Apelido «Valdagoa»

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Apelido «Valdagoa»

#187864 | João Mamed | 11 mar 2008 19:20

Já algum dos caros confrades se deparou com este apelido tão fora do vulgar?

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Apelido «Valdagoa»

#193159 | san1 | 19 abr 2008 12:52 | Em resposta a: #187864

Bom dia,
respondi-lhe mas completamente no seu Topico "Valdagoa" (em "Descendentes de Vidaurre e Dias Pessoa em Portugal").

Talvez « Valdagoa » não seja um apelido, mas sim o lugar de origem do seu antepassado. De facto, « Vale de Água » é um lugar da freguesia de Portunhos que fica perto de Sepins (Cantanhede).

Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Apelido «Valdagoa»

#193286 | procha75 | 20 abr 2008 10:56 | Em resposta a: #187864

Prezado confrade João Mamede,

Tal como a confrade Sandra Carvalho, também eu já me deparei com a designação "Valdágoa" como lugar e não como apelido, desta feita na freguesia de São Salvador de Sabadim, concelho dos Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo.
Contudo, diz-me a experiência (ganha através das pesquisas que venho fazendo) que muitos apelidos são derivados dos nomes das terras onde os seus primeiros utilizadores nasceram ou viveram. E normalmente começam por ser um complemento ao verdadeiro apelido de família.

Cumprimentos,

Pedro Rocha
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Apelido «Valdagoa»

#193453 | João Mamed | 20 abr 2008 23:42 | Em resposta a: #193286

Caro Pedro Rocha e cara Sandra Carvalho,

Obrigado pelas vossas mensagens.

Penso que a Sandra anda perto da solução, pois este meu antepassado de nome Manuel Francisco Valdagoa, era natural de Silvan, Casal Comba, Mealhada. Concelho vizinho de Cantanhede, de onde muitos familiares eram originários, mais propriamente de Murtede, Cadima e Sepins. O nome Sepineiro também aparece com frequencia.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 03:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen