Ajuda na leitura de um Assento

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos

Ajuda na leitura de um Assento

#190285 | LFGONCALVES72 | 30 mar 2008 10:37

Caro Confrades,

Tendo algumas dificuldades na leitura de um assento de baptismo (de 1840), venho pedir alguma ajuda para poder identificar as palavras sublinhadas de vermelho. Jà obtive uma primeira transcripção, e uma ajuda bastante preciosa, do nosso confrade Jorge Vaz Nápoles (Que tambem me envio este assento), mas ainda hà algumas duvidas.

Link :

http://images1.filecloud.com/695101/Assento%20Juliao.jpg

Muito Obrigado.

Cumprimentos,

Luis Filipe Gonçalves (França)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de um Assento

#190286 | tmacedo | 30 mar 2008 11:08 | Em resposta a: #190285

Caro Luis Filipe Gonçalves:

" e seis"

"da Nava"
deverá ser um lugar da paróquia em causa. No final da palavra, vê-se um traço da erquerda para a direita, e de cima para baixo, que creio ser do verso da folha, e ter passado no microfilme.

"Babizandra Soares"
O nome próprio parece ser Babizandra, ou algo de muito semelhente. Nó século XIX encontramos nomes próprios estranhíssimos. Pela sua invulgaridade e pela maneira "original" como os párocos, bem como os próprios, desconheçendo muitas vezes como o nome é escrito, o passam ao papel. Só mesmo vendo o original.

"faço este termo, q eu asig(gno) aos 6 dias, mes,"

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de um Assento

#190288 | procha75 | 30 mar 2008 11:29 | Em resposta a: #190285

Caro confrade Luís Filipe Gonçalves,

Concordo com a leitura paleográfica do confrade António Taveira, excepto na última dúvida: a minha leitura para o final do documento é "[...] faço este Termo, que asigno dia, mes e anno ut supra".
Saliento que esta teminação do assento é comum a muitos assentos paroquiais de baptismo e casamento.

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de um Assento

#190292 | Jandrade | 30 mar 2008 11:56 | Em resposta a: #190288

Caro Luís Filipe Gonçalves,

O apelido da mãe e da avó materna pode também ser "Nave".
Para clarificar este apelido, recomendo-lhe a consulta de outros assentos, como sejam:
- Casamento de Manuel Gonçalves de Oliveira com Teresa (da Nave?)
- Baptismo de outros filhos desse casal.
- Casmento de Julião (ou de outros filhos do casal)
- Baptismo de filho de Julião (ou de outros netos do casal).

Quanto aos outros casos, aceito as hipóteses formuladas pelo confrade António Taveira.

Os melhores cumprimentos,

João Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de um Assento

#190293 | MariaDavid | 30 mar 2008 12:25 | Em resposta a: #190285

Caro Luís Gonçalves

Confirmo a mesma leitura feita pelos nossos confrades. Na minha modesta opinião, trata-se de Nave e Belizandra e a última expressão é latina e está correcta, muito frequente nos assentos paroquiais.

Para tirar uma pequena dúvida,que pode ajudar a clarificar, donde é esse registo? Arquivo Distrital da Guarda?...em caso afirmativo, quase que pode apostar na nossa leitura. Nave é um nome de uma terra da zona. Mas mesmo que não seja da região da Guarda, não me oferece qualquer dúvida que se trata de Nave.

Cumprimentos.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de um Assento

#190294 | MariaDavid | 30 mar 2008 12:36 | Em resposta a: #190285

Esqueci de referir que a minha leitura é a mesma do Pedro Rocha: não há menção escrita, no final, do número seis e só isto "faço este termo que asigno dia, mes,anno ut supra".
A data, em cima, é "seis".

Maria

Resposta

Link directo:

Obrigado

#190298 | LFGONCALVES72 | 30 mar 2008 13:48 | Em resposta a: #190285

Caro Confrades, Antonio Taveira, Pedro Rocha, João Andrade, Maria David.

Muito obrigado pela vossa ajuda. Os vossos olhos são de ouro. Concordo com as leituras feitas. Acabam por tirar as minhas duvidas.

Cumprimentos,

Luis-Filipe Gonçalves (França)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de um Assento

#190300 | LFGONCALVES72 | 30 mar 2008 14:07 | Em resposta a: #190292

Caro João Andrade,

Sim, para clarificar e confirmar o "Da Nave", irei pedir o assento de casamento do Manuel Gonçalves de Oliveira e Teresa Da Nave. Porque no assento de baptismo da filha do Julião, a pessoa aqui denominada como Thereza da Nave (Mãe do Julião), ficou como Thereza Antunes (Antunes sendo o nome do Pai é Da Nave o nome da mãe).

Devo receber proximamente do AD de Castelo Branco o assento de casamento do Julião (meu trisavô paterno).

Obriagado.

Cumprimentos,

Luis Filipe Gonçalves (França)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de um Assento

#190301 | LFGONCALVES72 | 30 mar 2008 14:15 | Em resposta a: #190293

Cara Maria David,

Muito Obrigado.

Este assento provém da freguesia de Aldeia do Mato (hoje Vale Formoso), concelho da Covilhã. Vale formoso fica perto da Guarda.

Cumprimentos.

Luis Filipe Gonçalves (França)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de um Assento

#190302 | DAlmeida | 30 mar 2008 15:36 | Em resposta a: #190301

Caro Luis Filipe Gonçalves

Informo que na minha família existem antepassados Nave, com outra proveniência :

- Francisco Mendes da Nave , casou com Rita Maria de Jesus, em 1806, Paróquia de S.Paulo - Covilhã.

- Pesquisei até ao séc.XVII, o nome Nave aparece como oriundo de Salvador - Covilhã.

Cumprimentos

Dina Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de um Assento

#190308 | LFGONCALVES72 | 30 mar 2008 16:22 | Em resposta a: #190302

Cara Dina Almeida,

Obrigado por esta informação. Tambem tenho antepassados D'Almeida. A mulher do meu trisavô, o tal Julião Gonçalves D'Oliveira, era Carolina Gomes D'Almeida, filha de Antonio Soares Louro e de Fermina Gomes D'Almeida. Não sei se esta Carolina e tambem d'Aldeia do Mato ou de outra freguesia do concelho da Covilhã. Espero conhecer isto no assento de casamento do Julião e Carolina. Assento que irei receber proximamente.

Cumprimentos,

Luis Filipe Gonçalves (França)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de um Assento

#190322 | Jandrade | 30 mar 2008 17:54 | Em resposta a: #190300

Caro Luís Filipe,

É um facto que nos registos paroquiais as mulheres apareciam umas vezes com o apelido do pai, outras vezes com o apelido da mãe. Este tipo de discrepância era menos frequente no caso dos homens.

Na investigação da minha árvore genealógica deparei com vários casos destes. Aparecem também muitas situações em que a mulher passa, por exemplo, de Teresa Maria no casamento para Teresa Antunes no baptismo dos netos. O "Maria" cai, para ser substituído pelo apelido do pai ou da mãe em idade mais avançada.

Em todos estes casos, torna-se problemático a atribuição de um nome "oficial" ao nosso antepassado ou antepassada, sendo que normalmente o nome do casamento prevalece sobre os outros.

Boas pesquisas,

João Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de um Assento

#190397 | tmacedo | 31 mar 2008 09:36 | Em resposta a: #190285

Caro Luis Filipe Gonçalves:

Corrijo a leitura apressada que tinha feito. Na ultima parte, os confrades Pedro Rocha, Maria David e J. Andrade, têm óbviamente razão.

Em vez de ler todo o assento, preocupei-me apenas com as partes sublinhadas a vermelho.
A continuação da última frase sublinhada, "...e anno ut supra", num vulgar latim de que se encontra rematando muitos assentos paroquiais, não deixa margem para dúvidas.

Pareceu-me, logo que o li, um assento da zona da Guarda. "da Nave" ou "da Nava", terá uma origem toponímica. Deverá ser o local onde moravam alguns dos intervenientes. Julgo que há uma freguesia da Nave próximo de Figueira de Castelo Rodrigo.

Cumprimentos.

antónio Taveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 19:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen