Genealogias Bahia e Pernambuco, Século XVII

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil

Genealogias Bahia e Pernambuco, Século XVII

#205031 | Krause | 08 ago 2008 19:57

Olá, meu nome é Thiago Nascimento Krause, sou mestrando em História na Universidade Federal Fluminense e estudo os pedidos e concessões de hábitos das Ordens Militares Portuguesas na Bahia e Pernambuco do século XVII. Como trabalho muito com as elites locais, gostaria que vocês me indicassem bons trabalhos genealógicos que tratem deste período. Borges da Fonseca e Jaboatão (anotado por Calmon) são as principais referências, claro. Quais são as outras que vocês recomendariam?

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias Bahia e Pernambuco, Século XVII

#207114 | salen | 03 set 2008 10:33 | Em resposta a: #205031

Caro Tiago Nascimento,
Se pesquisar um pouco aqui mesmo no Forum, pode ser que encontre algumas referências dispersas. Como as que este participante faz referência neste Tópico:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=116806#lista
Mas como é um pesquisador em História já deve ter percebido que a sua fonte mais garantida são os documentos. Como as Fontes estarão na maioria em Lisboa, as compilações feitas até agora devem ser raras desse lado do Atlântico.
Talvez esteja na altura de 'batalhar' uns patrocínios e passar uns meses na bela cidade à foz do Tejo.
Entretanto, e como deve também saber, para essa fase da história Brasileira é, mais do que nos do Rio de Janeiro, nos Arquivos da Bahia que encontrará aquilo que tiver restado de documentação pertinente.
Recentemente o Nuno Borrego editou as habilitações para a ordem de Cristo, como pode verificar aqui mesmo neste site http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=999. Para Avis e Santiago talvez tentando o contacto de Luis Adão da Fonseca ou da Fundação Engº António de Almeida (ver http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=308 e http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=307) que talvez o possa informar de tempos mais recentes.
Melhores cumprimentos e boas pesquisas.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias Bahia e Pernambuco, Século XVII

#207129 | Krause | 03 set 2008 13:40 | Em resposta a: #207114

Caro Victor,

muito obrigado pelas sugestões.
Já examinei uma parte considerável dos tópicos aqui do Forum, mas não custa perguntar nada especificamente.
Sobre a documentação, eu trabalho exclusivamente com documentação manuscrita, até o momento especialmente do Arquivo Histórico Ultramarino, mas estava procurando genealogias como uma informação acessória.
A batalha pelo patrocínio já foi ganha; estou indo para Lisboa dia 1o d Dezembro para ficar por lá 2 meses enfurnado na Torre do Tombo.
Os arquivos da Bahia e Pernambuco, porém, infelizmente ficarão para o doutorado, não tenho condições de examiná-los agora, os 2 anos de doutorado são muito curtos.
Já tenho o livro do Nuno Borrego, comprei assim que saiu; estou na espera dos próximos 3 volumes. É útil como ponto de partida, embora de modo nenhum dispense a consulta direta à documentação.
A melhor referência para as ordens de Avis e Santiago é o historiador luso-americano Francis Dutra, com o qual mantenho contato, assim como a historiadora Fernanda Olival é a melhor referência para a Ordem de Cristo.
Muito obrigado,
Thiago Krause

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias Bahia e Pernambuco, Século XVII

#247063 | MontDias | 04 jan 2010 12:30 | Em resposta a: #207114

Começo por desejar um feliz ano de 2010, cheio das graças de Deus.

Estou a escrever, porque me surgiu um documento de uns parentes que passaram ao Brasil e que já lá se encontravam nos finais do século XVI. Falo de um processo do Santo Ofício, decorrido em São Salvador da Bahia de Todos os Santos, entre 5 de Abril de 1592 e 27 de Janeiro de 1593, contra ANTÓNIO CASTANHEIRA, natural de Espariz, Tábua, Portugal, e que vivia no Engenho da Petinga (freguesia de Passé, Bahia) de que era senhor o seu tio materno, MANUEL FERREIRA, igualmente de Espariz, c.c. MARIA CEA. Tratando-se das datas que são, é bem provável que este Manuel Ferreira tenha sido o fundador e primeiro senhor do engenho da Petinga e dos primeiros colonos da Bahia.

Ora, eu estou entusiasmadíssimo com estas boas novas! Nunca pensei descobrir parentes que tenham participado na fundação e colonização do nosso querido Brasil!!

Andei lendo alguns textos que são unânimes em afirmar a venda, por particulares, desse engenho ao Colégio de Santo Antão da Companhia de Jesus em 1745, mas não encontrei qualquer referência a quem seriam esses «particulares».

Como deverá imaginar, eu teria muito gosto em saber se estes meus parentes deixaram descendência por Terras de Vera Cruz e se foram senhores daquele engenho até à data da venda. Porém, não sei como obter essa informação, pois não conheço os arquivos brasileiros, nem sei se poderei ter acesso a eles on-line, nem tão pouco sei se haverá registos paroquiais para as datas que estamos tratando. Pedia, por conseguinte, ajuda, no que lhe for possível.

Desde já, muito grato,
Tiago Monteiro Dias, Coimbra, Portugal.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mai 2024, 10:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen