mogadouro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

mogadouro

#200037 | silascoelh | 11 jun 2008 02:47

Gostaria de saber se algum dos senhores possui maiores informacoes sobre o seguinte:

Maria Albertina Vicente (Mogadouro/Vila Dos Sinos - 09/set/1902), filha de Maria Jose Serrano (Vilarinho dos Galegos) e Cassemiro de Assuncao (Vila dos Sinos), filhos respectivamente de Manuel Serrano e Josefa Serrano, ?? Canuto e Josefa Ermelinda

Existe algum sitio que possa procurar estas familias, nao obitive progresso na Torre do Tombo (Nao estou muito familiarizado).

Agradeco qualquer ajuda

Obrigado

Silas Marques Coelho

Resposta

Link directo:

Mogadouro

#200129 | salen | 11 jun 2008 23:32 | Em resposta a: #200037

Caro participante,
1. não pense que pode fazer 'pesquisa on-line': estamos ainda muito longe disso, em praticamente todo o mundo. Quando muito pode escrever para as instituições e ou a pesquisa é grátis ou é paga, mas alguém tem que pôr o nariz no pó dos livros, espirrar umas quantas vezes e de lá tirar a informação. A excepção são os microfilmes dos 'mórmons', mas também têm o seu custo;
2. Vila dos Sinos penso eu, é uma povoação da Freguesia (civil) de Vilarinho dos Galegos, Concelho de Mogadouro, Distrito de Bragança. Como tal, os livros deveriam estar todos em Bragança. Mas é uma paróquia que foi da Diocese de Braga, e por isso, tudo o que tiver de pesquisar antes de 1882, provavelmente terá que fazê-lo no Distrital de Braga.
Esta última observação decorre na suposição de que o que quer fazer é 'genealogia', uma vez que se fosse o seu interesse apenas um processo de obtenção de nacionalidade 'automática' para quem tenha bisavós portugueses (que não tenham passado oficialmente essa nacionalidade a filhos e netos) isto seria trabalho perdido (segundo informações que correm neste mesmo site). Mas como não deve ser esse o caso, não faça caso.
Boas pesquisas e se tiver mais dúvidas, volte a este seu tópico (não precisa abrir outro).
VFerreira

Resposta

Link directo:

RE: Mogadouro

#200144 | silascoelh | 12 jun 2008 02:50 | Em resposta a: #200129

VFerreira

Obrigado pela indicacao, estive em Portugal, mais especificamente em Mogadouro a alguns meses, e de la obtive um pedaco de minha Genealogia (E o que busco). Mas nao consigo fazer isto sempre, sou Brasileiro mas moro nos Estados Unidos, ou seja Europa somente de vez em quando.
Foi por isto que propus a 'troca' de pesquisas. Tenho nome/data de nascimento de um dos meus bisavos, e gostaria agora de chegar ateh meus trisavos (so tenho um nome, sem data). Receio que a Certidao de nascimento do meu bisavo, nao de a data de nascimento do meus trisavos e portanto estou meio parado. Voce tem alguma dica de como posso andar um pouco mais?

Achei a lista de Nascimentos de Mogadouro no site dos Mormons, vc sabe se eles tem algum servico de copia (ou algo assim) dos microfilmes?

Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Mogadouro

#200227 | salen | 12 jun 2008 23:58 | Em resposta a: #200144

Caro participante,
1. veja os intervalos de datas na listagem dos 'mórmons' e logo vê se têm ou não os livros das paróquias que lhe interessam;
2. para descobrir o registo de Baptismo (ou Nascimento, a partir de 1911), tem que ter sempre o nome cristão da pessoa (no caso do registo de Baptismo só aparece o nome, sem apelidos), a data do evento (uma vez que há muitas Marias, Joões, Manéis, etc. e cada localidade), os nomes dos pais (para diferenciar de dois Josés baptizados no mesmo dia) e a localidade (uma vez que na mesma Freguesia poderão coincidir duas pessoas com mesmo nome e pais de nomes muito semelhantes, mas moradores ou naturais de duas localidades diferentes). Quando falta um desses dados podemos ter dúvidas, embora com nome, data e freguesia já se consiga qualquer coisa;
3. procure o site do IANTT (Inatituto dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo), vá à esquerda a 'Arquivos' e abrindo 'links' veja se consegue chegar à lista de endereços de e-mail do A.Distrital de Bragança. Envie-lhes os seus dados e intenções e logo vê o que eles lhe dizem
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Mogadouro

#200236 | silascoelh | 13 jun 2008 01:43 | Em resposta a: #200227

VF

Poxa excelente dica do IANTT, encontrei alguns caminhos por la, me do a referencia dos livros de Mogadouro, isto quer dizer que eles estao digitalizados? Fui indo dentro da hierarquia, mas parece que nao sai do mesmo lugar, o link que teve eh mais ou menos o seguinte:

CódigoReferência PT-ADBGC-MGD34/01
Título Registos de Baptismos
Datas 1860-1911
NívelDescrição Série
DimensãoSuporte 34 Liv.
EntidadeDetentora Arquivo Distrital de Bragança
Aviso Aberto

Sendo que o Titulo PT-AD..... eh um hiperlink. O que posso fazer com isto? Depois disto somente papel? Ou eu eh que nao estou sabendo 'operar' o IANTT?

mais uma vez muito obrigado

Silas

Resposta

Link directo:

Não há pesquisas on-line de paroquiais

#200298 | salen | 13 jun 2008 23:02 | Em resposta a: #200236

Caro participante,

Apenas chegou à descrição do livro: PT deve ser Portugal, AD é Arquivo Distrital, BG é Bragança e o restante da sopa de letras é meramente um descritivo. Só fica a saber que existe um livro que cobre um intervalo de datas. Não há - até onde eu saiba - livros paroquiais digitalizados. Se quiser ver os registos, ou vai lá, ou manda lá alguém, ou escreve para o Arquivo (faça a pesquisa no gog...etc de 'Arquivo Distrital de Bragança'), ou vai à caça de uma 'biblioteca genealógica mórmon' e pergunta se eles microfilmaram os livros de Mogadouro.

A propósito, andaram pelos vistos a mudar o IANTT para uma coisa a que chamam Direcção Geral dos Arquivos. O site a que me referia já não existe, e o 'novo' é uma bodega, até ver, nada amigo do utilizador e graficamente comparável ao de uma qualquer organização islâmica somali dissidente ...

Cumprimentos.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

mogadouro por fv?

#211032 | magonia | 20 out 2008 00:49 | Em resposta a: #200298

tenho tentado por diversas vezes feito um apelo, uma neta de bastante idade, do general antónio nogueira soares, me disse que ele foi sepultado em mogadouro, com os anos ela pensa ser esse a localidade seré que me podem ajudar?agradeço.maria

Resposta

Link directo:

Mogadouro

#211232 | salen | 21 out 2008 19:28 | Em resposta a: #211032

Cara Senhora,
O que escreve deixa-me solidário com a sua aflição, mas completamente incapaz de a ajudar:
- o que pretende? Um registo de óbito? Apenas saber a campa do cemitério?...
- de que século fala? XX? XIX?
A única coisa de concreto é um nome de um Militar, membro do Corpo de Estado Maior, General de Divisão António Nogueira Soares que segundo a wikipédia, em 1890 (1890-1893) assume o comando do Batalhão de Adidos, cuja missão passa pela formação do secretariado militar, funcionando assim como uma Escola Prática. Neste site até tem uma fotografia dele (3w.exercito.pt/portal/exercito/_specific/public/allbrowsers/asp/acessibilidade/comandantes.asp?ueo_id=0).
Tendo sido um militar prestigiado, se se dirigir ao Museu Histórico Militar (procure o endereço electrónico em qualquer motor de busca) e pedir informações sobre ele é provável que, justificando o pedido com alguns argumentos que lhe forem pedisos, lhe facultem as informações que pretende (... que ainda não sei quais são).
Cumprimentos e boa sorte.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 04:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen