Família Martins Pires de Morais e Almeida Carvalho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos

Família Martins Pires de Morais e Almeida Carvalho

#186781 | ruicarmo | 02 mar 2008 08:19

Gostava de saber mais informações sobre a ascendência da minha família paterna.
Sei que são de Trás-os-Montes
A minha avó Alice Morais de Almeida Carvalho, nasceu em Sanjurge, Chaves, em 1895.
É filha de José Martins Pires de Moraes e de Clotilde de Almeida Carvalho.
É neta paterna de Francisco Martins de Moraes e de Maria Pires de Moraes e neta materna de Manuel António de Almeida Carvalho e de Francisca Rosa Cândida.

Sei que um tio do meu pai foi Presidente da Câmara de Chaves e Reitor do Liceu.

Resposta

Link directo:

Sanjurge, Chaves, Vila Real

#186884 | salen | 03 mar 2008 19:01 | Em resposta a: #186781

Caro Rui Carmo,

Há pelo menos mais cinco Tópicos neste Forum onde se fala de 'Sanjurge', essa Freguesia do Concelho de Chaves, Distrito de Vila Real.
Pode começar por descobri-los escrevendo Sanjurge aqui em cima ao lado de Todas as Salas, mudanto a caixa à direita de Tópicos para Mensagens, mudando para 'modo expandido', seleccionando tudo e fazendo um search (Ctrl L) para Sanjurge. Faça isso para cada um dos Tópicos que encontrar, e quando descobrir as mensagens, passe novamente para modo comprimido, abra a mensagem e exponha a sua pergunta ao participante que investiga na área (se for o caso).

Pode procurar apelidos parecidos nas Páginas Brancas (on line), seleccionando 'Chaves' ou 'Vila Real'. Mas também aí, após mais de cem anos, os apelidos dos actuais 'parentes' podem ser Silva Ramos ou Pires Neves ... E mesmo assim, nenhum deles pode estar minimamente interessado no assunto, ou os que eventualmente estarão e poderão lhe dar essas informações pode dar-se o caso de eventualmente já nem moram por lá (as pessoas são 'móveis' e o interior está muito desertificado ...).

Uma outra pista é escrever (e-mail) para a Câmara Municipal de Chaves e perguntar se existe um Arquivo ou Biblioteca Municipais que contenha alguma monografia sobre presidentes de Câmara, história do Município, etc. ou outros estudos ou estudiosos locais que se dediquem ou tenham dedicado e publicado obras. Eventualmente uma delas pode falar no seu tio-avô, e fica a saber se a família ainda existe no Município (ou para onde foi parar).

Em suma, esses 'tiros' serão sempre para o ar. E porque não existe (como deve saber) nenhuma base de dados (nenhum país tem isso) onde encontre todos os portugueses que já existiram - muito meno on-line - a única forma de conseguí-lo é fazendo V. mesmo a pesquisa (é o que todos nós fazemos), mandando uma mensagem para o Arquivo Distrital de Vila Real com os dados que aqui expôs e pedindo a pesquisa.

Uma forma alternativa é descobrir uma sede local de uma organização americana que se dedica à genealogia (os mórmons). Eles possuem microfilmes de uma parte considerável dos livros paroquiais portugueses e facultam os filmes para pesquisa (mediante o pagamento de uma taxa qualquer).

Os meus cumprimentos e boas pesquisas.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Sanjurge, Chaves, Vila Real

#186930 | ruicarmo | 04 mar 2008 06:25 | Em resposta a: #186884

Caro Vitor Ferreira:

Quero agradecer a sua informação e tentarei fazer o que me indica.

Cumprimentos

Rui Pires

Resposta

Link directo:

RE: Família Martins Pires de Morais e Almeida Carvalho

#187068 | ANABES | 05 mar 2008 19:30 | Em resposta a: #186781

Caro Rui Pires

Tenho sobre Sanjurge/S.Pedro de Sapiãos o seguinte:

António Martins cc Maria de Morais em 12/04/1719, tiveram:
-Domingos Martins de Morais, nasceu 13/7/1720
-Francisco Martins de Morais n.26/05/1734
-Francisca Martins de Morais n.22/03/1730
-José Martins de Morais que casou em S.Pedro de Sapiãos a 11/05/1757 com Francisca Carneiro e tiveram:
Domingos Martins de Morais, n.17/08/1770
Francisca Teresa Carneiro cc José Pires Chaves tiveram:
- José Pires Chaves
- Francisco Pires Chaves
- João Pires Chaves cc Maria de Jesus Garcia Azevedo, tiveram:
Francisco Pires de Morais
José Pires de Morais cc cypriana de Jesus Amaro, tiveram:
- Álvaro Pires de Morais
- Maria Pires de Morais
Tenho mais dados mas estão um pouco confusos, vou tentar organizar melhor e descobrir se aparece mais alguêm
Abraço
Pedro de Morais Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Família Martins Pires de Morais e Almeida Carvalho

#187074 | ruicarmo | 05 mar 2008 21:53 | Em resposta a: #187068

Caro Pedro de Morais Bessa

Desde já o meu muito obrigado pela mensagem e informação.
Não esperava recuar tão rápido no tempo.
Fiquei curioso em saber como conseguiu tanta informação sobre a família, isto é, se por possível e sem querer abusar.
Disponha

Um Abraço

Rui Morais Pires

Resposta

Link directo:

RE: Família Martins Pires de Morais e Almeida Carvalho

#187081 | ANABES | 05 mar 2008 22:43 | Em resposta a: #187074

Caro Rui Morais Pires,

Tenho mais para "cima", para "baixo" até aos dias de hoje, e para os "lados" alguma coisa. Desculpe os termos.
Assim sendo:
Para cima
António Martins era filho de António Martins e de Maria Gonçalves casados em S.Pedro de Sapiãos em 16/05/1694. Neto pela parte paterna de António Martins e de Catarina do ...
Maria de Morais era filha de Domingos Fernandes cirurgião, de S.pedro de Sapiãos e de Isabel Maria n. em Lisboa na freg. da N.S. da Encarnação casados a 26/12/1689 em Lisboa na freg. do Alecrim. Neta paterna de António Fernandes e Domingas Fernandes e materna de Francisco de Queirós e Maria de Morais.

Todos estes são meus avoengos, e retirei todas estas informações nas inquirições de génere no Arquivo de Braga. As quais pode consultar on-line.

Os que lhe enviei na anterior menssagem poderiam ramificar nos seus o que me parece possível, pois pelos apelidos comuns e por Sangurge.

Abraço
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Família Martins Pires de Morais e Almeida Carvalho

#187094 | ANABES | 06 mar 2008 00:55 | Em resposta a: #187074

Caro Rui Morais Pires

Estive novamente a consultar as minhas notas, e talvez entronque na Francisca Pires de Morais que casou com João Gonçalves e tiveram um João Martins de Morais.

Talvez num outro filho deste casal.

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Família Martins Pires de Morais e Almeida Carvalho

#187105 | ruicarmo | 06 mar 2008 08:54 | Em resposta a: #187094

Caro Pedro

Mais uma vez obrigado pela informação.
Estou a tentar ordenar todos estes dados para me facilitar a construção da árvore.
Este é o meu e-mail "ruimorais@hotmail.com", caso seja necessário.
Votos de um bom dia

Um abraço

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Família Martins Pires de Morais e Almeida Carv

#237151 | Jidéhem | 23 ago 2009 01:50 | Em resposta a: #187094

Caro Pedro

Gostaria ter mais informaçoes neste Joao martins de Morais, estara a sua arvore num "site" que poderia consultar?

Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Martins Pires de Morais e Almeida Carv

#237589 | ANABES | 27 ago 2009 13:53 | Em resposta a: #237151

Caro Jidéhem:

Esta árvore não está em parte nenhuma. Tenho-a, ainda muito incompleta, e foi retirada nas Inquirições de Génere no Arquivo Distrital de Braga que infelizmente já não está on-line. O restante tirei do arquivo Distrital de Vila Real que se encontra já on-line. Contudo, nem todos os anos estão disponiveis.

Em relação a este João Pires de Morais só tenho ascendência. A descendência, se houve ainda não tenho informações que me permitam entroncar com alguma certeza.

Tem alguma ligação a esta família?

Abraço, ao dispor
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Família Martins Pires de Morais e Almeida Carv

#237934 | Jidéhem | 31 ago 2009 23:26 | Em resposta a: #237589

Oi Pedro,

Estou na França e meu portugues nao è perfeito.

Nao sei te teria ligaçaos com esta familia, mas tenho ascendencia directa com de Morais, Pires, et Martins em Tras-os-Montes, por isso estava curioso de saber se havia alguma relaçao.
Mas meus antepassados descobertos eram de Penhas Juntas, Nuzedo de Baixo (Nuzedo sub castelo) e Paçó, todos (acho, excepto se calahar Paçó) do concelho de Vinhais (atè inicio de 1800); nada em relaçao a Braga ou Vila real por enquanto...

Muito obrigado por ter respondido

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Martins Pires de Morais e Almeida Carvalho

#267354 | Peña Rey | 26 dez 2010 09:14 | Em resposta a: #187068

Caro Pedro:

Sou descentente de MARIA CÂNDIDA PIRES, casada com JOAQUIM ANTONIO DE ALMEIDA. Eles viveram no Paraná /

Brasil onde nasceu a filha deles minha bisavó FRANCISCA CÂNDIDA PIRES, EM 1878.

Peço por favor informar se tem algum conhecimento desta familia.

Atenciosamente, agradecido.


Clovis Manoel Pena - Curitiba, Paraná / Brasil clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 jun 2024, 14:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen