famílias de Vide e Alvoco das Varzeas sec XVII

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

famílias de Vide e Alvoco das Varzeas sec XVII

#212658 | Vieira-SimõesIII | 06 nov 2008 17:12

Caros Confrades,

Será que algeum tem mais informações sobre estes casais de meus antepassados fins-de-linha?

António Pires c. Ana Gaspar, do Alvoco das Várzeas, cerca 1665

André Francisco c. Catarina Alves, do Alvoco das Várzeas, cerca 1660

António Fernandes c. Maria Fernandes, da vila de Vide, cerca 1690

João Gaspar c. Ana de Gouveia, da vila de Vide, cerca 1665

Manuel João c. Ana Lopes, de Baloquinhas, cerca 1670


Desde já agradeço qualquer ajuda,
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: famílias de Vide e Alvoco das Varzeas sec XVII

#212685 | Vasco Camp | 06 nov 2008 23:10 | Em resposta a: #212658

Caro E. Simões

Se me permite a correcção, não se diz "no Alvoco", mas sim "em Alvoco". Tal como não se diz "na Lisboa", mas sim "em Lisboa". Julgo que a única regra que existe para nos referirmos a uma determinada localidade é a forma como os habitantes locais se referem a essa localidade. E nós em Alvoco dizemos assim.

Cumprimentos.

Vasco Campos

Resposta

Link directo:

RE: famílias de Vide e Alvoco das Varzeas sec XVII

#212729 | Vieira-SimõesIII | 07 nov 2008 12:10 | Em resposta a: #212685

Caro Vasco Campos

Agradeço a correcção. o conhecimento não ocupa lugar, especialmente o conhecimento sobre os nosso antepassados e lugares da sua origem!

Cumprimentos
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: famílias de Vide e Alvoco das Varzeas sec XVII

#212741 | Sobral | 07 nov 2008 14:07 | Em resposta a: #212658

Caro E. Simões

João Gaspa cc Ana de Gouveia
---- Tenho a ascendência de Ana dde Gouveia, caso esteja interessado, mas a data de casamento é anterior, pois conheço-lhes um filha, Ana, bap. a 16-11-1656.

Manuel João cc Ana Lopes
---- Manuel João, nasc. c. 1625 (fº de Francisco João, o Velho, de Gondufo), casou a 23.2-1646 com Ana Lopes, Gondufo, fª de Cristóvão Lopes e Maria Fragoso; np de Cristóvão Lopes e Domingas João.
Domingas João era fª de Domingues Domingues e de N. Fragoso. Atendendo ao facto de uma neta deste casal se chamar Marta da Costa Fragoso, N. Fragoso poderia chamar-se Marta e tia de Maria Fragoso casada com Cristóvão Lopes, sendo da família de Francisco Coelho cc Maria Fragoso, de Bobadela.

Cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: famílias de Vide e Alvoco das Varzeas sec XVII

#212755 | Vieira-SimõesIII | 07 nov 2008 15:41 | Em resposta a: #212741

Caro Gabriel Santos

Agradecidíssimo pela sua resposta. Estou muito interessado no que tiver sobre a ascendencia da Ana de Gouveia, pois trata-se de uma minha antepassada.

Na verdade já lhe tinha feito um pedido de ajuda tópico dos Britos de Loriga/Vide, mas penso que não deve ter sido notificado da resposta.

Em relação à Ana de Gouveia tenho notícia de 4 filhos, uma filha Luzia baptizada a 11.5.1667 e Isabel Gaspar que casa a 6.1.1678, João Gaspar a que faço referencia na outra mensagem e o meu antepassado Manuel de Gouveia que casa em 1694.


Mais uma vez obrigado,
Cumprimentos
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: famílias de Vide e Alvoco das Varzeas sec XVII

#212803 | Sobral | 08 nov 2008 11:38 | Em resposta a: #212755

Caro Edmundo Simões

A João Gaspar e Ana de Gouveia poderá juntar mais dois filhos:
1. Ana de Gouveia b. a 16-11-1656 e casada a 7-7-1697 com Manuel da Silva, de Aguincho, Alvoco da Serra
2. Domingos de Gouveia b. a 24-3-1669

O filho João Gaspar casou 2 vezes com geração de ambos os casamentos

Quanto a Ana de Gouveia e sua ascendência:
bap.a 4-9-1626, faleceu a 10-9-1687. Era filha de Francisco Gaspar (+ 3-7-159) e de Águeda de Gouveia, de quem conheço outros 3 filhos, o mais novo Francisco b a 18-12-1620, pelo que o casal terá casado cerca de 1619.
Águeda de Gouveia era filha de Luís de Gouveia e Margarida Domingues, do Gondufo, np de Luís de Gouveia (+ 19-1-1621) e Ana Fernandes (+ 17-1-1616), bp de Luís de Gouveia, que é tido como filho de Pedro da Costa de Gouveia e Isabel de Andrade Cabral, Luís este que será o Luís Álvares de Gouveia que fez doações à Misericórdia da Covilhã.

Não tive conhecimento do seu pedido sobre Britos pois estive vários meses sem internet e o e-mail onde era notificado foi anulado. No entanto se ainda estiver interessado pode colocar a questão e verei se tenho resposta.

Cumprimentos
G Santos

Resposta

Link directo:

RE: famílias de Vide e Alvoco das Varzeas sec XVII

#212898 | Vieira-SimõesIII | 09 nov 2008 20:36 | Em resposta a: #212803

Caro Gabriel Santos

Em primeiro lugar muito obrigado pelos dados que enviou.

Agora, algumas perguntas:

Qual é a fonte para o nome dos avós e bisavós de Ana Lopes, casada com Manuel João em 23.2.1646? Não está tudo no assento de casamento pois não?

Já que não foram encontrados assentos de casamento, qual é a fonte para os ascendentes de Ana de Gouveia (b.1626)?

Mais uma vez obrigado,
Cumprimentos
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: famílias de Vide e Alvoco das Varzeas sec XVII

#218095 | Vieira-SimõesIII | 11 jan 2009 12:47 | Em resposta a: #212803

Caro Gabriel Santos

Renovo o meu pedido por informações. Como se faz a ligação entre Ana de Gouveia e seus pais e avós?
Entretanto tentei o ver na TT o processo de Hab para o SO de Pedro Aparício de Gouveia(M 5 nº 178), mas aparentemente este processo foi retirado da leitura por se encontrar em mau estado. O Sr chegou a ver este documento?

Agradeço a atenção,
Cmpts
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: famílias de Vide e Alvoco das Varzeas sec XVII

#218365 | Vieira-SimõesIII | 14 jan 2009 01:08 | Em resposta a: #218095

Caro Gabriel Santos

Renovo o meu pedido por informações. Como se faz a ligação entre Ana de Gouveia e seus pais e avós?
Entretanto tentei o ver na TT o processo de Hab para o SO de Pedro Aparício de Gouveia(M 5 nº 178), mas aparentemente este processo foi retirado da leitura por se encontrar em mau estado. O Sr chegou a ver este documento?

Agradeço a atenção,
Cmpts
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: famílias de Vide e Alvoco das Varzeas sec XVII

#218625 | Vieira-SimõesIII | 16 jan 2009 21:10 | Em resposta a: #218365

Caro Gabriel Santos

Renovo o meu pedido por informações. Como se faz a ligação entre Ana de Gouveia e seus pais e avós?
Entretanto tentei o ver na TT o processo de Hab para o SO de Pedro Aparício de Gouveia(M 5 nº 178), mas aparentemente este processo foi retirado da leitura por se encontrar em mau estado. O Sr chegou a ver este documento?

Agradeço a atenção,
Cmpts
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: famílias de Vide e Alvoco das Varzeas sec XVII

#219631 | Vieira-SimõesIII | 27 jan 2009 00:16 | Em resposta a: #218625

Caro Gabriel Santos

Renovo o meu pedido por informações. Como se faz a ligação entre Ana de Gouveia e seus pais e avós?
Entretanto tentei o ver na TT o processo de Hab para o SO de Pedro Aparício de Gouveia(M 5 nº 178), mas aparentemente este processo foi retirado da leitura por se encontrar em mau estado. O Sr chegou a ver este documento?

Agradeço a atenção,
Cmpts
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: famílias de Vide e Alvoco das Varzeas sec XVII

#219745 | Vieira-SimõesIII | 28 jan 2009 00:45 | Em resposta a: #219631

Caro Gabriel Santos

Renovo o meu pedido por informações. Como se faz a ligação entre Ana de Gouveia e seus pais e avós?
Entretanto tentei o ver na TT o processo de Hab para o SO de Pedro Aparício de Gouveia(M 5 nº 178), mas aparentemente este processo foi retirado da leitura por se encontrar em mau estado. O Sr chegou a ver este documento?

Agradeço a atenção,
Cmpts
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: famílias de Vide e Alvoco das Varzeas sec XVII

#220854 | Vieira-SimõesIII | 10 fev 2009 13:56 | Em resposta a: #219745

Caro Gabriel Santos

Renovo o meu pedido por informações. Como se faz a ligação entre Ana de Gouveia e seus pais e avós?
Entretanto tentei o ver na TT o processo de Hab para o SO de Pedro Aparício de Gouveia(M 5 nº 178), mas aparentemente este processo foi retirado da leitura por se encontrar em mau estado. O Sr chegou a ver este documento?

Agradeço a atenção,
Cmpts
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: famílias de Vide e Alvoco das Varzeas sec XVII

#221560 | Sobral | 18 fev 2009 16:57 | Em resposta a: #220854

Caro Edmundo Simões
Tenho estado imobilizado devido a doença.
Só hoje tive acesso à internet.
Assim que possa vou tentar bresponder àa questões que me coloca.
Cumprimentos
G Santos

Resposta

Link directo:

RE: família de Vide sec XVIII/XIX

#236156 | jaferro | 10 ago 2009 13:07 | Em resposta a: #212658

Caros Confrades,

Abusando da vossa disponibilidade, será que alguém tem informações sobre o casamento em Vide, por volta de 1820/25, entre Maria Mendes, filha de João da Costa e Maria Mendes, da Vila de Vide, com Francisco João Ferroa (Ferrão), filho de Manuel João, do Castelejo, e Maria Francisca (Ferroa), de Silvares?

Antecipadamente, os meus agradecimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: famílias de Vide e Alvoco das Varzeas sec XVII

#241035 | Sobral | 03 out 2009 12:04 | Em resposta a: #221560

Caro Edmundo Simões

Apesar de continuar imobilizado vou tentar responder sobre Pedr A. de Gouveia.
Consultei o seu processo. A ascendência é a conhecida.
Como novidade Luis de Gouveia diz uma testemunha vivia das suas colmeias.
Este Luis era filho de outro Luis, esse sim dado como filho de Pedro da C. de Gouveia.
Este Luis de Gouveia o velho foi com sua nora Ana Fernandes padrinho de filhos de Manuel Freire de S. Gião
Cumprimentos
G S

Resposta

Link directo:

RE: famílias de Vide e Alvoco das Varzeas sec XVII

#241179 | evieira | 05 out 2009 18:04 | Em resposta a: #241035

Caro Gabriel Santos

Muito obrigado pela informação. As testemunhas neste processo fazem alguma declaração relativa À ascendência de Luís de Gouveia, o velho? É sabido o nome da mulher deste?

Cumprimentos,
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: famílias de Vide e Alvoco das Varzeas sec XVII

#241231 | Sobral | 06 out 2009 10:35 | Em resposta a: #241179

Caro Edmundo Simões

O processo não fala de Luís de Gouveia, o velho ou da mulher
Cumprimentos,
G Santos

Resposta

Link directo:

RE: famílias de Vide e Alvoco das Varzeas sec XVII

#242134 | evieira | 16 out 2009 21:29 | Em resposta a: #241231

Caro Gabriel Santos

Ainda em relação à filiação de Ana de Gouveia, casada com João Gaspar:

Encontrei na Vide o baptismo de Ana, filha de Gaspar Correia e Domingas de Gouveia, em 13.10.1637.

Não será possível que estes sejam os pais da Ana de Gouveia (nasceu entre 1624 e 1638), ao invés do casal Francisco Gaspar -Águeda de Gouveia? Será que possui elementos que ajudem a descartar esta hipotese?

Agradeço a atenção,
Cumprimentos
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 09:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen