Familia Netto-Mestre-Raio (Concelho de Ourique)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Netto-Mestre-Raio (Concelho de Ourique)

#208029 | Raio | 11 set 2008 17:03

Sou um novato nisto mas já tenho algumas informações acerca dos meus antepassados, o que eu desejava saber era se alguém conhece algum (Raio) que não seja do Distrito de Beja, ja que fui ao pbi e existem alguns raios mas não sei se serão meus familiares, já que Raio não é um apelino muito usual.

tenho Netto Raio, da parte do mei avô e Mestre da minha avó

OBRIGADO PELA AJUDA QUE ME POSSAM PRESTAR.

MANUEL JORGE MESTRE RAIO - OURIQUE

Resposta

Link directo:

RE: Familia Netto-Mestre-Raio (Concelho de Ourique)

#208058 | rafael | 12 set 2008 02:37 | Em resposta a: #208029

Caro Confrade Manuel Jorge

Cheguei agora a casa e agora é bastante tarde ( estou cansado e com sono),para avançar mais; mas tenho conhecimento de -RAIO/FAMÍLIA-sediada em Ourique e relacionada com família de Almodôvar.Amanhã dir-lhe-ei alguma coisa.E aqui em Setúbal, conheci um Senhor de família de Ourique desse apelido e tb. pertencente a uma família -SÁ- tb. de Ourique.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Netto-Mestre-Raio (Concelho de Ourique)

#208065 | Raio | 12 set 2008 11:14 | Em resposta a: #208058

Desde já os meu agradecimento por me responder, mais a mais a essas horas.

Relativamente a familia em almodôvar não tenho conhecimento é bem posivel.

Quanto ao Sá que o Rafael se refere é meu primo, José Raio de Abreu e Sá, este era filho do irmão do meu avô (José ??? Netto Raio) e tem também uma irmã Maria Ana Raio de Abreu e Sá, ambos com filhos, que também vivem em Setúbal, o curioso, e que não é o normal nas familias, estes adoptaram o ultimos nomes (Abreu e Sá) da parte da Mãe D. Marta de Abreu e Sá, Esposa do acima referido José Netto Raio que moraram muitos anos em Ourique, e que se mudaram para Setúbal.

Nunca o questionaei sobre isso.

Agradeço mais uma vez a sua disponiubilidade e conhecimento acerca destes Raios/Almodôvar ou noutro sitio.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Netto-Mestre-Raio (Concelho de Ourique)

#208100 | rafael | 12 set 2008 19:28 | Em resposta a: #208065

Caro Manuel Jorge

Antes do mais tive um colega de colégio e amigo-Manuel Jorge , que era nat. e res. na Aldeia dos Palheiros, logo perto de Ourique. Eu sou nat. de Santana da Serra, do mesmo concelho.

A respeito do Senhor que refere encontramo-nos algumas vezes e uma das vezes que lá fui a casa ,vi um doc.º de que me deu fotocópia ( mas quase ilegível ) acerca de um parente meu e do monteiro-mor de Ourique,este antepassado dele.

Acerca da família NETO RAIO de Ourique, o meu cunhado José Colaço, de Almodôvar falou no parentesco dele com a sua família por via de JOÃO da SILVA ,Contador da Comarca de Ourique q ue casou com MARIA FRANCISCA ......,filha de ANTÓNIO MESTRE COELHO e de uma das esposas -LUISA (?).........
ANTÓNIO MESTRE COELHO cc FRANCISCA da CHAGAS ( outra mulher dele ) foram trisavós de minha mulher.Ele filho de Manuel Mestre, de Santa Cruz-conc. de Almodôvar e de Bernardina Maria.Este ANTÓNIO MESTRE COELHO, foi homem agigantado, casou 3 vezes e com desc. de todas as mulheres .Foi comerciante e proprietário. Frequentou o seminário e foi integrado na Legião Portuguesa,organizada pelo general Junot, ao serviço de nAPOLEÃO bONAPARTE. Não foi soldado raso, mas ignora-se o posto que teve. Participou em grandes batalhas e fez a Campanha da Rússia.Serviu durante 12 anos.No regresso casou e chegou a juntar à mesa 14 filhos, das 3 mulheres com quem casouSei que a sua espada foi oferecida pelo meu sogro ao comendador Carrilho Vilhena ,de Almodôvar.
Assim , o Manuel Jorge é parente de meus filhos, por via de António Mestre Coelho e de sua mulher Luisa ( Constantina do Rosário (?),logo precisarei isto, quando possível.
Tenho alguns apontamentos, sobre a ascendência deste antepassado de meus filhos e tb. seu, mas como estão ainda sem confirmação, enviar-lhos-ei,sob reserva, assim que tiver mais disponibilidade.

Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Netto-Mestre-Raio (Concelho de Ourique)

#208311 | Raio | 15 set 2008 12:41 | Em resposta a: #208100

Meu caro Rafael Carvalho, o seu amigo Manuel Jorge da Aldeia de Palheiros, também é meu conhecido, e Amigo apesar de ele ter idade poara ser quase meu avô, pensou eu ser a mesma pessoa, Pai do falecido Toureiro Jorge D'Ourique.
Ele ainda mora na Aldeia de Palheiros, com sua Esposa, a outra filha é Professora aqui na Escola em Oourique.

Quanto ao resto adoçou-me ainda mais a curiosidade, eu começei à muito pouco tempo, mestas coisas da geneologia, foi a cerca de 2 meses, aquando da morte da minha avó, começei a remexer em papelada antiga, e com a juda de um meu amigo aqui de Ourique (Henrique Figueira), começei a formar uns pequenos ramos familiares, e cada vez ando mais entusiasmado.

O meu muito obrigado pela ajuda que me pudaer ir dando.

o meu email: raio@cmourique.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familia Netto-Mestre-Raio (Concelho de Ourique

#208322 | rafael | 15 set 2008 15:15 | Em resposta a: #208311

Meu caro Manuel Jorge

Deve ser o Manuel Jorge que frequentou o Colégio Algarve, de Faro.Ele, era um bom colega; embora, não convivesse com ele assiduamente como o meu primo direito o José da Conceição da Palma Guerreiro Carvalho,( o Zeca, ou o Zé ), Economista e tb. de Santana da Serra,e todos nós de idades aproximadas. Sei que tinha uma irmã e da última vez que o vi, já vão uns anos, recordo-me de uma situação que mostrou continuar a ser o Manuel Jorge que conheci em Faro como colega, com a sua personalidade corajosa e amigo de usufruir a vida na sua plenitude.Quando estiver com ele diga que é o Carvalho, não o Zeca, mas o Octávio,assim talvez me identique.
O Henrique Figueira é meu parente e amigo e trocamos inf. genealógica e estou em "dívida" com ele nesta área, mas a minha vida,às vezes,complica-se...e o tempo passa e vai passando sem a inf. pretendida.

Vou ficar atento às suas intervenções no Fórum e o que souber conte comigo, levando em conta os atrasos inevitáveis nas respostas.

Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Netto-Mestre-Raio (Concelho de Ourique

#212082 | xana75 | 31 out 2008 12:40 | Em resposta a: #208322

Olá boa tarde,

Tambem sou familia Mestre e Gusmão da localidade de Garvão, gostava de saber se tem alguma informação sobre estes dois apelidos.

Grata
Xana

Resposta

Link directo:

RE: Familia Netto-Mestre-Raio (Concelho de Ourique

#212362 | Raio | 03 nov 2008 16:48 | Em resposta a: #212082

Olá,

Da Familia Gusmão conheço várias pessoas na Funcheira (Garvão).

o que deseja saber?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Netto-Mestre-Raio (Concelho de Ourique

#212417 | xana75 | 04 nov 2008 09:47 | Em resposta a: #212362

Olá Bom dia, o ultimo nome da minha bisavó era gusmão sei que tinha uma irmã a qual ninguem sabe dela, o nome da minha bisavó é Claudina Gusmão de Garvão. Se me puder ajudar excelente, já agora familia Mestre ? Gostava de saber os descendentes.

Muito Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Netto-Mestre-Raio (Concelho de Ourique

#212424 | Raio | 04 nov 2008 11:28 | Em resposta a: #212417

Se souber a data de nascimento da sua bisavó (aproximadamente) e o local de nascimento é fácil, basta pedir uma certidão de batismo, já que sabe o nome dela.

Quanto aos Mestres à vários aqui no Concelho de Ourique, uns com ligações outros não, têm que saber alguns nomes destes seus descendentes e datas de nascimento, mesmo que estas não sejam exactas.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Netto-Mestre-Raio (Concelho de Ourique

#212429 | xana75 | 04 nov 2008 12:34 | Em resposta a: #212424

Obrigado desde já, quanto á minha bisavó não sei em que ano nasceu. Confesso que é dificil encontrar os meus descendentes, pois practicamente só tem 2 nomes, posso começar com o meu bisavô Manuel Mestre não sei a data de nascimento casou com a minha bisavó Emilia da Conceição pais do meu avô José Mestre nasceu a 09/04/1911 casado com a minha avó Maria Francisca 03/02/1920.

Desde já o meu obigado pela ajuda

Resposta

Link directo:

RE: Familia Netto-Mestre-Raio (Concelho de Ourique

#212438 | Raio | 04 nov 2008 14:21 | Em resposta a: #212429

Pois muito bem.

Então o seu avô José Mestre nasceu em 1911 e sua avó Maria Francisca em 1920, se estes nasceram aqui no concelho de Ourique, vai pedir cópias não certificadas de batismo aqui na Conservatória o Registo Civil, (custo 50 cêntimos cada) pois todos os registos com menos de 100 anos encontra-se nesta conservatório, nestes registos vai ficar a saber a localidade de nascimento a data de nascimento, os nomes dos seus bisávos e até dos trisavós, bem como os padrinhos dos seus avós.

Quando fizer isto, a seguir pede cópia de batismo do seus bisavós e trisavós, este registos encontra-se já no Arquivo distrital de Beja, pois já tem mais de 100 anos.

Mas idade pode-se mais ou menos calcular, se o seu Avô nasce em 1911, os pais deste devem ter nascido por volta de 1890 - se sua Avó nasce em 1920 os pais desta devem ter nascido à volta de 1895 - 1900.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Netto-Mestre-Raio (Concelho de Ourique

#212493 | xana75 | 05 nov 2008 09:32 | Em resposta a: #212438

Ok. Obrigado pela ajuda!

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 09:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen