Azevedos Cabrais da ilha Terceira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#187798 | filipe acciaioli | 11 mar 2008 11:45

Procuro informações desta família

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#187799 | ppl | 11 mar 2008 12:02 | Em resposta a: #187798

Não conheço essa família na Terceira, é melhor dar mais elementos.

P.Lima

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#187816 | filipe acciaioli | 11 mar 2008 14:12 | Em resposta a: #187799

Sei que moravam no actual edifício dos correios em Angra e sómente encontro um Francisco de Azevedo Cabral casado com uma senhora Pamplona Corte Real. Um seu descendente foi para a Ribeira Seca na ilha de S. Jorge onde tinha uma grande casa.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#187838 | boreeas | 11 mar 2008 17:10 | Em resposta a: #187816

Caro Filipe Acciaioli,
Nas Genealogias da Ilha Terceira aparece um Francisco Azevedo Cabral filho de Marta Trindade de Azevedo nascida na Calheta Ilha de S Jorge (19/02/1778) e de Antonio Maltez Nunes.
Será este o Francisco que procura?
Ele teve 4 filhos. Se quizer posso dar uma vista de olhos nas genealogias e obter uma informação mais completa.
Melhores Cumprimentos
Carlos Borges

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#187876 | ppl | 11 mar 2008 20:47 | Em resposta a: #187838

Caro Filipe,
Aparecem vários Azevedo Cabral nas Genealogias da Ilha Terceira, I Volume, Título de Azevedos, págs 498 e ss, descendentes de Maria de Sousa Azevedo, nascida na Calheta, S Jorge e casada com João Teixeira Cabral, nascido na Calheta em 1706 e descendente dos primeiros Machado que vieram para a Terceira e do primeiro a usar o nome Machado em Portugal, Martim Pires Machado. Os Azevedo Cabral ligaram-se a várias famílias da Terceira, Pamplonas Corte Real, Pereira,Mesquita Pimentel, Pinheiro, etc. Se quiser mais pormenores, diga.
Melhorse cumprimentos
Pedro Pedroso de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#187892 | filipe acciaioli | 11 mar 2008 22:36 | Em resposta a: #187838

Desde já agradeço a sua disponibilidade. O meu interesse é de puxar uma descendente desta família para o poder destes foruns e para a importancia que a genealogia pode ter na compreensão de que não estamos sós nem somos senão um elo do tempo que passa.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#187901 | filipe acciaioli | 11 mar 2008 22:59 | Em resposta a: #187876

Estou-lhe muito grato, e sei que entusiasmarei a pessoa a quem quero fazer este agrado para que ela se entusiasme e inicie aquilo que todos fazemos. Claro que adoraria que me desse mais informações mas como a informação não é para mim não quero que pense que ando a fazer boa figura com a sua boa vontade. Esta minha amiga Fernanda Cabral era filha do Dr.Arlindo Cabral, que foi ministro ou secretario da agricultura e mais que diga não há-de ser correcto. Por amizade á familia de quem sou amigo de infancia gostaria que eles procurassem por seus antepassados como eu faço com os meus. apesar de ser madeirense vivi 8 anos na ilha de S. Jorge, a minha filha nasceu na Terceira e penso sou uma espécie de cidadão honorário de S. Jorge devido ao facto de ter sido professor e minha mulher também.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#187945 | ppl | 12 mar 2008 09:59 | Em resposta a: #187901

Não tem problema nenhum, vou consultar melhor as Genealogias da Ilha Terceira dos meus amigos Jorge Forjaz e António Mendes e poderei dar-lhe mais alguns elementos. O ideal seria a consulta directa por si ou pela sua amiga desta monumental obra, pois encontrariam muita informação sobre a família.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#187987 | filipe acciaioli | 12 mar 2008 14:55 | Em resposta a: #187945

Obrigado. Já agora, neste forum li que haveriam pessoas Acciaioli nas Lages, se souber alguma coisa...obrigado mais uma vez.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#188049 | ppl | 12 mar 2008 23:11 | Em resposta a: #187987

Não tenho ideia, mas se der mais elementos poderei tentar saber.

Pedro P. Lima

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#188055 | filipe acciaioli | 12 mar 2008 23:58 | Em resposta a: #188049

Este fim de semana vou a Sesimbra onde residem estas pessoas Cabrais e vou mostrar estas mensagens do forum e elogiar a vossa disponibilidade e se possível no Sabado a noite volto a contactar. Naquilo que eu puder ajudar no que respeita á ilha da Madeira procurarei ajudar com o meu melhor que é de principiante. O dos meus tios maternos vive já a alguns anos em S. Miguel talvez o conheça Fernando Homem de Gouveia? Saudações

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#188154 | fefa41 | 13 mar 2008 15:50 | Em resposta a: #187876

Amigo

Ando a procurar a genealogia de José de Sousa de Azevedo,meu trisavô.Sei que no baptismo de meu bisavô (1840), está descrito que ele nasceu e foi baptizado em S.Miguel,bispado de Angra.Casou com Clara Maria da Conceição.

Tem algo para me Ajudar nesta busca?
Desde já muito grato.

Cumprimentos
Fernando Emanuel Fernandes de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#188811 | filipe acciaioli | 18 mar 2008 19:35 | Em resposta a: #187892

Parece que o trisavô da minha amiga era francisco Azevedo Cabral. O admninistrador dos bens desta familia era um judeu da Terceira qualquer coisa Simão ou Simeão muito conhecido e com actividade de banqueiro. A casa era o edificio onde funcionou o Club de angra e onde são actualmente os Correios. Um filho dele e bisavõ da minha amiga foi á caça a S. Jorge e enamorou-se de uma camponesa dos biscoitos de S. Jorge de nome Emília Augusta com quem casou tendo sido banido da família. O avô da minha amiga de nome José Maria Azevedo Cabral era neto deste caçador proscrito. Mais tarde já adulto e hospedado em casa de um primo, Coronel Lopes Comandante do batalhão de infantaria do Monte Brasil, recebeu um contacto desse judeu para ir conhecer a sua família. Este José maria Azevedo Cabral casou com uma senhora de nome Maria dos Santos Teixeira de Matos que pelo lado paterno era Silveira Vilalobos e materno Paulino de Avila e ligados a Oliveiras

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#188830 | ppl | 18 mar 2008 20:59 | Em resposta a: #188811

O primeiro Azevedo Cabral foi Francisco Azevedo Cabral, nascido na Calheta, S.Jorge e falecido em Angra em 1853, sendo filho de Maria Sousa de Azevedo, da Calheta, e de João Teixeira Cabral, também nascido na Calheta, em 1706 (Genealogias da Ilha Terceira).

P.Lima

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#189291 | filipe acciaioli | 23 mar 2008 00:47 | Em resposta a: #188830

Agradeço outra vez a todos e gostaria de ajudá-los. Sou um apaixonado pela história da madeira pois sou madeirense embora resida no continente desde pequeno. Vivi oito anos em S. Jorge e um ano no pico.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#209897 | JoãoGarcia | 05 out 2008 01:18 | Em resposta a: #187816

Grande casa? Desconfio!

JF

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#209898 | JoãoGarcia | 05 out 2008 01:25 | Em resposta a: #188811

A sequência genealógica será verdadeira. O «romance» parece efabulado. Estes Azevedos Cabral de S. Jorge, não sendo «maus», eram contudo modestos na sociedade jorgense. Mas pruridos existem sempre! Em todos os níveis... Daí a ser «banido» o tal caçador (de quê, galinholas ou coelhos?)

JF

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#209907 | carlos cg | 05 out 2008 07:26 | Em resposta a: #209898

Caro João Garcia

será que os Azevedos da Calheta teêm algo a ver com os Azevedos da Cunha da mesma vila nos sec. XVII, XVIII e XIX? Que tiveram propriedades no continente na região de Mafra. E que entroncaram com os Machados de S.Miguel,mais propriamente com Domingos Dias Machado, grande propietário açoriano.


Cumprimentos

Carlos Couto Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#209908 | carlos cg | 05 out 2008 07:26 | Em resposta a: #209898

Caro João Garcia

será que os Azevedos da Calheta teêm algo a ver com os Azevedos da Cunha da mesma vila nos sec. XVII, XVIII e XIX? Que tiveram propriedades no continente na região de Mafra. E que entroncaram com os Machados de S.Miguel,mais propriamente com Domingos Dias Machado, grande propietário açoriano.


Cumprimentos

Carlos Couto Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira

#209983 | filipe acciaioli | 06 out 2008 09:55 | Em resposta a: #209897

Obrigado por continuarem interessados neste tema e aproveitava para lhes perguntar acerca de um outro sugeito : Vitorino Jose de Azevedo machado natural da Calheta de S. jorge médico que foi para o Funchal talvez com o seu irmãp Vicente candido Machado, isto por volta de 1800. Obrigado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 20:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen