Penamacor: Furdiam/Fordião - apelido ou?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Penamacor: Furdiam/Fordião - apelido ou?

#202242 | CarlosP | 03 jul 2008 23:41

Caros confrades,
tenho um antepassado em Penamacor que por vezes aparece em registos com o nome de João Lopes seguido de Furdiam, assim como o seu pai Diogo Garcia Fordião. Este João Lopes casou em 7-3-1712 (S. Tiago) com Catarina Gomes, filha de António Gonçalves (Carrasco) e de Catarina Gomes.
Será Furdiam/Fordião apelido ou?
Muito obrigado!
CarlosP

Resposta

Link directo:

RE: Penamacor: Furdiam/Fordião - apelido ou?

#202271 | pgarr | 04 jul 2008 13:32 | Em resposta a: #202242

Caro CarlosP,
O nome Fordião/Fordiam chamou-me a atenção, pelo que fiz uma pesquisa na minha base de dados, e encontrei elementos, que de alguma forma são coincidentes com os seus.. Assim:
António Gonçalve casou em Santiago, Penamacor, em 28 de Agosto de 1680 com Catharina Gomes Carrasca, dos quais só tenho registo de uma filha, Maria Carrasca que casou em 4 de Outubro de 1700 com Francisco Esteves Tarambello. Por falta de investigação, não devo na altura, encontrado outros filhos, nomeadamente a sua Catarina Gomes casada com João Lopes Furdiam.
Paralelamente, encontrei outro casal, António Esteves Fordiam e Guiomar Esteves, pais de Guiomar Esteves, a qual casou, provavelmente por volta de 1760, com José Eteves Rebordão.
Infelizmente, nada mais tenho relacionado com a questão que levantou.
Contudo, como tenho muita parentela em Penamacor e dado que uma ou outra linha estão muito incompletas, espero voltar brevemente à investigação, pelo que se tiver novidades comunicarei com o meu amigo, caso me disponibilize o seu contacto.
Cumprimentos,
Pedro Garrido

Resposta

Link directo:

RE: Penamacor: Furdiam/Fordião - apelido ou?

#202274 | CarlosP | 04 jul 2008 14:23 | Em resposta a: #202271

Caro Pedro Garrido,
já tem o meu e-mail pessoal, uma vez que já trocamos informações aqui em outras ocasiões. Não deve ter associado esta mensagem a mim, porque apenas assinei CarlosP e não Carlos Pereira. Já se recorda? Contacte-me para o e-mail para eu lhe passar a minha base de dados a ver se encontramos antepassados em comum, como parece ser o caso.
Cumprimentos,
Carlos Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Penamacor: Furdiam/Fordião - apelido ou?

#202310 | prosperos | 05 jul 2008 00:00 | Em resposta a: #202242

Caro Carlosp
Tenho um João Lopes casado com Catarina Gomes mas esta filha de Pedro Coelho da Silva, Capitão-mór de Penamacôr, e Cavaleiro da Ordem de Cristo e de D. Ana de Oliveira. Esta Catarina depois de viuva casou com o Capitão António Gonçalves Carrasco, de quem também teve descendência. As datas são próximas embora o meu João Lopes também era conhecido por João Lopes Borges, e o casamento de que não tenho data, mas sim a escritura esponsalicia, seria dos finais de 1690.
Furdiam foi nome que não conheço.
Um abraço
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penamacor: Furdiam/Fordião - apelido ou?

#202358 | CarlosP | 05 jul 2008 21:30 | Em resposta a: #202310

Caro João Manuel,
obrigado pela sua resposta, mas estou convencido que são coincidências de nomes. A minha ascendente Catarina Gomes, também teve dois casamentos, sendo o segundo o que me diz respeito, com João Lopes Furdiam, que aconteceu em 7-3-1712 (S. Tiago, C2, fl. 120v). Os seus pais foram António Gonçalves Carrasco (já defunto em 1712) e Catarina Gomes. Encontrei o casamento de uma Catarina Gomes em 1708 (S. Tiago, C2, fl. 73v) com Domingos Vaz Magro (era o seu segundo casamento), que também tem como pais António Gonçalves (neste registo é referido como alferes e ainda estaria vivo porque não o referem como defunto como era usual nestas situações) e Catarina Gomes.
Como ainda não consultei os óbitos, não sei se Domingos Vaz terá falecido entretanto e assim ter mais certezas de que é a Catarina que procuro.
Também tenho o RP de baptismo de uma Catarina (19-10-1688, B4, fl. 48), filha de António Gonçalves (sargento do capitão João Pires) e de Catarina Gomes.
Outros RP que recolhi, para desfazer as dúvidas, são por exemplo:
B9, fl. 59
Brás (16-2-1730) filho do tenente João Esteves Carrasco (capitão António Gonçalves e Catarina Gomes) e de Catarina Josefa (Filipe Ferreira e Catarina Lopes);
B10, fl. 148
Manuel (26-11-1742) filho de José de Proença Giraldes (sargento-mor Manuel Giraldes Neto, de Caria, e D. Briolanja de Proença) e de Isabel Esteves (alferes António Gonçalves Carrasco e Catarina Gomes).
Também não me lembro de ter visto em S. Tiago os RP dos casamentos da Catarina Gomes, filha de Pedro Coelho da Silva. Já agora, tem as datas dos óbitos de João Lopes Borges e de António Gonçalves Carrasco?
Quanto a Furdiam, inclino-me mais para alcunha, resta-me saber o seu significado.
Um abraço
Carlos Pereira

Resposta

Link directo:

Penamacor

#202414 | Lourval | 06 jul 2008 14:48 | Em resposta a: #202271

Caro Pedro Garrido,

Você conhece António Fernandes Aleixo e Isabel Lopes casados cerca de 1675? Ele natural de Escalos de Baixo e ela de Penamacor. Os filhos nascem em Escalos de Baixo porém nunca encontrei o casamento lá. Devem ter casado em Penamacor.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Penamacor

#202415 | Lourval | 06 jul 2008 15:50 | Em resposta a: #202242

Caro Carlos,

Você conhece António Fernandes Aleixo e Isabel Lopes casados cerca de 1675? Ele natural de Escalos de Baixo e ela de Penamacor. Os filhos nascem em Escalos de Baixo porém nunca encontrei o casamento lá. Devem ter casado em Penamacor.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Penamacor

#202416 | CarlosP | 06 jul 2008 16:07 | Em resposta a: #202415

Caro Lourval,
não conheço os nomes que refere, mas como ando a pesquisar alguns nomes de ascendentes à volta da data que refere, se os encontrar, transmito-lhe os elementos. A paróquia é a qual? Agora estou mais concentrado na de S. Tiago.
Cumprimentos,
Carlos Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Penamacor: Furdiam/Fordião - apelido ou?

#202420 | prosperos | 06 jul 2008 18:17 | Em resposta a: #202358

Caro Carlos Pereira

Não tenho dúvidas que a Catarina Gomes que casou com António Gonçalves Carrasco era filha de Pedro Coelho da Silva, capitão-mór de Penamacôr. É também avó de Isabel Esteves casada com José Proença Giraldes, e mãe da sua catarina gomes casada com João Lopes Furdiam, e depois com certeza com Domingos Vaz Magro, que eu nunca encontrei mas que acredito não ter elvado em linha de conta pois eu na altura procurava compreender outras famílias nomeadamente a família proença, e há muitos anos que não leio os registos paroquiais de Penmacor dessa data, por estar fora de Lisboa, razão porque Fordiam me não diz nada.
Um abraço
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 23:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen