Ascendentes Moraes Palmeiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Ascendentes Moraes Palmeiro

#205297 | sevlacnog | 13 ago 2008 18:03

Do lado do meu avô paterno tenho ascendentes Morais Palmeiro : a minha bisavó chamava-se Carolina Amélia Morais Palmeiro e verifiquei já que o seu avô, José Venâncio Palmeiro era filho de Joana Pérpétua Palmeiro e Capitão António (Joaquim) de Morais sendo assim irmão do João Carlos Morais Palmeiro, casado com Maria Isabel Allen, 2ª Baronesa da Regaleira. O meu lado da familia não tem dados conhecidos e há um outro membro, Capitão- Mor João Daniel Palmeiro, pai e provável tio da mulher de José Venâncio que não encontro também referido. È possivel saber-se se há outros irmãos de João Carlos Morais Palmeiro identificados?

Sou médica geneticista mas o preenchimento das vossas genealogias são diferentes das nossas árvores genealógicas, será possivel encontrar um programa que permite um preenchimento das gerações automatizado?
Muito obrigada

Heloísa Gonçalves dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes Moraes Palmeiro

#205344 | josemssantos | 14 ago 2008 13:50 | Em resposta a: #205297

Cara Heloísa

Estou fora de Lisboa, pelo que não tenho aqui dados disponíveis.

Tenho os Morais Palmeiro estudados, pois também são minha família pela minha avó paterna Carlota Joaquina de Morais Palmeiro, filha de António Augusto de Morais Palmeiro e Maria Cândida de Sousa Câmara.
Penso que António Augusto será pai de Carolina Amélia, pois José Venâncio é também meu avô, mas como lhe disse só com a informação lho poderei afiançar.É uma família grande, pois António Augusto teve 9 filhos, e ele próprio tinha muitos irmãos.
Posso acrescentar que os Morais vêm do norte e os Palmeiro foram gente da governança de Alhandra .

Cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes Moraes Palmeiro

#205354 | sevlacnog | 14 ago 2008 16:47 | Em resposta a: #205344

Caro José Maria,

Fiquei satisfeitissima com a sua mensagem!
Moro em Lisboa e quando vier de férias ( eu já as acabei) gostaria muito que pudessemos conversar. Se for necessário vou ter consigo a outro local fora de Lisboa.
A Carolina Amélia, minha bisavó, segundo o registo de baptizado do qual tenho cópia, é filha de José Jerónimo de Morais Palmeiro e de Ana Margarida Ferreira Palmeiro. Não consigo descobrir como se articula o Capitão- Mor João Daniel Palmeiro que também é seu bisavô com os outros. Era irmão da Joana Perpétua? Ou do Capitão Joaqim António de Moraes
Em relação ao lado da Regaleira creio que o João António Palmeiro de Morais, pai do Capitâo -Mor João Carlos Palmeiro de Morais, era irmão do José Venâncio. Acertei?

Cumprimenta
Heloísa

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes Moraes Palmeiro

#205563 | almiro63 | 17 ago 2008 23:38 | Em resposta a: #205354

Caros confrades

Não sei se dou alguma novidade, mas o que sei desta família é:

José Jerónimo de Morais Palmeiro (1806-1867) casado em 1829 com Ana Margarida de São José Ferreira Balate, foram pais, entre outros de:

1. António Augusto de Morais Palmeiro, este pai de Carlota Joaquina de Morais Palmeiro (Santos)

2. Caetano António de Morais Palmeiro (1838-1896) casado em 1897 com Emília Adelaide de Almeida Freitas, estes pais de Carolina Amélia de Morais Palmeiro, n. 1863 (casada com Carlos Emílio Abranches)

Assim Carlota Joaquina e Carolina Amélia são primas coirmãs.



Por outro lado o dito José Jerónimo de Morais Palmeiro (1806-1867) era filho de José Venâncio de Morais Palmeiro e de sua mulher Margarida Perpétua Palmeiro.

Este último José Venâncio era irmão, entre outros de João António de Morais Palmeiro, (casado com sua prima coirmã Maria Francisca da Silveira Palmeiro) e este João António é que foi o pai do João Carlos de Morais Palmeiro casado com a 2ª baroneza da Regalaira.
Assim o João Carlos (Regaleira) era primo coirmão de vosso antepassado José Jerónimo.

Cordialmente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes Moraes Palmeiro

#205603 | sevlacnog | 18 ago 2008 10:41 | Em resposta a: #205563

Caro Correspondente,

Agradeço as suas informações que encaixam nas minhas salvo ...no que diz respeito à Carolina Amélia de MP Gonçalves que é minha bisavó! Claro que poderá haver uma sobrinha com o mesmo nome nascida em 1863.

Esta Carolina Amélia nasceu em 1841 e - tenho os documentos comprovativos de baptismo e casamento - é filha do José Jerónimo MP e de Ana Margarida Ferreirra Ferreirra ( pais Manuel Ferreira e Francisca Xavier) . Casou-se em 2 de Julho de 1870 com Daniel João Gonçalves ( família de S. Pedro do Sul, Viseu).Na Encarnação. Foi testemunha ( Padrinho?) D. Luiz de Sousa Coutinho. Teve vários filhos nomeadamente o meu avô paterno, João Carlos Gonçalves.

É assim também irmã de José Jerónimo, tal como o António Augusto e o Caetano António e, de acordo com as suas restantes informações -que encaixam nas minhas - tia da Carlota Joaquina MP.

Descobri por acaso um outro irmão - José Jerónimo MP Júnior - que teve um filho iligitimo de nome Augusto (nascido em 1874 e que veio a falecer na freguesia de Camões em 1924). A profissão deste José Joaquim MP Júnior era a de "Procurador" segundo os registos. Como sou ignorante nestas matérias não sei o que significa.
Por outro lado, penso que será o filho mais velho por ter o nome do pai mas é apenas uma suposição porque não tenho sequer a data de nascimento.

De acordo, com a minha árvore - baseada nos elementos que possuo - a Carolina ( minha avó) era sobrinha neta do J. António PM e prima ( não co-irmã) do João Carlos MP. Foi contemporânea do seu filho Paulo Carlos A. de MP que nasceu um ano depois.

Cumprimenta e agradece penhoradamente as preciosas informações que nos ajudam a identificar toda a família.

Heloísa Gonçalves dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes Moraes Palmeiro

#205604 | sevlacnog | 18 ago 2008 10:55 | Em resposta a: #205603

Por lapso de envio do draft do texto -vantagens e desvantagens da Internet - os parágrafos ficaram confusos e por ordem errada. Esta é a versão certa.Desculpem! HS

Caro Correspondente,

Agradeço as suas informações que encaixam nas minhas salvo ...no que diz respeito à Carolina Amélia de MP Gonçalves que é minha bisavó! Claro que poderá haver uma sobrinha com o mesmo nome nascida em 1863.

Esta Carolina Amélia nasceu em 1841 e - tenho os documentos comprovativos de baptismo e casamento - é filha do José Jerónimo MP e de Ana Margarida Ferreirra Ferreirra ( pais Manuel Ferreira e Francisca Xavier) . Casou-se em 2 de Julho de 1870 com Daniel João Gonçalves ( família de S. Pedro do Sul, Viseu).Na Encarnação. Foi testemunha ( Padrinho?) D. Luiz de Sousa Coutinho. Teve vários filhos nomeadamente o meu avô paterno, João Carlos Gonçalves.

Descobri por acaso um outro irmão - José Jerónimo MP Júnior - que teve um filho iligitimo de nome Augusto (nascido em 1874 e que veio a falecer na freguesia de Camões em 1924). A profissão deste José Joaquim MP Júnior era a de "Procurador" segundo os registos de nascimento do filho. Como sou ignorante nestas matérias não sei o que significaesta profissão.
Por outro lado, penso que será o filho mais velho por ter o nome do pai mas é apenas uma suposição porque não tenho sequer a sua data de nascimento.

É assim também irmã de José Jerónimo Júnior, tal como do António Augusto e o Caetano António e, de acordo com as suas restantes informações -que encaixam nas minhas - tia da Carlota Joaquina MP.

De acordo, com a minha árvore - baseada nos elementos que possuo - a Carolina ( minha avó) era sobrinha neta do J. António PM e prima ( não co-irmã) do João Carlos MP. Foi contemporânea do seu filho Paulo Carlos A. de MP que nasceu um ano depois.

Cumprimenta e agradeçe penhoradamente as preciosas informações que nos ajudam a identificar toda a família. E fico a aguardar mais...

Heloísa Gonçalves dos Santos

[Voltar] [Topo]

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes Moraes Palmeiro

#205607 | josemssantos | 18 ago 2008 12:12 | Em resposta a: #205354

Cara Heloísa

Continuo fora de Lx, até 28. E só então se poderei dar com toda a certeza, quem é filho de quem, e primo de quem.
De qualquer modo somos primos pois a linha Joaquim António de Morais- José Venâncio de M Palmeiro- José Jerónimo MP- António Augusto MP- Carlota MP é a minha.
O avô Joaquim António que casou com uma Palmeiro é o genearca dos MP. Foi FCR e Cavaleiro da Ordem de Xto.João Carlos de MP é outra linha(Regaleira), que não a nossa.É neto de Joaquim Antonio e são nossos primos.

Um abraço

zé maria

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes Moraes Palmeiro

#205624 | sevlacnog | 18 ago 2008 14:30 | Em resposta a: #205607

Caro José Maria,
Ainda bem que me respondeu. Então fico a aguardar a sua consulta aos seus documentos.
Continuo sem saber como se articula o Capitão-mor João Daniel Palmeiro ( pai da Margarida Perpétua Carneiro de Sá Palmeiro, mulher e prima do José Venâncio) com o genearca Joaquim António, como lhe chama, mas tudo indica que serão irmãos.
Um abraço... da sua grata prima
Heloísa

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes Moraes Palmeiro

#205672 | almiro63 | 18 ago 2008 22:12 | Em resposta a: #205604

Cara Heloísa

Aqui vai a descendência que conheço dos Morais Palmeiro



§ 1

1. Joaquim António de Morais, natural de Coimbra, casou em Lisboa em 1772 com Joana Perpétua Margarida da Silveira Palmeiro, natural de Alhandra. Foram pais pelo menos 6 filhos, a saber:

1.1. José Venâncio de M.P., casado com Margarida Perpétua Palmeiro, que segue no § 2.

1.2. João António de M.P. n. em 1773, casado em 1791 com sua prima direita Maria Francisca da Silveira Palmeiro. Estes foram pais de João Carlos de M.P., casado em segundas núpcias com a 2ª baronesa da Regaleira.


1.3. Maria Arcângela Margarida de M.P., n. 1774, casada em 1797 com seu primo direito Diogo José Palmeiro, com geração.

1.4. Mariana Antónia da Silveira, n. 1777. (s.m.n.)

1.5. Ana Victória Margarida da Silveira Palmeiro, casada em 1803 com seu primo direito Joaquim Xavier Palmeiro, com geração.

1.6. Joana Francisca da Silveira Palmeiro, casada em 1815 com José da Gama Caldeira castelo Branco, com geração.



§ 2

1.1. José Venâncio de M.P., casado com Margarida Perpétua Palmeiro, tiveram pelo menos 3 filhos, a saber:

1.1.1. José Jerónimo de M.P., que segue no § 3.

1.1.2. João, n. 1810 (s.m.n.)

1.1.3. Maria da Conceição n. 1818 (s.m.n)


§ 3

1.1.1. José Jerónimo de Morais Palmeiro (1806-1867), casado em 1829 com Ana Margarida de São José Ferreira Balate, tiveram pelo menos 6 filhos, a saber:


1.1.1.1. António Augusto de Morais Palmeiro, este pai da referida Carlota Joaquina M.P. (Santos), avó do confrade José Maria Simões dos Santos.

1.1.1.2. Joaquim (s.m.n)

1.1.1.3. José Jerónimo de M.P., este pai de Augusto Jerónimo de M.P. que foi violoncelista e director do sexteto Morais Palmeiro, com geração.

1.1.1.4. Caetano António de Morais Palmeiro, c/c Emília Adelaide de Almida Freitas, com geração, entre os quais uma filha chamada Carolina Amélia, nascida em 1863 (que eu confundi com sua bisavó)

1.1.1.5. Carolina Amélia de M.P., n. 1841, esta é sua bisavó.

1.1.1.6 Maria do Carmo de M.P. c/c Manuel Emídio Dias de Oliveira, com geração.


Parece que agora se esclareceu que a Carolina Amélia que eu referi na mensagem anterior não é sua bisavó, antes sobrinha dela.

Se puder me enviar a descendência de sua bisavó muito lhe agradeço, pois não sei sequer os filhos da Carolina Amália M.P. (Gonçalves)

Vou amanha para fora e ficarei sem acesso à net por algum tempo.

Cordialmente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes Moraes Palmeiro

#206515 | josemssantos | 27 ago 2008 21:51 | Em resposta a: #205624

Cara prima Heloísa

João Daniel Palmeiro n. 13.10.1736, em Alhandra, e é cunhado de Joaquim António de Morais cc a sua irmã Joana Perpétua Margarida da Silveira que n. a 25.1.1754 , em Alhandra, e m. 31.3.1797, em Lx.

Joaquim António e Joana Perpétua casaram a 29.8.1772 nas Mercês/Lx.

A sua bisavó Carolina Amélia MP é irmã do meu bisavô António Augusto MP n. no Socorro/Lx a 21.9.1840).Eram 11 irmãos!!

Acho que será preferível entrar em contacto comigo para josemlssantosarrobasapopontopt.Estarei em Lx até sexta incl.

Um abraço

zé maria

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes Moraes Palmeiro

#212816 | Jotarodrigues1979 | 08 nov 2008 15:21 | Em resposta a: #205672

Prezado J. Almiro

Apenas uma rectificação sem grande importância ao ponto 1.2 do seu Post : segundo li no genregis, João (Carlos de Morais Palmeiro) nasceu a 12-05-1793 e foi baptizado em S. João Baptista de Alhandra a 26-05-1793, filho de João Antonio de Morais Palmeiro e de s/m Maria Francisca Benedita da Silveira Palmeiro, assistentes na Calçada de D. João e recebidos naquela mesma freguesia.
Foram Padrinhos : o principe D. Joao e sua mulher a princesa D. Carlota Joaquina, representado o 1º por D. António Luís de Menezes, Marquês de Tancos e a segunda por D. Rodrigo de Menezes.
(S. João Baptista de Alhandra L 16-B folhas 316v e 317)
Cumprimentos
Joao S. Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes Moraes Palmeiro

#212837 | Jotarodrigues1979 | 08 nov 2008 21:39 | Em resposta a: #205672

E ainda :

Em 09-01-1792 casaram no Oratório das Casas de Diogo Jose Palmeiro, com dispensa pelo grau de consaguinidade, Joao Antonio de Morais Palmeiro, filho legitimo do Capitão Joaquim Antonio de Morais e de D. Joana Perpetua Margarida da Silveira, natural da Ajuda e assistente em Belem, e D. Maria Francisca Benedita da Silveira, filha legitima de Luis Jose da Silva, já falecido, e de D. Maria Herculana da Silveira, natural e baptizada na freg. de Vila Franca de Xira e moradora na freguesia de Alhandra. Testemunhas presentes o Capitão Joaquim Antonio de Morais e Diogo Jose Palmeiro.
Freguesia de S. João Baptista de ALHANDRA, livro 5C, pag 146

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes Moraes Palmeiro

#212853 | jregaleira | 09 nov 2008 01:02 | Em resposta a: #212837

Cara Heloisa, eu sou trisneto do Joao carlos, bisneto do Paulo Carlos, neto do Paulo Francisco Luis e filho do Joao Carlos.
Se um dia quizer ir á Regaleira é s+o dizer para combinarmos.
Quanto ao resto o nosso promo Zé Maria sabe tudo.
O meu mail é jregaleira@mail.com.
Saudades Joao (Maria Pinheiro de Moraes) Palmeiro

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes Moraes Palmeiro

#213076 | sevlacnog | 12 nov 2008 14:54 | Em resposta a: #212853

Caro João,
O Zé Maria avisou-me desta mensagem que não apareceu nos meus mails.
Claro que será muito engraçado conhecer outro primo...
E vou obviamente contactá-lo
Abraço
Heloísa

Resposta

Link directo:

Ascendentes Moraes Palmeiro

#415919 | alcardoso2 | 28 jun 2019 12:23 | Em resposta a: #205297

Bom dia,

Tropecei neste tópico e recolhi alguma informação que vos pode ser útil:

Registo de casamento de João de Nepomuceno Palmeiro com Maria Rita do Quintal que aconteceu em Arruda dos Vinhos, 26.04.1820.

João Nepomuceno Palmeiro, filho do Capitão-mor João Daniel Palmeiro e de D. Teresa Bárbara Xavier "canavarro" (na base Geneall, encontrei por: Teresa Bárbara Xavier de Sá), natural de Alhandra, onde é morador
com
D. Maria Rita Belchior do Quintal (na base Geneall, encontrei por: Maria Rita do Quintal Souto Mayor) viuva do Capitão Gaspar Pedro de Almeida, que faleceu em Arruda dos Vinhos. Em geneall, D. Maria Rita é casada com António Teodoro de Gamboa e Lis, pais do 1º Barão de Arruda.

Entretanto não percebi de onde vem o Nepomuceno, mas encotrei uma Joana de Nepomuceno, de Bucelas, que poderá estar relacionada: https://geneall.net/pt/nome/2770117/joana-de-nepomuceno/

Informação consta em:
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4799579, pág. 00043

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

André LC

Resposta

Link directo:

Ascendentes Moraes Palmeiro

#415933 | josemssantos | 28 jun 2019 22:11 | Em resposta a: #415919

Caro André

Obrigado. São meus 5.os avós.

A senhora era Carneiro e Sá e João Nepomuceno refere o santo (S.João Nepomuceno) pelo que não é nome de família, apenas próprio.

Cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

Ascendentes Moraes Palmeiro

#422156 | Tiago R de Andrade | 28 fev 2020 18:57 | Em resposta a: #205297

Boa tarde,

Também sou descendente dos Morais Palmeiro. Uma das minhas tetra-avós era:

Ermelinda Maria Allen de Morais Palmeiro, 1ª viscondessa de Benavente
https://geneall.net/pt/nome/12188/ermelinda-maria-allen-de-morais-palmeiro-1-viscondessa-de-benavente/

Tenho em meu poder alguma informação dos Morais Palmeiro, inclusive documentação intitulada de "Breve História da Família dos Palmeiros - Segundo documentos existentes no Arquivo da Família. 1490 - 1947", de autor anónimo.

Tenho muita curiosidade em juntar o máximo de informação possível e, claro, o maior gosto em partilhar o que tenho.

Obrigado.

TRA

Resposta

Link directo:

Ascendentes Moraes Palmeiro

#422163 | josemssantos | 28 fev 2020 22:41 | Em resposta a: #422156

Boa noite, Tiago

Sobre as origens destes meus Palmeiro também tenho bastante informação embora não consiga ir para trás dos meus 10ºs avós desta linha, António Palmeiro cc Salvada Fernandes , nascidos na 1ª metade do séc. XVI. Por curiosidade o pai de Salvada, António Pires, foi cerieiro da Casa Real( D. João III).

Há alguns familiares muito interessantes de seguir, o padre jesuíta André Palmeiro, visitador do Oriente pela Cúria romana, e o padre Fernão da Trindade, tio do anterior e irmão de Salvada.

A sua linha deve ser a do primo João Palmeiro, actual barão de Regaleira.

Estou interessado em conhecer essa sua documentação e também partilhar o que sei.Será a informação deixada pelo arq. Vasco Regaleira?

Se é o Tiago Rebelo de Andrade que editou recentemente um livro sobre os 350 anos da família, deixo-lhe os meus parabéns. Comprei a sua obra.

zé maria

Resposta

Link directo:

Ascendentes Moraes Palmeiro

#422168 | mmrsf | 29 fev 2020 01:19 | Em resposta a: #422163

Boa noite,
Provavelmente não haverá ligação com os vossos Morais Palmeiro, mas tenho um antepassado, Nicolau Rodrigues Palmeiro, sobre o qual não estou a conseguir encontrar nenhum dado. O único que sei é que foi pai, com Francisca Sousa Cordeira (não tenho notícia de/do casamento), de António de Sousa Soares, este último baptizado em S.Bartolomeu/Vila Viçosa em 24-09-1675.
Por acaso algum dos senhores saberá dizer-me algo?

Muito obrigada desde já por qualquer achega.
Madalena SF

PS a Francisca de Sousa Cordeira poderá ser neta de Francisco de Lucena e Francisca de Castro ( ainda sem comprovativo)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 19:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen