Pereira Taveira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Pereira Taveira

#191797 | jl271gene | 09 abr 2008 16:01

Do meu bisavo
Henrique Pereira Taveira *Lamego 20/10/1847 casado com Julia Candida Ceva de Mendonca Taveira °30th Sep. 1855
não tenho mais dados.
No entanto encontrei

Alfredo Pereira Taveira *Lamego sem mais dados
e
Antónia Pereira Taveira,
José Firmino Pereira Taveira,
Agostinho Pereira Taveira,
os 3 filhos de Isménia Rosa Pereira Taveira * 1816 Sabrosa, Covas do Douro, Donelo casada com Lourenço Pereira.

São todos da mesma zona e época, pelo que devem estar relacionados.
Agradeço info.
obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Taveira

#192019 | tmacedo | 10 abr 2008 19:44 | Em resposta a: #191797

Caro(a) jl271gene :

Há, uma família em Lamego (vinda de Vila Real) , que desde finais do século XVII assina conjuntamente os dois apelidos (Pereira e Taveira) .

Os que refere, da freguesia de Covas do Douro, veem desde finais do mesmo século, para Gouvinhas, freguesia contígua à de Covas.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Taveira

#192134 | jl271gene | 11 abr 2008 13:12 | Em resposta a: #192019

Caro
Obrigado.
A minha busca segue este caminho:

Miguel Duarte Perry Vidal Taveira (eu)
Alfredo Octavio Machado de Mendonça Taveira
Antonio de Mendonça Taveira casado com
Angelica Maria Machado

Henrique Pereira Taveira *Lamego 20/10/1847 casado com
Julia Candida Ceva de Mendonca Taveira °30th Sep. 1855

que poderia ser filho de ??
Simão Jose Pereira smn

Qualquer aclaracão é bem vinda.
Atentamente
MTaveira

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Taveira

#192150 | tmacedo | 11 abr 2008 16:39 | Em resposta a: #192134

Caro Miguel Taveira:

"Henrique Pereira Taveira *Lamego 20/10/1847"

Em que freguesia nasceu? Viu o assento de baptismo?

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Taveira

#192615 | jl271gene | 15 abr 2008 12:15 | Em resposta a: #192150

Não tenho mais dados.
Cumprimentos.
MTaveira

Resposta

Link directo:

Pereira Taveira

#441421 | João Leite Duque | 12 jun 2022 19:31 | Em resposta a: #191797

Boa tarde MTaveira,

em que ano é que nasceu o Agostinho Pereira Taveira que menciona?

Na certidão de nascimento da minha Bisavó Beatriz Taveira, aparece os pais Agostinho Pereira Taveira e Marianna da Motta e os Avós paternos Lourenço Pereira e Isménia Rosa (sem o Pereira Taveira), serão as mesmas pessoas que descreve?

O Agostinho Pereira Taveira, natural de S. João Baptista, de Covas do Douro, concelho de Sabrosa.

Cumprimentos,
João Leite Duque

Resposta

Link directo:

Pereira Taveira

#441439 | tmacedo | 13 jun 2022 18:26 | Em resposta a: #441421

Caro confrade João Leite Duque,

De sua bisavó Beatriz só tenho conhecimento de um filho, Ilídio Taveira Leite dos Santos.
Conheço a descendência de Amélia, irmã de sua bisavó, com quem o meu ramo manteve ainda o contacto.

Contactá-lo-ei por email.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Pereira Taveira

#441445 | João Leite Duque | 13 jun 2022 21:09 | Em resposta a: #441439

Caro confrade António Taveira,

obrigado pelas suas informações e pelo contacto, que irei já responder de seguida.

Cumprimentos,
João Leite Duque

Resposta

Link directo:

Pereira Taveira

#447951 | Carlos Rosa Leal | 31 mai 2023 01:31 | Em resposta a: #192134

Meu caro Miguel Taveira.

Espero encontra-te bem e de saúde.

Sou o Carlos Maria Rosa Leal, teu colega no Colégio S. João de Brito, durante 7 anos. Lembrar-te-ás de mim, com certeza. Tenho ainda comigo um cartão teu, de Madrid, já antigo, mas, ao menos de momento, não consigo accionar o endreço e telefone que dele constam.

Esta foi, por mero acaso, a forma que encontrei para tentar contactar-te. Estamos a promover um grande encontro de antigos colegas em meados de Junho (em princípio) e gostávamos muito de contar contigo. Não prescindimos da tua presença. No mínimo saber de ti e actualizar contactos. Se leres esta mensagem diz-me qualquer coisa, com urgência: por mail (carlosmarialeal@gmail.com), por telefone (919936893, Portugal), whatsapp, o que achares melhor.

Um grande abraço. Até breve.

Carlos Maria Rosa Leal.

Resposta

Link directo:

Pereira Taveira

#449604 | UlissesTaveira | 20 ago 2023 05:23 | Em resposta a: #191797

Olá!
Sei que Lourenço Pereira é filho de Manoel Pereira e Luiza Bernarda Pereira (de Poça), e Ismenia Rosa Pereira Taveira é filha de João Taveira e Maria José Linda (casados em Gouvinhas).
Lourenço e Luiza se casaram em Donello, e são pais de José Firmino Pereira Taveira (nascido 1847), que acredito ser meu tataravô que veio para o Brasil. Joaquim (n 1852) , Agostinho (n 1858), Lucia (n 1850) e Antonio (n ~56) também são filhos deles. Encontrei as certidões de casamento e batismo no arquivo distrital de Vila Real.
Eu também procuro mais informações acerca da família Pereira Taveira.

Resposta

Link directo:

Pereira Taveira

#449607 | tmacedo | 20 ago 2023 12:29 | Em resposta a: #449604

Caro confrade Ulisses Taveira,

Dizia em 2008 que o seu bisavô era Henrique Pereira Taveira nascido (ou baptizado) em Lamego em 20/10/1847.
Diz agora que "acredita" que seu tataravô (tetravô do lado de cá do oceano) é José Firmino Pereira Taveira nascido em Donelo em 1847.

Em que ficamos ?
Pode traçar a linha da sua ascendência até um deles ?
Com datas e locais de nascimento.
Do primeiro nada sei. Sobre o segundo, se for seu antepassado, posso acrescentar mais informação.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Pereira Taveira

#449608 | tmacedo | 20 ago 2023 12:35 | Em resposta a: #449604

Caro confrade Ulisses Taveira,

Perdoe-me a confusão da mensagem anterior. Fiz confusão com outro mensagem de um usuário neste tópico.

Diz que seu tataravô é José Firmino Pereira Taveira nascido em Donelo em 1847.

Pode traçar a linha da sua ascendência até ele ? Com datas e locais de nascimento.
Se for seu antepassado, posso acrescentar mais informação a seu respeito.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Pereira Taveira

#449618 | UlissesTaveira | 21 ago 2023 03:31 | Em resposta a: #449608

Caro confrade António Taveira, saudações do Brasil!

Primeiramente vou corrigir um erro na minha mensagem anterior, onde lê-se "Lourenço e Luiza se casaram em Donelo" na verdade é: "Lourenço e Ismenia se casaram em Donelo" (ela aparece apenas como Ismenia Rosa nas certidões). As afirmações que fiz na minha mensagem são baseadas em certidões que encontrei recentemente. Por isso acredito que os Pereira Taveira de Lamego não tenham relação direta com os de Donelo, basta ver as datas, Henrique e José teriam que ser irmãos gêmeos, mas um nasceu em Lamego e o outro em Donelo!
Acerca da minha ascendência, tanto eu quanto meu pai e meu avô nascemos no brasil. Meu bisavô se chamava Laurindo Pereira Taveira, e diziam na família que ele era português, e viveu no Brasil a maior parte da vida, onde faleceu. Ele era filho de José Pereira Taveira, ao menos é esse o nome que aparece nos documentos aqui, mas em alguns momentos aparece como José Firmino, acredito que ele deixou de assinar o Firmino quando veio para o Brasil. José era casado com Ana Maria de Palma.
Pesquisando encontrei esse pedido de passaporte para o Brasil, a idade e o lugar batem exatamente com a certidão que encontrei do José filho de Lourenço e Ismenia:

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1003968

E também encontrei esse pedido de passaporte de Laurindo:

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1022086

Meu bisavô Laurindo viveu no Brasil, mas pode ter ido a Portugal e retornado em 1891, pois ele se casou com minha bisavó poucos anos depois.

Existem pedidos de passaporte de Donelo para outros Pereira Taveira, como o Joaquim e o Agostinho, os dados também batem com as certidões. É quase certo que eram todos irmãos.

Como eu havia dito, eu "acredito" que esse José seja meu tataravô, mas não tenho certeza. A questão é que ele e Ana provavelmente não se casaram no Brasil. Procurei a certidão de casamento deles no arquivo de Vila Real mas não encontrei. Como pode ser visto no pedido de passaporte de Laurindo, afirmam que ele era Espanhol... E de fato há na família uma prima que conviveu com minha bisavó, esposa de Laurindo, que afirma que ela dizia que ele tinha ascendência espanhola. Acredito que minha tataravó Ana Maria de Palma seja de origem espanhola, suponho pelo nome. Então é possível que meus tataravós tenham se casado na Espanha, ido a Portugal e depois vindo para o Brasil. Mas essa lacuna da história não consegui preencher, de modo que não tenho certezas.
Caso tenha informações que possam me ajudar ficaria imensamente grato.

Um abraço,
Ulisses Taveira.

Resposta

Link directo:

Pereira Taveira

#449619 | tmacedo | 21 ago 2023 06:44 | Em resposta a: #449618

Caro confrade Ulisses Taveira,

É certamente meu parente. Sou bisneto de Joaquim Pereira Taveira filho de Lourenço e Isménia. Os dados que constam na base do Geneall foram por mim introduzidos há cerca de 15 anos. No entanto só introduzi alguns dos 11 filhos daquele casal.
Quanto ao seu bisavô Laurindo. Tenho poucos dados dele. Tinha conhecimento do pedido de passaporte onde se diz que era "espanhol". E sei que tinha algumas terras em Donelo. Mas desconhecia a sua filiação.

Na sua mensagem faz confusão entre dois irmãos - José e José Firmino. Segundo tradição familiar, um e outro foram para o interior do Rio de Janeiro, ao contrário de meu bisavô, que ficou no Rio, onde se estabeleceu como comerciante na rua Teófilo Ottoni. Meu bisavô viveu muitos anos no Rio, com várias viagens a Portugal, até se fixar do lado de cá do Atlântico nos últimos anos do século XIX.
Assim, pedia-lhe o favor de referir as notícias que tem, de um e outro, no Brasil - do José e do José Firmino para esclarecer em definitivo esta questão.

José era dito na família ser conhecido como o "José das Roças", certamente pelo interesse que revelou pela agricultura. Em 1899 José estava casado mas, a família, em Donelo, desconhecia o nome da sua mulher. Quanto ao José Firmino, nesse mesmo ano, é dito estar solteiro.

Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Pereira Taveira

#449631 | UlissesTaveira | 21 ago 2023 23:44 | Em resposta a: #449619

Que imensa satisfação em te encontrar Antônio!

Na verdade eu comecei a pesquisar acerca da minha ascendência a pouco tempo. Sempre ouvi que Laurindo era português, e estava interessado em encontrar os documentos para um processo de cidadania. As informações que tenho até o momento são em grande parte orais, estou tentando encontrar pessoas mais velhas para conseguir mais informações.

Eu digo que José é meu tataravô mas na verdade seria trisavô mesmo, no Brasil há o hábito de falar tataravô ao se referir ao pai do bisavô.

O que eu sei é que José Pereira Taveira era casado com Ana Maria de Palma, dizem que tiveram quatro filhos, a única que tenho certeza é a Rosaria Pereira Taveira, que era natural de Barra Mansa (interior do Rio de Janeiro) e se casou em Conceição da Boa Vista (na época distrito da cidade de Leopoldina, hoje distrito de Recreio, no interior de Minas Gerais) em 1887. Dizem que os outros filhos seriam Laurindo, Maria e um José, que teria o mesmo nome do pai, para piorar a confusão entre os Josés!

Acredito que eles tenham vivido em Conceição da Boa Vista a partir de 1880 ou pouco antes. José tinha fazenda lá, depois Laurindo aparece também como proprietário por lá, acerca disso existem documentos.
Existe referência a um Capitão José Pereira Taveira, que era capitão da Guarda Nacional, mas não sei se era o pai ou o filho.

Dizem que José ficou viúvo de Ana e se casou com Rita Maria da Conceição e tiveram 12 filhos. De fato, encontrei vários documentos de filhos de José e Rita nas décadas de 1890 e 1900, mas nunca tive certeza se o José era o pai ou o filho.

Estou a meses aguardando a liberação da certidão de casamento de meus bisavós Laurindo e Cecília. Ao contrário de Portugal, aqui no Brasil poucos documentos paroquiais foram digitalizados, principalmente em Minas. É preciso pagar um bom dinheiro para liberarem uma certidão de inteiro teor, e demora.

Agora que tenho mais informações vou procurar algumas pessoas mais velhas da família para tentar entender melhor quem é quem.
Meu e-mail é ulisses.viana.taveira@gmail.com , se conseguir mais informações de Laurindo
ficaria agradecido. Quando tiver novidades te aviso.

Um abraço,
Ulisses Taveira

Resposta

Link directo:

Pereira Taveira

#449641 | tmacedo | 22 ago 2023 20:02 | Em resposta a: #449631

Caro confrade Ulisses Taveira,

Os dados que se conhecem do José Pereira Taveira, de Barra Mansa, são consentâneos com a informação familiar que me chegou.

O José Pereira Taveira, irmão de meu bisavô, nasceu em Donelo em 19 de Janeiro de 1840.
Supunha que fosse um José Pereira, dito natural daí, que pediu passaporte para o Brasil. Reflectindo melhor, supondo que o Laurindo, "espanhol", nascido por 1869, fosse seu filho, admito que José tivesse ido pelo norte de Portugal para Espanha, lá tivesse constituído família, indo mais tarde daí para o Brasil.

Seja como for, quanto ao seu caso. Há anos, retirei este texto da net, de autoria de um seu familiar próximo, que, entretanto, já não está disponível:
"Caro amigo Hebert, talvez sejamos parentes próximo, uma vez que minha irmã Lurdinha está em Ipatinga a mais de 40 anos. Sei que ela possui muitos filhos/filhas e netos. Ha uns dois anos encontrei-me com ela e alguns sobrinhos em Manhuaçu, no aniversário de outra irmã. Na casa dela em Ipatinga eu fui apenas uma vez, fazem mais de vinte anos e não me lembro endereço. Atualmente tenho três irmãs em Manhuaçu, esta em Ipatinga, uma em Itabuna BA, quatro irmãos em BH. Sou originário de Orestes Taveira e Lourdes Gonçalves da Silva. Avós paternos: Laurindo Pereira Taveira e Cecília Leodovina Taveira. Meu bisavô foi Henrique Cristino Taveira Silva. Eu nasci em 1963, meu pai em 1902, meu avô em 1863, sou o mais novo dos irmãos, sendo que já faleceram três, Josefina, Francisco e Cecília (CONHECIDA POR Cabocla).Talvez você ou seus pais identifique alguém conhecido na minha família. Um grande abraço".
Ora bem, segundo este texto o Laurindo é dito filho de Henrique Cristino ,,, !

Julgo que é necessário esclarecer de quem era filho e neto Orestes Taveira. Se sabem que ele nasceu em 1902 e onde foi registado (Conceição da Boa Vista) não deve ser difícil. O registo dirá, em princípio, quem foram os pais e avós. Se os avós paternos forem o José Pereira Taveira e Ana Maria de Palma, de Barra Mansa, pais da Rosália casada na Conceição da Boavista em 1887, mas nascida na Barra Mansa, fica a um pequeno passo do final. Será sempre preciso encontrar o baptismo de Rosália (ou de um irmão) para confirmar quem foram os pais de José Pereira Taveira, morador em Barra Mansa.
Não desanime.

Um teste de DNA no family search também o poderá esclarecer.

Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Pereira Taveira

#449648 | UlissesTaveira | 23 ago 2023 00:51 | Em resposta a: #449641

Caro confrade António Taveira,

Essa mensagem que você reproduz com certeza foi escrita a muitos anos por meu pai! De facto meu avô Orestes nasceu em Conceição da Boa Vista em 1902, e era filho de Laurindo e Cecília. Sei disso pois tenho a certidão de casamento de meus avós. As informações acerca de Laurindo que ele apresenta devem ter fonte oral, pois não sei da existência de documentos dele. Quando iniciei minha pesquisa encontrei uma prima, neta da irmã de meu avô, que me afirmou que Laurindo era filho de José, e que Henrique é na verdade pai de Cecília, sendo de facto bisavô de meu pai, mas por parte de avó.

Tenho certeza que José, José Firmino, Rosaria e Laurindo coexistiram em Conceição da Boa Vista, lugar que deveria ter menos de mil habitantes na época. Por isso acredito que estejam relacionados, além das informações orais que os conectam. Mas ainda há muitos documentos para encontrar, e só eles poderão realmente tirar essas dúvidas. Muito obrigado pela sua atenção em disponibilizar essas informações.

Um abraço
Ulisses Taveira.

Resposta

Link directo:

Pereira Taveira

#449651 | tmacedo | 23 ago 2023 04:15 | Em resposta a: #449648

Caro confrade Ulisses Taveira,

Há muitos anos que busco o "ramo brasileiro" da minha família.
Tirei nota de um jornal do Brasil, do século XIX, onde um "José Pereira Taveira" colocava à venda umas propriedades rurais na esperança de um dia encontrar o seu rasto. Infelizmente não sei onde guardei essa notícia. Tinha também nota da mensagem que lhe enviei, pelos vistos com origem no seu pai, na esperança de, um dia, chegar a esses parentes.
Os testes de DNA, que fiz, dão "match" de próximo parentesco com alguns brasileiros que assinam o apelido Taveira. Mas, ainda assim, também por aí não consegui esclarecimentos.

Ainda conheci a tia Antónia, a mais nova dos irmãos de meu bisavô, Joaquim Pereira Taveira, nascido em 1852. Mas, principalmente, conheci muito bem a minha bisavó Maria de Jesus, mulher daquele, também natural de Donelo, que muitas histórias familiares me transmitiu. Histórias que, depois, pude comprovar documentalmente.
Se o confrade busca as origens familiares em Portugal eu, há mais de 40 anos, busco os meus parentes no Brasil.

Peço-lhe desculpa pela aparente impertinência, mas quando diz - "Tenho certeza que José, José Firmino, Rosaria e Laurindo coexistiram em Conceição da Boa Vista, lugar que deveria ter menos de mil habitantes na época ... " - refere-se a tradições orais ou dados documentais ?

É relevante que volte a falar do José Firmino. É que, se se documentar um José Firmino Pereira Taveira, em Conceição da Boa Vista, é certamente familiar muito próximo de meu bisavô. Para mim, a ser assim, é certo que estão aí os meus familiares "perdidos" na imensidão do Brasil. Se não for o José Firmino Pereira Taveira, irmão de meu bisavô, será certamente um sobrinho, filho daqueloutro José Firmino nascido em 1847, ou do José, nascido em 1840. Em todo o caso, para mim, estariam aí os dois irmãos "desaparecidos" de meu bisavô.

Diz que seu avô Orestes foi "registado" em 1902 em Conceição da Boavista. Conhece tal registo ? É um assento paroquial ou civil ? Que diz ele de seus pais e avós ? De onde os diz naturais ?
Perdoe-me que lhe coloque todas estas questões mas, para mim, é importante conseguir preencher esta lacuna familiar.

Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Pereira Taveira

#449657 | UlissesTaveira | 23 ago 2023 20:26 | Em resposta a: #449651

Caro confrade António Taveira,

por favor me envie um e-mail para que eu lhe mande algumas coisas que encontrei. São recortes de jornais e alguns documentos, é pouca coisa mas já é um início. Esse anúncio do José vendendo uma propriedade eu encontrei, era uma fazenda próxima a estação de Recreio, o ano era 1897. Como eu havia dito, iniciei essa pesquisa a pouco tempo. Mas tenho uma prima que já tenta encontrar informações a mais tempo, e ela me afirmou que existem documento em nome de José, José Firmino e Laurindo nos cartórios de Conceição da Boa Vista e Recreio, mas é preciso ir até lá pra pegar.

Contacte-me no e-mail ulisses.viana.taveira@gmail.com

Resposta

Link directo:

Pereira Taveira

#449659 | tmacedo | 23 ago 2023 22:15 | Em resposta a: #449657

Caro confrade,

Mandei-lhe um email.
Melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 15:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen