Famílias de Alvaiázere

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Alvaiázere

#193373 | Filipe PC | 20 abr 2008 19:37

Tomando o exemplo de tantos outros tópicos vou tentar congregar aqui daos que todos possamos usufruir de famílias deste concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria.

Aguardando pela troca de informações

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere

#193404 | FIGUEIRA | 20 abr 2008 22:10 | Em resposta a: #193373

Caro primo Filipe,

De entre os vários confrades que aqui têm falado de Alvaiázere, destaco o Henrique Dias (hendrias), pois conheço-o pessoalmente e tenho acompanhado as suas pesquisas.
Eis os tópicos em que ele tem participado, quase todos sobre famílias desta zona http://www.geneall.net/P/forum.php?search=henrdias&tema=0&pesq_por=uid

Abraço,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere

#194913 | henrdias | 01 mai 2008 14:47 | Em resposta a: #193373

Caro Filipe Pinheiro de Campos,

peço-lhe encarecidas desculpas por não ter ainda respondido ao seu e-mail, mas tal não tem sido possível.

Queria no entanto contribuir para este tópico, deixando aqui o endereço da minha página pessoal, onde poderá eventualmente procurar possíveis elos comuns, nomeadamente em relação aos Barros de Vale da Couda.

http://genealogia.netopia.pt/3775/

Por enquanto nesta minha página, só constam praticamente os ascendentes directos, mas na BD do Geneall, aos poucos, estou também introduzindo ramos colaterais.

Sem outro assunto de momento,
com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere

#194914 | henrdias | 01 mai 2008 14:48 | Em resposta a: #193404

Caro Nuno M. Figueira,

Obrigado pelas palavras simpáticas, bem como pelas interessantes informações que me tem feito chegar via e-mail.
Tenho andado um pouco afastado das minhas pesquisas, como aliás já deve ter reparado pela minha ausência na "estaca". Sabe como é, por vezes outros interesses se levantam, mas o "bichinho" está cá sempre...
Espero em breve retomar os trabalhos, e até lá um abraço amigo de,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere

#200089 | ariete | 11 jun 2008 17:04 | Em resposta a: #194914

Caro Henrique Dias,
será que me pode ajudar? procuro descendentes do Sr. José Rodrigues conhecido por " Zé da Pedreira" tinha duas filhas Maria da Conceição e Maria Luisa.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere

#200100 | henrdias | 11 jun 2008 19:55 | Em resposta a: #200089

Caro Senhor, ou cara Senhora,

assim é completamente impossível alguém poder ajudar.

Primeiramente, terá de situar o "seu" José Rodrigues no espaço e no tempo, para que possamos perceber onde ele viveu e em que época...
Como interviu neste tópico, presumo que seja de Alvaiázere, mas mesmo assim o concelho tem 7 freguesias, por isso é importante saber a freguesia a que pertenceu, e mesmo assim é muito difícil, pois José Rodrigues é o que não falta por estas bandas ao longo dos tempos... só na minha base de dados tenho cerca de duas dúzias, portanto como vê é procurar agulha em palheiro.
Por isso terá de tentar saber mais dados, tais como: nomes de pais, mulheres, ou outros, bem como datas e locais. E depois, aí sim, poderemos ver se corresponde a algum dos que eu para aqui tenho. Combinado ?

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere

#200707 | ariete | 17 jun 2008 15:34 | Em resposta a: #200100

Caro Sr.H.Dias
antes de mais começo por agradece por me ter respondido e se mostrar interssado em ajudar.

Lamento o facto mas o certo é que sei mto pouco a respeito do Sr. Jose Rodrigues Nunes, já falecido.
A pessoa de contacto e que esteve com a Mulher e as filhas hoje tambem é falecida.

A informação que tenho é que o Sr. Jose Rodigues Nunes, tinha estado em Moçambique e em Angola nao epoca colonial, era Guarda republicano, ou policia de transito se assim posso dizer, nos anos de 1930 e tais, para os que conheciam diziam que era conhecido como Ze da Pedreira, tinha duas filhas uma era dona de uma farmacia, pena nao saber o nome da mesma nem a localização. As filhas tem os nomes de Maria Luisa e Maria da Conceicao, estando numa faixa etaria dos 75 aos 80 e anos.

Desde já os meus agradecimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere

#232053 | saranunes24 | 16 jun 2009 19:04 | Em resposta a: #194913

Olá!

Não sei se me poderiam ajudar... procuro ascendentes nascidos em Alvaiázere, os dados que disponho são os seguintes:

Maria Rosa Nunes (avó materna) - nasceu a 1919 e cujos pais eram Angelina da Conceição e António Nunes Pedro.

Para mim, parece-me um pouco estranho, mas nenhum dos filhos tem o sobrenome Pedro, aliás outros filhos, além do Nunes, têm como sobrenome, Braz Nunes. Por outro lado, a minha bisavó materna também tinha irmãos com o sobrenome Gomes.

Obrigada,

Sara Nunes Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere

#232094 | henrdias | 17 jun 2009 11:06 | Em resposta a: #232053

Cara Sara Nunes Dias,

para que alguém a possa ajudar, é necessário fornecer todos os dados que possua, pois por vezes os nomes dos nossos ascendentes podem não dizer nada a outras pessoas, mas pode acontecer, p. ex. que sejam irmãos dos ascendentes delas, por isso toda a informação é importante. Veja p.f. a minha resposta aqui em 11-06-2008, 19:55, onde afirmo que também é importante saber o local ou a freguesia de naturalidade, neste caso, quer da sua avó, quer dos bisavós.

E não ache estranho a falta de continuidade nos apelidos, pois se ainda hoje não existem regras rígidas, nesses tempos, era bem pior. Neste trabalho não podemos partir com ideias pré-concebidas, pois só podemos ter certezas andando "de registo em registo", e o que conta é o que lá está escrito.

Resta-me desejar-lhe boas pesquisas e afirmar que a genealogia é uma actividade extremamente gratificante, embora nos roube imenso tempo...
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere

#235949 | saranunes24 | 08 ago 2009 00:11 | Em resposta a: #232094

Obrigada pela resposta e pelas orientações!
Li entretanto várias trocas de informação aqui no fórum e apesar de pretender deslocar-me ao Arquivo Distrital de Leiria, eventualmente, se alguém no forum pudesse ter mais algumas informações já me ajudaria a começar!!!

As únicas datas que disponho (já possuo os documentos de identificação dos meus avós) são do nascimento da minha avó paterna Maria Rosa Nunes em 19/12/1919, filha de António Nunes Pedro e Angelina da Conceição, natural da freguesia e concelho de Alvaiázere, residente no lugar da Porta.

No que concerne aos irmãos:
Emília Nunes
Cassiano Nunes Pedro
José Braz Nunes

Apenas sei que os meus trisavós pela minha bisavó materna residiam no lugar da Porta, Alvaiázere. Os sobrenomes creio que Gomes.

Obrigada e cumprimentos,
Sara

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere

#235962 | LProjecto | 08 ago 2009 08:46 | Em resposta a: #235949

Cara Sara,

Também tenho ascendência em Alvaiázere, pois o meu avô paterno era natural de Pé da Serra. Conto, inclusivamente, com alguns "Gomes" do lugar de Porta, pelo que aqui publico esses elementos no pressuposto de que nas suas pesquisas se venha a deparar com alguns destes indivíduos:

1. José Rodrigues Calhau, n. 09.07.1908 – Pé da Serra, Alvaiázere;
2. António Rodrigues, n. Pé da Serra, Alvaiázere;
3. Crispina da Conceição;
4. Bernardino Rodrigues (Calhau), n. Pé da Serra, Alvaiázere;
5. Delfina Maria de Freitas, n. Pé da Serra, Alvaiázere;
8. José Rodrigues, n. 17.08.1781 – Marzugueira, Alvaiázere;
9. Teresa Rita Dias, n. 15.06.1794 – Marzugueira, Alvaiázere;
10. Manuel de Freitas, n. 18.07.1818 – Pé da Serra, Alvaiázere;
11. Maria das Neves;
16. Geraldo Rodrigues, casou com Maria Gomes (n.17) a 18.10.1774 – Porta, Alvaiázere;
17. Maria Gomes, n. 20.10.1742 – Porta, Alvaiázere;
18. Manuel Dias, n. 12.05.1748 – Marzugueira, Alvaiázere; A 28.11.1770 – Marzugueira, Alvaiázere c.c. Catarina Maria Gonçalves (n.19);
19. Catarina Maria Gonçalves, n. Ariques, Almoster;
20. Manuel de Freitas, n. 29.06.1781- Pé da Serra, Alvaiázere. A 26.10.1806 c.c. Maria Josefa (n. 21);
21. Maria Josefa – n., Pé da Serra, Alvaiázere;
32. Manuel Rodrigues, n. Alvaiázere. A 11.10.1742 – Alvaiázere c.c. Ana Prates;
33. Ana Prates, n. Romeira, Alvaiázere;
34. António Gonçalves, n. Porta, Alvaiázere;
35. Josefa Gomes, n. Cipreste – Pousaflores;
36. João Dias, n. Pereiro – Pousaflores. A 27.11.1746 na Marzugueira c.c. Maria Gomes(n. 37);
37. Maria Gomes, n. Marzugueira, Alvaiázere;
38. Sebastião Gonçalves, n. Ariques, Almoster;
39. Domingas Gonçalves, n. Ariques, Almoster;
40. Manuel de Freitas, n. Pé da Serra, Alvaiázere. A 30.04.1772 – Pé daSerra, Alvaiázere c.c. Catarina Maria (n. 41);
41. Catarina Maria, n. Escampado, Ansião;
43. Maria Marques “Branca”;
64. António Álvares, n. Alvaiázere;
65. Francisca Rodrigues, n. Alvaiázere;
66. António Simões, n. Romeira, Alvaiázere;
67. Maria Prates, n. Romeira, Alvaiázere;
68. Domingos Gonçalves, n. Porta – Alvaiázere. A31.10.1694 – Porta, Alvaiázere c.c. Maria Castelão (n. 69);
69. Maria Castelão, n. Porta, Alvaiázere;
70. António Gonçalves, n. Cipreste, Pousaflores;
71. Joana Gomes, n. Cipreste, Pousaflores;
72. António Fernandes, n. Pereiro, Pousaflores;
73. Maria Fradessa, n. Pereiro, Pousaflores;
74. Silvestre Afonso, Pousaflores. A 20.11.1712 – Marzugueira, Alvaiázere c.c. Isabel Gomes (n. 75)
75. Isabel Gomes, n. Marzugueira, Alvaiázere;
76. António Simões, n. Romeira, Alvaiázere;
77. Maria Prates, n. Romeira, Alvaiázere;
78. António Fernandes;
79. Maria Fradessa,
80. Manuel de Freitas, n. Alvaiázere. A 06.01.1732- Alvaiázere c.c. Maria Marques (n.81);
81. Maria Marques, N. Alvaiázere;
82. Sebastião João, n. Escampado, Ansião;
83. Ana Maria, n. Vale do Perneto, Abiúl;
134. Domingos Gonçalves ou Rodrigues, n. Pússos;
135. Madalena João “dos Bernardos”, n. Alvaiázere;
138. Pedro Afonso;
139. Maria Castelão;
148.Manuel Fernandes;
149. Maria Gonçalves;
150. Manuel de Basto. A 22.?.1675 – Alvaiázere c.c Isabel Fernandes (n. 151),
151. Isabel Fernandes, n. Marzugueira, Alvaiázere;
160. Domingos Marques, n. Loureira, Pússos; A29.01.1702 – Pé da Serra, Alvaiázere c.c. Maria de Freitas (n. 161);
161. Maria de Freitas, n. Pé da Serra, Alvaiázere;
162. Manuel Marques, n. Pé da Serra, Alvaiázere;
163. Joana Gonçalves;
300. Manuel de Basto;
301. Joana Fernandes;
302. Manuel Fernandes, n. Marzugueira, Alvaiázere;
303. Catarina Gomes, n. Marzugueira, Alvaiázere;
320. Manuel Marques;
321. Maria Marques;
322. João de Freitas;
323. Catarina Nunes;

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alvaiázere

#236077 | henrdias | 09 ago 2009 14:26 | Em resposta a: #235949

Cara Sara,

nestas coisas, os primeiros passos têm sempre de ser dados pelos próprios. Depois, à medida que vamos recuando no tempo, torna-na mais fácil encontrar elos de ligação com algum confrade que tenha algum trabalho feito, e isso poupa-nos algumas passadas.
Eu não me admirava nada que os seus trisavós na hipótese de terem o apelido Gomes e de serem do lugar da Porta ou Marzugueira, tenham a ver com os parentes do confrade Luís Calhau. Mas só há uma maneira de saber que é, pesquisando.
Mas no seu caso as coisas já estão de certo modo facilitadas, uma vez que já sabe o lugar exacto e a data precisa do nascimento de sua avó. Comece por aí. Peça à Conservatória do Registo Civil de Alvaiázere (por telefone, carta ou email) uma fotocópia não certificada (muito mais barata que a certidão) do registo de nascimento de sua avó, indicando todos os dados conhecidos.
Aí, ficará a saber o nome, naturalidade e a idade dos pais, bem como o nome dos avós paternos e maternos. Depois, sabendo o ano e o lugar onde os pais nasceram, já é fácil, pesquisar o assento de nascimento dos pais. Mas atenção que agora já se trata de datas anteriores a 1910, por isso terá de ser no Arquivo Distrital de Leiria. Mas antes de saber estes dados, não valerá a pena ir a Leiria. Alias, não precisa de ir, pode também pedir uma pesquisa, mas não esqueça, peça sempre cópia não certificada.
Em relação a Alvaiázere, se quiser, pode também pedir dos irmãos de sua avó, indicando o ano aproximado do seu nascimento. Desta forma, poderá consolidar melhor os dados obtidos.
Outros dados interessantes que por vezes vêm nos registos da Conservatória, são os "averbamentos", onde constam os casamentos e o óbito da pessoa em causa, possibilitando assim completar um pouco mais o ramalhete.
E quando souber mais pormenores, diga-nos, pois pode ser que então já se consigam estabelecer os tais elos de ligação.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique dias

Resposta

Link directo:

Quintas com hist+oria

#248573 | chartri | 27 jan 2010 14:02 | Em resposta a: #236077

QUINTAS COM HISTÓRIA


QUINTA DA CORTIÇA - Alvaiázere
Depois de visitar a Quinta dos Esconhais em Castanheira de Pera, a Quinta do Convento de Nª Srª da Luz em Pedrógão Grande, a Quinta do Ribeiro Travesso ou “Quinta dos Paivas” em Figueiró dos Vinhos, a Quinta de Cima em Ansião, vamos concluir o programa das “Quintas com História” com a visita à Quinta da Cortiça, concelho de Alvaiázere.
Esta Quinta fica situada no lugar da Cortiça, freguesia de Pussos, na estrada que liga Alvaiázere ao Tojal, (EN 110), tendo como actuais proprietários o Eng. José de Melo Castro Ribeiro Lebre e sua esposa, Maria Adelaide Magalhães Mexia Salazar Lebre.
A fundação desta Quinta e do seu solar, segundo o seu proprietário, remonta à época Romana. Na sua arquitectura podem-se observar algumas características romanas, tais como arcos e abóbadas e alguns túmulos e pias daquela época.
O solar sofreu algumas obras de recuperação/reconstrução no séc. XIX efectuadas por André Ribeiro Mota Gouveia, avô do actual proprietário. No séc. XX, o seu tio, André de Melo Castro Ribeiro procedeu à transferência da Capela do exterior do solar para o seu interior. Esta capela é de invocação a Nossa Senhora da Conceição.
Possui um espaço museu dedicado aos milhares de fósseis que o Eng. Lebre foi recolhendo ao longo dos anos nas suas propriedades. De facto, pela sua quantidade e qualidade este património deve ser único na Região.
A Quinta da Cortiça teve, desde sempre, uma grande produção agrícola e florestal, nomeadamente azeite e cortiça. Nos anos 60 e 70 do séc. XX era um dos grandes empregadores no concelho de Alvaiázere, durante os meses de Novembro e Dezembro, com ranchos de mais de 100 pessoas na apanha da azeitona. Ainda hoje, é considerado um grande produtor de azeite e das suas propriedades, são retiradas anualmente muitas toneladas de cortiça.
Além das suas actividades agrícolas, o Eng. Lebre ocupou algum do seu tempo na caça e em consequência desta actividade foi considerado um dos principais responsáveis pelo apuramento da raça do perdigueiro português.
A criação de cavalos foi, desde sempre, uma paixão do Eng. Lebre. Desta paixão e do seu gosto pelas artes equestre e tauromaquia resultaram diversos prémios, nas diferentes competições onde participou.
Guia: Eng. José Lebre e Dr.ª Catarina Mendes
Sábado, 06 de Fevereiro de 2010
Horário: 10.00H às 12.00H
Número de participantes: 20
Local de encontro: Quinta da Cortiça – Alvaiázere
Não associados: 5¤
Associados: 4 ¤
Crianças e jovens até aos 18 anos: gratuito
Data limite de Inscrições: 04 de Fevereiro, 15.00 horas
Inscrições: albaiaz@sapo.pt ou 939314417
www.albaiaz.com

Resposta

Link directo:

Famílias de Alvaiázere

#385134 | jlpbrf1 | 06 out 2017 15:38 | Em resposta a: #193373

Gostaria de saber os antecedentes de António José Ferreira e Francelina da Restauração Ribeiro Ferreira

Obrigado

Resposta

Link directo:

Famílias de Alvaiázere

#449606 | henrdias | 20 ago 2023 10:03 | Em resposta a: #385134

Caro Confrade,
não sei se passado este tempo ainda continua interessado na resposta, muito embora também não tenha muita informação, uma vez que não é fácil pesquisar em Alvaiázere, pois são poucos os registos disponíveis on-line.
De António José Ferreira, tenho alguma informação, mas é muito pouco, e da Dª Francelina não tenho mesmo nada além da sua data de óbito.
No entanto também gostava de obter essas informações, pois quanto aos descendentes parecem estar bem representados aqui na bd do Geneall.
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 23:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen