Ilha Terceira - Pedido colaboração

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Ilha Terceira - Pedido colaboração

#202140 | Maria M Luz | 02 jul 2008 21:46

Gostaria de obter informações a respeito de Manoel Homem Lobo casado com Beatriz Nunes, naturais da Ilha Terceira. Não sei o nome das Freguesias onde viveram nem datas a respeito dos dois. Fiz estudos de seus descendentes que imigraram, para a Freguesia de Nossa Senhora do Desterro, Santa Catarina, Brasil. Aceito informações o colaboração dos confrades.
Maria Helena.

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#202185 | franciscamoreira | 03 jul 2008 11:08 | Em resposta a: #202140

Cara Maria Helena,

Há um João Homem Lobo que viveu nas Quatro Ribeiras, Agualva, na Ilha Terceira .Comprou os moinhos das Quatro Ribeiras em 1694

Cumprimentos
Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#209892 | JoãoGarcia | 05 out 2008 01:04 | Em resposta a: #202140

Sobre o seu Manuel Homem Lobo, tem a seguinte dedução genealógica:

1 GONÇALO ANES MACHADO - Nasceu na ilha Terceira cerca de 1550. Casou com Inês Fernandes. Pais de:

2 PEDRO VAZ LOBO - Nasceu na antiga vila de S. Sebastião, Terceira. Casou na freguesia da Vila Nova, Terceira, a 19.11.1599. Pais de:

3 JOÃO BAPTISTA LOBO - Batizado na Vila Nova a 28.7.1610. Sendo viúvo de Águeda Ferreira, casou 2ª vez com Isabel Homem da Costa e desta teve:

4 MIGUEL HOMEM LOBO - Batizado na Vila Nova a 7.1.1646 e morreu na Vila Nova a 7.1.1710. Casou com Maria da Costa. Pais de:

5 MANUEL HOMEM LOBO - Batizado na Vila Nova a 27.5.1678. Casou nas Quatro Ribeiras (Stª Beatriz) a 23.10.1707 com Beatriz Álvares (e não Nunes), batizada nas Quatro Ribeiras a 28.1.1686, filha de Inácio Dias, natural de S. Pedro dos Biscoitos, e de Maria Álvares, falecida nas Quatro Ribeiras a 30.4.1707; neta paterna de Manuel Álvares e de Isabel Dias; neta materna de Manuel Álvares e de Beatriz de Sousa, falecida nas Quatro Ribeiras a 25.1.1694. Pais de:

6 ROSA INÁCIA - Nasceu na Vila Nova a 11.4.1715. Casou na Vila Nova a 10.7.1740 com Joaquim Pacheco, nascido na Vila Nova a 21.2.1715 e morreu no Desterro, Stª Catarina, Brasil (SC) a 2.5.1798, filho de João Nunes Pacheco e de Bárbara Nunes. Com descendência no Brasil (SC) para onde o casal emigrou.

Eis o que tenho sumariamente na minha obra Genealogias da Ilha Terceira (ver Volume 5º, página 588), publicada em 2007 de parceria com o genealogiasta terceirense António Ornelas Mendes.

Cumprimentos

Jorge Forjaz

Favor informar-me se é isto que pretendia e mande-me a descendência brasileira que souber, para podermos actualizar a linha genealógica.

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#209945 | Maria M Luz | 05 out 2008 20:10 | Em resposta a: #209892

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a pronta resposta dos companheiros de fórum Francisca e Jorge Forjaz. Era isso mesmo que eu estava procurando. Rosa Ignácia casada com Joaquim Pacheco, pelo que consegui apurar teve os seguintes filhos:
1.José Joaquim Pacheco que aqui na Vila do Desterro tornou-se testamenteiro casou-se com Vitória Maria de Ascenção, filha de Manoel José Silveira de Almeida e Maria Antônia em 01.07.1776 na Freguesia de N. Sra. do Desterro. Eles tiveram os seguintes filhos: Ana Maria de Ascenção casada com Manoel de Avila da Rocha em 29.05.1800; Rosa Ignácia casada com Francisco Anrtônio Rodrigues em 09.07.1801; Joaquim José casado com Maria de Jesus (1) em 10.01.1805, com Ana Maria de Sá Rabello (2) em 15.11.1819 e com Anna Joaquina (3); Maria Joaquina casada com Antônio Pereira de Miranda em 17.11.1808; Eufrasia Maria cadada com Victorino José Martins em 18.03.1813; Antônia de Ascenção (* 1792 e fal. em 05.04.1800); Manoel Joaquim (gêmeo) nas em 27.11.1798 casado com Teresa Rosa da Conceição em 20.02.1813; Josefa Rosa (gêmea) nas em 17.11.1798 casada com José Antônio Teixeira em 23.11.1822; Antônio José casado com Francisca Maria do Livramento em 04.07.1816; Felicidade dos Passos (26.03.1802 e bat em 03.04.1802 casada com Constantino José Cardoso em 11.07.1818, Manoel José casado com Damiana Rosa em 11.01.1819; Maria Antônia; João Antônio casado em 05.10.1822 com Joanna Ignácia (ou Rosa); Catarina de Jesus casada com Marcellino Gomes; Anna Joaquina casada com João Antônio Caetano de Mello em 1812; Maria Rosa; Laurindo, Bernardina Maria casada com Damasio Antônio Cordeiro em 06.02.1832.

2.Catarina de Jesus que casou com Francisco Coelho.

3. Ignácia Perpétua

4. Maria Ignácia.

Pelos documentos da Curia de Florianópolis todos os quatro filhos nasceram na Ilha Terceira e muito provável na Freguesia do Espírito Santo em Vila Nova. mas não tenho esses dados.
Sou descendente pela minha parte materna de Joaquim José Pacheco que faleceu no Desterro em 26.09.1824.
Para que o Sr. possa ter uma idéia do tamanho da família que esses açoreanos formaram em solo catarinense veja a seguinte relação: Eu Maria Helena, filha de Zulma, neta de Francisca Sybilla, bisneta de Mauricio Antônio Correia de Mello, trineteta de Anna Francisca do Livramento, quadrineta de Antônio José Pacheco, pentaneta de José Joaquim Pacheco e Vitória Maria de Ascenção.
Como tenho dois filhos e já sou avó de Matheus que nasceu em 28.02.2008 esta família ainda está a florescer aqui em Florianópolis. Atualmente pertenço ao Instituto de Genealogia de Santa Catarina, criado há pouco mais de dois anos. Espero ainda contribuir em muito com a genealogia de meu país.
Mais uma vez muito obrigada pela contribuição. Um grande abraço e coloco-me a sua disposição para enriquecer com minha humilde colaboração a sua grandiosa obra sobre a Genealogia Terceirense que um dia se Deus me permitir irei adquirí-la.
Como sou uma professora aposentada acho que ainda vai demorar um bom tempo, mas é o mei sonho de consumo. Nem que sweja para deixar como herança para o IGSC.
Maria Helena.

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#209977 | Maria M Luz | 06 out 2008 03:55 | Em resposta a: #209892

Retificando mensagem anterior: Filhos de Joaquim Pacheco Nunes e Rosa Ignácia: Todos nascidos na Ilha Terceira.

1. José Joaquim Pacheco casado co Vitória de Ascenção em 01.07.1776

2. Ignácia Perpétua Rosa (+ ou - 1734) casada com Manoel Ramos Nunes, filho de Manoel Nunes Mendes e Maria dos Anjos da Freguesia das Lages, Ilha Terceira.

3. Maria Ignácia bat em 18.11.1760 Freg. Espírito Santo

3. Catarina de Jesus Freg. Esp. Sto. casada com João Francisco Coelho da Freg. de São Pedro

4. Vivência Rosa casada com Manoel de Souza Quadros nascido em 03.01.1752 na Vila das Velas, Ilha de São Jorge.

5. Catarina Pacheco nascida em 24.08.1743 Freg. esp. Sto e batizada em 01.09.1743

6. Catarina Pacheco nascida em 07.04.1745 Freg. Esp. Sto. e batizada em 25.04.1745.

7. José Pacheco nascido em 05.06.1747 Freg. Esp. Sto e batizado em 12.11.1757

8. Maria Ignácia nasacida na mesma Freg. acima citada e batizada em 18.11.1760.

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#210051 | Maria M Luz | 06 out 2008 23:41 | Em resposta a: #209977

Caro Sr. Jorge Forjaz
Não querendo abusar de sua amabilidade já que me forneceu os dados sobre meus ancestrais terceirenses, pediria-lhe mais um favor. Preciso encontrar dados sobre Mateus Lourenço Coelho da Freguesia de Santa Beatriz, Ilha Terceira, casado com Anna Rosa. Eles imigraram para a Freguesia de N. Sra do Desterro, atualmente Florianópolis, Santa Catarina, Brasil onde tiveram descendentes. Mateus Lourenço Coelho ainda estava vivo em 03.06.1805 quando batizou sua bisneta Dorotéa. Se por ventura o Sr. tiver em sua obra, seus ascendentes e descendentes ficaria imensamente agradecida se tivesse esses dados.Não sei nada sobre o sobrenome de Anna Rosa. Mais uma vez, coloco-me à sua disposição para revelar descendentes brasileiros (catarinenses) desses seus terceirenses qie para cá imigraram.
Atenciosamente.
Maria Helena.

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#211672 | luizinho | 26 out 2008 18:18 | Em resposta a: #210051

Sr. Jorge Ferraz.
Meu 6° avô Manoel Pacheco de Faria, natural da Freg. de Sto Antonio -Porto do Judeu,n. em 17.02.1690 era filho de Antonio Pacheco (?) Machado e de Anna Ferreira chegou aqui no Brasil em meados de 1750, era casado com Francisca de Castro,filha de Manoel Correia Gomes e de Ursula de Castro(Crasto), nascida no mesmo local em 02.08.1691, que faleceu aí em S.Sebastião, Angra do Heroismo em 03.03.1771, não consegui saber se ela veio e depois voltou.
Vieram ou veio com varios filhos, todos nascidos em Porto do Judeu, a saber: Manuel,15.02.1714, João, 13.08.1716, José 11.03.1727,Martinho,27.02.1730(meu 5° avô). , e Rosa 18.03.1723. Os outros filhos Domingas 11.02.1718, Francisco 29.08.1720, Antonio 27.11.1725, ainda não consegui localizá-lo aqui no Brasil.
Consegui chegar até aqui graças a ajuda de vários companheiros do Forum, bem como, dos setores da Administração da Ilha Terceira.
Todos os filhos do citado 6° avô com minha 6a. avó, chegaram aqui, no Brasil, com o sobrenome Pacheco Lima, que se espalhou por várias gerações.
Pediria a gentileza , caso fose possivel, de me ajudar a encontrar os antepassados
deste meu avô e avó que originou o sobrenome dos PACHECO LIMA.
Pesquisei na internet no livro da Ilha 3a., e lá tem varias famílias com aquele sobrenome, mas, talvez por ser ainda novo na pesquisa, mas velho na idade (75 anos), não consigo fechar este iato.
Antecipadamente agradeço.
Saudações
Luiz Agusto

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#212870 | luizinho | 09 nov 2008 12:01 | Em resposta a: #211672

Sr.Jorge Forjaz.
Em 26 de outubro passado fiz uma correspondencia a V.S., mas por um lapso, ou talvez um pouco da senilidade, escrevi Ferraz ao invés de Forjaz, o que peço minhas desculpas.
Transcrevo abaixo a referida correspondencia, pois tenho muita esperança na ajuda de V.Senhoria :

Meu 6° avô Manoel Pacheco de Faria, natural da Freg. de Sto Antonio -Porto do Judeu,n. em 17.02.1690 era filho de Antonio Pacheco (?) Machado e de Anna Ferreira chegou aqui no Brasil em meados de 1750, era casado com Francisca de Castro,filha de Manoel Correia Gomes e de Ursula de Castro(Crasto), nascida no mesmo local em 02.08.1691, que faleceu aí em S.Sebastião, Angra do Heroismo em 03.03.1771, não consegui saber se ela veio e depois voltou.
Vieram ou veio com varios filhos, todos nascidos em Porto do Judeu, a saber: Manuel,15.02.1714, João, 13.08.1716, José 11.03.1727,Martinho,27.02.1730(meu 5° avô). , e Rosa 18.03.1723. Os outros filhos Domingas 11.02.1718, Francisco 29.08.1720, Antonio 27.11.1725, ainda não consegui localizá-lo aqui no Brasil.
Consegui chegar até aqui graças a ajuda de vários companheiros do Forum, bem como, dos setores da Administração da Ilha Terceira.
Todos os filhos do citado 6° avô com minha 6a. avó, chegaram aqui, no Brasil, com o sobrenome Pacheco Lima, que se espalhou por várias gerações.
Pediria a gentileza , caso fose possivel, de me ajudar a encontrar os antepassados
deste meu avô e avó que originou o sobrenome dos PACHECO LIMA.
Pesquisei na internet no livro da Ilha 3a., e lá tem varias famílias com aquele sobrenome, mas, talvez por ser ainda novo na pesquisa, mas velho na idade (75 anos), não consigo fechar este iato.
Antecipadamente agradeço.
Saudações
Luiz Agusto

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#219395 | Maria M Luz | 24 jan 2009 03:23 | Em resposta a: #209892

Sr. Jorge Forjaz
Gostaria de saber se recebeu minha mensagem com os descendentes de Manuel Homem Lobo, do qual me enviou preciosa colaboração.
Um abraço de uma catarinense ao tão famoso genealogista da Ilha Terceira.
Maria Helena

Resposta

Link directo:

Ilha Terceira - Pedido colaboração

#219397 | Lourval | 24 jan 2009 04:17 | Em resposta a: #209892

Caro Jorge Forjaz,

Estou tendo dificuldades em avançar minha pesquisa em Santa Catarina pois a Cúria de Florianópolis não efetua pesquisa. Eles abrem o arquivo ao público mas moro cerca de 700 km de lá.

Por outro lado os microfilmes da Igreja dos Mórmons tardam a chegar. Pedi vários há meses e até agora não recebi nenhum.

O confrade Jones foi muito gentil e eu avancei um tanto mas não cheguei conclusivamente aos açorianos. Mas creio que estou a uma ou duas gerações deles.

Vou citar aqui alguns nomes a que cheguei e gostaria de saber se você conhece alguns deles:

Manuel Jorge de Oliveira e Genoveva Rosa de Jesus nascidos cerca de 1790;

Antão Gonçalves da Costa e Marta Maria de Jesus. Ele nascido em 1732 e ela cerca de 1752;

Tomás Cordeiro e Maria Clara de Jesus nascidos cerca de 1760;

Manuel Jorge Chaves do Nascimento e Francisca de Oliveira nascidos cerca de 1760.

Agradeço antecipadamente sua colaboração
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#219477 | Maria M Luz | 25 jan 2009 02:06 | Em resposta a: #219397

Prezado Lourval
Neste mesmo fórum, num estudo sobre os Oliveira de São Francisco do Sul, (dp Ricardo) encontrei uma referência qua talvez seja uma nova fonte de busca para ti. No ról de Vereadores da Câmara Francisquense em 1714, encontra-se Domingos Jorge Chaves, próximo os sobrenomes do seu Manuel Jorge Chaves que você procura. Espero ter-lhe ajudado.
Cordiais saudações.
Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#244821 | Maria M Luz | 23 nov 2009 21:02 | Em resposta a: #202140

Renovo pedido de colaboração de ancestrais na Ilha Terceira:
Mateus Lourenço Coelho por volta de 1748, nascido na Freguesia de Santa Beatriz, casado com Anna Maria Rosa da Freguesia de Santa Bárbara. Necessito para concluir estudo genealógico.
Agradeço contribuições
Maria Helena/ Brasil/ Santa Catarina

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#248811 | hd1234 | 30 jan 2010 01:37 | Em resposta a: #212870

Senhor Luiz Augusto, também interesso-me por esses seus ancestrais, que também são os meus. Sua 6ª avó Francisca de Castro era irmã de Maria de Crasto, casada com Mateus Lopes, meus 8º avós maternos. Seu ancestral Manuel Pacheco de Faria era sobrinho do meu ancestral Mateus Lopes.

Em Mariana MG, no Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese há o processo de habilitação às Ordens Sacras do Padre Antônio José Gomes, irmão do meu 5º avô paterno, José Cardoso de Lima. Eram filhos de Álvaro Cardoso de Lima e de Josefa Maria do Pilar. Álvaro Cardoso de Lima era irmão de Manuel Pacheco de Faria. No processo que referi há uma certidão de casamento lavrada pelo Pároco de Santo Antônio do Porto Judeu. Ei-la:

''Certifico outrossim, que revendo os Livros dos Cazamentos desta dita Parochial, em hum delles a fl. 17 v.º achey hum Termo do theor seguinte:

Em os sete dias do mes de Junho de mil seis centos, oitenta, e oito annos por mandado do Reverendo Vigario Geral Pedro de Alpoim e Souza, recebi in facie Ecclesiae, a Antonio Machado Cardozo filho de Antonio Machado, e de sua mulher Maria Pacheco freguezes da Parochial do Martir Sam Sebastiaõ com Anna Ferreyra Leonardes filha de Lazaro Ferreyra, e de sua mulher Maria Lopes freguezes desta Parochial de S.to Antonio do Porto Judeu. Foram testemunhas Manoel Fernandes Vargas, e João Caldeyra, e outras pessoas que prezentes estavam: e para que conste fiz este Termo hoje, dia, mes, e era ut supra // Antonio Borges Machado''.

Mateus Lopes era filho de Lázaro Ferreira e de Maria Lopes.

Certo de ter sido útil despeço-me, protestando estima e consideração.

João Paulo Ferreira de Assis

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pimentel de Mesquita/ Ormonde

#248830 | lmvp | 30 jan 2010 15:08 | Em resposta a: #248811

Caros confardes

Ao efectuar pesquisas na Curia Metropolitana do Rio de Janeiro, encontrei:
Rosa Bernarda de Jesus, nascida no Rio de Janeiro a 07.07.1748 e bp na Candelária , RJ a 18.07.1748, filha de Manuel Pimentel de Mesquita e de Inácia de Jesus Ormonde (casaram na freguesia da Candelária, RJ a 30.09.1743)

No assento de casamento, é referido que, Manuel Pimentel de Mesquita era viúvo de Isabel Margarida e filho de outro Manuel Pimentel de Mesquita e de Maria Madalena, todos naturais da freguesia de Stª Bárbara, Ilha Terceira, Açores.

De Inácia de Jesus Ormonde, é referido que é natural da freguesia de Stª Catarina do Cabo da Praia, Ilha Terceira, Açores, filha de António Cardoso e de Catarina da Assunção.

Antecipadamente agradeço qualquer informação adicional.
Cumprimentos,
Luís Vieira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#248886 | luizinho | 31 jan 2010 14:09 | Em resposta a: #248811

Prezado João Paulo.
Saudações
Sua correspondencia me deu novamente esperança de conseguir descobrir os antepassados do Manoel Pacheco de Faria, e de sua esposa Francisca Crasto.
Tenho alguns xerox de n.c e obitos, daquela epoca .
Meu email é luizinhodragerarrobayahoopontocompontobr
Caso lhe interesse mandarei para você como anexos, se não der certo é só mandar o seu endereço que enviarei os xerox.
Agradeço sinceramente a sua gentileza.
Muito Obrigado.
Saudações
Luiz Augusto Silva
B.Hte.-MG

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#248915 | hd1234 | 31 jan 2010 20:28 | Em resposta a: #248886

Prezado Senhor Luiz Augusto:


Sim, interesso-me pelos xerox. Vou enviar-lhe um email em privado. A propósito: o senhor já visitou a página do Centro de Conhecimento dos Açores? Nesta página, tão logo o senhor entre nela, clique em Registos Paroquiais. Abre-se nova página e o senhor clica em Angra do Heroísmo. Abre-se ainda uma terceira e o senhor clica em Porto Judeu. Desta freguesia dos nossos ancestrais, os batismos são de 1643, os casamentos, apenas de 1672, e os óbitos são de 1831.

Saudações do amigo João Paulo.

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#250728 | luizinho | 01 mar 2010 11:02 | Em resposta a: #248915

Caro João Paulo.

Saudações.

Agradeço as dicas sobre o Centro de Conhecimento dos Açores. Não enviei os xerox uma vez que não recebí o seu email ou seu endereço postal, o que acho seria melhor. Você mora em Ressaquinha MG? Eu moro em B.Hte.

Saudações

Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#250789 | hd1234 | 02 mar 2010 05:25 | Em resposta a: #250728

Prezado parente Luiz Augusto


Tentei entrar em contato consigo, mas não sei se digitei errado e não houve possibilidade. Passarei o meu email e meu endereço para o Moderador, e ele comunicar-lhe-á.

Saudações do João Paulo.

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#250799 | jmsmendes1 | 02 mar 2010 11:43 | Em resposta a: #244821

Ex.ma Senhora D. Maria Helena

Lendo o seu pedido, procurei ver se encontrava o casamento de Mateus Lourenço Coelho com Ana Maria Rosa, natural de S. Bárbara.
Como é norma corrente, o casamento costuma-se a realizar na freguesia da noiva.
Ora na Igreja de Santa Bárbara da ilha Terceira não se realizou tal casamento. Infelizmente, é esta notícia negativa que lhe posso fornecer.

Cumprimentos
João Maria Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#250981 | Maria M Luz | 04 mar 2010 19:58 | Em resposta a: #250799

Prezado Sr. João Maria Mendes
Agradeço sua valorosa contribuição ao meu questionamento sobre o casamento de Mateus Lourenço Coelho, mas já desvendei o mistério. Penso que eles casaram aqui mesmo na Freguesia de Nossa Senhora do Desterro ou na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, ambas na Ilha de Santa Catarina, visto terem nascidos todos os filhos aqui e batizados nestas freguesias acima citadas.
Agora resta-me encontrar o assentamento deste casamento,
Obrigada e fico a sua disposição para estes assuntos genealógicos aqui nesta Ilha.
Atenciosamente,
Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#251010 | jmsmendes1 | 05 mar 2010 10:48 | Em resposta a: #250981

Se encontrar o dito registo de casamento aí na Ilha de Santa Catarina, sabendo o nome dos pais de cada um dos nubentes, terei muito gosto em procurar os seus ascendentes aqui nesta Ilha Terceira.
Cumprimentos
João Maria Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#251156 | luizinho | 07 mar 2010 21:31 | Em resposta a: #251010

SR. João Maria Mendes

Saudações.

Meu 6° avô Manoel Pacheco de Faria, natural da Freg. de Sto Antônio -Porto do Judeu,n. em 17.02.1690 era filho de Antônio Pacheco (?) Machado e de Anna Ferreira. Chegou ao Brasil em meados de 1750, era casado com Francisca de Castro,filha de Manoel Correia Gomes e de Úrsula de Castro(Crasto), nascida no mesmo local em 02.08.1691, que faleceu aí em S.Sebastião, Angra do Heroísmo em 03.03.1771.
Veio com vários filhos, todos nascidos em Porto do Judeu, a saber: Manuel,15.02.1714, João, 13.08.1716, José 11.03.1727,Martinho,27.02.1730(meu 5° avô). , e Rosa 18.03.1723. Os outros filhos Domingas 11.02.1718, Francisco 29.08.1720, Antônio 27.11.1725, ainda não consegui localizá-lo aqui no Brasil.
Consegui chegar até aqui graças a ajuda de vários companheiros deste Forum (aeiou 2 Maria , hd 1234,Jorge Forjaz, e tantos outros) bem como, dos setores da Administração da Ilha Terceira.
Todos os filhos do citado 6° avô com minha 6a. avó, chegaram aqui, no Brasil, com o sobrenome Pacheco Lima, que se espalhou por várias gerações.
Pediria a gentileza , caso fosse possível, de me ajudar a encontrar os antepassados deste meu avô, que originou o sobrenome dos PACHECO LIMA.

RASCUNHOS:

Manoel Pacheco Faria ,meu 6° avô, n. 17.2.1690, cc. Francisca de Crasto em 28.11.1712, ele era filho de Antônio Pacheco Machado e de s/ mulher Anna Correia; e ela era filha de Manoel Correia Gomes e de sua mulher Úrsula de Crasto, cc. em 16.11.1682.

Infelizmente consegui chegar , sem confirmação, aos seguintes dados:
Pais do Antônio Pacheco Machado seriam:??
"em ...., nasceu Antônio, filho de Manoel Machado e de Ana "Bracelhos" . Padrinhos: João Machado e Margarida Machada.
Pais de Anna Correia, seria
Manoel Correia e Barbara Francisco
Estes são meus finais de linha,que não consigo ultrapassá-los.
Ante ao acima exposto, solicito a gentileza de sua ajuda, caso tenha conhecimento, desta minha família.
Saudações
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#251940 | luizinho | 19 mar 2010 22:59 | Em resposta a: #250789

Caro parente João Paulo.
Saudações

Escrevi para o moderador pedindo seu email e não recebí resposta.
Segue o meu novamente, luizinhodragerarrobayahoopontocompontobr
ou lslajinhaarrobaigpontocompontobr
Saudações
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#252310 | luizinho | 27 mar 2010 21:38 | Em resposta a: #251940

Caro parente João Paulo.
Saudações

Desculpe não aguardar a resposta de minha mensagem, mas a velhice está chegando e eu já estou "empacado" com os Pachecos Lima há bastante tempo.
Abaixo o nascimento do Manoel Pacheco de Faria: S.I - Paroquiais - SS.A. Concelho de Anfra do heroismo D,9 - Porto do Judeu - C- a - Baptismo - Livr n° 1 e 2 , fls 77 - v :
"Em os dezasete dias do mes de fevereiro da era de nil seiscentos e noventa, baptizei a Manoel filho de Antonio Pacheco Machado e de sua mulher Anna Correia. Forão padrinhos Antonio Candido e Maria Correia filha de D. Correia todos fregueses desta parochial de Santo Antonio do Porto Judeo e para que conste fiz esse termo hoje dia mes e era supra. Antonio Borges Machado."
Saudações
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#252819 | luizinho | 07 abr 2010 19:17 | Em resposta a: #248915

Caro João Paulo.
Saudações

Continuo aguardando seu email.
Saudações
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#254443 | Maria M Luz | 09 mai 2010 05:40 | Em resposta a: #251010

Prezado Sr. João Maria
Volto a lhe procurar para dar mais dados sobre o Matheus Lourenço Coelho.
Encontrei no Livro de Batizados da Freguesia de N. Sra. da Conceição da Lagoa (1751/1769) Fl. 196,(atual Lagoa da Conceição em Florianópolis, SC - Brasil) o batismo de:
Mateus - batizado em 09/04/1767, filho legítimo de Matheus Lourenço Coelho nascido e batizado na Freguesia de Santa Beatriz das quatro Ribeiras e de Anna Mauricia Rosa da Freguesia de Santa Bárbara das Nove Ribeiras, ambas na Ilha Terceira. Neto por parte paterna de Domingos Coelho e de sua mulher Bárbara da Cruz nat e batizado na Freguesia das Quatro Ribeiras e neto materno de Francisco da Rocha Puxa e sua mulher Bárbara da Conceição da Freguesia de Santa Bárbara.
Quem sabe se com estes dados seja mais fácil o senhor encontrar o casamento de Matheus Francisco e de Anna Mauricia.
Agradeço mais uma vez, essa sua busca, visto que não encontrei por aqui este casamento.
Um grande abraço.
Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#254527 | jmsmendes1 | 10 mai 2010 23:11 | Em resposta a: #254443

Senhora Dona Maria Helena

Esse registo de baptismo que encontrou é precioso para deslindar esta ascendência, embora permaneça uma questão por resolver como se verá.

1. Continuo sem encontrar o casamento de Mateus Lourenço Coelho com Ana Maurícia Rosa.

2. Todavia, da obra "Genealogias da Ilha Terceira", de António de Ornelas Mendes e Jorge Forjaz, transcrevo o seguinte:
"Mateus Lourenço Coelho, n. nas Quatro Ribeiras em 1698.
Capitão de ordenanças. Foi um dos mandantes da leva de casais que foi em 1750 para o Brasil, acompanhando-os até ao destino, a bordo do navio «Santana e Senhor do Bonfim» do capitão Francisco Manuel de Lima.
C. nas Quatro Ribeiras s 3.5.1736 com Margarida do Espírito Santo."
Nesta obra está a ascendência de Mateus Lourenço Coelho.

3. Na mesma obra, este Capitão Mateus Lourenço Coelho é dado como filho de Domingos Coelho e de Bárbara da Cruz, o que coincide com o registo de baptismo que encontrou.

4. Portanto, é provavel que tenha casado 2.ª vez, já aí no Brasil, com a Ana Maurícia Rosa.

5. Encontrei sim o casamento dos pais da Ana Maurícia: Francisco da Rocha "puxa", natural de S. Bartolomeu, casou em S. Bárbara a 15-11-1706 com Bárbara da Conceição. Ele é filho de Manuel da Rocha "puxa" e de Maria Nogueira, e ela de Manuel Fernandes e de Maria Cota.

Tenho estas ascendências, porém são demasiado longas para transcrever neste simpático forúm. Seria mais simples através de um e-mail seu.

Cumprimentos
João Maria Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#254552 | Maria M Luz | 11 mai 2010 21:19 | Em resposta a: #254527

Prezado Sr. João Maria
Como fico satisfeita em receber estas preciosas informações. Como tenho feito com as mensagens anteriores das ajudas que recebo através deste fórum, eu colocarei na íntegra a sua mensagem a mim enviada, no livro que estou terminando de elaborar.
Penso que é uma maneira de mostrar aos nossos descendentes e a toda a família, como conseguimos encontrar as informações que necessitávamos para concluir nosso estudo genealógico.
Quanto ao meu email é o seguinte: mariahelenamluz@gmail.com
Um grande abraço e me coloco ao seu dispor nas pesquisas aqui na Ilha de Santa Catarina
Até breve,
Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#255074 | Maria M Luz | 21 mai 2010 23:45 | Em resposta a: #219477

PARA LOURVAL
AHoje encontrei o óbito de SALVADOR JORGE CHAVES
falecido em 15/04/1806 na Vila dfo Desterro com todos os sacramentos, natural desta terra, com a idade de 30 anos, casado que era com Luiza e foi sepultado na Igreja em cova de fpabrica. (Livro de Óbito de Desterro Nº2 1804/1816 Fl.29v
Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#255701 | Maria M Luz | 31 mai 2010 21:10 | Em resposta a: #219397

Para Lourval
Encontrei no Livro de Óbitos de Desterro (1804/1816) Fl.145v

Manoel Gonçalves Chaves
Faleceu aos 11 de junho de 1812 com todos os sacramentos "de dores" cpm a idade de trinta e sete anos, natural da Praça de Chaves. viúvo de Rita Josepha e não teve filhos. Foi seu testamenteiro Ropque Rodrigues Prates. Foi encomendado e swepultado na Capela da Ordem terceira. Assina o Vig. Joaquim de Santa Anna Campos

Resposta

Link directo:

Manuel Jorge Gallo

#255708 | Lourval | 31 mai 2010 21:51 | Em resposta a: #255701

Cara Maria M Luz,

Obrigado pela sua atenção. Creio que você está se referindo ao Manuel Jorge de Oliveira cc Genoveva Rosa de Jesus cerca de 1810 em Porto Belo.

Tive a suspeita de que ele era filho de Manuel Jorge Chaves e de Francisca de Oliveira. Mas já não tenho mais tanta certeza.

Nunca encontrei o casamento deles em Porto Belo ou em Tijucas. Mas deve estar lá.

Para minha surpresa Manuel Jorge de Oliveira também era conhecido como Manuel Jorge Gallo. Vi isto no sítio dos mórmons. Será que era mesmo Gallo?

Manuel Jorge Gallo era o avô de minha trisavó Maria de Oliveira nascida em Porto Belo em 1841. Ela dizia que tinha parte com franceses. Será que este Gallo é francês?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Batismo em Porto Belo - SC

#255714 | Lourval | 31 mai 2010 22:27 | Em resposta a: #254552

Cara Maria Helena,

Se pudesse checar para mim o batismo de João, filho de José Dias de Oliveira e Efigênia Luísa, em 18-09-1836 em Porto Belo (Senhor Bom Jesus dos Aflitos), eu agradeceria.

Gostaria de saber se o nome do avô materno é realmente Manoel Jorge Gallo.

Agradeço antecipadamente
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Batismo em Porto Belo - SC

#255891 | Maria M Luz | 03 jun 2010 03:24 | Em resposta a: #255714

Sr. Lourval
Vou dar uma olhada neste assentamento e depois lhe repasso a resposta assim que tiver em mãos.
Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#255926 | luizinho | 03 jun 2010 22:45 | Em resposta a: #254527

Sr.João Maria Mendes.
Saudações.

Na procura de dados para poder escrever sobre, meus antepassados que vieram de Porto do Judeu, Ilha 3a. Açores, para o Brasil, deparei com sua mensagem na qual, no item 2, o senhor comenta sobre a leva de casais nos navios "Santana e Senhor do Bonfim", em 1750, para o Brasil.
Se possível, caso seja de seu conhecimento, pediria que me informasse onde poderia encontrar as informações( links,sites,livros e locais), sobre os motivos da vinda, relações dos passageiros, destino no Brasil, e o que mais houver.
Meus cordiais cumprimentos
Luiz Augussto

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#255967 | jmsmendes1 | 04 jun 2010 17:43 | Em resposta a: #255926

Caro Sr. Luiz Augusto

Segundo o que encontro na obra "Genealogias da Ilha Terceira" a referência ao navio (um e não vários) "Santana e Senhor do Bonfim" encontra-se no seguinte trabalho do autor brasileiro:

- Walter F. Piazza, "A Epopéia Açórico-Madeirense (1746-1756)", Funchal, Centro de Estudos de História do Atlântico, 1999, p. 302.

Cumprimentos
João Maria Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Batismo em Porto Belo - SC

#256528 | Maria M Luz | 14 jun 2010 23:34 | Em resposta a: #255714

Sr. Lourval
Segue seu pedido de confirmação no LB de Porto Belo:

"Aos dezoito dias do mes de setembro de mil oitocentos e trinta e seis nesta Matriz da Vila de Porto Bello, baptizei e pus os Santos Óleos a João, innocente com oito meses de nascido filho de José Dias d'Oliveira e de sua mulher Efigenia Luisa, natural desta, avós paternos Jozé Dias d"Oliveira e Ignácia Fidelis, avós maternos Manoel Jorge Gallo e Genoveva Roza de Jesus e padrinhos José Francisco Vargas e sua mulher Ignácia da Conceição." , de acordo com o LB (1833/1842) Fl. 44v. Assina o documento o Vig. Francisco de Paula de Miranda.

Também fotografei este documento e posso lhe enviar por email se me mandar o endereço eletrônico
Maria Helena

Resposta

Link directo:

Batismo em Porto Belo - SC

#256547 | Lourval | 15 jun 2010 05:48 | Em resposta a: #256528

Cara Maria Helena,

Fico muito satisfeito. Obrigado.

Envie por favor para lourval arroba hotmail ponto com

Este Gallo ou me leva aos Açores ou à França. A neta de Manoel Jorge Gallo, trisavó de minha mãe, dizia-se "ter parte com franceses".

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#265289 | luizinho | 14 nov 2010 22:20 | Em resposta a: #255967

Caro sr. João Maria Mendes.

Agradeço as suas informações.
Desculpe o atraso .

Saudações
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pimentel de Mesquita/ Ormonde

#265297 | Gilson Nazareth | 15 nov 2010 02:01 | Em resposta a: #248830

Oi,Luiz

Tudo certo?
Fiz duas das 6 operações as quais tenho que me submeter.Fiz as de maior risco de vida,devo estar ótimo em abril.
Voltei a trabalhar.com genealogia, não larguei o jornalismo hora nenhuma.
Voltei pois aos Ferreira Vilaça porque tive duas tias-avós casadas com dois irmãos Ferreira Vilaça,eram corretores de café,uma professora no doutorado,também desta família e cnheço um membro da ABL Ferreira Vilaça:é gente bem interessante os atuais.
Vc tem alguma notícia para mim?
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#268590 | rgmatos | 14 jan 2011 14:53 | Em resposta a: #265289

Confrades,

Abusando da ajuda que vocês deram aos colegas de tópico, alguém poderia me encontrar uns assentos na freguesia de Lajes, na Ilha Terceira? Eu ficaria eternamente em débito!

É o seguinte:

Marianna Candida de Menezes casou-se em novembro 1875, no Rio de Janeiro, com Manoel Martins Valladão. Ambos eram naturais e baptizados em Lajes. Eles tiveram uma filha em 1883, cuja madrinha era uma certa Anna Martins Valladão.

Pais da noiva: João Muniz de Azevedo & Maria Candida de Menezes.

Pais do noivo: Manoel Martins Valladão & Lauriana Rosa.

Esses casais são meus 4° avós.

Qualquer ajuda é bem-vinda!

Abraços,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

Joaquim José dos Santos

#282528 | LOURENCOLX | 21 jul 2011 19:34 | Em resposta a: #202140

Caros confrades

Joaquim José dos Santos filho de Ignacio Rodrigues e Maria de Jesus, todos naturais da cidade de Angra, Ilha Terceira, casa em Viana do Castelo no ano de 1775.
Agradeço qualquer informação relacionada com o Joaquim, Ignacio e Maria.
Meus cumprimentos,
Fernando Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#282597 | 1385 | 22 jul 2011 14:10 | Em resposta a: #211672

Caro Luis Augusto e demais participantes neste tópico
sobre o António Pacheco Machado tenho alguns elementos que talvez possam ajudar


António Machado de Faria ( , falecido S.Seb 30.4.1702, no óbito é dado como natural de SS contando 70 anos,+ ou - De facto *14.12.1631 sendo pad Sebastião de Lemos e Inês Machado, contando pois 72 anos à data da morte Foi sepultado na matriz em cova sua.
Em 5 Março 1655, em S. Sebastião, António Machado, filho de António Machado de Faria, foi padrinho de Ursula, f.º de Pedro Machado e Maria da Silva
8.5.1647 * Maria f.ª de António Machado de Faria e de sua mulher Lucrécia Nunes pad Sebastião de Lemos e Maria Faleiro f.ª de Manuel Camelo
SS 28 11 1638 bap João f,º de António Machado de Faria e mer Lucrécia Nunes pad Manuel Machado e Maria de Antona fl. 36

Casou, cerca de 1651 como se verifica, com Maria Machado Pacheco Gato Valadão, (ou Maria Machado Pacheco, como também figura nalguns registos), baptizada em S. Sebastião em 22 de Agosto de 1632 como f.ª de Álvaro Pacheco Cardoso, da Ribeirinha, e de sua mer. Barbara Gatoa qua Maria sua mulherl faleceu a 12 de Janeiro de 1701, emS. Sebastião, tendo sido sepultada na cova de seu avô Baltazar Simões, na matriz.
Filhos de António Machado de Faria e de Maria Machado Pacheco Gato
5.3.1655 referido António Machado f.º de António Machado de Faria
António * SS 14.5.1659 pad seus (irmãos?) Manuel Machado e Maria Machado filhos de António Machado de Faria
Manuel * SS 26.10.1657. pad João Coelho, fº do cap. João Coelho Machado
Francisco Machdo +29.5.1692 f.º de António Machado de Faria, enterrado na matriz na sepultura de seus antepassados que tem o letreiro sepª de António Machado e seus herdeiros 18ª da 1:ª fiada.
5.3.1688 Bartolomeu Machado f.º de António Machado de Faria e de sua mãe Maria Pacheco mer de António Machado de Faria ;
4 Francisco Machado bpt SS 11 Outubro 1661 Pad Pedro Machado, filho de João Gonçalves Machado. Aí faleceu em 9 Maio 1692.
5 Sebastião , Bapt SS 25 Fev 1664 Padrinhos Manuel Tavares e Madalena de Freitas, filhos de Gaspar Lopes
6 João , Bapt SS 16 Fev 1666 Padrinhos Manuel Tavares e sua mer Maria Gato. Morreu criança.
7 João Pacheco Bapt SS 27 Fev 1667. Casou SS em 10 Dez 1703 com Maria Toste ttas Manuel Tavares e sua mer Maria Gato (acima)
8 Filipe Machado Fagundes, que segue
9 Mariana Fagundes,Bapt SS 11 Março 1673 Casou SS 5 Outu 1699 com António Machado de Brito. Casou 2.ª vez SS 9 Junh 1707 com João Lobão Botelho, viúvo de Maria Coelho, de Sta Cruz da Graciosa, filho de Maximiniano Picanço
Correia e de sua mulher Maria Fagundes (cuja filha Maria Fagundes Correia havia casado SS 1674 com Sebastião de Lemos de Faria, o moço, filho de Sebastião de Lemos de Faria e de sua mer Maria d'Antona, casados cerca 1633 em SS, ele f,º de António de Lemos de Faria e de Catarina Machado) s ttas Francisco Nunes e Amaro Teixeira
8.3.1688 Manuel Machado de Faria, f.º de Bartolomeu Machado de Faria +
1 Bartolomeu Machado de Faria (sobrinho) bap. SS 24 Agosto 1656 Padrinhos António Machado e Catarina Machado filhos ( tio materno?) de Sebastião Gato Valadão. Casou SS 22 Set 1698 com Águeda Lopes, viúva de Pedro Lourenço Machado. Pad António Machado de Brito e Catarina Machado, filhos de Sebastião Gato Valadão (acima)
2 Manuel, bap SS 26 Out 1657 Pad José Coelho, f.º do capitão João Coelho e de Antónia Vaz Homem
3 António Pacheco Cardoso,(ou Machado de Faria)bap SS 14 Maio 1659Pad (seus tios) Manuel Machado e Maria Machado filhos de António Machado de Faria. Casou no Porto Judeu 7 Junho 1688 com Ana Ferreira Leonardes. ttas Manuel Fernandes de Vargas e João Caldeira. Este casal teve, entre outros filhos:
1 Pedro Machado DE LIMA (recordando a ascendência Pacheco de Lima de sua avó Maria Machado Pacheco Gato Valadão) casou no Porto Judeu a 17 Set 1724 com Barbara da Conceição, bapt. no Porto Judeu, f.ª de Manuel Soares r dr sua mer Barbara de Azevedo. ttas João Pacheco e João Lobão Botelho, marido de Mariana Fagundes, tia do noivo (ambos assinaram o registo)
2 José Machado de Faria casou no Porto Judeu 16 Fev 1727 com Maria de S. João víuva de Domingos da Rocha, e filha de Pedro Machado Toledo e de Maria do Álamo de Andrade Este casal teve, entre outros, filho:
1José Machado Toledo, filho de José Machado (de Faria) e de sua mer Maria de S. João, casou no PJ em 15 Set 1771 com Mariana de S. José, f.ª de Manuel Simões Correia e de Antónia Mariana, todos fregueses do PJ. ttas António Machado Toledo, casado com Catarina de S. José e Manuel Simões Correia, pai da contraente.

E por sua vez
António Machado de Faria ( , falecido S.Seb 30.4.1702, no óbito é dado como natural de SS contando 70 anos,+ ou - De facto *14.12.1631 sendo pad Sebastião de Lemos e Inês Machado, contando pois 72 anos à data da morte Foi sepultado na matriz em cova sua.
Em 5 Março 1655, em S. Sebastião, António Machado, filho de António Machado de Faria, foi padrinho de Ursula, f.º de Pedro Machado e Maria da Silva
8.5.1647 * Maria f.ª de António Machado de Faria e de sua mulher Lucrécia Nunes pad Sebastião de Lemos e Maria Faleiro f.ª de Manuel Camelo
SS 28 11 1638 bap João f,º de António Machado de Faria e mer Lucrécia Nunes pad Manuel Machado e Maria de Antona fl. 36

Casou, cerca de 1651 como se verifica, com Maria Machado Pacheco Gato Valadão, (ou Maria Machado Pacheco, como também figura nalguns registos), baptizada em S. Sebastião em 22 de Agosto de 1632 como f.ª de Álvaro Pacheco Cardoso, da Ribeirinha, e de sua mer. Barbara Gatoa qua Maria sua mulherl faleceu a 12 de Janeiro de 1701, emS. Sebastião, tendo sido sepultada na cova de seu avô Baltazar Simões, na matriz.
Filhos de António Machado de Faria e de Maria Machado Pacheco Gato
5.3.1655 referido António Machado f.º de António Machado de Faria
António * SS 14.5.1659 pad seus (irmãos?) Manuel Machado e Maria Machado filhos de António Machado de Faria
Manuel * SS 26.10.1657. pad João Coelho, fº do cap. João Coelho Machado
Francisco Machdo +29.5.1692 f.º de António Machado de Faria, enterrado na matriz na sepultura de seus antepassados que tem o letreiro sepª de António Machado e seus herdeiros 18ª da 1:ª fiada.
5.3.1688 Bartolomeu Machado f.º de António Machado de Faria e de sua mãe Maria Pacheco mer de António Machado de Faria ;
4 Francisco Machado bpt SS 11 Outubro 1661 Pad Pedro Machado, filho de João Gonçalves Machado. Aí faleceu em 9 Maio 1692.
5 Sebastião , Bapt SS 25 Fev 1664 Padrinhos Manuel Tavares e Madalena de Freitas, filhos de Gaspar Lopes
6 João , Bapt SS 16 Fev 1666 Padrinhos Manuel Tavares e sua mer Maria Gato. Morreu criança.
7 João Pacheco Bapt SS 27 Fev 1667. Casou SS em 10 Dez 1703 com Maria Toste ttas Manuel Tavares e sua mer
Maria Gato (acima)
8 Filipe Machado Fagundes, que segue
9 Mariana Fagundes,Bapt SS 11 Março 1673 Casou SS 5 Outu 1699 com António Machado de Brito. Casou 2.ª vez SS 9 Junh 1707 com João Lobão Botelho, viúvo de Maria Coelho, de Sta Cruz da Graciosa, filho de Maximiniano Picanço
Correia e de sua mulher Maria Fagundes (cuja filha Maria Fagundes Correia havia casado SS 1674 com Sebastião de Lemos de Faria, o moço, filho de Sebastião de Lemos de Faria e de sua mer Maria d'Antona, casados cerca 1633 em SS, ele f,º de António de Lemos de Faria e de Catarina Machado) s ttas Francisco Nunes e Amaro Teixeira
8.3.1688 Manuel Machado de Faria, f.º de Bartolomeu Machado de Faria +
1 Bartolomeu Machado de Faria (sobrinho) bap. SS 24 Agosto 1656 Padrinhos António Machado e Catarina Machado filhos ( tio materno?) de Sebastião Gato Valadão. Casou SS 22 Set 1698 com Águeda Lopes, viúva de Pedro Lourenço Machado. Pad António Machado de Brito e Catarina Machado, filhos de Sebastião Gato Valadão (acima)
2 Manuel, bap SS 26 Out 1657 Pad José Coelho, f.º do capitão João Coelho e de Antónia Vaz Homem
3 António Pacheco Cardoso,(ou Machado de Faria)bap SS 14 Maio 1659Pad (seus tios) Manuel Machado e Maria Machado filhos de António Machado de Faria. Casou no Porto Judeu 7 Junho 1688 com Ana Ferreira Leonardes. ttas Manuel Fernandes de Vargas e João Caldeira. Este casal teve, entre outros filhos:
1 Pedro Machado DE LIMA (recordando a ascendência Pacheco de Lima de sua avó Maria Machado Pacheco Gato Valadão) casou no Porto Judeu a 17 Set 1724 com Barbara da Conceição, bapt. no Porto Judeu, f.ª de Manuel Soares r dr sua mer Barbara de Azevedo. ttas João Pacheco e João Lobão Botelho, marido de Mariana Fagundes, tia do noivo (ambos assinaram o registo)
2 José Machado de Faria casou no Porto Judeu 16 Fev 1727 com Maria de S. João víuva de Domingos da Rocha, e filha de Pedro Machado Toledo e de Maria do Álamo de Andrade Este casal teve, entre outros, filho:
1José Machado Toledo, filho de José Machado (de Faria) e de sua mer Maria de S. João, casou no PJ em 15 Set 1771 com Mariana de S. José, f.ª de Manuel Simões Correia e de Antónia Mariana, todos fregueses do PJ. ttas António Machado Toledo, casado com Catarina de S. José e Manuel Simões Correia, pai da contraente.

Acrescentando

Maria Machado Pacheco Gato Valadão, (ou Maria Machado Pacheco, como também figura nalguns registos), baptizada em S. Sebastião em 22 de Agosto de 1632 como f.ª de Álvaro Pacheco Cardoso, da Ribeirinha, e de sua mer. Barbara Gato, pad Sebastião Gato Machado e Clara Gil Faleceu a 12 de Janeiro de 1701, em S. Sebastião, tendo sido sepultada na cova de seu avô Baltazar Gonçalves Simões, na matriz.
A mãe, Barbara Gato, ainda era solteira em 19 Jan 1621 (S.Sebastião)

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido colaboração

#282615 | 1385 | 22 jul 2011 16:24 | Em resposta a: #282597

Caro Luis Augusto e de mais participantes no Tópico

Regressando aos progenitores António Machado de Faria (* São Sebastião *14.12.1631 + idem 30.4.1702, contando 70 anos pouco mais ou menos) e sua mulher (casados SS cerca de 1651 ) Maria Machado Pacheco Gato Valadão (* S. Sebastião 22.8. de 1632 + idem 12.1. 1701) - cujas ascendências o GENEALL entendeu por bem não prosseguir na minmha árvore no que a ele respeita, e não a entroncar a ela -
tenho o seguinte
António Machado de Faria filho de António Machado Fagundes que * Est 1600 e + S Sebastião 3 Dez 1661 casou (2.º casamento dela)
com Catarina Machado (ou Machado de Faria) *? e + cerca de 1637
António Machado Fagundes filho de Pedro Lourenço Machado * ilha do Faial Est 1570 e + S. SebastiãoBef 1631, e de sua mulher Maria Fernandes da Costa.
Pedro Lourenço Machado filho de Manuel de Lemos de Faria e de Sua Mulher Barbara Gularte Homem, entoncados em Furtado de Mendonça, cuja cota poderei fornecer
Maria Fernandes da Costa filha de Belchior Fernandes da Costa e de sua mulher Beatriz Pires de Toledo
Catarina Machado de Faria, acima, era filha deo capitão António de Lemos de Faria (não enntrei referência documental ao poto que é genealogicamente mencionado). Este último António fixou-se em S. Sebastião de Angra onde + 1 May 1651 e casou com Catarina Macchado Leonardes, deixando mais descendência conhecida na freguesia. Ele (António de Lemos de Faria) natural da ilha do Faial e entoncados em Furtado de Mendonça, cuja cota poderei fornecer
EXPLICANDO A RETOMA DOS APELIDOS PACHECO DE LIMA
Maria Machado Pacheco Gato Valadão (* S. Sebastião 22.8. de 1632 + idem 12.1. 1701) acima filha de Álvaro Pacheco Cardoso da Ribeirinha que casou antes de Out 1623 com Barbara Gato,

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido de colaboração 1235

#282648 | luizinho | 23 jul 2011 02:33 | Em resposta a: #282597

Meu caro .

Para lhe ser franco não tenho palavras para agradecer a sua ajuda.
Mais de 4 anos procurando, já havia deixado para continuar no final das outras familias que juntas contribuiram pela minha existência, 50% PORTUGUESES ( Pacheco Lima, Moraes,Carneiro Leão, Pereira Lima) e os outros 50% os holandeses.
Muito obrigado.
Saudações
Luizinho

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido de colaboração 1235

#282663 | 1385 | 23 jul 2011 12:38 | Em resposta a: #282648

Meu Caro Luis

Como a sua mensagem foi postada como 1235 e o meu nº de forum é o 1385 não tenho a certeza de que me haja sido dirijida. Se, por acaso foi, disponho de mais informação
Cumprimentos
MLM

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido de colaboração 1385

#282702 | luizinho | 23 jul 2011 21:51 | Em resposta a: #282663

Caro
MLM

Saudações.

Desculpe ter errado o número, estava tão ancioso em lhe agradecer que tentei procurar o seu nome, pois estava achando meio esquisito agradecer a um numero, ainda mais um assunto que me interessava demais.
Já há algum tempo comprei o CD Fenix Angrence (agora que peguei o CD,para lhe informar é que liguei o seu MLM ao Pe. Manuel Luis Maldonado, que é de sua autoria) achando que ia conseguir ligar a familia do meu 6° avô a alguma das famílias do CD, mas infelizmente não consegui.
O Manoel Pacheco Faria, quando chegou ao Brasil, com seus filhos sòmente 3 tinham o sobrenome "Pacheco Faria" os 5 restantes Pacheco Lima.
O interessante é que em todas as gerações, a partir do Manoel Pacheco Faria, mantiveram o nome MARTINHO PACHECO LIMA,
até 1900, quando só nasceram mulheres e colocaram o nomes de Martinha Pacheco Lima.
Esta semana estarei com visitas em casa e não terei tempo para a genealogia, mas o que o senhor tiver a respeito dos meus Pacheco Lima, receberei de braços abertos.
Muito obrigado pelo presente.
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido de colaboração 1385

#282706 | 1385 | 23 jul 2011 22:46 | Em resposta a: #282702

Meu Estimado Luis Augusto
Não é estranho que não tenha conseguido entroncar estes Machado de Faria Pacheco de Lima de S. Sebastião, Angra , dos quais alguns ramos se radicaram no Porto Judeu. Também são meus ascendentes e custou-me muitos meses de trabalho e virar os paroquiais e genealogistas antigos (pessoalmente dou mais crédito a Frei Diogo das Chagas, mais próximo no tempo e nuito informado) até compreender que o António Machado de Faria +1702 contando 70 anos pouco mais ao menos e sendo natural de S. Sebastião como refere o óbito, só poderia (eliminei as outras hipóteses uma a uma,) ser o filho de de António Machado (referido genealogicamente como António Machado Fagundes e de sua mulher Catarina Machado de Faria (nesse bapt figura apenas como Catarina Machado mas foi ela que transmitiu o apelido Faria) que nasceu em S. Sebastião 14.12.1631, precisante o possuidor da sepultura em que foi enterrado um seu neto e meu 10 "tio" Francisco Machado +29.5.1692 f.º de António Machado de Faria, enterrado na matriz de S. Sebastião, na sepultura de seus antepassados que tem o letreiro sepª de António Machado e seus herdeiros 18ª da 1:ª fiada.
Isto porquanto Catarina Machado de Faria mãe deste António Machado de Faria já era viúva de um primeiro casamento quando casou com António Machado Fagundes e morreu muito antes do marido.
Passando aos Pacheco de Lima: o supracitado António Machado de Faria casou em S. Sebastião cerca de 165m a avaliar pela cronologia dos filhos de ambos e ´pela última referência á mãe como solteira, com Maria Machado Pacheco Gato (valadão) * SS 22 de Agosto de 1632 onde + em 12 Jan 1701.
Esta última senhora encontra-se documentada nos paroquiais de SS (onde * 22 de Agosto de 1632) como filha de Àlvaro Pacheco Cardoso, da Ribeirinha, que casou em SS antes de Out 1623 com Barbara Gato. Isto não obstante os Licenciados Mendes e Forjaz, nas suas GITS vol V, p. 148, n.º 10 o referirem com esta ascendência, mas sem mais notícia.

Este Álvaro Pacheco Cardoso era filho de um António Cardoso que Frei Diogo das Chagas refere como.
O Luís Augusto verificará que estes Cardoso Valadão e Homem se encontram entroncados nos Cardoso, Franco, Homem e Valadão)
Por seu turno o António Cardoso, pai de Álvaro Pacheco Cardoso, havia caso com uma Maria Pacheco que era filha de Álvaro Pacheco de Lima e de Ana Machado,

(continua)

Um abraço
MLM

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido de colaboração 1385

#282711 | 1385 | 24 jul 2011 01:31 | Em resposta a: #282706

Caro Luis Augusto e demais confrades

Sou obrigado a advertir-vos de que o meu último post supra sobre o tópico ilha Terceira pedido de Colaboraçºao
SE ENCONTRA TRUNCADO a partir da pasagem >
Lapso que não terá consequenquências pois o completarei no meu próximo post
Cumprimentos a todos e um bom domingo

MLM

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido de colaboração 1385

#282743 | 1385 | 24 jul 2011 15:07 | Em resposta a: #282706

Caro Luis Augusto e demais confrades

No meu último post tinhamos ficado em
Este casal António Cardoso e Maria Pacheco (de Lima) encontra-se referido e identificado nos genealógicos açoereanos. e para citar apenas aquele que mais confiança me merece, o antedito Frei Diogo das Chagas >,
Os Licenciados Mendes e Forjaz nas suas GITs, vol VI, p 769 parágrafo 8 seguem esta versão mas apontam a este casal exclusivamente uma filha chamada Maria Cardoso de Lima, omitindo precisamente o seu bem documentado irmão Álvaro Pacheco Cardoso cuja descendência poderiam ter seguido nos paroquiais de S. Sebastião (apenas como exemplo dentre outros
E acresce que também o pai deste Álvaro Pacheco Cardoso está claramente identificado nos paroquiais como se verifica :> Evidencia-se assim que os Licenciados Mendes e Forjaz não estiveram atentos á descendência de Álvaro Pacheco Cardoso, razão pela qual os confrades a não puderam localizar nas GITs. e o GENEALL, por uma vez mais atento a fontes impressas do que á lição das fontes primária, entendeu silenciá-los, subscrevendo apressadamente essa omissão.
Se a ascendência de António Cardoso, escrivão da alfândega de Angra não suscita dúvias ao ponto de se encontrar entroncado até na linhagem dos Homem, da familília do capitão do Donatário nas parte da Praia, outrotanto sucede com Maria Pacheco. Esta era fila de
Álvaro Pacheco de Lima, capitão de Ordenanças em S. Sebastião, e de sua mulher Ana Machado. . Álvaro Pacheco de Lima herdou do deu sogro o tabelionato da vila de S. Sebastião por álvara de 12.10.1644 ((IAN/TT., Chanc. D. João IV, liv 14, fl. 311v) .Este soggro, pai de Ana Machado, era o conhecido tabelião de SS Sebastiao Rodrigues Franco, cadado com Ana Lopes Cabaço filha de Afonso Rodrigues e de sua mulher Ana Machado; neta materna de Lopo Dias Cabaço e de sua mer Catarina Dias;, bisneta de Estevão Afonso, que frei Diogo das Chagas descreve como nobre e rico,vivendo na vila de S. Sebastião,com sua mulher Catarina Rodrigues
Por seu Tirno o antedito tabelião Álvaro Pacheco de Lima era filho de uma das mais bens documtadas personagens da gens dos Pacheco de Lima da Terceira e Graciosa. Chamava-se ele Aleixo Pacheco de Lima e casou com Águeda Camelo
Segundo relata Ferrereira Drummond nos seus Anais este Aleixo Pacheco de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido de colaboração 1385

#282746 | 1385 | 24 jul 2011 15:13 | Em resposta a: #282743

Caro Luis Augusto e demais confrades
Efectivamente o post supra saiu de movo truncado em boa parte. Mas para esses "lapsos técnicos" temos de nos socorrer das virtudes da paciência e da pesistência que me levarão a reescrevê-lo de novo e reenviá-lo
Continua pois
Cumprimentos a todos
MLM

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido de colaboração 1385

#282748 | 1385 | 24 jul 2011 15:23 | Em resposta a: #282702

Meu Caro Luís Augusto

De facto chamo-me Manuel Lamas de Mendonça e, para simplificar assino por vezes MLM. Daí que a sua comfusão com o Padre Maldonado seja compeensível e até involuntáriamente lisonjeira. No entanto o bom Padre consegue ser ainda mais antigo do que , e não partilhamos de todo a mesma doutrina sobre a ascendência de muitos SENHORES ANGRENSES como o honrado sacerdote escrevia, repleto do espírito venerador (e por vezes acrítico) do seu tempo
MLM

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido de colaboração 1385

#283460 | luizinho | 01 ago 2011 01:55 | Em resposta a: #282748

Meu caro
MLM.

Saudações.

Desculpe a demora em responder, mas problemas de saúde em familiares, não me deixam tempo para fazer o que mais gosto que é procurar os meus antepassados,mas felizmente estão diminuindo.
Ainda não comecei a transcrever, para minha arvore, o que você me enviou, estou muito agradecido pela sua gentileza,pois para mim seria impossivel conseguir.
Quanto ao nome desculpe a falta de atenção, pois ao ver o nome na capa do CD, cujas iniciais batiam com as suas, nem me lembrei de olhar em que época que o Padre viveu (faleceu em 15.10.1711), e tambem estava eufórico por suas pesquisas,um belo trabalho.
Mais um vez lhe agradeço a ajuda que você está nos dando.
Saudações
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido de colaboração 1385

#292371 | luizinho | 06 dez 2011 00:07 | Em resposta a: #282746

Caro MLM.

Saudações

Desculpe a demora em dar continuidade.
Ao fazer a montagem anexando os dados que eu tinha, ao seu belo trabalho, deparei com algumas dúvidas,pelas quais peço sua ajuda e orientação.
O máximo que consegui na pesquisa dos nosso Pacheco Lima , devidamene documentado , foi a certidão de casamento
do Manoel Pacheco Faria com a Francisca de Crasto, enviada pelo Concelho de Angra do Heroismo, dados:
S.I. Paroquiais - SS.A - Concelho de Angra dos Reis -D.S. = sé = c.b. - casamentos - Liv. 9 . fls. 168 v . 21.11.1714
"Manoel Pacheco natural Freguezia de Santo Antonio do Porto Judeo, filho de Antonio Machado e de sua mulher Anna Ferreira ";
as cetidões de nascimentos dos filhos e a do pai e mãe abaixo:
certidão de nascimento do Manoel :S.I. Paroquais - SS.A - Concelho de Angra do heroismo - D.9 - Porto Judeu - C - a - Baptismos.
Liv. n° 102 , fls. 77 v. 17.2.1690
"Em os dezasete dias do mes seis centos e noventa baptizei Manoel f° de Antonio Pacheco Machado e de sua mulher Anna ferreira,
foram padrinhos Antonio Cardoso e Maria Correia filha de Domingos Correia , todos freguezia dessa parochial de S,. Antonio do Porto Judeu e para B Conf. fiz esse termo dia e era supra. Ant° Borges ..."
Não consegui encontrar os dados do Antonio Pacheco Machado cc com Anna Ferreira.
Agradeço antecipadamente.
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido de colaboração 1385

#297593 | luizinho | 19 fev 2012 01:18 | Em resposta a: #292371

Caro MLM.

Saudações.

Somente agora voltei aos meu antecedentes da Ilha Terceira e notei que o email que lhe enviei em 06.12.2011, talvez você não tenha visto.
Continuo aqui, grato com sua inestimável ajuda.
Aqui nós temos uma estrofe de uma musica que diz" Si todo mundo fosse igual a você". E nós completamos, "o mundo seria maravilhoso".

Saudações
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido de colaboração 1385

#297605 | roz | 19 fev 2012 10:26 | Em resposta a: #282746

Caro MLM

Venho pedir a sua ajuda se possivel. Sera' que tem alguma informacao sobre:
- Narciso Martins, baptisado na paroquia de N.a Sr.a da Conceicao, Ilha Terceira, filho de Joao Martins e Maria Rosa. Calculo que tera' nascido cerca 1750 pois a mulher dele nasceu em 1751 e casaram (em Lisboa) em 1784.

Desde ja grata pela sua atencao.
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido de colaboração 1385

#297633 | 1385 | 19 fev 2012 15:57 | Em resposta a: #297605

Estimada Rosário

Com as minhas descilpas antecipadas, assim á primeira vista, não tenho ideia de alguma vez ter encontrado o "seu" Narciso Martins até porque poucas vezes me tenho detido nessa paróquia.
Lamento sinceramente desapontá-la, mas é a realidade
Com os meus cumprimentos
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido de colaboração 1385

#297661 | roz | 19 fev 2012 19:14 | Em resposta a: #297633

Caro Manuel
Paciencia! Que fazer?! Pelo menos vou eliminando as possibilidades. Obrigada na mesma pela sua resposta.

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - Pedido de colaboração 1385

#309141 | luizinho | 27 jun 2012 20:09 | Em resposta a: #297593

Caro amigo MLM

Saudações.

Hoje ao terminar de passar todas as suas informaçoes para a "nossa" arvore dos Pacheco Lima, não poderia deixar de lhe agradecer pela sua gentileza em repassar o seu belo trabalho, sem o qual, eu nunca teria chegado lá.
Há uns 5 anos que comecei a procura, primeiro um parente que dizia saber , mas só sabia, dos bisavós, depois foi constatado que não eram os ditos. Quando descobri a existência dos mormons no Family Search, ficou bem mais fácil,
Meus antepassados, pelo lado de meu pai são também, portugueses, Açores dos Pachecos Lima e Vila Nova de Paiva(Viseu) dos Moraes.
Minha mãe nasceu na Holanda, e vieram no inicio do seculo XX.
Agora posso começar a procurar a escrever o que consegui saber, para os meus netos, ou melhor netas, pois tenho 4 filhas e cinco netas.
Muito obrigado.
Saudações
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 10:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen