S. Sebastião de Covas - alguém conhece?...

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

S. Sebastião de Covas - alguém conhece?...

#190651 | pgirao | 01 abr 2008 23:21

Caros amigos,

Peço a vossa ajuda para tentar resolver este mistério...

Hoje estive no Arquivo de Vila Real a pesquisar os paroquiais da freguesia de Covas do Douro, no concelho de Sabrosa, aliás uma freguesia que já conhecia bastante bem. Reparei que havia 2 livros de óbitos diferentes com datas mais ou menos sobreponíveis, ambos abrangendo grande parte do séc. XVIII, pelo que pedi ambos.

Ao pesquisar num deles, fui indo de estranheza em estranheza, até concluir o seguinte: embora esteja arquivado há anos em Vila Real como sendo um paroquial de Covas do Douro, o livro não é daquela freguesia!... (E possivelmente nem é daquele distrito...) O pároco não o de covas de douro, o orago também não, as famílias muito menos... enfim, não há margem para dúvidas.

Mas, após algumas análises, incluindo uma pesquisa online, não foi possível determinar no Arquivo qual a verdadeira origem do livro, pelo que venho pedir a vossa ajuda. Eis os dados principais (e são poucos!) que constam dos assentos em causa:

- o padre refere sempre "Igreja de S. Sebastião do lugar de Covas";
- as famílias são quase todas do dito lugar de Covas ou então de lugares genericamente pertencentes aos concelhos de S. João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa;
- os assentos vão de cerca de 1720 a cerca de 1809.

Alguém sugere qual a freguesia a que pertence este livro tresmalhado?

Cumprimentos para todos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: S. Sebastião de Covas - alguém conhece?...

#190656 | Nelita | 02 abr 2008 00:11 | Em resposta a: #190651

Caro Pedro Girão:

Certamente muita gente vai ficar contente aom o achado do Livro!

Cóvas, freguesia, Beira Alta, comarca e concelho de S. João da Pesqueira.
Em 1757, tinha 13 fogos.
Orago S. Sebastião Martir.
Bispado de Lamego, distrito administrativo de Viseu.
O abade de S. João da Pesqueira apresentava o cura, que tinha 30$000 réis.
Foi suprimida e está hámais de 50 anos, anexa a S. João da Pesqueira.
Portugal Antigo e Moderno..., Pinho Leal, Volume II, página, 427.

Nota:
Devia ter sido anexada ainda no século XVIII. Mas realmente o Livro devia estar no Arquivo de Viseu, pois faz falta para o estudo da Pesqueira.
Se está a estudar Covas do Douro, agradeço me informe.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: S. Sebastião de Covas - alguém conhece?...

#190688 | pgirao | 02 abr 2008 12:05 | Em resposta a: #190656

Bom dia!

Muito obrigado pela pronta resposta. De facto, o problema é que este lugar de Covas não apareça nas actuais corografias. Já telefonei para o Arquivo de Vila Real, agradeceram muito pois também ainda não tinham chegado lá!

Quanto a Covas do Douro, sim, tenho alguma coisa sobre essa freguesia, uma das minhas bisavós era de lá (Pode ver em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=325610 ).

Tenho aliás pronto para publicar (em Junho, possivelmente) um livro intitulado "A família Roseira, de Covas do Douro". Fico à sua disposição se quiser trocar alguma informação sobre esse ou outros assuntos.

Com os melhores cumprimentso, e muiot grato,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: S. Sebastião de Covas - alguém conhece?...

#190716 | Nelita | 02 abr 2008 14:54 | Em resposta a: #190688

Caro Pedro Girão:

O mundo é pequeno. Parabéns por o livro a publicar.

José António Mariz Rozeira, Comandante da TAP, já reformado, é casado com minha prima Maria Manuela Reis de Azevedo, com deve saber.

Também conheço o Dr. Luís Roseira.

Por os Pereiras de Casal de Loivos, eram nossos familiares, mas não tenho essa linha estudada.

Minha trisavó Maria Dias de Azevedo, natural de Casal de Loivos, filha de Luís António Lopes Camelo e de Leonarda Dias de Azevedo, casou com meu trisavô Luís José de Almeida, natural do Castanheiro, onde deixou descendência.

Se souber alguma coisa sobre estes Azevedos, agradeço.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: S. Sebastião de Covas - alguém conhece?...

#325561 | Pereiros1 | 17 mar 2013 17:08 | Em resposta a: #190688

A igreja de S. Sebastião de Covas há-de ter fechado num indeterminado dia depois de 1758.
Ficava na freguesia de Pereiros, do concelho de S.João da Pesqueira, no lugar que hoje é conhecido por a quinta de Covas.
Ainda são visíveis as ruinas da pequena igreja, mas não me parece que os seus livros de assentos tenham ficado na freguesia.
Cumprimentos e oxalá que ainda seja de interesse esta infoaçação
Joaquim Nascimento

Resposta

Link directo:

RE: S. Sebastião de Covas - alguém conhece?...

#325573 | Nelita | 17 mar 2013 21:00 | Em resposta a: #325561

Caro Joaquim Nascimento:

Obrigada pela informação. Gostava de saber se o Livro foi para o Arquivo de Viseu ou continua em Vila Real.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: S. Sebastião de Covas - alguém conhece?...

#325607 | Pereiros1 | 18 mar 2013 09:55 | Em resposta a: #325573

A igreja deve ter fechado portas ainda no século XVIIi e, nos Pereiros, freguesia de que hoje faz parte a quinta onde se localizava ficaram mais algumas lendas do que a memória.
Mas li há tempos que os livros ou livro estava no arquivo distrital de Vila Real, exactamente pela confusão subsistente com Covas do Douro.
Registe-se ainda que a igreja de S. Sebastião do lugar de Covas, a minha, se assim lhe posso chamar, pertencia á Diocese de Lamego que, como deve saber divide com a diocese de Viseu o território do Distrito e ainda via buscar algumas paróquias ao da Guarda.
Cumprimentos
Jaoquim Nascimento
PS Se puder, ajude-me a trazer ao domínio público as paredes da igreja e de uma casa que pode muito bem ter sido o seu modesto presbitério.

Resposta

Link directo:

S. Sebastião de Covas - alguém conhece?...

#365150 | bispo | 16 jan 2016 19:12 | Em resposta a: #190651

Boa noite

Recentemente visitei o lugar de Covas e os vestígios da sua antiga matriz dos quais apenas restam as paredes.

Para saberem mais sobre esta antiga paróquia vale a pena consultar:

RESENDE, Nuno – Capela de Santo António - Pereiros – S. João da Pesqueira. Pereiros: Associação dos Amigos, 2013.

FERNANDES, A. Silva - Pereiros - São João da Pesqueira. Pereiros: Associação dos Amigos, 2011.

Covas tal como muitas outras paróquias não resistiu a tantas mudanças operadas na segunda metade do século XIX e acabou por ser extinta.

Restam dela as paredes da antiga matriz e uma pequena quinta hoje quase abandonada.

Resposta

Link directo:

S. Sebastião de Covas - alguém conhece?...

#365151 | bispo | 16 jan 2016 19:14 | Em resposta a: #190651

O livros em questão da paroquia de Covas devem ter ido parar a Vila Real por engano, talvez quando as paróquias a norte do Douro passaram para a diocese de Vila Real quando esta foi criada.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 08:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen