Porto Formoso, S. Miguel - Açores

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Arquivos

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#212497 | eliseu | 05 nov 2008 10:03

Viva,

Tenho ascendentes de Porto Formoso, Ribeira Grande, S. Miguel, Açores. Gostaria de trocar informações com outros/as interessados/as. O meu ficheiro em formato GEDCOM tem cerca de 1000 indivíduos.

Muito Obrigado

Eliseu

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#213438 | abfigueiredo | 17 nov 2008 19:05 | Em resposta a: #212497

Caro Eliseu
Eu tb tenho ascendentes da mesma freguesia e tenho tido dificuldade em obter os acentos deles, o meu avô era de lá e tinha o nome de Simplicio Ferreira Raposo Medeiros. Será que nos seus 1000 indivíduos terá alguém com este nome ou sobrenomes.
Obrigada
Maria Adriana Bettencourt Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#218223 | eliseu | 12 jan 2009 19:18 | Em resposta a: #213438

Viva.
Desculpe a demora na resposta. Por favor consulte o endereço que lhe envio aqui. É o endereço da minha ascendência.

Fico à espera das suas novidades.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#218224 | abfigueiredo | 12 jan 2009 19:22 | Em resposta a: #218223

Caro Eliseu
Recebi a notificação da sua resposta mas, o tal endereçoque diz que me enviou não veio.
Será possivel reenviar de novo aqui para o fórum ou então para o meu mail.
adriana_figueiredo_9@hotmail.com
Obrigada
Adriana

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#221820 | portoformoso | 21 fev 2009 23:11 | Em resposta a: #212497

Olá Eliseu
Gostava muito de te ajudar dizme onte te encontras e dame nomes destes descendetes. Eu resido em Ponta Delgada São Miguel Açores Portugal.
Um Abraço do
Marício

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#221846 | fpontes | 22 fev 2009 18:18 | Em resposta a: #212497

Caro Confrade Eliseu,

Vivo e sou natural de Ponta Delgada, ilha de S. Miguel.
Paralelamente a estar a organizar uma árvore da minha ascendência, estou a organizar um outro ficheiro em GEDCOM a partir das genealogias disponíveis sobre os Açores. Ao momento já tenho 60 pessoas informatizadas.
Se estiver de acordo e me enviasse este seu ficheiro, iria permitir-me muito rapidamente correlaciona-los e como assim poder disponibilizar-lhe tudo o que eventualmente possa ter para enriquecer o seu, enriquecendo o meu, como é óbvio.
O meu e-mail é : "fernando.pontes@az.netcabo.pt"

Melhores cumprimentos,
Fernando Azeredo Pontes

Resposta

Link directo:

Pedido a Eliseu -Porto Formoso-S. Miguel Açores

#221905 | Marggo | 23 fev 2009 11:46 | Em resposta a: #212497

Caro confrade Eliseu
Como estou fazendo minha árvore geneológica passo pelo Forum vi o seu tópico sobre pessoas de S. Miguel onde vivi 5anos em Ponta Delgada andei no Liceu e Escola do Magistério

.Nessa altura não sonhava que tinha familiares dessa Ilha que são :

Manuel Joaquim Pimentel de 32 anos que casou Loule´em 28-2-1841 com Maria da Piedade ( 19 anos)filho de:

Thomaz José Pimentel natural da Freguesia de N. Sª dos Anjos Fajã de Baixo
Francisca Rosa (mulher de Thomaz)Não sei datas de Nascimento nem Casamento.

Neto paterno de :
Manuel Pimentel e de Maria Pimentel todos da Fajã de Baixo e freg N.Sª Anjos.

Materno de:
António Furtado de Mendonça e Eugénia de Mendonça naturais da freguesia dos Arrifes Ilha de S. Miguel.
Isto foi o que consegui na Torre do Tombo .
Deste ramo ´mais nada tenho será que constarão da vossa lista?
Muito grata ficarei se me puderes ajudar e se precisardes de algo daqui do continente estopu ao dispor uma vez que vivo em Lx

Resposta

Link directo:

RE: Pedido a Eliseu -Porto Formoso-S. Miguel Açores

#221914 | Marggo | 23 fev 2009 13:51 | Em resposta a: #221905

Caro confrade Eliseu
Mil desculpas por não ter assinado o meu pedido sobre uns parentes que tenho aí em Ponta Delgada mas sem querer enviei-o.

Os meus cumprimentos e desculpas.
Marggo

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#223672 | fpontes | 14 mar 2009 02:04 | Em resposta a: #218223

Caro confrade,

Desculpe mas só agora descobri o lapso que cometi no post que lhe enviei no dia 22.03.2009 onde referia estar a construir um ficheiro em GEDCOM em que já constavam 60 pessoas - muito mais do que isso carrego eu por dia. Deverá ler-se 60.000 pessoas.

Cumprimentos
Fernando Azeredo Pontes

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#223682 | eliseu | 14 mar 2009 10:07 | Em resposta a: #213438

Peço desculpa pela demora.

Dos meus ascendentes não consta este Simplício. No entanto estes sobrenomes aparecem entre os meus. Não sei se quer aprofundar as ligações...

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#223683 | eliseu | 14 mar 2009 10:14 | Em resposta a: #221820

Ora viva!
Peço desculpas pela demora na minha resposta.
Eu também resido em S. Miguel. Costumo ir à BPAPD sempre que posso. Já agora gostaria de poder falar consigo mais pormenorizadamente. Estou a fazer trabalho sobre o Porto Formoso e não vale a pena estarmos a repetir-nos. Diga-me se está interessado e depois eu o contactarei.
Quanto às informações que possuo sobre a minha História de Família, por favor, visite o endereço http://gw1.geneanet.org/index.php3?b=eliseumanuel.

Fico aguardando que me diga alguma coisa.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Pedido a Eliseu -Porto Formoso-S. Miguel Açores

#223685 | eliseu | 14 mar 2009 10:18 | Em resposta a: #221905

Cara Marggo,

Se me der algumas datas talvez eu a possa ajudar nas minhas idas à BPAPD.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Pedido a Eliseu -Porto Formoso-S. Miguel Açores

#223777 | lufox | 15 mar 2009 04:21 | Em resposta a: #223685

Caro Eliseu,
Também estou em busca de antepassados dos Açores - Vila do Nordeste, São Miguel. Meu bisavô MANUEL RAPOSO DOS SANTOS, filho de ANTÓNIO RAPOSO DOS SANTOS e BÁRBARA LEITE MACHADO, nascido em Vila do Nordeste a 24 de junho de 1841 ou 1840.
Ele veio para o Brasil - ainda não achei nenhum registro sobre a vinda - e casou-se com minha bisavô Gabriella Augusta Miranda d'Almeida, em 7 de julho de 1877, em Niterói, Rio de Janeiro. Desde que comecei minha árvore genealógica já achei inúmeros descendentes desse casal - primos com os quais eu nunca havia tido contato e com quem atualmente convivo - e posso passar aos confrades essa genealogia em ficheiro gedcom, caso seja de interesse.
O link que vc adicionou nesse tópico com sua genealogia´não "abre" - acho que é bloqueado para não membros do sitio.
Agradeço sua ajuda.
Luciana Raposo

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#223789 | eliseu | 15 mar 2009 09:58 | Em resposta a: #223683

Viva,

Peço imensa desculpa. Pode fazer o favor de experimentar este outro link e dizer-me se funciona? Obrigado.


http://gw.geneanet.org/eliseumanuel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido a Eliseu -Porto Formoso-S. Miguel Açores

#223793 | eliseu | 15 mar 2009 12:24 | Em resposta a: #223777

Cara Luciana,

Existe, no Centro de Conhecimento dos Açores, uma série de listagens que poderão ajudá-la. Este endereço que lhe envio conduz à página através da qual tem acesso aos Passaportes emitidos em S. Miguel. Talvez ali possa encontrar alguns dados sobre o embarque desses seus antepassados.

http://pg.azores.gov.pt/drac/cca/ig/

Resposta

Link directo:

RE: Pedido a Eliseu -Porto Formoso-S. Miguel Açores

#223930 | lufox | 16 mar 2009 01:51 | Em resposta a: #223793

Caro Eliseu,
Eu já havia procurado no Centro de Conhecimento dos Açores e não tinha achado nada. Já olhei também na lista dos passaportes e nada achei.
Luciana

Resposta

Link directo:

RE: Pedido a Eliseu -Porto Formoso-S. Miguel Açores

#223989 | eliseu | 16 mar 2009 19:02 | Em resposta a: #223777

Em que freguesia da Vila do Nordeste nasceu o seu bisavô Manuel Raposo dos Santos?

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#224029 | marsousa | 16 mar 2009 23:01 | Em resposta a: #212497

Caro Eliseu

Sou descendente de famílias açorianas por um bisavô natural de Ponta Delgada.

De Porto Formoso, freguesia de Nossa Senhora da Graça, encontro ÁGUEDA TRAVASSOS, casada com Simão Raposo, natural de São Pedro, Vila Franca do Campo.
Josefa Travassos, filha do casal anterior, nasce a 25 de Maio de 1718 em Vila Franca do Campo e casa, a 30 de Maio de 1737 em Vila Franca do Campo, com Amaro Carreiro. No registo deste casamento, Águeda Travassos é indicada como já defunta. Alias, já em 1732 Simão Raposo, viúvo de Águeda Travassos, casa novamente.

Da Ribeira Grande, tenho ANA CORDEIRO, nascida a 7 de Setembro de 1731 e baptizada a 10 do mesmo mês na Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, filha de TOMÁS CORDEIRO, baptizado na Matriz de Nossa Senhora da Estrela da Ribeira Grande e de Luzia Fernandes, de Água de Pau.

Nada sei da ascendência de Águeda Travassos, nem onde terá casado com Simão Raposo.
Também de Tomás Cordeiro não sei a ascendência nem tenho dados do casamento.

Pedia-lhe o favor de me informar caso encontre algo sobre estes meus antepassados.

Melhores cumprimentos
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido a Eliseu -Porto Formoso-S. Miguel Açores

#224033 | lufox | 16 mar 2009 23:37 | Em resposta a: #223989

A informação que tenho é que nasceu em Vila de Nordeste - são muitas as freguesias lá? Vila de Nordeste é uma cidade ou uma região?
As informações (poucas) de que disponho estavam na certidão de casamento dele com minha bisavó, em Niterói, Rio de Janeiro. Uma prima, que teve acesso aos registros dos livros paroquiais daqui me passou essa informação sobre o local de nascimento mas vou receber a transcrição desse registro (sob forma de certidão oficial) ainda essa semana. Penso, porém, que não haja mais informações nelas...pena...
Você acha muito difícil achar o acento de batismo?

Resposta

Link directo:

RE: Pedido a Eliseu -Porto Formoso-S. Miguel Açore

#224098 | NISGM | 17 mar 2009 19:34 | Em resposta a: #224033

Lufox, eu ja lhe respondi a isso das freguesias numa mensagem que vc. agradeceu.

Acaso deu sua password a outra pessoa que não viu ou tem um homónimo?

lá havia tb uma ligação que devia abrir para tentar perceber que se passa em termos de organização do território.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido a Eliseu -Porto Formoso-S. Miguel Açores

#224100 | NISGM | 17 mar 2009 19:49 | Em resposta a: #224033

Volto a juntar as ligações para tentar perceber a organização geográfica portuguesa

http://www.anmp.pt/anmp/pro/mun1/mun101w3.php?cod=M9630

http://www.anmp.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=67&Itemid=58

o país tem três tradicionalmente quatro tipos de núcleos urbanos da maior para a mais pequena são

cidade,
vila
aldeia
lugar

Para além do Governo nacional (do género do vosso Governo federal) que gere o país com ministros vários

existe ainda uma estrutura de poder local (que mais coisa menos coisa será mais ou menos como os as vossas prefeituras que por cá se chamam câmara municipal, e o nosso prefeito é o presidente da câmara).


Essas câmaras municipais são os órgãos de governo local (políticos eleitos) que gerem os concelhos.

Os concelhos são cerca de 305 e Nordeste é um concelho. Os concelhos têm em regra uma terra que lhes dá nome e que é a sede dessa câmara municipal. Essa sede tanto pode ser uma vila como uma cidade. Dentro da área geográfica governada pela câmara municipal pode haver várias cidades, vilas, aldeias lugares.

A área geográfica do concelho é dividida noutras sub-área mais pequenas a que
se dá o nome de freguesia e que correspondem às antigas paróquias.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido a Eliseu -Porto Formoso-S. Miguel Açores

#224117 | eliseu | 17 mar 2009 21:29 | Em resposta a: #224033

Creio, então, que será melhor esperarmos pelos dados do tal registo que aponta... pode ser que tenha mais alguma informação.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Pedido a Eliseu -Porto Formoso-S. Miguel Açores

#224131 | lufox | 17 mar 2009 23:36 | Em resposta a: #224100

Olá Eliseu,
Se repeti alguma pergunta, me desculpo mas é que coloquei perguntas em diversos tópicos do fórum.
Agradeço sua explicação sobre o sistema político daí. Tenho apenas uma correção a fazer quanto à brasileira:
Nossa estrutura política inclui também os Estados, que são as unidades maiores, da qual fazem parte diversas cidades e povoados. Uma cidade (quase sempre a maior e mais importante)de cada Estado é considerada sua capital. Às nossas Prefeituras são subordinados apenas (normalmente) UMA cidade, mesmo quando considera-se , por exemplo, a Grande São Paulo, as cidades do entorno têm suas próprias Prefeituras. Temos a Câmara de Deputados (Estadual) e a Câmara de Vereadores (Municipal).
Vila de Nordeste, então, é um Concelho. Portanto terei que descobrir em qual das Fraguesias meu bisavô foi batizado - é isso?
grata
Luciana

Resposta

Link directo:

RE: Pedido a Eliseu -Porto Formoso-S. Miguel Açores

#224135 | NISGM | 18 mar 2009 00:06 | Em resposta a: #224131

Não foi eliseu, foi nisgm (nuno m.) que respondeu, mas, como comprovará, em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=223921 a luciana já tinha lido uma resposta onde se dizia que nordeste era concelho com nove freguesias.

por cá não existe estado pelo que o paralelismo a estabelecer só ia lançar mais confusão. Visite o site que lhe sugeri e tente perceber o que se passa.

o concelho é um município.

isto é um cenário traçado grosseiramente: digamos que no passado os nobres medievais ganharam do rei determinados territórios para explorar e dentro deles cobrarem prestações dos habitantes. esses território tinham eventualmente uma cidadezinha pequena, muitos campos agrícolas, aqui e ali duas ou três casas de agricultores juntas. tudo junto formando uma área de, por exemplo 250 metros quadrados.

ao fim de um tempo a cidade cresceu, perto das duas ou três casas juntas começaram a construir outras casas e em cada um desses conjuntos de casas achou-se que fazia falta uma igreja, nascendo uma nova paróquia para servir uma população que passara das duas ou três famílias para umas 20 ou 30 famílias. Claro que a paróquia servia a aldeia mas ambém alguma casa isolada que tivesse aparecido numa área próxima da aldeia.


e de repente o senhorio do nobre tinha tamém uma cidade com muitos mais habitantes e com várias igrejas paróquiais para servir os habitantes das várias zonas da cidade. nos arredores da cidade, a cinco ou dez quilómetros, onde estavam originalmente os grupos de duas ou três casas tinham nascido pequenas aldeias. para ir da cidade Às aldeias para cobrar os impostos tinha de se atravessar campos e rios. Uma dessas aldeias chamava-se Casal Mateus(porque nascera em redor das duas ou três casas da família Mateus), outra São Vicente (pq os habitantes das duas ou três caas iniciais gostavam muito desse santo que até dera o nome à paróquia) e por aí fora.


com o tempo, apareceu nova organização territorial e esta área de 250 quilómetros quadrados que fora a antiga propriedade do nobre tornou-se um município (ou concelho) - atenção que este é um relato grosseiro e exemplificativo, não é para levar à letra, há muitos processos de génese disto.

o concelho ficou com o nome da cidade, o local mais importante da área de 250 quilómetros quadrado. Dentro da cidade tinham nascido três paróquias, que prestavam serviço religioso às populações de zonas difeentes da cidade, e cada uma dessas paróquias tornou-se uma freguesia urbana.


as nossas aldeias de Casal Mateus e São Vicente também tinham paróquias que se tornaram freguesias. mas como eram campo eram freguesias rurais. freguesias rurais, afastadas da cidade, mas pertencentes ao concelho de que a cidade era sede tal como em tempos tinham pertencido ao nobre.

dentro da área do concelho, traçaram-se fronteiras para cada paróquia, ou seja, para cada freguesia. o concelho tem pois uma terra que é a sede, onde está a câmara municipal, por exemplo o concelho de torres novas, com sede na cidade de torres novas, constituída por várias freguesias urbanas, e dentro dos limites do concelho, mas já fora da cidade existem terrenos agrícolas, reservas naturais, aldeias rurais. todo esse terreno fora pertence a freguesias com sede nas aldeias, mas afastados da sede de concelho.

Nordeste é assim parecido. tem uma sede, que me parece ser uma vila, que além de ser sede de concelho do nordeste é também a sede da freguesia do nordeste (as sedes podem ser constituídas só por uma freguesia, basta que na origem só tenham tido uma paróquia.

e depois tem várias freguesias nos arredores.

e os registos estão por freguesias.

por isso é que lhe disse que era melhor ver primeiro a que freguesia pertencia seu parente, por há nove no concelho

Resposta

Link directo:

RE: Pedido a Eliseu -Porto Formoso-S. Miguel Açores

#224145 | lufox | 18 mar 2009 02:56 | Em resposta a: #224135

Ihhh...Desculpe, Nuno.Fico tão ansiosa para ler as respostas do fórum e em respondê-las que não me dei conta que não era Eliseu escrevendo...
Gostei muito de sua explicação, obrigada! É, realmente , um mundo totalmente diverso do meu já que as origens vem de épocas em que meu país nem existia...rs
No caso de meu bisavô ter nascido na própria Vila de Nordeste já dimiui o número de Freguesias, não é?Espero que seja esse o caso.
Acho que na certidão de casamento de meus bisavós já é sorte ter encontrado sua vila de origem - dificilmente vai ter o nome da Freguesia. Mas vou aguardar para ver e volto a vocês.
Luciana

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#224254 | Turlu | 19 mar 2009 10:26 | Em resposta a: #223672

Caro Confrade,

Peço desculpa por o incomodar mas como vi que tem um ficheiro com 60.000 pessoas e tenho ascendentes de são Miguel, resolvi tentar a minha sorte.
Por acaso na sua base de dados não constará o registo de:

Josefa da Encarnação, nascida cerca de 1853 na Freguesia de N.S. da Apresentação (Capelas?), filha de António do Rego e Mariana Jacinta, tendo casado em 12/10/1893 com Manuel Correia Picanço na Freguesia de N.S. da Luz, Graciosa.

Esta Senhora é minha trisavó sendo que a Biblioteca e Arquivo Distrital de Ponta Delgada não conseguiu encontrar o assento de baptismo com os dados que forneci e que foram retirados do assento de casamento.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Angelo Santos

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#224843 | portoformoso | 24 mar 2009 23:06 | Em resposta a: #224029

Ollá amigo marsousa
Eu tenho algo sobre Agada Travassos Porto Formoso e não( Agueda )casada com António Simão casaram no século dezasseis, se estiveres intressado manda teu mail e eu envio-te o indereço ok. Um abração dos Açores

Resposta

Link directo:

RE: Pedido a Eliseu -Porto Formoso-S. Miguel Açores

#224868 | Marggo | 25 mar 2009 14:52 | Em resposta a: #224117

Caro confrade
Obrigada por ter respondido ao pedido e peço desculpa de só agora lhe mandar os dados ,mas estive fora.

Manuel Joaquim Pimentel ou Manuel Pimentel (meu 3º avô)casou em 1841 com 32 anos em Loulé ( terá nascido em 1809 ?) na freguesia de N. Sª dos Anjos Fajã de Baixo Ilha de S. Miguel.
Filho de Thomaz José Pimentel ( terá nascido entre 1770/80)N. S.A.Fajã de Baixo
Francisca Rosa (talvez na mesma data)filha de António Furtado de Mendonça e Eugénia Mendonça (1770/80) natual dos Arrifes S. Miguel.
Caso seja possível dar-me uma ajuda para ir comlpetando este ramo.
Os meus cumprimentos e obrigada por qualquer informação.
Marggo

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#225057 | marsousa | 28 mar 2009 12:46 | Em resposta a: #224843

Caro Senhor

Muito obrigada pela sua mensagem.
Nos documentos antigos aparece muitas vezes Agada em vez de Águeda mas significa o mesmo. No entanto essa Águeda Travassos que casou com António Simão é mais antiga. Será talvez antepassada da minha.
Poderia indicar-me onde encontrou os nomes dessas pessoas?

Cumprimentos
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#225065 | portoformoso | 28 mar 2009 16:24 | Em resposta a: #225057

Olá Maria Manuela Pereira, vais a este endereço, embora esteja a ser construido,e ainda ter alguns erros é bastante fiável são extratos de casamentos do Porto Formoso e São Bras, deves sguilo porque vai ir até 1905 poderá levar algum tempo
Sem mais um abraço e muita sorte

http://genealogia-porto-formoso.blogs.sapo.pt/

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#225169 | marsousa | 31 mar 2009 01:15 | Em resposta a: #225065

Caro Senhor

Muito obrigada pela sua mensagem.

A referida Águeda não deverá ser a minha.

Josefa Travassos, filha de Águeda Travassos e Simão Raposo, nasceu em São Pedro, Vila Franca do Campo de onde Simão Raposo era natural. No entanto, para além da Águeda Travassos mais antiga, em Porto Formoso há outras pessoas com esse apelido que poderão ser parentes.

O problema é que não encontrei o assento de casamento, para poder saber os nomes dos pais e pesquisar nos baptismos.

De qualquer modo agradeço muito as suas informações e disponibilidade.
Tenho pena de não ter mais antepassados de Porto Formoso mas até agora a Águeda Travassos é a única.

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

Raposo de Vila do Nordeste -São Miguel

#232298 | lufox | 20 jun 2009 00:55 | Em resposta a: #212497

Caros confrades,
Recebi (finalmente) a certidão de casamento de meu bisavô. O que consta realmente nela é que ele teria nascido em Vila do Nordeste - só isso.
Ao mesmo tempo, acabo de receber resposta à minha pesquisa na BARPD dizendo que não acharam os nomes que forneci nas Paróquias de São Jorge, Nordestinho, Achada e Achadinha. Vocês sabem me dizer se o fato de não encontrarem registros é comum?Devo continuar procurando ou não terem achado significa que estes registros não existem mais?
Mais uma vez agradeço a ajuda inestimável dos colegas que têm muito mais experiência em pesquisas genealógicas.
Luciana Raposo

Resposta

Link directo:

RE: Raposo de Vila do Nordeste -São Miguel

#270472 | alexgundes | 12 fev 2011 03:01 | Em resposta a: #232298

boas noites, já encontrou o registo???
se não poderei ajuda-la, envie-me a informação a ver se consigo encontrar na BARPD.

atentamente

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#416011 | zezinhojersey | 02 jul 2019 03:36 | Em resposta a: #212497

Olá confrades, não consigo encontrar um matrimônio em Porto Formoso pois não tem os livros do período de 1820-1840 e os que tem anteriores a 1820 estão com difícil leitura. Procuro informações das seguintes pessoas.

Antônio Caetano da Silva c.c. Maria de Jesus em Porto Formoso entre 1800/1840. Este casal teve uma filha batizada em Porto Formoso também de nome Anna Isabel do Carmo.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417609 | zezinhojersey | 02 set 2019 23:46 | Em resposta a: #416011

Reforçando.

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417705 | eliseu | 05 set 2019 18:37 | Em resposta a: #417609

António (Caetano?) da Silva, batizado no PF a 21.9.1798 (L7º,219) é filho de Caetano da Silva e de Maria Pacheca. Casou no PF a cerca de 22.5.1819 com Maria de Jesus, batizada no PF a 25.10.1791 (L8º,14) filha de António Pacheco Barbosa e de Ana de Jesus.
Este livro de casamentos está desaparecido. Os dados foram retirados do processo para obtenção do alvará de casamento da Ouvidoria da Ribeira Grande. Este levantamento de dados foi efetuado por mim.

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417742 | fpontes | 07 set 2019 13:36 | Em resposta a: #417705

Nas Genealogias de S. Miguel e Stª Maria, a fls. 1303, existe um Caetano da Silva que casou em 11.1.1785 no Porto Formoso com Maria Pacheco. Não existem filhos, mas estão descritas as suas ascendências. Este registo também consta nas Genealogias do Dr. Carlos Machado na fl. 229 donde penso ter sido extraído.
Saudações,
Fernando Azeredo Pontes

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417745 | zezinhojersey | 07 set 2019 14:51 | Em resposta a: #417742

Muito obrigado fpontes pelas informações que me foram de grande valia. Assim poderei continuar com minha árvore.

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417746 | zezinhojersey | 07 set 2019 14:52 | Em resposta a: #417705

Muito obrigado eliseu pela pesquisa e pelas informações que me ajudaram muito. Estava perdido sem os livros de matrimônios de Porto Formoso.

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417747 | alexgundes | 07 set 2019 15:00 | Em resposta a: #417746

Estou a trabalhar na genealogias de toda a freguesia do porto formoso, Estou a fazer a freguesia toda de 1905 para trás. nos Batismos já estou em 1841.

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417750 | zezinhojersey | 07 set 2019 16:00 | Em resposta a: #212497

Tenho uma antepassada nascida em Porto Formoso por volta de 1830 era do casal mencionado acima.

Antônio Caetano da Silva c.c. Maria de Jesus

Filha: Ana, batizada aprox. 1830 em PF(também não encontrei nada).

Se encontrar outros filhos do casal também em Porto Formoso seria de grande valia.

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417758 | fpontes | 08 set 2019 00:56 | Em resposta a: #417750

No livro de Registos de Casamento do Porto Formoso de 1737 a 1820, pg. 39, existe um assento do dia 24 de Maio de 1819 de António da Silva com Maria de Jesus, mas está, na parte que interessa, praticamente ilegível. Desafio alguém a conseguir lê-lo.

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417762 | eliseu | 08 set 2019 12:38 | Em resposta a: #417758

Esse problema está resolvido acima. Ver respostas de 5 do corrente.

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417787 | fpontes | 08 set 2019 23:00 | Em resposta a: #417762

Permita-me o reparo, o problema está meio resolvido acima, pois o livro e o assento existem e é de 24/05/1819.
Saudações

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417796 | zezinhojersey | 09 set 2019 11:43 | Em resposta a: #212497

Olá, na página 39 de Porto Formoso como mencionado acima temos o casamento de:

02.05.1748

Antônio Pacheco filho de (?) Pacheco (?) e de Maria da Silva com Maria de Medeiros filha de Francisco Cabral e Josefa de Medeiros

Acredito que não seja o mesmo até pela data.

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417799 | fpontes | 09 set 2019 13:37 | Em resposta a: #417796

Tem toda a razão, é na pag. 239.
Desculpe o lapso,
Saudações

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417837 | zezinhojersey | 10 set 2019 01:26 | Em resposta a: #212497

Olá confrades se puderem fazer o grande favor de verificar no livro Genealogias de São Miguel e Santa Maria se consta a existência do matrimônio de:

José de Lima c.c. Ana dos Ramos (Passos?)

Casados por volta de 1760 na ilha de São Miguel. Acredito que tenha sido em alguma freguesia de Ribeira Grande pois tiveram um filho chamado Antônio de Lima em Ribeira Seca na Ribeira Grande.

Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417839 | zezinhojersey | 10 set 2019 01:30 | Em resposta a: #417837

Este é o casamento do filho do José de Lima, mas não consigo prosseguir neste ramo.

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-RG-RIBEIRASECA-C-1756-1797/SMG-RG-RIBEIRASECA-C-1756-1797_item1/P194.html

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417873 | zezinhojersey | 10 set 2019 11:42 | Em resposta a: #212497

Segue a transcrição do casamento do filho Antônio de Lima para facilitar.


Em os outo dias do mez de Abril de mil sette centos outenta e nove annos sendo de
manhã nesta Parochial do Apostolo São Pedro desta Villa da Ribeira Grande tendo
precedido as denunciaçoens Canonicas nas Igrejas do costume segundo o estillo, em que
se não descobrio impedimento algum como a mim Joze Tavares de Souza Cura actuao
nesta ditta Parochial constou de hum mandado do Muito Reverendo Ouvidor do destrito
O Licenciado Pedro Ignacio de Souza sendo na prezença do Reverendo Antonio (Andrei)
de Mello Vice Vigario nesta mesma Parochial e estando tambem prezentez Joze da Sylva
e Antonio Joze de Arruda homenz cazadoz desta freguezia, e outras muitas pessoas de
mim conhecidas, contrahirão matrimonio com palavras de prezente in facie Eclesiae na
forma do Sagrado Concillio Tridentino Antonio de Lima filho de Joze de Lima, e de sua
mulher Anna dos Ramos já defuntos, e Barbara de Medeiros filha de Pedro de Medeiros
já defunto, e de sua mulher Anna de Jesus, ambos baptizados, e dezobrigados esta
Quaresma passada de outenta e outo nesta sobreditta Parochial forão examinados da
Doutrina Christão, e a May da contrahente prestou o seu consentimento na forma
Requizita. Receberão logo as bençoenz. E para constar fiz este termo que assignei com as
dittas testemunhas, dia, mez e Era ut Supra.
O Cura Joze Tavares de Souza.
Vice Vigario Antonio (Andrei) de Mello.

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417887 | fpontes | 10 set 2019 14:14 | Em resposta a: #417837

É José de lima ou João de Lima?
Nas Genealogias de S. Miguel e Stª Maria (pg. 1268), existe um João de Lima casado com Ana Ramos (sem datas nem local) que foram pais de António de Lima casado na Ribeira Seca em 8/4/1789 com Bárbara de Medeiros, mas não lhe dá ascendência. Quanto a Barbara de Medeiros, esta sim tem ascendência, nas não lhe dá a descendência.

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417888 | fpontes | 10 set 2019 14:23 | Em resposta a: #417837

Genealogias de S. Miguel e Stª Maria, pg.1268:
12 - Bárbara de Medeiros, que casou em S. Pedro da Ribeira Grande a 8.4.1789 com António de Lima, filho de João de Lima e Ana dos Ramos
nota: João de Lima deve ser gralha pois o que consta no registo de casamento é José de Lima.

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417892 | zezinhojersey | 10 set 2019 16:21 | Em resposta a: #417888

O que significa "gralha"?

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417895 | eliseu | 10 set 2019 19:10 | Em resposta a: #417787

Tem toda a razão! Faltou-me o texto que dizia acerca da data de casamento. O que fiz, neste caso, foi poder confirmar os nomes que quase se não lêem no termo do casamento.
Obrigado

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417896 | eliseu | 10 set 2019 19:27 | Em resposta a: #212497

Este tópico é sobre o Porto Formoso. Se vamos incluir outras Freguesias nunca mais nos entendemos. Agradecia que abrissem outro tópico e deixassem este para o Porto Formoso
Muito Obrigado
Eliseu Pacheco da Silva

Resposta

Link directo:

Porto Formoso, S. Miguel - Açores

#417899 | fpontes | 10 set 2019 23:45 | Em resposta a: #417892

Gralha é uma palavra trocada ou mal escrita.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 23:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen