familia braz dos santos de lamego

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

familia braz dos santos de lamego

#211081 | marcio couto | 20 out 2008 14:49

Estrou iniciando minha pesquisa genealogica.Gostaria de saber se alguém tem algum dado ou registro sobre a familia braz dos santos de lamego. Sou trineto de LUCIO BRAZ DOS SANTOS que era casado com FLORINDA D' ASSUMPÇÃO,que viveu no final do seculo XIX e tiveram nove filhos,sendo um deles chamado MANUEL BRAZ DOS SANTOS, meu bisavô( que participou da Revolução Portuguesa em 1910 e veio para o Brasil em 1911). Agradeço se alguem tiver alguma informação sobre minha familia.

Resposta

Link directo:

Familia de Lamego

#211272 | salen | 22 out 2008 09:46 | Em resposta a: #211081

Caro Márcio Couto (presumo que o seu «nick» seja o seu nome, uma vez que não assinou a sua mensagem),
Bem-vindo ao grupo.
Se está interessado em «fazer» genealogia, então digo-lhe já que a primeira coisa a aprender é nunca, mas nunca mesmo, querer começar por "tenho aqui uns nomes, uns séculos, uma região (no caso equivalente a todo uma Diocese), e agora mandem-me as informações que deveria ser eu a ir à procura ...".
Ok, bem sei que não foi essa a sua intenção, mas foi mais ou menos isso que acabou por escrever.
Comece por ler isto: http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236.
Já leu?
Agora, se ainda quer «fazer» genealogia, comece por falar com os seus mais velhos e obter tudo o que se lembrarem de datas, lugares, festas populares e religiosas, relevo, rios, eventos que ficaram na memória familiar. Depois comece a procurar os documentos que existirem ou puderem existir aí mesmo no Brasil referentes aos seus ancestrais portugueses (ou de qualquer nação). O que procura? Passaportes, registos de sacramentos (Baptismo, neste caso dos filhos, Matrimónio, Unção/Óbito), a certidões civis desses eventos, escrituras de compra e venda, cartões de filiação em associações (beneficência, grémios, sindicatos, etc.), testamentos, documentos de identificação, registos em consulados, cartas de familiares (com envelopes, carimbos, etc), fotografias antigas (com carimbos, coisas escritas e lugares identificáveis), tudo o que puder acrescentar DATAS(nascimentos/Baptismos, Matrimónios, partidas/chegadas, óbitos, etc.) e LOCAIS (Distrito>Concelho>Freguesia>Localidade, ou o que é mais ou menos equivalente no Brasil a Estado>Município>(menor região administrativa?)>Localidade/Bairro).
Só aí começa de facto a formar-se o quadro.

Procurar uma 'família Brás dos Santos' em Lamego não é fazer genealogia: é procurar uns eventuais parentes. Mas o que é mais provável é eles nuna se terem interessado minimamente pelo tema, não saberem mais do que V sabe, ou saberem menos.
Há um site chamado páginas brancas (pai.pbi.pt). Se escrever Brás Santos no 'Quem' e Lamego no 'Onde' encontra três pessoas com número de telefone fixo e endereço. Podem ser seus parentes ou não terem nada a ver consigo (apelidos iguais não garantem parentesco nem em locais pequenos e os seus parentes, ao fim de um século, bem podem já estar a viver no Havaí há décadas). Mas experimente.

No entanto, se quiser «fazer genealogia» releia a mensagem e comece a recolher informação, porque não chega lá com uns telefonemas e uns pedidos soltos no Forum.
Se tiver dúvidas, volte a este seu Tópico (não abra outro) e ponha-as. Haverá sempre alguém disponível para opinar.
Cumprimentos.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Lamego

#211287 | marcio couto | 22 out 2008 13:34 | Em resposta a: #211272

CARO VICTOR FERREIRA,
Agradeço as informações passadas. Com certeza me serão muito utéis nestes meus primeiros passos.
Vou começar a fazer o levantamento de dados conforme voce indicou.
Em relação a documentos, possuo diversos, porém, somente do período apos a chegada do meu bisavô, Manoel Braz dos Santos, ao Brasil.
Há algum tempo atrás contatei a Conservatoria em Lamego e eles me responderam que não encontraram nada do registro de nascimento dele (utilizei como referencia a data de nascimento que consta na "carteira de estrangeiro" dele, cuja a data de nascimento constante é 15 de marco de 1891, filiação: Lúcio Braz dos Santos e Florinda D' Assumpção).
Além da conservatoria, onde eu conseguiria aí em Portugal tais registros? Comos eu conseguiria os registros paroquiais(batismo,etc.) à distância já que nem possuo a informação em qual das varias igrejas que existem na diocese de lamego foi efetuado o batismo?
Cumprimento,
Marcio Couto

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Lamego

#211290 | salen | 22 out 2008 14:47 | Em resposta a: #211287

Na página de Iniciação a que o remeti lê-se:
"... Com mais de cem anos, os factos procurados, em Portugal, devem encontrar-se em livros que transitaram para os Arquivos Distritais (ADs) correspondentes aos locais respectivos. Nesses Arquivos também se podem obter certidões do resultado da pesquisa. Quer nos Arquivos Distritais (~Estaduais), quer na Torre do Tombo (que é, simultâneamente, Arquivo Distrital de Lisboa) existem funcionários que podem orientar a procura de qualquer registo, caso seja necessário. ..."
Se já leu algumas mensagens, já percebeu que basta entrar no site da Direcção Geral de Arquivos, abrir o organigrama à esquerda e tem os contactos ddos 18 arquivos distritais.
No que diz respeito a Lamego a coisa complica-se.
Lamego é um Município do Distrito de Viseu. Mas também é a sede de uma Diocese que, ao contrário da maior parte das Dioceses portuguesas, não corresponde a nenhum Distrito: está distribuida por três (Aveiro, Viseu e Guarda). Dizer que alguém era 'de Lamego' podia querer dizer do Concelho mas também da Diocese. Dependendo de onde o seu bisavô e os ancestrais dele eram, pode ter que entrar em contacto com um ou mais Distritos.
Para complicar mais um pouquinho, os ADs só terão os livros de Lamego correspondentes a um intervalo temporal que varia de Freguesia (antigamente=paróquia) para Freguesia. Os mais antigos e os mais novos estarão numa entidade Arquivo Histórico Diocesano, em Lamego. E para saber de alguma coisa nessa fonte é preciso contactar um Sr. que lá presta um trabalho meritório mas voluntário, e como tal nem sempre está disponível e não chega para as encomendas.
Avance nos seus documentos, procure mais de acordo com o que lhe indiquei, esgote todas as possibilidades aí, fale com as pessoas mais velhas, mas mais que isso, ouça-as, deixe-as falar.
Lamego já de si é um problema. Deixe os problemas aparecerem quando for a hora.

Entretanto abra o site da Câmara Municipal de Lamego e explore-o. Em particular, abra o separador 'O Concelho' (=Município) e veja os mapas, familiarize-se com os nomes das terras. Depois clique à esquerda em 'Freguesias', veja uma a uma, anote os nomes, repita-os para os seus mais velhos. Pode ser que se lembrem de alguma e isso pode ser muito útil.
Nos mapas há um do Distrito de Viseu, de que Lamego faz parte, e em cuja cidade sede se encontram parte dos livros de Lamego, talvez a que lhe interesse.

Só que tem que saber primeiro DE ONDE ERA o seu ancestral.
E isto é um trabalho para o Márcio somente.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Lamego

#211919 | marcio couto | 29 out 2008 16:34 | Em resposta a: #211290

Caro Victor Ferreira,

Estou fazendo a pesquisa no meio familiar para obter dados que consigam me fazer localizar a região exata de onde vieram meu ancestrais. Tal pesquisa está sendo bem trabalhosa em virtude de "os mais velhos" da familia já terem morrido quase todos. Contudo, segundo o que pude apurar, os Braz dos Santos tinham uma terrinha onde produziam pão e farinha, tinham um moinho( ou mais de um, não sei) e o RIO MONDEGO, passava nos fundos da propriedade. Tive dando uma olhada nos mapas e me parece(não sei se estou certo) que o rio Mondego passa longe do Concelho de Lamego, o que me leva a pensar naquilo que voce me disse sobre dizer que alguém ser de Lamego não significa necessariamente ser do Concelho de Lamego, mas sim da Diocese de Lamego. Gostaria de saber se tu sabes se tem algum concelho ou cidade que tenha estas caracteristicas que dei: isto é, pertença a Lamego e tenha o rio Mondego passando em seu territorio.
Mais uma vez agradeço a atenção e sua ajuda,
saudações,
Marcio Couto

Resposta

Link directo:

familia braz dos santos de lamego

#415613 | Marcio P Couto | 14 jun 2019 22:54 | Em resposta a: #211081

Boa Tarde, caros confrades.

Depois de onze anos pesquisando de um lado e de outro tenho a alegria de compartilhar que consegui localizar de onde vieram os meus ancestrais Braz dos Santos.
Conforme o Sr. Vitor Ferreira me orientou a época, acabei descobrindo que o lugar de LAMEGO que costa nos documentos deste meu bisavô que veio para o Brasil não era nem o Concelho e nem a Freguesia, mas sim a DIOCESE DE LAMEGO. Já que acabei descobrindo que ele viera do lugar de VILA POUCO, na freguesia de SALZEDAS, concelho de TAROUCA, pertencente a DIOCESE DE LAMEGO.
Já estava eu quase desistindo dessa parte da família, quando pesquisando os arquivos digitais do Exercito Português encontrei um homônimo deste meu bisavô que lutou na 1 ª Guerra Mundial e nos registros dele constava o lugar de origem. Procurei nos registros paroquiais da localidade e "bingo!!!" lá estavam os registros dos meus ancestrais. Quando vi, nem acreditei. Para procurar freguesia por freguesia da Diocese de Lamego multiplicado pelo intervalo de 3 ou 4 anos que eu tinha da data de nascimento dele, levaria uma eternidade para encontrar...mas graças a "sorte" de encontrar esse registro do homônimo pude finalmente encontrar. Como aprendizado para quem está se aventurando na pesquisa genealógica a primeira lição que aprendi com esse "achado" é que nunca devemos desistir: a persistência é a maior das ferramentas do pesquisador.
O que encontrei até agora:

MANOEL BRAZ DOS SANTOS, nascido por volta de 1891, no lugar de Vila Pouca, Freguesia de Salzedas, Concelho de Tarouca, Diocese de Lamego, Distrito de Viseu, veio para o Brasil em 1911, era filho de:

LÚCIO BRAZ DOS SANTOS, nascido em Vila Pouca, em 14/fev/1864, e de
FLORINDA D' ASSUMPÇÃO , nascida na freguesia de Almacave, concelho de Lamego, em 10/abr/1870
casaram em 03/jun/1888, na mesma freguesia de nascimento da noiva.

pais do noivo:

ANTONIO BRAZ DOS SANTOS, proprietário e Moleiro em Vila Pouca.
ANNA DO CARMO., de Vila Pouca, Freguesia de Salzedas.

pais da noiva:

JOAQUIM PEREIRA, de lazarim, Concelho de Lamego.
ROSA TERESA D'OLIVEIRA, de lazarim, Concelho de Lamego.


Avós paternos do noivo:

JOSE BRAZ DA FONSECA, de Vila Pouca, freguesia de Salzedas.
EMÍLIA ROSA, de Vila Pouca, freguesia de Salzedas.

Avós maternos do noivo:

ESTEVÃO IGNACIO, de Vila Pouca, freguesia de Salzedas.
RITA DO CARMO, de Vila Pouca, freguesia de Salzedas.

Avõs paternos da noiva:

FRANCISCO PEREIRA, da freguesia de Lazarim, Concelho de Lamego.
ANNA CECÍLIA, da freguesia de Lazarim, Concelho de Lamego.

Avós maternos da noiva:

LOURENÇO DE OLIVEIRA,da freguesia de Lazarim, Concelho de Lamego.

THERESA DE ALMEIDA, da freguesia de Lazarim, Concelho de Lamego.


Até agora foram os dados que consegui. Conforme eu avançar em minhas pesquisas irei alimentando o sistema do Geneall. Agradeço a todos que me ajudaram a iniciar esta "viagem".

Obrigado,

Marcio Couto.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 07:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen