Família Ginestal

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos

Família Ginestal

#187498 | Mavasc | 09 mar 2008 00:00

Caros confrades

António Ginestal Machado foi um advogado e político português.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Seguiu uma linha republicana moderada. Fez parte do Partido Unionista, tornando-se um dos seus principais dirigentes após a saída de Brito Camacho. Promoveu a fusão entre o seu partido e o Partido Evolucionista, com a qual se constituiu o Partido Liberal, depois renomeado Partido Nacionalista.

Deputado e Ministro da Instrução entre Maio e Agosto de 1921.

Presidente do Conselho (Primeiro-Ministro) de 15 de Novembro de 1923 a 14 de Dezembro de 1923, chefiando um governo minoritário na Assembleia, do qual fez parte o General Óscar Carmona.

É possivel uma ajuda nos seus descendentes?
Sei que estão ligados á família Tavares de Almeida, mas, se possível, queria mais dados.

Com os meus melhores cumprimentos e antecipadamente grata por qual quer informação

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#187561 | bandeira | 09 mar 2008 18:04 | Em resposta a: #187498

Cara Benedita
Uma neta, D.Rosa, casou com o Eng.Téc Agrário Miguel Albuquerque Monteiro de Água Levada,Mangualde, sendo os pais de entre outros,o Dr Miguel Ginestal, actual deputado do PS por Viseu.Por ele, que é uma óptima pessoa, certamente obterá as informações que desja.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#187577 | Mavasc | 09 mar 2008 20:41 | Em resposta a: #187561

Caro Gonçalo Calheiros

Bem-haja pela informação que me dá, vou entrar em contacto com o Dr. Miguel Ginestal.
Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#187623 | Jandrade | 10 mar 2008 10:19 | Em resposta a: #187577

Cara Maria Benedita,

António Ginestal Machado faleceu em Santarém no dia 28 de Junho de 1940.

Boa parte da sua descendência desenvolveu-se em Santarém (ou a partir de).

Recomendo-lhe uma visita ao Cemitério dos Capuchos dessa cidade, onde deve solicitar a consulta do Livro do Jazigo da Família Topinho. Aí se encontram os restos mortais de António Ginestal Machado e descendentes falecidos em Santarém.

O Livro é um instrumento muito poderoso de busca genealógica, pois é rico em nomes, datas e elos de família.

O filho Manuel de Almeida Ginestal Machado foi um ilustre advogado e professor do Liceu de Santarém em meados do século passado, escola que viria mais tarde a ser designada de Secundária Ginestal Machado.

Cumprimentos,

João Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#187626 | Mavasc | 10 mar 2008 10:55 | Em resposta a: #187623

Caro confrade João Andrade

Muito lhe agradeço as preciosas indicações que me fornece. Irei consultar o Livro do Jazigo da Família Topinho. Sabia que havia descendência em Santarém, mas não imaginava que a família se tivesse estabelecido tão entranhadamente nessa zona, nem que a Escola Secundária de Santarém tivesse o seu nome.
Muito e muito obrigada.
Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#187916 | vbriteiros | 12 mar 2008 00:27 | Em resposta a: #187626

Minha Senhora
Julgo que existe uma familia com esses apelidos em Vila Nova de Gaia. Amanha voltarei com mais informações.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#187947 | Mavasc | 12 mar 2008 10:05 | Em resposta a: #187916

Caro confrade Vasco Briteiros

Bem-haja pela sua colaboração.
Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#187958 | vbriteiros | 12 mar 2008 11:19 | Em resposta a: #187947

Cara Maria Benedita,
Conforme prometido aqui segue a informação complementar:
- Há já uns anos era meu aluno no Liceu Alexandre Herculano, António José F. Ginestal Machado, nº 25 da Turma B. Os restantes dados que constam da caderneta em meu poder , inclusivé foto, não podem ser fornecidos.
Melhores cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#187972 | Mavasc | 12 mar 2008 13:11 | Em resposta a: #187958

Caro confrade Vasco Briteiros

Liceu Alexandre Herculano é Porto, não é verdade? Não me poderá dizer,mais ou menos, a idade que terá hoje o seu aluno?

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#188024 | João Mamed | 12 mar 2008 19:52 | Em resposta a: #187972

Cara Maria Benedita,

António Ginestal Machado, Arquitecto do Porto, autor, entre várias obras, da futura sede do BPN junto á Casa da Musica

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#188048 | Mavasc | 12 mar 2008 23:07 | Em resposta a: #188024

Caro João Mamede

Magnífico! Tem datas? Se não tiver não faz mal, se é conhecido no Porto como arquitecto meu primo Chico Guedes de Carvalho arranja-mas! Se tiver...agradeço

Bem -haja pela ajuda e receba os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#188056 | João Mamed | 13 mar 2008 00:12 | Em resposta a: #188048

Cara Mª. Benedita,

obrigado pelas suas palavras tão simpáticas.
Não tenho datas, mas deve andar perto da geração do seu primo.

Meus Cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#188099 | vbriteiros | 13 mar 2008 10:54 | Em resposta a: #187972

Cara Maria Benedita,
Realmente o citado Liceu fica no Porto, mas quanto à idade só posso dizer que deve ser superior a 40 anos e não vou precisar mais para tentar esconder a minha.
De qualquer modo já vi que está muito bem orientada pelo Confrade João Mamede.
Boa sorte nas suas pesquisas.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#188108 | aeiou2 | 13 mar 2008 11:26 | Em resposta a: #187498

Cara Maria Benedita,

Tive uma colega na Faculdade de Ciências em Lisboa anos 60 que era Ginestal Machado, talvez na lista telefónica encontre alguém .
Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#188111 | Mavasc | 13 mar 2008 11:35 | Em resposta a: #188099

Caro confrade Vasco Briteiros

Muito lhe agradeço a sua mensagem e a menção da idade, mesmo sendo " á volta dos...". Quanto a esconder a nossa...tentemos, pelo menos, tirar uns anitos que são superfluos! Mas parece-me " gato escondido com o rabo de fora"!

Bem-haja

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#188113 | Mavasc | 13 mar 2008 11:39 | Em resposta a: #188108

Cara Maria Oliveira Martins

Muito lhe agradeço essa informação, pois, pelos vistos, esta família espalhou-se pelo Porto, Santarém, Lisboa e Portalegre. Assim, reunir as pontas e as gerações é fundamental para facilitar a pesquisa.

Bem-Haja

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#188146 | vbriteiros | 13 mar 2008 15:20 | Em resposta a: #188108

Olá Maria !
Ainda bem que a encontro neste tópico para ter notícias suas. Tudo bem? Quando volta a esta cidade? Como vai a sua Matilde?
Bjs.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#188151 | aeiou2 | 13 mar 2008 15:39 | Em resposta a: #188146

Olá Vasco,

Não tenho andado muito bem e não estou para ir ao Porto tão cedo.Só carruncho.

A Matilde já lê tudo e faz contas de somar e de subtrair.

O meu primo Toio é que não está nada bem.
Bjs
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#188434 | Jandrade | 15 mar 2008 10:57 | Em resposta a: #187626

Cara Maria Benedita,

Já foi a Santarém?
Espero que lhe permitam o acesso à consulta do livro do jazigo. Não deve haver problema, mas...

Aproveito para lhe recomendar também que visite o jazigo "in loco". É que, à mecida que as pessoas íam sendo sepultadas, eram esculpidas placas na parede exterior com o nome dos defuntos e as respectivas datas de nascimento e morte.
Relativamente à família Ginestal Machado, essas inscrições são abundantes.

Aproveite para registar o número do jazigo antes de ir à secretaria do cemitério, de contrário a funcionária terá de ter o trabalho de encontrar o número a partir do nome da família.

O jazigo encontra-se na parte mais alta (e mais antiga) do cemitério, do lado esquerdo de quem entra.

Uma outra fonte que lhe poderá ser útil para as suas investigações é o semanário "Correio do Ribatejo", cuja sede está localizada no centro histórico da cidade, na Rua Serpa Pinto. Aí, tem a possibilidade de consultar todas as edições do jornal, desde a sua fundação em 1890.

O jornal evoca continuamente as grandes figuras do Ribatejo, e recordo-me de recentemente (6 meses, 1 ano, 2 anos?) terem aparecido artigos sobre as figuras de António e Manuel de Almeida Ginestal Machado, em que aparece discriminados elementos sobre a constituição das suas famílias. Também não há muito tempo faleceu uma das filhas do segundo, já muito idosa. Tratou-se, salvo erro de Mariana Ginestal Machado, muito conhecida em Santarém, a cujas homenagens fúnebres o jornal deu bastante relevo.

Por último, penso que a informação dada pela Maria de Oliveira Martins se refere a Fernanda Ginestal Miranda da Cruz (nome de solteira), neta materna de Manuel de Almeida Ginestal Machado. Esta senhora é casada com um indivíduo de apelido Chiote Tavares. Como se trata de um apelido composto não muito vulgar, talvez não seja difícil chegar ao seu contacto a partir da lista telefónica.

Essa senhora encontra-se reformada. Se por acaso chegar à fala com ela, diga que
foi um antigo colega dela do Instituto de Meteorologia, de nome João Andrade, que sugeriu o contacto e lhe manda cumprimentos.

Boa sorte!

Cumprimentos,

João Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#188441 | Mavasc | 15 mar 2008 12:19 | Em resposta a: #188434

Meu caro João Andrade

Bem-haja pelo cuidado em toda a informação que me tem dado.
Ainda não fui a Santarém, trabalho em Lisboa, mas tenho um grande amigo da Ribeira de Santarém que se propõe ajudar-me: Eduardo Cambezes. A mulher dele, Isabel Aguiar, é mesmo de Santarém.
Chiote é um nome que me soa a conhecido, tenho de me lembrar é de onde!
SE falar com a sua antiga colega, claro que lhe falarei no caro confrade!

Uma vez mais os meus agradecimentos e um resto de bom dia

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#188516 | rviolante | 15 mar 2008 23:31 | Em resposta a: #187623

Caro confrade João Andrade

Um simples contributo, corrigindo a vossa informação sobre a Escola Secundária Dr. Ginestal Machado.
Assim, o antigo Liceu Nacional de Santarém designa-se actualmente por Escola Secundária Sá da Bandeira, em homenagem ao ilustre scalabitano Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo,Marquês Sá da Bandeira, várias vezes Presidente do Conselho de Ministros e grande lutador pela abolição da escravatura.
A antiga Escola Comercial e Industrial de Santarém, essa sim designa-se actualmente por Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, em homenagem ao Dr. António Ginestal Machado, importante vulto da 1ª República, Presidente do Conselho de Minitros e reitor do Liceu Nacional de Santarém durante alguns anos.

Cumprimentos

Raúl Violante

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#188622 | Jandrade | 16 mar 2008 20:32 | Em resposta a: #188516

Caro Raúl Violante,

Muito lhe agradeço o esclarecimento que nos deixou sobre este assunto.
Ao mesmo tempo, à Maria Benedita e a todos os que tenham lido a minha mensagem, aqui vai o meu pedido de desculpas pela imprecisão.

Cumprimentos,

João Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#188624 | Mavasc | 16 mar 2008 20:49 | Em resposta a: #188516

Caro confrade


Bem;haja pela ajuda. Eu sempre achei que este Forum tinha pessoas de inexcedivel simpatia e entreajuda, e a prova esta dada> parto do nada e, em pouco tempo, posso avançarcheia de informaç]ao.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#192041 | RAMG | 10 abr 2008 21:04 | Em resposta a: #188113

Eu sou Ginestal, neta de Rosa e Miguel José Ginestal, gostaria de informar também que esta família se espalhou também por Viseu.

Com os melhores cumprimentos.

R. Ginestal

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#285224 | mlobo | 21 ago 2011 04:07 | Em resposta a: #188024

Antonio Ginestal Machado filho de um grande senhor com quem tive o prazer de privar com frequencia no local da sua grande paixao os comboios onde foi eng.e mentor do museu dos comboios

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#285267 | MLuisa | 21 ago 2011 19:16 | Em resposta a: #187498

Maria Benedita

Foi minha vizinha durante largos anos, em Lisboa, uma filha do Dr. António Ginestal Machado, casada com um Juiz Tavares de Almeida (não sei o nome próprio). Essa senhora, que já faleceu, teria agora 82/84 anos.
Desse casamento houve os seguintes filhos, todos nascidos em Lisboa:
Maria da Graça - nascida à roda de 1946 - vive em Londres
Marta - nascida por 1948 - licenciada em direito
Isabel - nascida talvez em 1950 - licenciada em fisico-química
Pedro - nascido por 1955 - licenciado em História - Professor na Faculdade de Letras de Lisboa.

São dados muito vagos mas perdi o contacto com esta família. Servir-lhe-ão para qualquer coisa?

Cumprimentos

Maria Luisa soares e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#285270 | f4b2 | 21 ago 2011 20:05 | Em resposta a: #188113

Cara Maria Benedita

Será apenas mais uma pequena nota para o tópico,cito:

- ANTÓNIO GINESTAL MACHADO - Professor no Lyceu de Santarém no ano de 1909

Esta referência foi retirada do Anuário de 1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#285271 | Mavasc | 21 ago 2011 20:10 | Em resposta a: #285267

Cara Maria Luisa

Bem haja pela informação que me traz. Fui colega e amiga da Marta Tavares de Almeida, mas perdi-lhe o rasto há já uns anos.
A informação sobre o Pedro é especialmente benvinda pois, através da Faculdade de Letras, poderei contactá-lo.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#285273 | Mavasc | 21 ago 2011 20:25 | Em resposta a: #285270

Caro confrade João Barroca

Bem haja pela informação , é uma nota deveras interessante.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#285304 | MLuisa | 22 ago 2011 01:05 | Em resposta a: #285271

Cara Maria Benedita

Vou tentar saber mais alguma coisa por uma amiga duma irmã minha que também era amiga da Marta. Se conseguir. cá estarei.

Melhores cumprimentos

Maria Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#285308 | Mavasc | 22 ago 2011 08:29 | Em resposta a: #285304

Cara Maria Luisa

Bem haja pela sua disponibilidade e interesse

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#285440 | MLuisa | 23 ago 2011 19:15 | Em resposta a: #285308

Cara Maria Benedita

Se quiser dar-me o seu e-mail, enviarei o contacto com o Pedro Tavares de Almeida que obtive através duma amiga comum.

Melhores cumprimentos

Maria Luisa Soares e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Ginestal

#285441 | Mavasc | 23 ago 2011 19:22 | Em resposta a: #285440

Cara Maria Luisa

O meu mail é
beneditavasconcelos@hotmail.com

Bem haja pela sua atenção.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 20:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen