Família Paiva da Covilhã

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Paiva da Covilhã

#211782 | Riccovilhã | 28 out 2008 03:45

Caros Srs.

Procuro informações sobre a Família Paiva da Cidade da Covilhã.

Eles são:

Paiva Tavares, Paiva Boléo ou Cardoso de Paiva.

Alguém tem alguma informação desta famíla?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Paiva da Covilhã

#211863 | mjmventura1972 | 28 out 2008 23:45 | Em resposta a: #211782

Caro Confrade,

Os únicos Paiva Boléo que conheço são naturais de Idanha-a-Nova, e não da Covilhã. São eles:

BOLÉO, José de Paiva (Idanha-a-Nova, 03/09/1900 – Lisboa, 09/03/1976). Médico, Pedagogo e Publicista, Fundador da revista Acção Médica, Presidente da Sociedade Portuguesa de Estomatologia, Director da Associação dos Médicos Católicos Portugueses, Escritor. (Pseud. : Xisto de Jesus).

e

BOLÉO, Manuel de Paiva (Idanha-a-Nova, 26/03/1904 - Coimbra, Sé Nova, 01/11/1992). Linguista, Professor universitário, Licenciado em Filosofia (1929) e Doutor em Filologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1937), Fundador da Revista Portuguesa de Filologia (1947), Professor Catedrático da Universidade de Coimbra (1949), Vogal da Direcção do Instituto de Alta Cultura, Membro correspondente da Academia Brasileira de Filologia, Escritor.


Da Covilhã, tenho conhecimento de dois irmãos que usavam o apelido PAIVA:
- Álvaro Navarro Marques de PAIVA e Francisco Navarro Marques de PAIVA, ambos naturais da Covilhã e filhos de Joaquim Navarro Pereira d'Andrade. Os dois vêm referidos no Annuario da Universidade de Coimbra: anno lectivo de 1895-1898, Coimbra, Imprensa da Universidade, 3 vols., 1895-1897. O primeiro foi aluno de Matemática e o segundo foi aluno de Direito.

Estes são os poucos elementos que tenho. Espero que sirvam para alguma coisa.

Cumprimentos,
José Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Paiva da Covilhã

#211868 | Riccovilhã | 29 out 2008 00:11 | Em resposta a: #211863

Caro José Martins.

Obrigado pelos dados que me forneceu, mas infelizmente não são estes Paivas Boléo que procuro.

Deixo alguns dados que disponho como o nome, data de nascimento e freguesia:

José de Paiva Tavares - 21.07.1897 - Freguesia de Santa Maria Maior - Covilhã

António de Paiva Boléo - 2.09.1837 - Freguesia de São Martinho - Covilhã

António de Paiva Boléo - 1800 - São Martinho - Covilhã

Manuel de Paiva Boléo - 24.10.1756 - Freguesia de Salvador ou S.Vicente - Covilhã

Domingos de Payva - ????

Manoel de Payva - ????


Obrigado

Resposta

Link directo:

Família Paiva da Covilhã

#353549 | César Romão | 11 jan 2015 19:54 | Em resposta a: #211782

Caro amigo.

Embora já desajustado do ano em que colocou esta questão, gostaria de lhe dizer o seguinte:

José de Paiva Tavares, nasceu na freguesia de Sta. Maria Maior, Covilhã, no dia 5 de Setembro de 1897. Filho legítimo, e segundo, de António de Paiva Boléu, fabricante de lanifícios e de Mariana de Jesus Tavares de Paiva, proprietária, (irmã do meu bisavô, José Tavares da Cruz)
Neto paterno de António de Paiva Boléu e Maria Bárbara e materno de José Manuel Tavares da Cruz e Maria Rita Tavares. Foram padrinhos Francisco de Paiva Tavares, solteiro, fabricante, e Alexandrina de Paiva Tavares, solteira de ocupação doméstica, ambos irmãos de José de Paiva Tavares.

Caso esteja interessado possuo mais informações obre esta família.

cesar.romao@gmail.com

Cumprimentos.
César.

Resposta

Link directo:

Família Paiva da Covilhã

#353552 | César Romão | 11 jan 2015 20:26 | Em resposta a: #211868

Permita-me que faça uma correcção à informação que acabo de lhe dar:

José de Paiva Tavares não nasceu em 5 de Setembro de 1897, data de seu baptizado, mas sim a 21 de Julho do dito ano. Era filho de António de Paiva Boléo, não A. P. Boléu.

As minhas desculpas.

César Romão

Resposta

Link directo:

Família Paiva da Covilhã

#373300 | boleoluisa | 22 ago 2016 18:08 | Em resposta a: #211782

Boa tarde
Não sei se vou ajudar, mas cá vai o que sei. O meu pai Manuel de Paiva Boléo era Paiva do lado da mãe Maria do Rosário de Paiva e era realmente da região da Covilhã. Há um primo Paiva que encontrei em Lisboa e que sabe bastante da família . Chama-se Ricardo Cardoso de Paiva.
Caso queira falar com ele eu tenho o e-mail.

Resposta

Link directo:

Família Paiva da Covilhã

#375776 | sm6225 | 30 nov 2016 22:51 | Em resposta a: #211782

Boa noite,
Alguém me pode ajudar na procura de dados sobre Manuel de Paiva que terá nascido em Sta.Marinha, Covilhã e que terá casado com Isabel Leitão?
Agradeço desde já todas as informações possíveis.

Resposta

Link directo:

Família Paiva da Covilhã

#375938 | Casimiro | 06 dez 2016 17:09 | Em resposta a: #211782

Boa tarde,

deixo aqui a minha ajuda:

- Pedro de Paiva Leitão Boleo, filho de João de Paiva Boleo e de Francisca Antunes, neto paterno de Manuel de Paiva Boleo e de Maria do Carmo e materno de Manuel Rodrigues da Fonseca, dos Escalos de Baixo e de Maria Gonçalves Leitão, da Soalheira, nasce em Santa Maria da Covilhã no dia 6 de nov 1824, e foi-lhe posto os santos óleos em 26 de nov 1824. Baptizado pelo Vigário João José Alves. Padrinhos: Pedro Soares e sua irmã Maria da Penha.
Era Tecelão e teve um irmao de nome José de Paiva Boleu, que casou com Perpétua de Jesus, em Santa Maria da Covilhã no dia 8 de Setembro de 1863.

Por conseguinte e segundo leio o escrito por vós, ou o Manuel de Paiva Boleo casou duas vezes, ou teve filhos ilegitimos, que poderá ter posteriormente legitimado.

O seu casamento e o nascimento de qualquer filho não está em Santa Maria, nem em outras Freguesias que li e agora não me recordo, mas faltam-me ainda ler umas tantas. Estou inclinado para São João de Malta.

Agradecido.

Resposta

Link directo:

Família Paiva da Covilhã

#375958 | Pursim | 07 dez 2016 13:29 | Em resposta a: #375938

Pedro de Paiva Leitão Boleo casou em Sobral de Casegas (Sobral de S. Miguel actual) em 24 06 1847 com Ana Simão Pinto

Resposta

Link directo:

Família Paiva da Covilhã

#376017 | ruiarias07 | 08 dez 2016 18:28 | Em resposta a: #375958

Exactamente!

Resposta

Link directo:

Família Paiva da Covilhã

#389833 | boleoluisa | 07 mar 2018 19:57 | Em resposta a: #211782

Há uma correcção a fazer referente ao professor catedrático de Letras da Universidade de Coimbra.
A sua licenciatura foi em Filologia Românica e não em Filosofia. Nasceu em Idanha-a-Nova em 1904.
Era meu pai.
Sei que há família Boléo na Covilhã como o meu pai nos dizia. Eram primos de uma família Carneiro que tinham fábricas de lanifícios. Se bem me lembro eram pelo menos dois irmãos: Fernando e Armando.
Também posso acrescentar que a mãe do meu pai chamava-se Maria do Rosário Lopes de Paiva e não apenas Paiva como escrevi mais acima.

Resposta

Link directo:

Família Paiva da Covilhã

#389840 | sm6225 | 07 mar 2018 23:07 | Em resposta a: #211782

Boa noite,
Acho muito interessante a sua mensangem com importância para as minhas buscas.
Mas continuo sempre sem saber a origem dos Paivas Boleus vindos para a Covilhã, sabendo que o meu bisavô,ou trisavô, Pedro de Jesus de Paiva Leitão Boleu, casou com Ana Simão Pinto em 24 de junho de 1847 em Sobral de S.Miguel (antigamente Sobral de Casegas).
João de Paiva Leitão Boleu nasceu na Covilhã e casou-se com Francisca Antunes!!
Continuo à procura. Agradeço todas as ajudas possíveis.
Obrigado.
A.Paiva

Resposta

Link directo:

Família Paiva da Covilhã

#390376 | maimbe | 24 mar 2018 15:57 | Em resposta a: #389840

Caro A. Paiva,

Sou primo da Luísa que aqui respondeu mais acima. Tenho estudado a genealogia dos Paiva Boléo (embora seja um trabalho permanentemente em curso). Tenho a identificação de várias linhas de Paiva Boléo e consigo identificar ascendência até ao século XVII. Há, no entanto, várias questões que tenho ainda por solucionar.
Sei muito sobre a família e teria todo o gosto em trocar consigo algumas informações. Por favor escreva-me para ricardoboleo@hotmail.com

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Paiva da Covilhã

#416203 | maimbe | 11 jul 2019 16:43 | Em resposta a: #389840

Caro A. Paiva,
Suponho que seja António, filho de José Pedro de Paiva e de Lourdes Lopes Corança?
Tenho a sua ascendência até várias gerações e a relação entre todos os Boléo estabelecida.
Contacte-me para ricardoboleo@hotmail.com
Abraço.

Resposta

Link directo:

Família Paiva da Covilhã

#450878 | mestreis | 02 nov 2023 13:04 | Em resposta a: #211782

Bom dia, e desde já grata por todas as informações que leio e demais dicas que poderão dar.

Comecei muito recentemente a minha investigação sobre os Paiva Boleo (no Livro de Registo de Batismos - Orjais 1908). Do que pude para já verificar, sou trineta de Pedro Paiva Boleo e de Ana Pinta Simão (tenho lido aqui: Ana Simão Pinto, provavelmente a mesma)

Zeferino Pedro é o meu avô materno, que é filho de António Pedro (filho de Pedro Paiva Boleo) e Rosa do Espirito Santo (filha de Joaquim Valério Martins e Rosa de Jesus Carriça). A minha intenção é fazer a árvore completa, que leva o seu tempo, como saberão.

Gostaria de saber mais sobre a família, e caso seja oportuno, contribuir para as pesquisas dos que já terão melhor material que eu.

Grata pela vossa atenção
Mónica do Carmo Pedro Esteves Reis
monicaestevesreis@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Paiva da Covilhã

#450897 | sm6225 | 04 nov 2023 11:11 | Em resposta a: #211782

Bom dia,
O meu bisavô, Pedro de Paiva Leitão Boléo, nasceu em 6 de Novembro de 1824 na freguesia de Santa Maria, na Covilhã, filho legítimo de João de Paiva Leitão Boléo e de Francisca Antunes. Ele casou-se com Ana Pinto Simão, minha bisavó, no dia 24 de Junho de 1847 em Sobral de Casegas (hoje Sobral de S.Miguel).
João de Paiva Leitão Boléo, meu trisavô, casou com Francisca Antunes, minha trisavó, no dia 13 de Dezembro de 1806 na Igraja Paroquial de São Tiago da Covilhã.
Manuel de Paiva Leitão Boléo, meu tetravô, nasceu no dia 24 de Janeiro de 1756 na Freguesia de S.Vicente. na Covilhã. Ele casou-se com Maria Luisa ou do Carmo Caldeireiro.
Poderão estes dados ajudá-la ?
Cordialmente,
António Paiva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 05:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen