Peixotos de Porto Belo-SC-Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

PEIXOTOS DE PORTO BELO-SC-BRASIL

#208227 | ACPEIXOTO TONHO | 14 set 2008 15:29

Busco a quase 10 anos documentos do nascimento, da saida de Portugal ou da chegada ao Brasil, neste periodo segui pistas erradas, e não consigo chegar a qualquer comprovação documental, consegui sim a certidão de óbito junto ao Arquivo
Eclesiástico de Santa Catarina, bem como de todos os filhos do mesmo, estou escrevendo sobre:

DOMINGOS JOSÉ PEIXOTO
NATURAL DE BRAGA (local informado na certidão de óbito) - PORTUGAL
PAI: IGNÁCIO (INÁCIO) JOSÉ PEIXOTO
MAE: ANTONIA MARIA DA SILVA
DATA NASCIMENTO: presume-se 1833, tendo falecido com 49 anos e algumas
anotações familiares diz-se que chegou ao Brasil com 14 anos, mas os mesmos
inscritos fala-se em 1830.
FALECIMENTO: 26/05/1882 (49 ANOS)
PORTO DE SAIDA: CIDADE DO PORTO - PORTUGAL

Domingos José Peixoto, foi residir na localidade de Guerreiros no Municipio de Porto Belo-SC, posteriormente adquiriu terras na localidade de Santa Luzia no mesmo municipio de Porto Belo-SC, onde casou-se pela primeira vez com uma senhora da familia "Correa", que veio a falecer 11 meses após o enlace.
Casou-se pela segunda vez com MARIA DA SILVA MAFRA - filha de José da Silva Mafra e Escolástica Maria Mafra.

Filhos:
1) Maria da Silva Peixoto (Bastos), nasc. 08/02/1863 casou-se com Miguel Bastos.
2) Domingos Peixoto - nasc. 14/08/1867
3) Francisca Silva Peixoto - nasc. 02/07/1864 - casou-se com Guilherme Silva e teve os seguintes filhos (Luiz, Conrado, Elesbão, Maria, José)
4) José Francisco Peixoto - nasc. 06/07/1865 - casou-se com Luiza Agda da Silva
e teve os seguintes filhos (João, Antonio, Matias, Tito, Dário, José, Didia, Anisia, Olga, Adelina, Zózimo, Lidia, Maria Luiza)
5) Emilia Peixoto (nasc. 1869) faleceu em 13/04/1870
6) Francisco Peixoto (nasc. 19/01/1870) - faleceu 01/01/1871
7)Francisco José Peixoto: (nasc. 12/09/1872) faleceu em 13/01/1861 casou-se com Angelica Benedita da Silva - filhos (Alaudio Francisco, Anatólio, José, Antonio, Maria, Adelino, João).


Quase a totalidade dos Peixotos de Porto Belo e Tijucas tiveram sua origem em DOMINGOS JOSÉ PEIXOTO mais conhecido como "CHICO PEIXOTO", tendo enlace
com outras familias importantes como Gallotti e Leal Nunes.

Seus descendentes tiveram participação politica ativa em Porto Belo e Tijucas

Antonio Francisco Peixoto, foi prefeito de Porto Belo de 1938 a 1941 e de 1947 a 1951, foi também vereador de 1961 a 1964. Anteriormente José da Silva Peixoto tomou posse em 12.01.1916 com adm. de Porto Belo, sucedendo a Gualberto Leal Nunes.

JOSÉ DOMINGOS PEIXOTO, foi proprietário de grande extensão de terras em Santa Luzia, e de diversos escravos.

Em 1875 participou da 4. exposição Agricola Colonial da Colonia Itajay-Brusque e foi premiado com o primeiro lugar como produtor de arroz.

Por tudo disto gostaria da ajuda de familiares em Santa Catarina (Porto Belo, Tijucas, Florianopolis), principalmente com dados e se possivél com fotos, pois tenho
muito material e estou escrevendo a História deste homem, que chegou menino, sózinho, sem os pais, ao que se sabe para se encontrar com dois primos que já residiam em Porto Belo de nomes MATEUS ANTONIO DA FONSECA, e JOÃO DA FONSECA (localizei as entradas no Porto do Rio de Janeiro em 1828).

Antonio Carlos Peixoto
Rio de Janeiro - RJ
e-mail: acpeixoto@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: PEIXOTOS DE PORTO BELO-SC-BRASIL

#208239 | Nelita | 14 set 2008 17:05 | Em resposta a: #208227

Caro A. Peixoto:

Se tiver cartas e ou outros documentos que mencionem irmãos será mais fácil a localização.

Há inumeros Peixoto, mas há uma grande concentração de uma família Peixoto, nas freguesias de S. Paio de Merelim, S. Pedro de Merelim e Frossos, todas de Braga, que se ligaram uns aos outros.

Mas não sei se alguém estuda essas freguesias. Nos dados que eu recolhi da família do meu marido (Correa Peixoto) ou (Correia Peixoto) não apareceu atá agora nenhum Inácio José Peixoto.

Mas se tiver mais alguma informação pode ser que haja sorte.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: PEIXOTOS DE PORTO BELO-SC-BRASIL

#208257 | ACPEIXOTO TONHO | 14 set 2008 21:25 | Em resposta a: #208239

Nelita, grato pela colaboração única referência entre parentes que existe é que
ele teria dois primos de nomes JOÃO FONSECA E MATEUS ANTONIO DA FONSECA,
também naturais de Braga.

ACPeixoto
RJ

Resposta

Link directo:

RE: PEIXOTOS DE PORTO BELO-SC-BRASIL

#208268 | Nelita | 14 set 2008 22:47 | Em resposta a: #208257

Caro AcPeixoto:

Infelizmente não posso ajudar, se por acaso aparecer envio.

Nelita

Resposta

Link directo:

PEIXOTOS DE PORTO BELO-SC-BRASIL

#208275 | Lourval | 15 set 2008 00:46 | Em resposta a: #208227

Caro Antônio Carlos Peixoto,

Tenho dois antepassados, Marcos Jorge de Oliveira e Narcisa Rosa de Jesus, moradores em 1832 em Porto Belo. Ele com 20 anos de idade, ela com 18 anos de idade.

Estou tentando descobrir a filiação deles. Você conhece este casal?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: PEIXOTOS DE PORTO BELO-SC-BRASIL

#208276 | ACPEIXOTO TONHO | 15 set 2008 01:20 | Em resposta a: #208275

Lourval,

Entra no site www.fidelis-soares.com e na busca poe NARCISA ROSA, vai aparecer
algumas fichas, abre e vê se tem alguma coisa haver com o que você procura.

Segundo é muito importante você informar a localidade vila, bairro, distrito que
eles residiam, ex. os meus éram de Santa Luzia, bairro que fica na divisa de
Porto Belo e Tijucas.

Quanto a registro de óbitos e nascimentos uns em Tijucas outros em Porto Belo, isto
é normal dependendo principalmente do local que residiam, pois primeiro anterior
a 1900 os enterros éram em Porto Belo, acho que o cemitério de Tijucas só após 19, não lembro agora a data, bem como Porto Belo foi municipio de Tijucas, isto
é normal naquela região.

Muito importante você informar qual local viviam seus antepassados, Santa Luzia, Pereque, Zimbros, Canto Grande, Zimbro, Bombas, etc....

Abs - ACPEIXOTO/RIO DE JANEIRO/RJ


AcPeixoto
Rio de Janeiro/RJ

Resposta

Link directo:

RE: PEIXOTOS DE PORTO BELO-SC-BRASIL

#208393 | Maria M Luz | 15 set 2008 22:25 | Em resposta a: #208227

Encontrei no censo de 1832 de Porto Belo e adjacência o nome de Joaquim Leal Nunes, 46 anos, casado natural de Itapocoroy,sua milher Genoveva Antônia dos Santos, 28. Filhos: Joaquim 2 anos e Maria 1 ano. Quanto aos outros sobrenomes que consta no seu pedido nada encontrei.

Resposta

Link directo:

RE: PEIXOTOS DE PORTO BELO-SC-BRASIL

#208421 | ACPEIXOTO TONHO | 16 set 2008 02:18 | Em resposta a: #208393

Maria M Luz, se possivél verificar neste censo se consta MATEUS ANTONIO DA FONSECA, JOÃO FONSECA, ou mesmo outros FONSECA ou MATOS DA FONSECA
pois meu parente somente chega em 1847 sendo que em 1828 acredito estes
primos já estavam em Porto Belo-SC.

Sds - Acpeixoto/RJ

Resposta

Link directo:

RE: PEIXOTOS DE PORTO BELO-SC-BRASIL

#208517 | ACPEIXOTO TONHO | 17 set 2008 00:02 | Em resposta a: #208421

Recebi hoje o livro do censo de 1832 de Porto Belo e pude comprovar que realmente
não consta nenhum deles que procuro DOMINGOS JOSÉ PEIXOTO, este realmente
não poderia só chegou por volta de 1.847 mas não achei o MATEUS ANTONIO DA FONSECA E JOÃO FONSECA, que acreditava ter chegado por volta de 1.828

Acpeixoto

Resposta

Link directo:

RE: PEIXOTOS DE PORTO BELO-SC-BRASIL

#208695 | Maria M Luz | 19 set 2008 04:08 | Em resposta a: #208517

Encontrei um José Martins da Fonseca casado com Joaquina Eufrasia no Livro de Casamentos de São José fl. 4v ( 1862/18650 - No Indice
Luiz Peixoto de Oliveira casado com Maria Luiza Livro Casamento 1 (1848/1860) Fl.17v.

Resposta

Link directo:

PORTO BELO-SC-BRASIL

#208990 | Lourval | 23 set 2008 05:35 | Em resposta a: #208227

Caro Antonio Carlos Peixoto,

Recebi sua correspondência. Muito obrigado. Porém estranhei o fato de que Marcos Jorge de Oliveira e Narcisa Rosa de Jesus não se encontram nas listas. Procurei várias vezes mas realmente não estão lá. Será que há uma continuação? Todavia achei bastante interessante os dois documentos que me enviou. Qualquer coisa que precisar aqui em Santos e que esteja ao meu alcance, disponha.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: PEIXOTOS DE PORTO BELO-SC-BRASIL

#245890 | ACPEIXOTO TONHO | 12 dez 2009 06:39 | Em resposta a: #208695

Maria da Luz, tenho o passaporte de:


DOMINGOS JOzÉ PEIXOTO
Expedido pelo Governador Civil do Porto
Natural de Braga
Destino Ilha de Santa Catarina atráves do Rio de Janeiro

N:499
Livro: 140
Fls: 176

Idade: 14 anos

Expedido em18/10/1848 (-14 anos nascimento 1.834)

Filiação: Ignácio José Peixoto e Antonia Maria da Silva

Faleceu em Santa Catarina(Porto Belo) em 26/05/1882 (com 49 anos=nasc. 1833)

Pelos dados acima presume-se que tenha nascido entre 26/05/1833 e 18/10/1834
na cidade de Braga

Resposta

Link directo:

RE: PEIXOTOS DE PORTO BELO-SC-BRASIL

#245891 | ACPEIXOTO TONHO | 12 dez 2009 06:40 | Em resposta a: #245890

Peço ajuda para conseguir a certidão de nascimento de Domingos Jozé Peixoto em Braga, pago as despesas.

Resposta

Link directo:

RE: PEIXOTOS DE PORTO BELO-SC-BRASIL

#333362 | Edek | 03 ago 2013 20:06 | Em resposta a: #208227

Olá!

Sou novo no fórum e gostaria de saber se algum de você poderia me dar informações mais detalhadas sobre ss Leal Nunes de Itapocoroy (Penha). Acredito que meu tetravô José Leal Nunes, nascido entre 1808-1812 descende do ramo dessa família. Ele migrou de SC para o PR em meados de 1840, estabelecendo-se em Morrtes-PR. Acredito que ele tenha tido um irmão, chamado Joaquim Leal Nunes, casado com Genoveva Antónia dos Santos. Esses ultimos, citados por um dos membros aqui nesse fórum, também, migraram para Morretes-PR, na mesma época. Por esse motivo, acredito que eram irmãos.

Agradeço, antecipadamente, pela ajuda e atenção.

Edek

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 mai 2024, 09:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen