Ancestrais de Bernardo Antonio Antunes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

Ancestrais de Bernardo Antonio Antunes

#196993 | facs | 19 mai 2008 02:57

Boas noites
Pretendo saber ancestrais de Bernardo Antonio Antunes, Informo que ele foi o primeiro visconde da nazaré se nao estou erro ele nasceu em Vila de Frades,em 20/8/de 1833 e faleceu em Lisboa em 1905, se algum dos meus amigos confrades tiver alguma novidade sobre este meu antepassado, fico eternamente grato

Saudaçoes cordiais

Francisco Antonio

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Bernardo Antonio Antunes

#274386 | PAIVAMANSO | 11 abr 2011 21:03 | Em resposta a: #196993

Caro Francisco, recupero este seu tópico de 2008, para tentar juntar os dados, na esperança de descobrir-mos os nomes e as naturalidades dos pais deste Bernardo António de Brito Antunes, 1º Visconde de Nazaré, e seu irmão António José Antunes Sobrinho, 1º Visconde de Penedo, cujas fichas pessoais constam aqui na base de dados do Geneall. Tentei pedir o assento de batismo do Bernardo que terá nascido em Vila de Frades a 20-08-1833, mas não apareceu apesar de procurar em Vila de Frades do Concelho da Vidigueira, Distrito de Beja e Valado dos Frades do Concelho de Nazaré. No caso de António, apesar de sabermos que terá nascido em 1814 na Freguesia da Caniçada, Concelho de Vieira do Minho, como não sabemos os nomes dos pais, nem o mês e o dia, nem valerá a pena (digo eu) procurar com tão poucos dados. Sabendo pelo Geneall que António José Antunes Sobrinho teve uma neta Chamada Aurora Augusta Antunes, que nasceu a 27 Junho de 1892, pedi o assento de Batismo dela e depois o do Casamento a 12 de Junho de 1915. Falta obter o batismo e o casamento da mãe dela, Ilídia Augusta Antunes, que terá nascido na freguesia da Caniçada, concelho de Vieira do Minho, cerca do ano 1865 e poderá constar como filha de pai incógnito ou António José Antunes Sobrinho e Joaquina Rosa Vieira. Caro Francisco, achei uma curiosidade este Visconde de Nazaré, que é seu Trisavô Materno ser Trisavô Paterno do Escritor António Lobo Antunes, mas isso de pouco nos vale. Por agora é tudo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Bernardo Antonio Antunes

#274388 | facs | 11 abr 2011 21:19 | Em resposta a: #274386

Ola Amigo Jorge


Ha aqui uma curiosidade, É que meu avô tinha o nome do escritor, e isso gera uma pequena confusao, um bisneto do Antonio Sobrinho, que está a morar no rio de janeiro, ja me confundiu com o neto do escritor antonio lobo antunes que é meu primo direito, quanto muito teria idade para ser meu irmao mais velho, ele deu me o email da irmã, que nao sei se lhe contei ha um primo chamado Julio que fez a pesquisa dos viscondes, julgo que ele tenha essa documentaçao, estou a aguardar qualquer resposta da parte dele, aguardemos as novidades

Fraterno Abraço Francisco


Ps ele é trizavô do Antunio porque o pai era irmao da minha mae

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Bernardo Antonio Antunes

#274389 | PAIVAMANSO | 11 abr 2011 21:35 | Em resposta a: #274388

Caro Francisco, ainda não consegui confirmar se de facto um destes Viscondes (não me recordo agora qual) terá tido um processo da inquisição. Nada encontrei no syte da Torre do Tombo, dos processos do tribunal do santo ofício, mas vou pedir ajuda ao nosso estimado confrade Mário Navarro, nesse sentido. Se houver algum processo desses, a filiação dele deverá lá constar e até os avós, se não estiver enganado. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Bernardo Antonio Antunes

#292948 | PAIVAMANSO | 16 dez 2011 11:53 | Em resposta a: #274389

Caro Francisco, 8 meses depois desta minha mensagem de 11-4-2011, achei por bem assumir que esse processo da inquisição nunca terá existido e só terei cometido esse erro porque num syte em língua Inglesa me pareceu ter "lido" algo sobre isso. O problema é que de Inglês quase nada sei, e tentei ler sem ter competência para tal. Acresce que não tive o cuidado de pedir a tal ajuda ao nosso estimado e muito competente confrade Mário Navarro, pelo que o nome dele neste episódio errático tem de ser limpo. O erro foi meu e de mais ninguém. Felizmente, sabemos agora novas informações sobre estes Viscondes e brevemente estaremos na posse de um conjunto de fotocópias simples de assentos de batismos, casamentos e óbitos que nos permitirão solicitar ao Geneall.pt a correcção de vários dados sobre essas famílias. Serão assim corrigidos nomes, datas, lugares, parentescos e acrescentado algo mais, se os responsáveis deste excelente syte entenderem ser interessante publicar. Com o meu pedido de desculpas ao Francisco e ao Mário Navarro. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Ancestrais de Bernardo Antonio Antunes

#430780 | Marcondes | 29 jan 2021 17:25 | Em resposta a: #274386

Caro Paiva,

O Visconde de Nazareth nasceu na freguesia de Frades, Póvoa de Lanhoso. Nos livros paroquiais desta freguesia poderá encontrar os dados que procura.

Meus melhores cumprimentos,

Marcondes

Resposta

Link directo:

Ancestrais de Bernardo Antonio Antunes

#430864 | facs | 02 fev 2021 01:12 | Em resposta a: #430780

Caro confrade
Agradeço a sua resposta datada de 29 de Janeiro último, mas na realidade o nascimento, o casamento e o obito, já foram localizados
Com os melhores cumprimentos
Facs

Resposta

Link directo:

Ancestrais de Bernardo Antonio Antunes

#430885 | Marcondes | 02 fev 2021 22:38 | Em resposta a: #430864

Caro confrade,

Fico feliz que já possuem os dados que procuravam. Uma curiosidade: sabem qual a casa que ele ou sua família habitavam em Frades?

Com os melhores cumprimentos,

Marcondes

Resposta

Link directo:

Ancestrais de Bernardo Antonio Antunes

#430889 | facs | 03 fev 2021 01:10 | Em resposta a: #430885

Caro confrade
Boa noite, a sua pergunta é um pouco pertinente, pois ando a procura dessa informação, quando estive em Portugal , estive na quinta do Barão de São Roque, Manuel Artur Norton, no qual lhe perguntei se me poderia facilitar uma copia dos ficheiros que se encontrava no computador de baronesa, mas que infelizmente foi por ele negado, na certidao de baptismo diz que ele é natural do lugar de costa, freguesia de Santo André de Frades concelho de povoa de lanhoso
Não sei se nasceu na casa da torre ou na casa de Costa, infelizmente não o posso ajudar
Com os melhores cumprimentos
Facs

Resposta

Link directo:

Ancestrais de Bernardo Antonio Antunes

#430999 | Marcondes | 07 fev 2021 15:11 | Em resposta a: #430889

Caro confrade,

Perguntei porque tinham dito que ele nascera na casa da Torre mas, em seu assento de Batismo, os pais moravam na Costa e, portanto, também não sei em qual delas seus pais moravam.

Com os melhores cumprimentos,

Marcondes

Resposta

Link directo:

Ancestrais de Bernardo Antonio Antunes

#431010 | facs | 07 fev 2021 18:28 | Em resposta a: #430889

Caro Marcondes
Seguindo a Lógica,meu trisavo foi o primeiro filho homem, de quatro raparigas, para ter nascido no lugar de Costa, pode ter sido na casa com o mesmo nome de lugar, o que não quer dizer , que uns anos mais para a frente tenham habitado a casa da torre , que hoje se encontra desmanchada, ha cerca de dois anos passei por lugar de Costa com intuito de saber mais sobre a dita casa, mas uma senhora muito simpática me informou que infelizmente nada sabia sobre os atuais donos , pois a casa teria sido vendida a muito pouco tempo, e que tinha sido vendida a uns transmontanos, disse me mais que no caminho de frades ha uma taberna dos quais a Senhora e proprietária e que saberia parte da história da casa de costa. No entanto se o amigo Marcondes souber de algo mais peço o favor de me informar .
Com os meus cumprimentos
Facs

Resposta

Link directo:

Ancestrais de Bernardo Antonio Antunes

#431047 | Marcondes | 08 fev 2021 17:23 | Em resposta a: #431010

Caro Facs,

Andei consultando os livros paroquiais de Frades pela internet e encontrei o batismo do Visconde de Nazaré. Creio que explorando os livros paroquiais você conseguirá levantar a sua ascendência.

Pelo que eu sei, o lugar da Costa era grande, englobando diversas casas. Onde você encontrou que sua família morava na Casa ou lugar da Torre?

Com meus cumprimentos,

Marcondes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 09:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen