Capellas, Angeja

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Capellas, Angeja

#197851 | biblos | 25 mai 2008 01:35

Caors confrades,

Procuro informações sobre o meu bisavô, António Dias Capella, advogado.
Sei que era natural de Angeja, e exerceu a sua profissão em Aldeia Galega do Ribatejo. Morreu a 20 de Abril de 1924, aos 48 anos.
Foi pai, entre outros, de Joaquim Mendes Dias Capella, meu avô.

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

Capellas, Angeja

#425067 | capellap | 22 jun 2020 05:03 | Em resposta a: #197851

Caros confrades,

Eu espero nao estar a infringir nenhuma regra pois e a primeira vez que estou a participar no forum.
Se for o caso, peco antecipadamente as minhas desculpas.

Eu sou neto do Eduardo Dias Capela, (neto de Domingos Dias Capela) e Sofia Ismenia de Almeida Capela. O irmao do meu pai Humberto apesar de mais novo casou primeiro. A mae pediu que os netos fossem registados com o apelido Capella com dois LL "pois era nosso direito". Tanto o meu tio como o meu pai assim o fizeram. O meu pai um dia disse-me que um dia me havia de explicar o porque, mas infelizmente partiu sem o fazer. Mea Culpa!

A minha pregunta e se alguem sabe explicar a razao de uns usarem o mesmo nome com um L e outros com LL? O caro Joao escreve o nome Capella com dois LLs. E de notar que em todos os meus documentos o meu pai e mae, assim como avos aparecem c dois LLs apesar de terem as certidoes de nascimento c um L.

Obrigado e os meus cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Capellas, Angeja

#425084 | Jorge Resende | 22 jun 2020 19:53 | Em resposta a: #197851

att João

https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1166884 tif 29 batismo de António seu bisavô

Resposta

Link directo:

Capellas, Angeja

#425085 | Jorge Resende | 22 jun 2020 20:23 | Em resposta a: #197851

João


https://digitarq.adstb.arquivos.pt/viewer?id=1208277 tifs 56-57 batismo de maria joana mendes, (casada com António dias capel)a), no Montijo, em . 1877

Resposta

Link directo:

Capellas, Angeja

#425086 | Jorge Resende | 22 jun 2020 20:33 | Em resposta a: #197851

João

https://digitarq.adstb.arquivos.pt/viewer?id=1422679 tifs 40-41 casamento de António e maria joana, montijo.
Presumo que António não fosse advogado, mas oficial de justiça ( a menos que posteriormente se tivesse licenciado em direito)

Resposta

Link directo:

Capellas, Angeja

#425087 | Jorge Resende | 22 jun 2020 21:03 | Em resposta a: #197851

https://digitarq.adstb.arquivos.pt/viewer?id=1250148


INVENTARIO ORFANOLOGICO APÓS MORTE DE ANTÓNIO DIAS CAPELA

ATT JOÃO

Resposta

Link directo:

Capellas, Angeja

#427442 | biblos | 25 set 2020 02:27 | Em resposta a: #425067

Boa noite,

So agora reparei na sua mensagem.

Tenho muito gosto em encontra-lo aqui ja que os nossos avos eram primos direitos, e duplamente, uma vez que o Eduardo Dias Capella, Sofia Ismenia de Almeida Capella e Joaquim Manuel Mendes Dias Capella eram todos netos de Domingos Dias Capella e Ana Ferreira de Jesus (Eduardo atraves de Maria Rita Ferreira de Jesus, Sofia atraves de Guilherme Dias Capella, e Joaquim atraves de Antonio Dias Capella).

Temos na familia algumas cartas escritas pelos seus avos Eduardo e Sofia as minhas tias Ilda e Adelaide Mendes Capella. Temos ainda muitas fotografias vossas, incluindo das vossas casas de Mocambique, em Lourenco Marques e Mohambe. Relativamente ao LLs, o mesmo problema logistico aplica-se ao nosso ramo da familia. :) Fique com o meu email: joao.capella.ramos@gmail.com.

Um abraco,
Joao Capella Ramos

Resposta

Link directo:

Capellas, Angeja

#440455 | capellap | 13 abr 2022 02:26 | Em resposta a: #427442

Caro João,
Já tive oportunidade de responder a esta sua nota, para o endereçado de email que aqui deixou. Como deve calcular tudo que possa partilhar acerca dos meus avós será sempre bem vindo, em especial fotos da Muhambe que só tive a oportunidade de visitar duas vezes. Vivo em Londres e raramente vou a Portugal mas seria converte-sa um incentivo fazer-lhe uma visita. Acerca do nome Capella encontrei a razão pelos dois LL’s. E que o nome tem origem em Espanha, onde temos também um extensa família. Com os acordos ortográficos um dos L’s for sacrificado, no entanto o meu bisavô Guilherme na certidão de bapismo ainda tem o nome completo.
Aguardo notícias suas,
Os meus cumprimentos
Pedro Capella

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 12:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen