familia baço

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

familia baço

#211518 | luis baço | 24 out 2008 22:13

olá a todos,
sou iniciante neste forum e gostaria de obter informaçoes sobre o apelido baço.
este apelido é da minha familia paterna originária do algarve. do pouco que descobri, sei de pessoas com este apelido no brasil que sâo descendentes de italianos. caso tenham alguma informaçâo sobre a origem e historia deste apelido
agradeceria imenso a vossa atençao. com os melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: familia baço

#211541 | salen | 24 out 2008 23:59 | Em resposta a: #211518

Caro participante Luís Baço,
Provavelmente os de origem italiana serão hoje 'Baço', mas aportuguesamento de Basso (=baixo), e não terão religiosamente nada a ver com os eventualmente de origem algarvia.
As línguas latinas apresentam muitas similitudes que são por vezes mera coincidência sonora.
Não concluir sobre origens (mesmo de probabilidades) antes de pesquisar nos paroquiais. Só essa fonte lhe revelará de onde vêm os seus baços, perdão Baços.
Sobre probabilidades quanto à origem do apelido em si, uma hipótese (haverá outras de certeza): as pessoas de pele mais escura ou com ancestrais recentes africanos ou industâmicos dravidianos, eram chamadas em outros tempos pessoas de cor 'baça'. Algum ancestral dos 'Baços' algarvios pode ter começado a ser assim chamado por essa razão.
Boas pesquisas. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: familia baço

#211673 | luis baço | 26 out 2008 18:34 | Em resposta a: #211541

Caro Victor Ferreira,
Desde já agradeço a sua atenção. Referiu na sua resposta algumas bases para a minha pesquisa as quais não tinha conhecimento.
Não tenho muitas informações do meu lado paterno, apenas sei que o meu avô era pescador em Olhão portanto um homem do mar.
Mais uma vez muito obrigado.
Luis Baço.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 00:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen