Bezerras de Viana

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Brasil

Bezerras de Viana

#208164 | restrela | 13 set 2008 19:36

Prezados,
Encontrei, num processo de justificação de nobreza, a seguinte informação: "Agostinho Correia era filho de João Correia e de sua mulher D. Inês de Brito Bezerra, de Viana, dos Bezerra daquela vila, familia ilustrissima". Este casal deve ter vivido na primeira metade do XVII (a partir do ultimo quartel do XVI). Agostinho Correia foi um dos primeiros Governadores do Maranhão.
Alguém poderia me dizer se esses "Bezerras de Viana" estão documentados, e se há alguma referência ao casal?
Muito obrigado,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Bezerras de Viana

#208235 | FJMMP | 14 set 2008 16:43 | Em resposta a: #208164

Caro Rodrigo

Tenho muitos "Bezerra" entre os meus antepassados, com origem na freguesia de Brandara, Ponte de Lima, no séc XVI, expandido-se depois por todo o minho, e através de um membro, Leonel de Abreu Lima Bezerra, ao Brasil, deixando grande descendência nos estados de São Paulo e principalmente Minas Gerais.

O ramo dos "Bezerra" de que descendo está ligado aos apelidos "Abreu Lima", "Rego" e "Melo".

Estas genealogias estão documentadas no "Gayo" e em outra bibliografia.

Se estiver interessado poderei fornecer mais elementos, no entando ainda não estabeleci a ligação a Inêz de Brito Bezerra

Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Bezerras de Viana

#208252 | PTM1 | 14 set 2008 20:16 | Em resposta a: #208164

Caro Confrade,
Veja o livro "Os Estrangeiros no Lima", de 1785, da autoria de Manuel Gomes de Lima Bezerra, pode ser que tenha informações que lhe interessem.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bezerras de Viana

#208462 | restrela | 16 set 2008 18:04 | Em resposta a: #208252

Prezados,
Muito obrigado pelas informações. Vou seguir as pistas sugeridas.
Abraço,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

Bezerras de Viana

#388250 | Manotorres | 10 jan 2018 03:07 | Em resposta a: #208164

Caros,

Aproveito esse tópico que fala dos Bezerra de Viana do Castelo, para perguntar se em vossas pesquisas não se depararam com uma Mariana Bezerra casada com Paulo de Almeida por volta de 1650/60 mais ou menos. É que no registro de casamento do filho(ocorrido em Marinhas/Esposende), apenas diz que os pais são de Ponte de Lima, mas não especifica freguesia e minhas pesquisas na freguesia de Ponte de Lima não lograram êxito. As datas também não são muito confiáveis porque o casamento de 2 núpcias deste filho, por onde me baseio, aconteceu em 1719 quando ele já tinha, pelo menos, 3 netos nascidos.

Caso ninguém tenha se deparado com a dita Mariana, em quais freguesias de Ponte de Lima sugerem que eu procure por este membro da família Bezerra?

Resposta

Link directo:

Bezerras de Viana

#388497 | Manotorres | 17 jan 2018 18:55 | Em resposta a: #388250

Consegui encontrar o casamento de 1a núpcias do dito filho. Agora sei que ele se casou em 1687, por isso suponho que os pais tenham se casado por volta 1660. Descobri que o nome do pai na verdade era Pascoal e não Paulo. Portanto, corrijo estes dados e renovo o pedido àqueles que pesquisam sobre os Bezerras de Viana, caso tenham encontrado este casamento de Pascoal de Almeida com Mariana Bezerra compartilhem comigo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 07:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen