Familia de Menhos - Loure(?) Lamego ?!!

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia de Menhos - Loure(?) Lamego ?!!

#193395 | Isap | 20 abr 2008 21:31

Procuro Familia de Menhos -Loure (ou- Loures ) Lamego ???!!! _Jeronimo de Souza (ou Sousa) - Fiscal de Caça - Casado Custódia Maria Fonseca (desconheço onde nasceu) - Tiveram uma filha (se houve mais???!!!) - Maria de Souza (Sousa??), nasceu entre 1889 - 1891 ( 6 de Fevereiro ),caso alguém tenha alguma informação,agradecia. Desconheço onde fica a Região,Lugar ou se esta pertence a Lamego. Será Portuguesa ou Espanhola???!!!. Agradeço alguma informação.Muito Obrigada.
Izabella

Resposta

Link directo:

Unhos, Loures, existe

#193467 | salen | 21 abr 2008 00:34 | Em resposta a: #193395

Cara participante,
É melhor rever a leitura do texto que parece estar um pouco confusa.
De qualquer forma, existe uma Freguesia de Unhos, no Concelho de Loures, mesmo ao lado do de Lisboa, e que de facto não tem nada a ver com Lamego.
E com esses nomes dificilmente as pessoas em questão seriam espanholas, não acha?...
Pode 'ver' onde fica Unhos no site da Câmara Municipal de Loures, clicando em Municípios e Freguesias.
Se for, os livros paroquiais (a existirem) estão no Distrital de Lisboa, à Torre do Tombo, Alameda da Universidade.
Cumprimentos.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

Caro Sr.Victor

#193568 | Isap | 21 abr 2008 18:41 | Em resposta a: #193467

Muito Obrigada por me ter respondido. Tenho duvidas porque realmente está confuso.
Em documentos de diferentes, pouco percetivel uns diz; Jerónimo de Souza - Fiscal de Caça - natural de Menhos -Loure - Espanã.
Outro :Natural - Menhos - Loure - Lamego ;
Natural doi Lugar de Loure - Lamego.
Nem é mencionado a data de nascimento, nem o ANO.
Mas irei verificar através daCamara para saber quantas Paroquias existiam no secúlo XVII e XVIII em Loures. E se existem lá alguns Registos.
Em relação à Torre do Tombo, como posso analizar sobre a existencia de Nascimento? Sabe se posso pedir uma cópia desse Registo?
Agradeço a sua Disponibilidade bem coo a informação que muito mepode ajudar.
Cumprimentos,
Izabella

Resposta

Link directo:

Loure (sem 's')

#193593 | salen | 21 abr 2008 20:00 | Em resposta a: #193568

Mais umas pistas:
O Distrito (mais ou menos equivalente a 'Estado' no Brasil) de Aveiro possui um Concelho (=Município) - Albergaria-a-velha - que possui uma Freguesia (menor região administrativa) chamada S João de Loure. Essa Freguesia tem as seguintes localidades: Loure, Castelo, Azenhas, Casais, Salgueiral, Pinheiro e São João de Loure.

Loures parece-me que só existiu como Concelho em 1800 e tal, pelo que anteriormente faria parte de outro, talvez Lisboa.

Não encontro nenhuma referência em Portugal a 'Menhos'.
Em Espanha não seria Menhos mas sim 'Meños'. Mas também nada encontro numa pesquisa sumária nem a 'Meño' nem a 'Loure'.

Eu começaria por Unhos em Loures (Distrito de Lx) e Loure/S João de Loure em Albergaria-a-velha (Distrito de Aveiro).

Sobre como funciona a pesquisa, leia a 'Iniciação à Genealogia', nos Índices deste site.
Se tiver dúvidas volte a este seu tópico e pergunte.

Cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Menhos - Loure(?) Lamego ?!!

#193611 | rmfrp | 21 abr 2008 21:45 | Em resposta a: #193395

Cara Izabella:

Na freguesia de São João de Loure existe, conforme refere o colega Victor Ferreira, um lugar com o nome de Azenhas. Não será essa palavra que está a ler como "Menhos"?

Se desejar pode enviar-me as imagens dos documentos que refere para eu tentar decifrar. O meu endereço é:
rmfrp@hotmail.com

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Loure sim é (sem 's')

#193720 | Isap | 22 abr 2008 12:16 | Em resposta a: #193593

Obrigada mais uma vez. A palavra que entendo é Loure,num dos documentos. Noutro realmente diz Menõs. É uma confusão, quando há vários documentos, com pouca informação, porquê muitos annos não escreviam,Nome completo, nome de Pais, regione (certa)do nascimento ed Provincia? Assim fica complicatto.
Vou começar por Unhos,nascimento a começar por 1790 entre 1800,porque não sei qual anno di nascita.Suponho que possa ser entre estas datas.
Muito Obrigada, mais uma vez, pela informação. Darei noticias.
Cumprimentos
Izabella

Resposta

Link directo:

RE: Loure sim é (sem 's')

#193737 | salen | 22 abr 2008 13:46 | Em resposta a: #193720

Cara Izabella,
Perdoe-me por ter feito referências ao Brasil: pareceu-me que nos escrevia desse território. Agora percebo que a grafia é italiana.
Por curiosidade, o texto que possui foi escrito onde: Itália? um país de língua castelhana?
Cpm. VF

Resposta

Link directo:

RE: Familia

#194007 | Isap | 23 abr 2008 21:19 | Em resposta a: #193611

Sr Rui
Obrigada pela disponibilidade,que muito agradeço. Consegui decifrar que meu Bisnono -JERONIMO DE SOUSA -NATURAL LOURES - FREGUESIA DE UNHOS.(Sr.Victor) Obrigado por esta dica. Agora só preciso saber quando ele nasceu, (não sei Data-mês nem Ano)mas deve ser entre 1700 a 1850 mais ou menos. Nesta Fraguesia de Unhos.
- Bisnona- CUSTÓDIA MARIA FONSECA - Natural de Lamego -LAZARIM (não sei nada mais) -pode ter nascida entre 1700 a 1880 .
Muito Obrigada, pela disponibilidade e ajuda ,que é preciosa, agora pergunto se faz favor, dizer-me como posso ter cópia dos documentos de quando eles nasceram.
Cumprimentos e muito Obrigada
Izabella

Resposta

Link directo:

RE: Loure sim é (sem 's')

#194017 | Isap | 23 abr 2008 21:41 | Em resposta a: #193737

Boa notte S.Victor

De nada, tenho Famiglia em Brasile, (imigraram 1880) todos afastamos.
Eu que Agradeço sua Preciosa Ajuda.Sei Portugues. O Sr. Sabe muito desta informação, porque afinal meu Bisnono é mesmo désta.
Bisnono -Jeronimo de Sousa - Natural de Loures-Unhos (deve ter nascido eu não sei - mas penso 1700 entre 1850 .(não sei nem seu Pai e mãe)

Bisnona - Custodia Maria Fonseca- Natural de Lazarim - Lamego -(tambem não sei data -talvez entre 1700 a 1850( tabem não sei nada da mae e Pai )-Esta sitio tem lá. Lamego?

Teve minha Vó Maria de Sousa -Natural da Graça - Patriarcado de Lisboa - nascida penso estar certo 6-2-1892 . (Como posso ter cópia deste documento).Quero saber de onde era minha Familia.
Parece que teve irmão - Leodoro da Fonseca. Não sei mais.
Cumprimento e mais uma vez Obrigada
Izabella

Resposta

Link directo:

Nonos

#194254 | salen | 25 abr 2008 19:30 | Em resposta a: #194017

Cara Izabella,
Se a Srª sua avó nasceu em 6-2-1892, nem que o Sr seu bisavô fosse um patriarca bíblico conseguiria viver, quanto mais gerar, uma criança se nascesse por qualquer ano do século XVIII (1701 a 1800)!
Isto para dizer que tem que restringir a sua pesquisa a uma janela de tempo mais definida. Sabe que a Srª sua avó teve pelo menos mais um irmão («Teodoro», talvez?). Sabe se era a mais velha? A mais nova? Com esses dados terá que contar um ou mais anos para trás para a busca do casamento, que é muito provável (mas não garantido) que tenha sido na Graça ou em alguma Freguesia de Loures, começando por Unhos.
Comece por confirmar o seu bisavô em Unhos, Loures. É que pode muito bem não ser nada dali, e ser lá da tal terra que o nosso confrade indicou. Escreva um mail ao Arquivo Distrital de Lisboa (procure o endereço no site do IANTT).
Para Lazarim, tem sorte. Os livros para o séc XIX (1801 a 1900) estão quase todos em Viseu: Baptismos 1833-1894, Casamentos 1775-1876, Óbitos 1824-1879. Mas, repito, tem que restringir a janela de tempo. Não há outra maneira de o fazer.
Cumprimentos e boas pesquisas.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Loure sim é (sem 's')

#194255 | salen | 25 abr 2008 19:32 | Em resposta a: #194017

Correcção à minha primeira frase: «... que nascesse por qualquer ano do fim do século XIX.», assim é que é.
(a pressa dá nisso)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 20:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen