisa. Se desejar, entre em contato: jmcnunes@uol.com.br. Abraço!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 jun 2024, 06:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen